...
GLFaria: alguma vez teve de usar o paquímetro com a mão esquerda? É o que me está a "atrapalhar" mais tenho de fazer as leituras com os dígitos de "cabeça para baixo"...
Se quer que lhe diga, não me lembro de todo. Olhando para a minha mão direita e respectivas cicatrizes, deve ter-me acontecido, porque pelo menos duas delas correspondem a acidentes que podiam ter tido consequências aborrecidas (tendões). Mas uma vez que passou, a minha tendência natural é esquecer completamente o assunto.
Quanto aos dígitos de "cabeça para baixo", não me afectam - utilizo quase sempre um bom paquímetro analógico de nónio, com escala até 0,05mm. Sempre me resolveu os problemas de medições, e hoje em dia não faço coisas de muita precisão. Se preciso de mais precisão, e se a dimensão a medir for inferior a 25mm, até posso utilizar o micrómetro (Moore & Wright, também analógico), mas hoje em dia não é frequente.
Embora tenha um paquímetro digital, raramente o uso, porque a precisão dele faz com que geralmente não consiga ter duas vezes a mesma leitura (no mesmo ponto da mesma peça e no mesmo dia), o que é irritante quando sei que para o fim em vista não é necessária muita precisão. Então tratando-se de madeira...
Único problema com os analógicos - começa a ser difícil ler a escala, mesmo com óculos