Autor Tópico: Elevador para tupia caseiro  (Lida 24141 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #15 em: Sábado, 08 de Março, 2014, 14:02:21 pm »
Advertisement
Advertisement
"não me pareçe practico para utilização ocasional contar voltas de 1,5 am 1,5."


Lá isso é verdade. A escala é prática para controlar pequenos movimentos de fracção de volta, mas não para grandes deslocamentos.

Para controlar mais fácilmente grandes deslocamentos, a solução é "simples" - fazer quase tudo de novo, com uma rosca de passo 10mm!  ;) ; (penso que os tubos roscados de 10 x 1, embora sejam uma ideia interessante para outras aplicações que não exijam grandes esforços - vou arquivá-la na memória para futuro uso - não são aconselháveis aqui, mais ainda do que por serem tubos, porque tenho ideia que quase todos os que vi são tubos com costura...)


mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #16 em: Segunda, 10 de Março, 2014, 22:12:28 pm »
Muito bom Pajo!
Ainda não usei a minha tupia e faz-me um bocado de confusão andar a dançar com aquilo em cima de uma tabua para fazer um feitio lol, com a minha aptidão parece que estou a ver aquilo a fugir porta fora  ;D

Acho que a sugestão do Faria é muito boa, podes imprimir o boneco e plastificar, se puderes, fazer um futo no meio e cola-lo na mesa, simples e eficaz  ;)

Também acho o suporte da Tupia um pouco fragil, será que aquilo se vai conseguir manter durante algum tempo em funcionamento, penso que seja a parte mais fragil do projecto, o resto está muito bom, até a "canalização" para o aspirador :D

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #17 em: Segunda, 10 de Março, 2014, 22:46:17 pm »
Espera que logo vêz

O suporte vai ser outra estoria ;)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #18 em: Sábado, 15 de Março, 2014, 01:48:25 am »
Viva mbernardes!
Depois de reler o teu ultimo post aqui, fiquei na duvida de que suporte te estavas a referir? :-[
A placa que suporta a tupia ou aquele braço branco (a puleia)?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #19 em: Domingo, 16 de Março, 2014, 02:27:50 am »
referia-me á placa branca, os encaixes daquilo não me parece que durem muito, mas eu também sou do tipo de fazer tudo forte e feio lol

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #20 em: Domingo, 16 de Março, 2014, 14:26:29 pm »
referia-me á placa branca, os encaixes daquilo não me parece que durem muito, mas eu também sou do tipo de fazer tudo forte e feio lol
Ok, eu tinha percebido mal!

Aquilo não parece forte, mas é uma poleia de prateleira, fabricada em chapa aço (não é ferro) e apenas tem de vencer um pouco mais do que a força das molas da tupia.

assim cria-se tambem um ponto fraco, para em caso de distração ao dar á manivela a maquina não sofra.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #21 em: Segunda, 17 de Março, 2014, 23:57:41 pm »
Ok, entendi e percebo a razão, bom trabalho.

Sempre a dar ideias á malta :D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #22 em: Terça, 18 de Março, 2014, 21:19:56 pm »
Boa noite, Pajo,
De vez em quando tenho pensado na questão do controlo da regulação em altura da sua tupia - é o tipo de desafio que me interessa sempre.
Pelas fotografias, creio que é uma Black and Decker RP250 ou semelhante. Descarreguei o manual, para a conhecer melhor, e penso que talvez haja uma solução.
Mas antes de mais, é melhor esclarecer o seguinte:
- a solução conceptualmente mais simples seria, óbviamente, usar uma rosca de passo múltiplo de milímetro - com todo o trabalho de modificação que isso agora implica.
- sei o que é e como funciona uma tupia, mas nunca utilizei nenhuma; não faço ideia qual o nível de vibrações que possa transmitir ao que lá esteja "agarrado"...

Posto isto, a minha ideia seria a seguinte:
- fixar à haste do batente de profundidade uma extensão - uma haste com um ponteiro, por exemplo (penso que a base da tupia não é perfurada por baixo da posição da haste - tem lá uma espécie de "tambor" com três ou quatro contra-batentes ajustáveis com rosca; se fosse perfurada e fosse fácil desmontar esse "tambor", então bastava substituir a haste original por uma do mesmo diâmetro mas mais comprida)
- abrir um furo na mesa para passar essa haste
- fixar na parte superior da mesa uma escala vertical (zero ajustável de preferência) em frente da qual se deslocasse o ponteiro da extensão.

A precisão do sistema não seria extraordinária, mas talvez lhe desse uma boa referência, directamente controlável, do deslocamento em milímetros; para as fracções de mm poderia usar o método da escala circular, graduada de 24 em 24 graus, que sugeri há dias.

Para tentar tornar a ideia mais clara, e utilizando como base um dos desenhos do manual, fiz um boneco (um verdadeiro "boneco", não um desenho, utilizando as ferramentas de desenho do Excel...) que anexo. É só um alinhavo da ideia, sem pormenores, mas se há alguém neste fórum capaz de partir de uma ideia esquemática e fazer uma realização prática penso que é você... ;)

Já agora - se a graduação estiver no sentido mais conveniente, as fitas métricas de papel do IKEA, montadas numa régua e protegidas com plástico adesivo transparente, e desde que não sofram agressões físicas, resultam bem para este tipo de aplicações, porque são muito visíveis. As antigas amarelas do AKI também eram boas, usei-as para várias aplicações, e ainda cá tenho algumas de reserva. As verdes do Leroy-Merlin, como tudo o que sai daquela casa, não prestam. Quanto às réguas metálicas - depende muito da qualidade e da iluminação, há algumas que em determinadas condições mal se vêem.

Aqui vai...

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #23 em: Quarta, 19 de Março, 2014, 00:35:29 am »
Muito boa essa Ideia GLFaria :D

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #24 em: Sábado, 22 de Março, 2014, 01:15:15 am »
Boa noite GLFaria.

A minha tupia é um modelo mais antigo (2002) ñ sei dizer a ref de momento.

Realmente duas (ou mais) cabeças pensão melhor que so uma, o que me está a descrever eu tentei uma solução um pouco "atabalhoada" e parecida com o "boneco" da imagem (logo tiro foto das peças que fiz).

Mas eu tenho um jeito espeçial para complicar o que muitas vezes é simples.

Mas gosto da ideia, pareçe simples e funcional.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #25 em: Segunda, 24 de Março, 2014, 19:45:14 pm »
excelente trabalho pajo.

por acaso ando com ideias de uma mesa para a tupia e depois de ver alguns sistemas de elevaçao, acho que o seu é o melhor. vi algures um que usava um macaco de um carro :)

parabens pela invençao.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #26 em: Segunda, 24 de Março, 2014, 22:16:52 pm »
excelente trabalho pajo.

por acaso ando com ideias de uma mesa para a tupia e depois de ver alguns sistemas de elevaçao, acho que o seu é o melhor. vi algures um que usava um macaco de um carro :)

parabens pela invençao.
`
E não é que eu estive tambem a "namorar" um macaco desses numa loja do chines, a intenção éra só usar o fuso e as porcas, só por ser mais rapiddo.
Mas depois tive a olhar para o material que tinha em casa e cheguei á conclusão que temos de ter alguma contenção nas despezas, he,he,he!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #27 em: Segunda, 24 de Março, 2014, 22:38:16 pm »
E um macaco desses, para essa aplicação, pode ter um inconveniente (depende do que se queira) - a elevação por cada volta da manivela varia com a abertura do macaco. Lá se ia a escala graduada...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #28 em: Sábado, 29 de Março, 2014, 00:13:43 am »
GLFaria.
A minha tupia é uma KW 850 E, do ano de 2002.

Deixo-lhes aqui a minha 1ª tentativa (feita á pressa) de elevador



Esta coisa tosca pretendia ser simples de construir, ter pouco peso e ser facil de instalar e desinstalar ou melhor, não ser necessario desinstalar.
Mas como tudo o que se faz á pressa, normalmente não dá um bom resultado.

Consistia em ter uma porca adaptada ao parafuso "prisioneiro" da escala da tupia e o varão roscado engatava numa peça aparafusada na base.

Não me agradou ter a peça na base da tupia, (monta desmonta) e depois falhei o alinhamento e quando a tupia chegava ao fim do curso es pernas tinham de fazer muito esforço em diagonal

Ainda gosto do conceito e um dia destes ainda o vou aperfeiçoar!.

Para mim o ideal seria o varão roscado passar por dentro de uma das pernas da tupia.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #29 em: Sábado, 29 de Março, 2014, 00:17:06 am »
A ideia do macaco, éra só para usar a rosca e as porcas.
A ideia que tinha éra que o varão roscado ía ficar demasiado lento (demasiadas coltas á manivela). ???
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!