Autor Tópico: Elevador para tupia caseiro  (Lida 24140 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Elevador para tupia caseiro
« em: Terça, 04 de Março, 2014, 02:40:52 am »
Advertisement
Advertisement
Viva Companheiros!
Num dos projectos que tenho tido entre mãos obriga-me a utilizar uma tupia e diversas frezes, o que implica varias afinações que quando a freze esta montada numa mesa e invertida é quase impossivel de acertar.

Daí depois de algum estudo, resolvi construir um elevador adaptavel á minha tupia mas adaptavel tambem a qualquer outra marca (julgo eu)

Começar por reunir material;
-1 resto de tubo 30x30
-1 resto de tubo 25x25
-2 porca de união 10mm
- varão roscado 10mm (mais á frente vou recomendar outra medida e explicar o porquê)
-Uns cms. de barra L ou T
-anilhas de chapa
-anilhas de fibra/plastico
-1 porca 10mm
-1 parafuso de cabeça umbrako (vulgo sextavado interior)
-cavilhas elasticas ou troços (tambem conhecidos por golpilhas)
-rectangulo com 70x120+-, de chapa de 3mm
- 1 base de ferro de engomar (fora de uso) de aluminio revestida a teflon



Começar por cortar duas arestas opostas de uma porca de união, por forma a esta poder entrar justa no tubo de 25x25



Só para terem uma ideia do comprimento do tubo de 25x25 e como a porta é introduzida.



Para fixar a porca no interior do tubo, eu dei uns "pingos" de solda, embora passam ser usados outros metodos.



Utilizar uns cms. de barra  T ou L e fazer uma base maior que será o "porta ferramentas" e soldar a mesma bem ao centro do tubo de 25x25, que vai ser o "carro" de sobe e desce.



Depois de pronto ficou assim
Ou melhor, porque todo o tubo foi forrado com a base de teflon, depois de cortada á medida e colada para não se deslocar.
Assim fica muito justo e não cria atrito ao deslizar. (lá me esqueci outra vez da fotonite)



Desenhar uma base de chapa resistente



Cortar com a guilhotina



Para o corpo principal, tracei duas paralelas no tubo de 30, afastadas o suficiente para o "carro" passar sem roçar as laterais.
Cortei com rebarbadora
Este rasgo não precisa ser de ponta a ponta, porque tenho em conta o corpo da maquina e a propria resistencia da peça.





No lado oposto do rasgo soldar uma anilha como na imagem



Agora que era importante esqueci-me de tirar a foto do interior da montagem da rosca/fuso, mas vou tentar explicar.
Enroscar alguns cm de varão roscado na porca de 10mm (o suficiente para comportar 3 anilhas de chapa, 2 de fibra e mais 1 porca) e bloquea-la com solda (ou outro meio).
De seguida, montar uma anilha de chapa e uma de fibra/plastico, na ponta mais curta de rosca.
Montar este conjunto no tubo de 30mm pelo lado do rasgo e faze-lo passar pelo orificio da anilha que esta soldada na outra ponta.
Montar outra anilha de fibra outra de chapa e enroscar uma porca de união, apenas o suficiente para ajustar as anilhas e poder rodar o varão roscado livremente mas sem folgas.
Marcar na rosca que sobra, metade do conprimento da porca de união e cortar o excedente, voltar a enroscar e bloquear a porca com uma cavilha elastica.
Montar o parafuso de cabeça umbrako no resto da porca que pode ser cortado á medida, depois de medir a grossura do tampo da mesa de frezagem.
Bloquear tambem o parafuso com uma cavilha.
Aquela tira de chapa perfurada serve apenas como um apalpa folgas, depois de afinado é retirada.

 ~

Depois de montado ficará +- com este aspecto



Para o braço achei esta poleia que já está pintada e com uma pequena transformação fica 5*.
Foi só preciso dobrar as duas "orelhas" do encaixe e ficou optimo.

       

E vai funcionar assim



Mas ás vezes nem tudo corre bem >:( >:( >:( e...



E depois tem de se remediar :o :o :o



Depois de uma pintura, já está pronto











E acreditem funciona 5*





« Última modificação: Terça, 04 de Março, 2014, 04:51:02 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

nuno junqueira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 25
  • SCROLLSAWER PORTUGUÊS
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #1 em: Terça, 04 de Março, 2014, 12:08:18 pm »
ISTO JA ESTAMOS A FALAR EM ALTA TECNOLOGIA E ENGENHARIA COMPANHERIO.
 ESTÁ ESPETACULAR!
TENHO ANDADO A PENSAR FAZER UM ELEVADOR SESSES MAS TODO EM MADEIRA, MAS ACHO QUE VOU APROVEITAR ESTA IDEIA!!!! QUANDO A TIVER EXECUTADA EU POSTO AQUI TAMBEM .
NUNO JUNQUEIRA - CONSTANCIA-  SCROLLSAW -NMSBJ@HOTMAIL.COM

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #2 em: Terça, 04 de Março, 2014, 14:38:55 pm »
Espectacular realização, Pajo! Você tem (ou tem acesso a...) uma oficina e tanto!

Aquela "manivela" é genial. E o aproveitamento da base de teflon é de verdadeiro bricoleur :) :) :)

Diz que colou o teflon. Como o teflon deve ter ficado para fora - ou seja, para o lado interior do tubo/calha - suponho que a colagem deve ter sido feita entre o alumíno e o ferro do tubo de 25x25 (ninguém cola teflon...). O alumínio não é cómodo de colar. Que cola usou?

A ideia de modificar e usar uma poleia como apoio também é brilhante. Só é pena o "braço" do apoio (ou seja, a poleia) ser um bocadinho compridote - pode provocar um desgaste relativamente rápido no carro. Mas a bem do aproveitamento de uma poleia...  :)

Há uma quantidade de ideias a aproveitar aqui!

G.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #3 em: Terça, 04 de Março, 2014, 15:39:08 pm »

qual era o problema com o varão M10 que falou no inicio?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #4 em: Terça, 04 de Março, 2014, 17:30:45 pm »

qual era o problema com o varão M10 que falou no inicio?

As minhas desculpas ao forum, tem toda a razão (foi o adiantado da hora)

Então é assim:
Ao usar o varão de 10mm o passo de rosca é de 1,5, quer isto dizer que por cada volta da manivela, a tupia sobe ou desce 1,5mm.

Mas se usar um varão com passo de rosca de 1mm (corrijam-me se estiver enganado) (julgo que 6mm tem passo de 1mm) por cada volta da manivela a maquina desloca-se +- 1mm.

Eu sei que é uma "picuinhiçe" mas tenta-se sempre aperfeiçoar e alertar para possiveis erros.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #5 em: Terça, 04 de Março, 2014, 17:47:29 pm »
Boa tarde GLFaria!

Tem toda a razão é impossivel colar teflon (pelo menos que eu tenha conhecimento) Embora este venha colado de fabrica ao aluminio e mesmo assim com o uso acaba por descolar em alguns pontos.

A montagem do teflon é mesmo como disse, para deslizar melhor entre os dois tubos.
Para o fixar espalhei cola de contacto no aluminio e no tubo de ferro (pelo menos ajudou a fixar as dobras) e se reparar na foto nº 6 o tubo esta cerca de 15mm mais comprido que a porca, para cada lado.
O teflon foi cortado com cerca de mais 20mm que o tubo quadrado, para assim poder dobrar o excedente para o interior do tubo e sem interferir com a porca.

Ainda vou tentar tirar mais uma foto, realmente este assunto pareçe importante.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #6 em: Terça, 04 de Março, 2014, 18:01:06 pm »
Obrigado.

Está correcto, M6 tem passo 1mm. E como o varão está a trabalhar à tracção não levanta problemas de encurvamento. Mas passar agora a M6 ia dar um bocado de trabalho...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #7 em: Terça, 04 de Março, 2014, 19:52:16 pm »
GLFaria, só recomendo esta medida porque tambem acho M10 um pouco exagerado para o trabalho que esta a fazer.
Já não vou alterar (passei duas tardes de sabado com esta brincadeira)

No entanto a ideia de usar um passo de rosca de 1mm é que depois de montado na mesa, já se pode dar largas á imaginação e construir uma escala em torno da manivela e de preferencia com o zero oscilante. (tal como o GLFaria gosta!)

Mas isto já sou eu a querer inventar (ou a puxar pelo espirito inventivo dos nossos companheiros)

Afinal como dizia o Nuno Junqueira algures, "Se os estrangeiros fazem". -Porque é que nos não!
« Última modificação: Terça, 04 de Março, 2014, 19:55:30 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #8 em: Terça, 04 de Março, 2014, 20:39:26 pm »
Mas nem sequer dá muito trabalho nem é muito complicado! Para quem se meteu a fazer um dispositivo desses...

Basta usar o velho método do compasso para dividir um círculo (ver o "boneco" anexo). Não lhe chega uma resolução (avanço) de 0,25mm por divisão??? Bem, é continuar a dividir... A próxima é 0,125mm/divisão! Mas para trabalhos em madeira não acredito que seja necessário.

A menos, claro, que queira ter avanços precisamente submúltiplos de 10. Mas isso já é um condicionamento mental em torno do sistema decimal  :).

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #9 em: Quarta, 05 de Março, 2014, 00:29:08 am »
Há um método geométrico geral que permite dividir uma circunferência em 15 partes iguais. Confesso que já não me lembrava, porque há muitos anos que não tenho de lidar com isto, por isso tive de procurar.

Pajo, se quiser arranjar um disco divisor que lhe permita fazer incrementos de 0,1 mm com o seu varão roscado de passo 1,5mm, é relativamente simples. Se estiver interessado envio-lhe um descritivo por e-mail (ou, se preferir, com um bocadinho mais de tempo exponho-o aqui).

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #10 em: Quarta, 05 de Março, 2014, 11:12:17 am »

Tenho ideia que a rosca métrica de passo fino pode ser M10x1 e uma fonte de varões dessas medidas são lojas de material eléctrico.
Estou a pensar naqueles varões usados nos candeeiros de mesa onde são montados os casquilhos. O "problema" é que são ocos para poder
passar o cabo no interior.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #11 em: Quarta, 05 de Março, 2014, 18:40:48 pm »
"Pajo, se quiser arranjar um disco divisor que lhe permita fazer incrementos de 0,1 mm com o seu varão roscado de passo 1,5mm, é relativamente simples. Se estiver interessado envio-lhe um descritivo por e-mail (ou, se preferir, com um bocadinho mais de tempo exponho-o aqui)."

Às vezes, as soluções académicamente mais correctas complicam as coisas. É mais simples usar um simples transferidor escolar, desses de plástico que se vendem nas papelarias ou nos hipers,  e um riscador.

Vejamos:
Uma volta completa (360º) do parafuso corresponde a um avanço de 1,5mm; logo,para ter 0,1mm de avanço necessita de rodar o parafuso 24º  [(0,1mm/1,5) x 360º = 24º]

Ou seja, se com o auxilio de um transferidor marcar um disco de chapa de 24 em 24 graus, consegue ter uma resolução de 0,1mm na elevação do fuso. Mesmo que o transferidor tenha um diâmetro maior do que o disco de chapa que queira utilizar como divisor, é só traçar, a partir de cada marca que faça na chapa, raios a interceptar a circunferência com o diâmetro que pretende ter no disco divisor.

Como acho sempre as minhas explicações um bocado confusas, aqui vai um boneco. Se não for necessário, tanto melhor...  :)

Mesmo que, ao marcar uma determinada divisão, tenha um deslize e faça um erro de 5º (é difícil, mas um sujeito muito, muito azelha - não creio que seja o seu caso - talvez consiga  ;) ) o erro na elevação, para um passo de rosca de 1,5mm, é só de 0,02mm - dois centésimos de milímetro! Se isso não é suficiente para trabalhar em madeira, então não sei o que é...

Portanto, métodos simples em vez de métodos geométricos complicados de sala de desenho - e com os quais provávelmente não ia ganhar nada de muito apreciável em precisão.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #12 em: Quarta, 05 de Março, 2014, 22:20:20 pm »
Boa noite GLFaria!

A sua "proposta" pareçe interessante, mas tenho ded olhar para isto com calma no fds.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #13 em: Sábado, 08 de Março, 2014, 01:01:05 am »
Depois de pensar e repensar cheguei a conclusão que o metodo a seguir para se conseguir uma escala é como o GLFaria descreve, no entanto não me pareçe practico para utilização ocasional contar voltas de 1,5 am 1,5.

Sendo assim para já dou a tarefa por terminada
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Elevador para tupia caseiro
« Responder #14 em: Sábado, 08 de Março, 2014, 01:13:32 am »
Fiquei com uma foto perdida.
É a montagem da tupia já na mesa (semi-acabada) já com a paralela e a aspiração ligada em cima e em baixo.

Com a ligação da aspiração é um descanso e sobra mais tempo



O motivo do dispositivo de elevação estar um pouco afastado da maquina é para a chave da bucha poder trabalhar á vontade

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!