Obras, reparações e alterações (em casa e não só) > Serralharia e metais

Aparelho de soldar mig

(1/8) > >>

yoramdavid:
Boas,

Já li muitos posts sobre as vantagens dos aparelhos MIG com gás sobre os sem gás. Os sem gás deixam muitos pingos espalhados enquanto que a com gás deixa uma solda limpa.
Maioria dos posts eram antigos, será que a tecnologia melhorou e já não é assim?

Queria comprar um aparelho de soldar não muito caro. Tenho um inverter a elétrodos pequeno que me desenrascou muito até agora, mas queria algo melhor.
Compensa mesmo os com gás? É fácil arranjar depois o gás?
Com que amperagem devo comprar sabendo que quero soldar até chapas de 4-5 mm?
Esta assim seria boa?
Ou esta, mas é mais cara.

Ou é melhor as TIG? São mais caras não é? Também precisam de gás? Tungsténio?

Obrigado.

GLFaria:
Não é exactamente a minha especialidade, mas pelo menos sei que, por definição, soldadura MIG (Metal Inert Gas) é sempre feita com gás inerte, geralmente árgon.
Suponho que a outra, que refere sem gás, é a comum soldadura a eléctrodo.

TIG = Tungsten Inert Gas => sim, também precisam de gás. A diferença fundamental (com implicações nas características do equipamento) é o material do eléctrodo.

Não me atrevo a dar mais esclarecimentos, electrosoldadura é um assunto em que não toco há mais de 30 anos :(  Mas penso que há no fórum que possa discutir consigo os prós e os contras.

yoramdavid:
Obrigado GLFaria,

Hoje estive a falar sobre o assunto com um vendedor e o que me diz é que o pessoal compra CO2 em vez de árgon porque é mais barato mas que deixa tudo preto.
A soldadura sem gás a que me referia era a do arame fluxado (MIG também) que não precisa de gás, mas não deixa as soldaduras bonitas, fica tudo salpicado.
Em suma, desaconselhou-me a compara um aparelho MIG e continuar com o inverter.

Há aqui alguém que tenha um aparelho MIG? E que esteja contente com ele usando CO2?
Andei a ver um no Leroy Merlin que custa um pouco menos de 300€ de 135 A, leva tanto fio fluxado como normal e com gás.

Cumprimentos.
David.

GLFaria:

--- Citação de: yoramdavid em Segunda,  03 de Abril, 2017, 22:31:58 pm ---...
A soldadura sem gás a que me referia era a do arame fluxado (MIG também) que não precisa de gás...

Cumprimentos.
David.

--- Fim de Citação ---

A letra G no acrónimo MIG significa Gás. Tecnicamente, se não tem gás, não é MIG! Mas não vou insistir, talvez lhe chamem assim... :)

pajo:
As minhas desculpas ao nosso novo membro e a todo o forum, mas não tenho conseguido dar a atenção que devida ao fórum :(

Agora o que interessa.

Pode verificar o meu topico ''a minha caixa de ferramenta'' aqui http://forum.bricolagetotal.com/ferramentas/a-minha-caixa-de-ferramenta/
Tem a foto do meu aparelho e uma ligeira descrição.
Ou então aqui http://forum.bricolagetotal.com/serralharia-e-metais/aparelho-de-soldar/ .
Eu sempre estive muito satisfeito com o meu, fiquei mais ainda quando mudei para gas CO2 da cerveja.
A dificuldade e arranjar um amigo de um café que arranje uma garrafa de gas e possa fazer a futura troca quando estiver gasta.
Mas uma garrafa como a minha dura muito tempo

Esta aqui já é um pouco mais evoluída que a minha.
http://www.ruiemendes.pt/loja/index.php?route=product/product&manufacturer_id=6&product_id=62&page=2

Esqueci-me de referir que realmente o arame fluxado é que deixa tudo preto e salpicado e é carissimo (bobine 800g +- 25€, bobine 4kg+-100€).
O arame normal deixa a soldadura mais limpa (veja alguns dos meus posts de serralharia) nao faz tanto fumo e é mais barato (4kg +- 26€). Tem o inconveniente de soldar mal em metal ferrujento e no exterior ou em locais de forte corrente de ar.

Por prevenção tenho sempre uma bobine pequena de arame fluxado armazenada e uma de inox, ja quis experimentar o alumínio  (porque o manual diz que posso usar) mas para isso tenho de trocar o interior do tubo de contacto por silicone.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa