Autor Tópico: Fecho porta de correr  (Lida 32099 vezes)

zeman2010

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Fecho porta de correr
« em: Domingo, 17 de Outubro, 2010, 21:05:28 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa noite a todos,

Quería pedir ajuda para ver se alguém me pode explicar como se retira um fecho de uma janela de correr, pois o linguete partiu e preciso retirá-lo para ir comprar um novo para o substituir.

O fecho (não é uma fechadura) parece-me estar embutido, numa porta de correr de aluminio lacado. Tem uma bolinha vermelha para trancar e um verde para abrir. Consegui tirar as tampinhas mas não tem nenhum parafuso. Forcei pelo lado de dentro e percebi que já estava a fazer asneira. A capa preta que se vê na janela é de metal e também não se mexe.
Será que alguém me pode ajudar? Provavelmente será melhor colocar umas fotos. Vou tentar.
Antecipadamente grato

zeman2010

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #1 em: Domingo, 17 de Outubro, 2010, 21:30:10 pm »
Vamos lá ver se consigo colocar as fotos...



« Última modificação: Domingo, 17 de Outubro, 2010, 21:32:56 pm por zeman2010 »

zeman2010

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #2 em: Domingo, 17 de Outubro, 2010, 21:36:01 pm »


vista lateral

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Fecho porta de correr
« Responder #3 em: Terça, 19 de Outubro, 2010, 18:51:29 pm »
Bem-vindo zeman2010!

Mesmo com as imagens não fica muito perceptível de modo a conseguir ajudar. Provavelmente tem um encaixe que não facilita a remoção.

A peça é visível dos dois lados da janela?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

zeman2010

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #4 em: Quarta, 20 de Outubro, 2010, 10:35:05 am »
Bom dia,

Desde já o meu agradecimento pela resposta.

A peça da segunda foto é apenas visível do lado de dentro da janela. Tenho a convicção que o fecho deve ser embutido porque não vejo qualquer parafuso. Já tentei retirá-lo e acabei por fazer asneira, porque percebe-se na foto que em baixo já tem umas "bocas" de ter sido forçado.
De qualquer modo vou tentar colocar fotos mais perceptíveis.

Cumprimentos

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Fecho porta de correr
« Responder #5 em: Quarta, 20 de Outubro, 2010, 23:06:33 pm »
Boa noite.

Repare bem no fecho! Eu parece-me que ele tem um perno (parafuso) Umbrako (ou Allen):



São aqueles parafusos sexavados que (des)apertam com uma chave em "L".

Espero não estar confundido e ter ajudado,

Bons consertos,
Stromlinie

PS - Julgavam que tinha desaparecido?
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Fecho porta de correr
« Responder #6 em: Quinta, 21 de Outubro, 2010, 00:52:20 am »
Eu parece-me que ele tem um perno (parafuso) Umbrako (ou Allen):
São aqueles parafusos sexavados que (des)apertam com uma chave em "L".

Bem visto! Talvez seja isso. zeman2010 tente esta sugestão e diga-nos como correu.

PS - Julgavam que tinha desaparecido?

É bom vê-lo de volta por aqui!

Um abraço.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

zeman2010

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #7 em: Sábado, 23 de Outubro, 2010, 21:58:44 pm »
Boa noite
Antes de mais obrigado pelas vossas respostas.
Stromlinie, não se trata de facto de um parafuso hexagonal que sairia com uma chave sextavada- o que está assinalado é o sítio onde atarracha uma "rosquinha" que é onde encaixa a peça de plástico que tem o sinal verde de abertura.
Vou colocar mais umas fotos para ver se fica mais perceptível.
[/URL]





[/img]

Não sei se estas fotos ajudam mas foi o possivel- Continuo com o problema por resolver. Já consultei a ficha técnica da casa e a empresa responsável pela caixilharia fica muito distante, portanto só a deslocação deve ficar muito cara.

Obrigado 

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #8 em: Segunda, 25 de Outubro, 2010, 10:32:48 am »

Só para eliminar todas as possibilidades já tentou remover a porta da calha e verificar se existe algum sistema de fixação no topo ou em baixo?
Se não houver, eu estaria inclinado a pensar que aquela cobertura preta tem que ser removida de algum modo e deve ocultar algum parafuso a não ser que só tenha um propósito estético. Em vez de tantar "alavancá-la" pela borda como fez tente pelo centro. Tb pode ser uma peça one-way que tem que ser (quase) destruída para se retirar.

zeman2010

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #9 em: Quinta, 11 de Novembro, 2010, 18:46:15 pm »
Boa tarde,

Continuo com o problema por resolver. Já tirei a porta da calha e não há nenhum sistema de ligação ao fecho. Já tentei tirar o fecho pelo meio, pelas extermidades e nada. A única coisa que consegui foi danificar o fecho. Lembrei-me do seguinte: Será que o fecho é colocado antes do vidro?
Se por acaso alguém tiver alguma ideia de como se retira este fecho, agradeço a gentileza de me explicar.

Obrigado

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Fecho porta de correr
« Responder #10 em: Quinta, 11 de Novembro, 2010, 23:03:06 pm »
Provavelmente terá de desmanchar essa lateral da janela de alumínio (retirando o vidro e as borrachas) de modo a conseguir ver os encaixes do fecho.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #11 em: Sexta, 12 de Novembro, 2010, 16:43:22 pm »

Sinceramente duvido que seja necessário desmontar o vidro para retirar o fecho. Continuo a achar que a cobertura preta deve sair para fora de algum modo alvancando nem que seja a partir do furo onde se encontra a lingueta.

De qq modo parece-me q numa das fotos aparecem umas letras no fecho que devem ser a marca do fabricante. já tentou uma pesquisa na web com esse nome? Há fabricantes q disponibilizam informação técnica dos seus produtos.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Fecho porta de correr
« Responder #12 em: Domingo, 14 de Novembro, 2010, 01:13:04 am »
Concordo com o colega Cerdeira! Com dizem os Americanos: "Keep it simple" (ou como dizemos nós: "Não compliques!"

Se descobrir o fabricante pode contacta-lo a pedir informações.

Boa pesquisa,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

zeman2010

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re:Fecho porta de correr
« Responder #13 em: Segunda, 22 de Novembro, 2010, 14:11:17 pm »
Boa tarde,

Antes de mais, quero agradecer a todos os que me foram dando algumas dicas para tentar ultrapassar o meu "grande" problema. Resolvi seguir o conselho do Cerdeira, e de facto as tais letras gravadas no fecho (que nem me tinha apercebido) correspondem à marca da ferragem - Alpha. Através de uma pesquisa na internet consegui chegar ao site da empresa (www.alualpha.pt), e verifiquei que além das fotos dos vários produtos, disponibiliza ainda os esquemas de montagem tal e qual como vem na embalagem. Enviei um e-mail para me informarem onde poderei comprar este tipo de fechos mas ainda não me foi dada resposta. De qualquer modo, através do esquema técnico, consegui perceber que afinal o linguete que caíu não estava partido, apenas precisava de ser recolocado e reapertado. Continuo apesar de tudo a não perceber como se tira o fecho, mas de qualquer modo já o consegui pôr funcional, embora esteja um pouco deteriorado por ter tentado extraí-lo através do sistema de alavanca.  No esquema técnico vê-se uma chave a desapertar um parafuso(?), mas o que é certo é no interior do fecho não se vê nada que se possa ser desapertado. Enfim, pelo menos o problema está remediado.

Obrigado


 

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Fecho porta de correr
« Responder #14 em: Segunda, 22 de Novembro, 2010, 21:56:12 pm »
Olá zeman2010, obrigado por actualizar aquilo que se foi passando!! Ainda bem que as fotos deram jeito para a sugestão do colega cerdeira. Se lhe responderem depois deixe aqui a actualização,... talvez alguém venha a precisar dessa informação também.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos