Autor Tópico: Amortecedor de direcção para jipe  (Lida 8058 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Amortecedor de direcção para jipe
« em: Sábado, 10 de Maio, 2014, 02:35:57 am »
Advertisement
Advertisement
Viva companheiros!

Hoje vou partilhar com vocês uma engenhoca que não é novidade para alguns, outros poderão pensar que não é bricolage (e talvez tenham razão).

Uma coisa é certa ajuda o forum a movimentar e para mim foi matar 2 coelhos "numa manhã de domingo"

Como alguns já devem ter lido por aqui tenho um mitsubishi pagero serie L144 (que já atingio a maioridade)

Estes jipes de horigem não trazem uma peça que visa poupar as partes moveis do sistema de direção assim como os golpes mais fortes no volante (quando se anda em fora de estrada" tt") e ainda ajuda na estabilidade em alcatrão em mau estado.

Resumindo; Um amortecedor de direcção

Vamos aos pormenores

este foi oferecido por um amigo ;)

Parece um amortecedor normal mas a forma de funcionamento interno é ligeiramente diferente



Depois de fazer um estudo prévio onde o ia fixar ao chassi, fiz um pequeno molde e transferi para uma chapa de ferro de onde cortei a peça definitiva.

Como este amortecedor é do tipo O/O ou seja olhal nas doas extremidades, tive de pedir ao meu amigo torneiro para me fazer 2 pernos para os suportes.



Mais uns esboços, para ficar bonito.
Lado do olhal movel



Parte divertida, Soldadura



Este está quase pronto



Sitiozinho da treta para soldar!!! >:( esfolei-me todo)
Olhal fixo

     

Olhal movel, fixo á barra de direcção.







E já está montado á uns 2 anos, ainda não deu chatice e os meus braços gostam dele, cada vez mais



       
« Última modificação: Sábado, 17 de Maio, 2014, 01:10:14 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Amortecedor de diracção para jipe
« Responder #1 em: Segunda, 12 de Maio, 2014, 18:26:30 pm »

nao percebo bem. isso não faz com que a direção tenda mais para um lado?

ja' agora, o seu carro passa na inspeção?

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Amortecedor de diracção para jipe
« Responder #2 em: Segunda, 12 de Maio, 2014, 22:10:14 pm »
cerdeira, penso que o amortecedor em repouso seja mais ou menos a meio, o Pajo deve ter alinhado a direcção com ele no sitio.

Quanto á inspecção em TT´s a coisa ainda vai passando, já em ligeiros... em alguns sitos basta umas molas mais desportivas ou uma barra AA para não passar.

Boa mod Pajo, penso que já seja uma alteração obrigatoria a quem tem um carro do mato :D

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Amortecedor de direcção para jipe
« Responder #3 em: Sábado, 17 de Maio, 2014, 01:21:44 am »

nao percebo bem. isso não faz com que a direção tenda mais para um lado?

ja' agora, o seu carro passa na inspecção?
Cerdeira estes amortecedores são "100 % passivos" ou seja não existe qualquer tipo de pressão interna.
Não sei se já teve algum amortecedor de suspensão na mão mas esses (alguns) quando pressionamos a aste para dentro ela tem alguma tendência a voltar a sair (especialmente em amortecedores a gaz ou mistos)  e isso sim teria influencia na direcção, nestes amortecedores não existe qualquer pressão apenas quando recebe golpes

Quanto á inspecção, claro que passa.

~Preocupa-me mais a opacidade dos fumos (normal dar chatice em carros com esta idade e 430.000 km) mas para isso também existe um truque (mas isso é segredo)
De qualquer maneira com a actual legislação se o policia quiser (Ma..) implicar, o simples facto de alterar o autor-radio ou o modelo de jante altera as características do veiculo.
« Última modificação: Sábado, 17 de Maio, 2014, 01:35:20 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Amortecedor de direcção para jipe
« Responder #4 em: Sábado, 17 de Maio, 2014, 01:40:30 am »
cerdeira, penso que o amortecedor em repouso seja mais ou menos a meio, o Pajo deve ter alinhado a direcção com ele no sitio.

Quanto á inspecção em TT´s a coisa ainda vai passando, já em ligeiros... em alguns sitos basta umas molas mais desportivas ou uma barra AA para não passar.

é verdade mbernardes, faz muita diferença, eu também tenho pneus maiores (averbados) e antes do amortecedor quando apanhava rodeiras no alcatrão tinha de segurar o volante com as duas mãos, em piso molhado então era uma verdadeira enguia, o jipe  quase tinha vontade própria

Boa mod Pajo, penso que já seja uma alteração obrigatoria a quem tem um carro do mato :D
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!