Artesanato, pequenas construções e projectos associados > Bijuteria, Acessórios e artesanato em geral

Procuro cola para cerâmica

(1/2) > >>

micromys:
Olá a todos!

Há algum tempo houve um pequeno acidente em casa com um presépio em cerâmica. Algumas estruturas ficaram intactas mas outras partiram. Será que alguém conhece e pode aconselhar algum tipo de cola que se adapte bem a cerâmica? A peça pode ter perdido parte do seu valor mas está em casa há tantos anos que a reparação é mais pelo valor sentimental...

Obrigado!

Joliveira:
Olá,

penso que qualquer cola à base de cianoacrilato de etilo serve. Há uns tubinhos pequenos que se vendem na maior parte das drogarias ou lojas de bricolage. É necessário algum cuidado evitando o contacto com a pele.

Veja ainda estas sugestões.

micromys:

--- Citação de: Joliveira em Quarta,  02 de Dezembro, 2009, 23:55:09 pm ---Olá,

penso que qualquer cola à base de cianoacrilato de etilo serve. Há uns tubinhos pequenos que se vendem na maior parte das drogarias ou lojas de bricolage. É necessário algum cuidado evitando o contacto com a pele.
--- Fim de Citação ---

Obrigado pela dica, no entanto, uma vez tive uma experiência desanimadora com esse tipo de cola e não voltei a experimentar. Acabei por não saber se o problema foi o facto de a cerâmica ser muito porosa ou a qualidade da cola. Dessa vez a cerâmica era tipo barro e a cola foi comprada numa loja chinesa :D . De qualquer das maneiras vou comprar uma cola de "marca" e experimentar.

Abraço

Joliveira:

--- Citação de: micromys em Sexta,  04 de Dezembro, 2009, 12:07:28 pm ---De qualquer das maneiras vou comprar uma cola de "marca" e experimentar.

--- Fim de Citação ---

Ok, depois diga-nos como correu.  :)

micromys:
Acabei por utilizar Pattex (aquela cola acastanhada) porque tinha um tubo em casa e achei que no teria nada a perder. Acho que o resultado foi bom  :)

É necessário ter um pouco de cuidado com o volume de cola a aplicar para que, quando se unem as superfícies, não haja excesso de cola (ou pelo muita cola) a escorrer para fora.
A aplicação é bastante fácil  e bastante mais segura do que com as "super-colas". Depois de se verificar que as superfícies estão isentas de sujidade e gorduras aplica-se uma quantidade adequada de cola por toda a superfície das duas zonas que irão contactar. A cola pode ser espalhada com a ajuda de um dedo. Seguidamente esperam-se alguns minutos (ler as instruções do fabricante) e unem-se as superfícies a contactar aplicando alguma pressão durante algum tempo (ler as instruções do fabricante).

Consegui o objectivo principal que era colar as peças de cerâmica partidas de modo que ficassem firmes. Embora não se consigam milagres, se houver paciência e atenção na colagem, as zonas coladas passam mais despercebidas.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa