Autor Tópico: Janelas - Madeira ou Pvc?  (Lida 17961 vezes)

Maria F Ferreira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Janelas - Madeira ou Pvc?
« em: Terça, 03 de Janeiro, 2017, 15:41:38 pm »
Advertisement
Advertisement
Depois de ler um tópico do fórum que me pareceu bastante interessante - comparando janelas de aluminio ou pvc - resolvi lançar a questão que me anda a "atormentar": tenho que trocar as janelas cá de casa, e não sei se deverei colocar madeira ou pvc.
O objectivo principal é o isolamento acústico, uma vez que vivo numa rua com muito ruído; ainda por cima dou aulas de piano em casa, e gostaria de poupar ao máximo a paciência dos vizinhos. Tanto as janelas de madeira como de pvc seriam oscilo-batentes. Para já as principais opções são as seguintes:
Madeira: perfil de 68mm, duas borrachas de batente no aro e uma borracha de batente na folha; vidros duplos térmicos “Guardian Sun” 6mm+caixa 14mm+laminado 4+4mm.
PVC: Sistema: Maxtherm - ( perfil 94 mm ) - 9 camaras; Vidro: Triplo 44,4 TM + 12A + 6 +12A + 6TM

Do ponto de vista estético, prefiro a madeira (a casa é antiga, recuperada); mas a prioridade é mesmo o isolamento. Será melhor a madeira ou pvc? No caso da escolha cair sobre o pvc, fará realmente diferença um perfil de 94mm, em vez dos mais comuns de 70mm? E o vidro triplo tem mesmo efeitos acústicos, ou é mais "fogo de vista"?

Obrigado,
Fátima


bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #1 em: Terça, 03 de Janeiro, 2017, 18:48:31 pm »
Cara Maria

de facto a madeira é e será sempre mais bonita que o PVC ou Alumínio ainda que imitando a cor

mas... tem muito mais manutenção

no PVC que me parece que é um tudo nada melhor que o alumínio na questão do isolamento térmico ( dizem os entendidos na questão) é muito mais

fácil de manter.

e temos também a questão do custo

penso, que a madeira terá um custo maior

mas gostos são gostos e aí só a Maria poderá decidir
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #2 em: Terça, 03 de Janeiro, 2017, 20:23:35 pm »
Boa tarde, Benvinda ao fórum.

Estou desligado da produção e transformação de vidro há vários anos, pelo que estarei provávelmente algo desactualizado quanto a produtos específicos. Mas penso que ainda posso comentar temas de carácter geral.

Entre a madeira e o PVC, a minha opção seria sempre o PVC, por questões de durabilidade, rigidez e isolamento térmico. Mas não conheço instalações modernas de madeira com as características que sugere, pelo que a minha opinião é puramente subjectiva e baseada na utilização de portas de madeira "normais", simplesmente dimensionadas para a espessura de vidro pretendida.

É preciso ter em atenção que o vidro é um material pesado - 2,5 kg /mm.m2. Se tiver uma espessura total de vidro de 6+4+4=14mm, o peso será de 35kg/m2. Se a espessura total de vidro for 4+4+6+6 = 20mm, será 50kg/m2 - só o vidro.

Para comparar com o meu caso:
Moro numa rua barulhenta e com muito movimento automóvel, tenho os comboios da linha de Cascais a menos de 200 m das janelas, em linha recta e sem obstáculos,  e o Optimus Alive (amaldiçoado seja ele...) a entre 250m e 450m, conforme os palcos, também em linha recta e sem obstáculos. Reconheço que não toco piano e que moro num 7º andar, pelo que o barulho que possa fazer para a rua não é significativo.
Quando substituí as janelas de madeira optei por janelas de PVC, marca Kömmerling, e vidro duplo Climalit (Saint-Gobain) com a composição 6+12+44.2 (acústico). Normalmente, o 44.2 deveria ficar para o interior (segurança), mas preferi montá-lo no exterior.
Esta composição tem sido suficiente para atenuar bastante o barulho exterior, embora não o anule completamente.

Já agora, na altura recomendaram-me que utilizasse PVC branco e não de cor porque este, com a exposição ao sol (janelas orientadas a Sul), poderia sofrer alterações de cor ao longo do tempo.

Fico um pouco perplexo com a sua referência à Maxitherm. Pelo que vi na internet é uma marca brasileira (S. Paulo) que não sei se tem alguma implantação significativa em Portugal - não encontrei. Se não tiver, atenção a eventuais necessidades de assistência.

Em contrapartida, a Kömmerling, marca alemã de muito boa qualidade, está implantada em Portugal há anos. No caso da maior janela de minha casa (3,60mx1,90m, em três panos, um dos quais corrediço+oscilo-batente; v. fotografia), o fornecedor e instalador foi a Eurocaixilho, que trabalhou rapidamente e muito bem. Mas há muitos outros instaladores que trabalham com Kömmerling.

A minha melhor sugestão é que fale com um prescritor competente, seja ele instalador ou não, para que ele a aconselhe na escolha da solução mais adequada (suponho que se for instalador irá sugerir a solução que para ele seja mais conveniente; nesse caso, é melhor pedir aconselhamento a mais do que um e comparar as soluções)

Embora com este discurso não responda concretamente à sua questão, espero ter dado alguma pista que ajude.

G.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #3 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 00:11:02 am »
Olá Fátima.

Apesar de já ter boas respostas, quero deixar por aqui o meu testemunho: eu troquei as janelas da casa, que eram em madeira de castanho pintadas de branco e datavam da época de construção da casa, por janelas de PVC, em branco com vidros acústicos.

Se estou satisfeito? Estou em dez anos não deram problemas, isolam do frio e do ruído e funcionam na perfeição. No caso, trata-se de perfil (PVC) Brügmann e ferragens Wink Haus, em qualquer dos casos há manutenção: todas as Primaveras a caixilharia é lavada à pressão e com detergente: o pó e o Sol forte em conjunto degradam o PVC, por seu lado as ferragens são limpas e lubrificadas ao mesmo tempo.

Se optaria por madeira? Talvez, mas o preço a pagar seria superior a manutenção talvez mais cara, mas mais espaçada no tempo.

Como referiu o colega GLFaria, um bom perfil, uma boa ferragem e sobretudo um bom instalador é que fazem a diferença no final da obra!

Já agora deixo aqui um vídeo com a fabricação da caixilharia de madeira:

Espero ter sido útil!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Maria F Ferreira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #4 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 14:33:32 pm »
Muito obrigado pelas mensagens!

Estou inclinada para o pvc, principalmente por o perfil ter mais profundidade (94 mm em vez dos 68mm da madeira) e pelo vidro triplo. É verdade que o vidro será muito pesado - realmente ainda não tinha considerado isso! Mas garantiram-me que as janelas não serão mais difícieis de manusear por isso.
Também não tinha pensado na questão de manutenção do pvc, que é algo de que não se costuma falar. Há quem diga que o pvc branco tende a amarelar com o tempo - alguém teve essa experiência?

E ainda relativamente ao vidro, será que o vidro triplo (44,4 acústico + 12A + 6 +12A + 6) fará realmente diferença em relação ao vidro duplo? Alguém tem experiência com vidro triplo?

Bom fim de semana,
F

P.S: GLFaria, percebo bem essa aversão ao Nos alive, mas devo dizer que a vista da janela parece compensar em muito a proximidade do festival!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #5 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 22:10:52 pm »
...
Também não tinha pensado na questão de manutenção do pvc, que é algo de que não se costuma falar. Há quem diga que o pvc branco tende a amarelar com o tempo - alguém teve essa experiência?

Não. Quando me referia a manutenção, estava a pensar nas ferragens - como o ambiente aqui é bastante salino, algumas ferragens mais expostas tendem a oxidar, especialmente as dos trincos. Nada que au não tenha resolvido até agora, mas se alguma um dia se partir... Quanto ao PVC, instalei as primeiras há uns vinte anos e não mostram qualquer alteração de cor. Mas são de boa qualidade, é possível que com um material menos bom isso não seja assim.

E ainda relativamente ao vidro, será que o vidro triplo (44,4 acústico + 12A + 6 +12A + 6) fará realmente diferença em relação ao vidro duplo? Alguém tem experiência com vidro triplo?

Não tenho experiência. Mas é muito natural que faça uma diferença bastante perceptível, quer acusticamente quer sob o ponto de vista isolamento térmico - mais uma câmara de 12 e um vidro de 6.
...

P.S: GLFaria, percebo bem essa aversão ao Nos alive, mas devo dizer que a vista da janela parece compensar em muito a proximidade do festival!

Compensar, compensar...enfim, tudo é relativo - durante os dias do evento a família põe-se toda a andar para longe. Não é só o barulho (nesses dias só há silêncio entre as 5 ou 6 da manhã e as 9h00), mas também é impossível estacionar num raio de 3km. Mas não há dúvida que temos uma bonita vista. Aquilo era só um cantinho, aqui tem mais  :)...


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #6 em: Sexta, 06 de Janeiro, 2017, 23:00:51 pm »
Off topic :-X
Bem bonita essas vistas ;)

Ainda assim não trocava pela minha vista da ermida da N. Senhora do Castelo.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #7 em: Sábado, 07 de Janeiro, 2017, 16:59:56 pm »
e anda o nosso

caro GLfaria

a queixar-se de 5 ou 6 dias de barulho quando tem 360 de paz de espirito e uma belissima paisagem
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Janelas - Madeira ou Pvc?
« Responder #8 em: Domingo, 08 de Janeiro, 2017, 02:21:20 am »
Se fossem só esses! Há outros eventos, e o circo também, mas esse é o mais conhecido e o que causa mais problemas aos habitantes daqui.

Mas tem razão, sempre fui um sujeito difícil de satisfazer. E não me parece que nesta idade haja muitas probabilidades de mudar! Mas enfim, se não houvesse pessoas rabugentas como eu este mundo ainda era mais chato...  8)