Autor Tópico: Recuperar janelas de alu.  (Lida 13021 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Recuperar janelas de alu.
« em: Sábado, 24 de Novembro, 2012, 01:58:19 am »
Advertisement
Advertisement
O meu apartamento tem janelas de aluminio com vidro simples e borrachas qua já vão "entregando a alma ao criador", têm tambem uma travessa ao meio da folha e são de abrir para dentro.

 Como quria colocar vidro duplo, estive a falar com um entendido que me sugeriu aproveitar a estrurura (que esta boa) e usar uma calha que se monta no sitio do vidro simples e suporta o vidro duplo.

Alguem conhece a tecnica? Já alguem usou? Qual o preço do vidro duplo +- ao m2.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Recuperar janelas de alu.
« Responder #1 em: Sábado, 24 de Novembro, 2012, 21:22:02 pm »
Só posso falar do vidro duplo (fabriquei-o), não das calhas.

Muito resumidamente:
Dizer simplesmente "vidro duplo" não é suficiente. Tudo depende do objectivo pretendido.
Esse objectivo - isolamento térmico, acústico, ou ambos - influencia a escolha dos tipos e espessuras dos vidros, e a largura da câmara a utilizar (o espaço entre os vidros).
O melhor isolamento térmico é conseguido com as câmaras mais largas (12mm ou mais), e mais ainda se pelo menos um dos vidros for reflectante. Se além de isolamento térmico quiser isolamento acústico vai necessitar de pelo menos um vidro laminado, o que irá necessáriamente aumentar a espessura e o peso final do duplo.

Por exemplo em minha casa, onde pretendia um bom isolamento acústico (há muitos festivais "musicais" perto...) mas que é situada numa zona não muito fria, optei por uma composição de laminado 4.4 + câmara de 10mm + vidro simples de 4mm. Espessura total 22mm, peso 30kg/m2. As janelas são de PVC, o que também favorece o isolamento de qualquer tipo. Mas esta composição seria claramente insuficiente para um bom isolamento térmico numa zona mais fria.

Chamo a atenção para que as câmaras mais estreitas - 6mm - e com vidros simples, especialmente se forem vidros finos (4mm) são um engano em que muita gente cai, porque pensa que basta que seja vidro duplo; gasta-se dinheiro e práticamente não se ganha nada com elas.

Resumindo, se pensar em vidro duplo:
- Tem de saber para que o quer - isolamento térmico, acústico, ou ambos.
- Tem de escolher uma composição adequada ao objectivo
- A composição final tem de caber na espessura do caixilho
- Ver se a janela aguenta o peso do vidro que se quer lá pôr (para referência, um vidro simples pesa 2,5kg por cada m2 e por cada mm de espessura - por exemplo, um vidro simples de 4mm pesa 2,5x1x4mm = 10kg/m2; uma vidro laminado 4.4, como tem 8mm de espessura pesa o dobro - 20kg/m2, etc...Num vidro duplo, há que ter em conta o peso dos dois vidros (o perfil práticamente não conta para o peso))
- E já agora, antes de mais nada convém certificar-se se a janela em questão justifica a aplicação de vidro duplo - se a janela não for de boa qualidade, pode acontecer que as perdas de calor ou as entradas de ruído pela estrutura sejam tais que práticamente anulem o efeito do vidro.

G.


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Recuperar janelas de alu.
« Responder #2 em: Domingo, 25 de Novembro, 2012, 14:17:07 pm »
Obrigado GLFaria.
Afinal acho que anda por ai 1/2 duzia de (aldrabões) gente menos seria, que pretende fazer o trabalho apenas para ganhar muito e gastar pouco.(desabafo)
O que eu estava a pensar era mesmo um vidro tipo espelho para o exterior e poder isolar mais o calor, que como se sabe, aqui por baixo é elevado durante o verão.
A verdade é que tenho tido pouco contacto com vidro duplo, mas o meu sogro tem uma janela que montou á uns 13 anos e senpre achei estranho o vidro interior ficar tão frio como o exterior
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Recuperar janelas de alu.
« Responder #3 em: Domingo, 25 de Novembro, 2012, 15:00:33 pm »
Não tem de quê.
Atenção - os vidros reflectantes (tipo espelho) não resistem bem aos agentes atmosféricos nem aos agentes de limpeza. As características reflectantes são obtidas pela deposição de uma ou várias camadas muito finas de óxidos metálicos, que se alteram com facilidade se forem expostas ao ar, e ficam riscadas se forem limpas com um pano. Por isso, os vidros desse tipo só podem ser utilizados em vidro duplo, e com a face reflectante virada para o interior da câmara.

Se quiser, por questões de privacidade, ter uma superfície reflectante, sugiro que use um vidro simples coberto pelo interior com uma película plástica apropriada. Há especialistas que fazem essa aplicação. Não é tão elegante, não isola térmicamente, mas visualmente resulta.