Autor Tópico: Soldar MIG com CO2  (Lida 505 vezes)

lagosta

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Soldar MIG com CO2
« em: Quinta, 07 de Dezembro, 2017, 14:17:07 pm »
Olá pessoal,
comprei recentemente uma maquina de soldar MIG/MAG/MMA e tenho andado a experimentar soldar com fio Fluxado, no entanto o preço de uma bobine deste fio é um pouco caro. Estive a verificar e para soldar com Argon é necessário um contracto com pagamento anual para além do preço das botijas, carregamentos, etc.
Como não faço isto a nível profissional parece-me um custo excessivo que não estou disposto a ter, no entanto vi para aí pessoal a dizer que solda apenas com CO2 e que usam as botijas das maquinas dos finos.
Podem-me explicar como isso funciona?

Em principio consigo arranjar uma botija dessas, no entanto penso que nas maquinas dos finos só vêm dois reguladores de pressão (interno da garrafa e para o exterior) e nós precisamos de um regulador de fluxo.
Onde comprar esses reguladores e têm alguma dica de instalação (tipos de mangueira, ligação, pressão, fluxo, etc).

A outra solução é comprar no Leroy aquelas botijas pequenas, mas tb acho que são um balúrdio...


 

lagosta

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re: Soldar MIG com CO2
« Responder #1 em: Sexta, 29 de Dezembro, 2017, 14:49:52 pm »
Ja que ninguem me respondeu fui eu tentar ver no que dava, e resolvi partilhar a minha experiencia.
Pedi a um amigo que tem um café para me arranjar uma botija de CO2 dos finos. Esta botija vem sem qualquer manómetro (regulador de pressao ou fluxo).
Fui a uma loja da especialidade e comprei uma bobine de 5 kg de fio, um regulador de fluxo, mangueira para ligar à maquina de soldar e duas abraçadeiras. O regulador de fluxo encaixa perfeitamente na saida da botija dos finos sem qualquer adaptador adicional. A mangueira entrou mesmo à justa tanto no regulador como na maquina de soldar (quase que nem precisava de abraçadeiras :) ).

Depois inverti a polaridade na maquina, ligando a pistola/tocha ao positivo, mudei a bobine de fluxado para fio 'normal' e experimentei soldar qualquer coisa..... Conclusão, agora ja parece que sei soldar :) as soldas saem muito mais perfeitas do que com fio fluxado. Também se pode dar o caso do fio fluxado que estava a usar ser uma porcaria, que me parece bem verdade, mas mesmo assim penso que quem puder experimentar soldar com CO2 nao se vai arrepender e nao vai querer voltar ao fio fluxado facilmente.

Na realidade nao havia grande razao para explicações do como proceder, mas como tenho pouca experiencia a soldar e muito menos a gás, nao sabia se valeria a pena e qual seria a melhor maneira de experimentar sem mandar dinheiro pela janela fora. No final fiquei bem contente por ter experimentado.

Boas bricolas!!


« Última modificação: Sexta, 29 de Dezembro, 2017, 14:51:50 pm por lagosta »