Autor Tópico: Barras de tejadilho DIY  (Lida 10567 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Barras de tejadilho DIY
« em: Quinta, 01 de Novembro, 2012, 01:25:34 am »
Advertisement
Advertisement
Bem, vamos la pôr mais umas fotos de mais uma engenhoca protagonizada por pajo.
Trata-se de uma adaptacção de barras de tejadilho de aluminio para os suportes de ferro para apertar na calha de agua do meu jipe.





« Última modificação: Quinta, 01 de Novembro, 2012, 02:32:00 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Barras de tejadilho DIY
« Responder #1 em: Quinta, 01 de Novembro, 2012, 01:34:53 am »
Bem, vamos la pôr mais umas fotos de mais uma engenhoca protagonizada por pajo.
Trata-se de uma adaptacção de barras de tejadilho de aluminio, as quais vou adaptar com suportes de ferro para apertar na calha de agua do meu jipe.


Este era o unico "molde" que me restava e em mau estado.
 

Comecei por marcar alguns angulos na barra e fazer cortes com a rebarbadora.
Usem sempre oculos e luvas de protecção quando usarem este tipo de maquinas


Ao fim de algum barulho ficou assim



Criei uma especie de molde para que a dobragem de todas as peças fique igual.



Todas as peças já com todos os cortes soldados e prontos para rectificar, mais uma vez com rebarbadora



As patilhas para fazer a base, prontas para soldar.





Material quase pronto


Suportes concluidos e já montados no sitio certo.









Espero que gostem, para mim é um acessorio muito util, para transportar objectos maiores





« Última modificação: Quinta, 01 de Novembro, 2012, 18:11:39 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Barras de tejadilho DIY
« Responder #2 em: Quinta, 01 de Novembro, 2012, 22:13:59 pm »
Mais uma vez nos mostra a sua capacidade de engenho. Muito Bom!

Qual o acabamento que deu às peças para ficarem com aquele tom cinzento escuro? Pintura apenas?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Barras de tejadilho DIY
« Responder #3 em: Sexta, 02 de Novembro, 2012, 12:53:48 pm »
Muito bom, diria mesmo espectacular! Não sei se me meteria a fazer uma coisa destas.

Muito obrigado pela descrição, há sempre ideias que podem ser úteis, mesmo para quem não faz trabalho "pesado" como esse.

Que preparação do metal e acabamento?

Tem toda a razão com a resomendação "usem sempre oculos e luvas de protecção quando usarem este tipo de maquinas", as pessoas neste país costumam ser muito "distraídas" quanto à segurança. Só lhe falta uma coisa - usem auriculares de proteccção contra o ruído.

Sei bem do que falo. Desde há vários anos para cá tenho estado a ficar progressivamente surdo por não me ter protegido convenientemente. Já não oiço a campainha da porta se estiver a mais do que três ou quatro metros dela, não oiço o telefone nem o telemóvel, pura e simplesmente já deixei de tentar conversar, e os meus ouvidos são um zumbido permanente.

Alguém que diga que o barulho não o incomoda porque já está habituado, como já tenho ouvido dizer tantas vezes (trabalhei toda a minha vida em fábricas), está simplesmente a dizer por outras palavras que já começou a ficar surdo.

O problema é que as alterações na audição provocadas por impacto sonoro são irrecuperáveis, não se notam imediatamente porque são muito progressivas, e agravam-se sempre com o tempo. Um corte nota-se logo, uma lesão auricular deste tipo não. E não se enganem, não há aparelhinhos milagrosos que os curem - mesmo aqueles computorizados que custam vários milhares de euros são um simples remedeio.

Desculpem, isto devia estar num tópico específico de segurança, mas aproveitei a boleia...

Pajo (e os outros) - use também auriculares para continuar a fazer esses bonitos trabalhos. Mais tarde, é tarde demais!

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Barras de tejadilho DIY
« Responder #4 em: Sexta, 02 de Novembro, 2012, 23:44:01 pm »
Mais uma vez nos mostra a sua capacidade de engenho. Muito Bom!

Qual o acabamento que deu às peças para ficarem com aquele tom cinzento escuro? Pintura apenas?
Para falar verdade, não é cinzento escuro, é mesmo preto, preto fosco de pintar chassis (coisas dos jipes) a marca é spies hecker.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Barras de tejadilho DIY
« Responder #5 em: Sexta, 02 de Novembro, 2012, 23:59:36 pm »
Boas noites GLFaria!
O acabamento foi so mesmo a tinta, dada com pistola, porque a mesma assim o permite.
Realmente não mencionei auricolares porque não usei mesmo  :o mas custumo usar sempre que a "brincadeira" se torna mais intensa, gosto daqueles tipo rolha espansivel com o fio a unir.
A minha 1º profissão foi manobrador de maquinaria pesada (bulldozers) e sei a importancia do que se refere sobre a audição.
Fazer 8 h seguidas com lagartas a guinchar nos ouvidos é doloroso.

Mas para não ficarmos muito off topic sugeria que:

Os nossos moderadores abrissem um topico sobre regras e materiais de segurança
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!