Obrigado JOliveira

Já tenho o bicho carpinteiro dentro do corpo desde criança quando na escola tinha trabalhos manuais e depois trabalhos oficinais. Cheguei a fazer umas brincadeiras mas depois afastei-me um pouco. Trabalhei 18 anos como tripulante de ambulância e sempre fui um daqueles "mãozinhas" que fazia um pouco de tudo, desde electricidade a mecânica a carpintaria, etc.
Infelizmente, devido a problemas de saúde tive de abandonar a minha profissão e desde então só tenho conseguido trabalhos temporários. Para me manter ocupado voltei-me para a carpintaria. Ocupei um pouco da garagem e tenho reunido ferramentas. Procuro na Internet, leio e vejo tudo o que posso e procuro madeira que possa aproveitar. Até agora tenho conseguido paletes e só precisei de fazer uma compra para um móvel para a minha mulher. Até arranjei um "trabalho", construir um pequeno consultório na loja da minha mulher

.
Graças a esse trabalho pude comprar as minhas ferramentas principais que são:
- Serra circular;
- Serra de tico-tico;
- Lixadora orbital;
- Tupia;
- Bancada de trabalho tipo "Workmate".
As ferramentas mais pequenas nem preciso das mencionar

.
O meu maior problema tem sido em aprender. A carpintaria, embora seja bastante acessível, tem os seus segredos e não se aprendem de um dia para o outro. Apesar de ler e ver bastantes vídeos, tenho sempre bastantes dúvidas. Tenho procurado "Mestres" ou cursos mas isto anda escasso. Até fui ao IEFP mas ao que parece tenho habilitações a mais para frequentar estas formações. Quanto a "Mestres", pelo menos aqui em Braga não há pessoas interessadas em transmitir a arte. (apesar de me fartar de ver na TV que os mais antigos se queixam que ninguém quer seguir estas profissões

).
Sou formador à mais de 16 anos pelo que adoro dar formação profissional e adoro quando as pessoas vem ter comigo e me pedem para as ajudar na minha área. Será que não existem mais como eu por aí?

Neste aspecto tenho inveja dos americanos, onde as pessoas se juntam em grupos e aprendem e se entre ajudam. Existem encontros aos fins de semana, pequenos seminários, demonstrações em lojas, etc. Se tivesse mais conhecimentos, mais experiência e mais competências em carpintaria organizaria um grupo ou pequenos encontros, mas nesta altura, nem pensar. Será que já alguém faz isto por cá?
Por enquanto vou continuar a fazer os meus pequenos projectos e aprender com os meus erros.
Um abraço para todos