Autor Tópico: Alumínio - onde encontrar  (Lida 18846 vezes)

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Alumínio - onde encontrar
« em: Quinta, 24 de Janeiro, 2013, 10:33:32 am »
Advertisement
Advertisement
Olá Caríssimos,

Alguém sabe onde poderia encontrar barras ("cavilhas") e chapa de aluminio liso na zona de Sintra/Lisboa com 5 ou 6mm de espessura? Em Carnaxide há uma casa que vende a chapa mas teria que comprar quantidades muito grandes para o que preciso... precisava só aí de meio metro quadrado e teria que comprar 2 metros quadrados (e lá não têm como cortar chapa tão grossa e não teria como a transportar).

Qualquer dica é bem vinda, obrigado :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #1 em: Quinta, 24 de Janeiro, 2013, 12:14:28 pm »
Não creio que hoje em dia se consiga encontrar empresas que vendam a retalho este tipo de materiais. As que em tempos conheci em Lisboa fecharam todas - assim como as de madeiras, aliás. Suponho que a menos que os preços sejam estúpidamente altos, não é rentável, porque nunca se sabe se as sobras vão ter saída. Além de que envolve muita mão-de-obra.

Na última vez que precisei de comprar aglomerado de 19mm tive de comprar a chapa inteira e ficar com as sobras - foi mais a quantidade que sobrou do que aquela que utilizei. Tenho-as há mais de um ano e não sei o que lhes faça.

Para pequenas quantidades de produtos mais ou menos correntes tenho procurado em pequenas empresas que, pela natureza do seu trabalho, geram sobras - produtores de portas e janelas de alumínio, serralharias mecânicas no caso dos aços, etc. Às vezes até me dizem "procure aí na sucata e veja se encontra alguma coisa que lhe sirva". É mais fácil nas pequenas povoações do que nas grandes.

Mas não creio que chapa de alumínio de 5 ou 6mm possa ser considerado um produto mais ou menos corrente...

Por isso, também estou interessado em quaisquer informações que alguém possa dar acerca de locais concretos onde se possam encontrar materiais de qualquer tipo a retalho.

G.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #2 em: Quinta, 24 de Janeiro, 2013, 23:19:40 pm »

Portugal é um pais hostil ao pessoal com hobbies nessas áreas. No Reino Unido há n sites online onde encontrar metais até cortados à medida.
Cá, a única hipótese, se nao conhecer nenhum profissional nessa área, é contactar uma oficina de metalomecânica e perguntar se lhe podem "dispensar" algum material.
Na zona de Sintra usei uma vez uma oficina para me rectificarem uma peças, é a Retmec em Pero Pinheiro, nao perde nada em telefonar-lhes e perguntar.

Caso nao consiga, pode tentar aqui:
http://www.nogginend.com/product/Aluminium-Sheet-and-Plate
Já comprei algum material lá e foram muito prestáveis mas os portes de envio podem nao compensar.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #3 em: Sexta, 25 de Janeiro, 2013, 23:01:13 pm »
No outro Forum onde participo mitsubishi-4wd.org sei que ouve um pessoal da zona de lisboa que comprou material desse tipo para fazer umas proteções para as viaturas, inclusive utilizaram corte de plasma.
Vou tentar averiguar e logo dou noticias.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #4 em: Terça, 29 de Janeiro, 2013, 00:49:45 am »
Obrigado pelas vossas respostas. Entretanto conversando com o tal fornecedor de Carnaxide (franciscosoares.pt) eles conseguem vender-me apenas 1m^2 da chapa, mas ainda assim é bastante (ficaria nuns quase 70€). Esse site Inglês é bem porreiro, pelo material e dimensões que disponibilizam. Penso que alguém cá conseguiria competir com esses preços, o preço do cobre e do aluminio no fornecedor de Carnaxide é cerca de 4 vezes mais barato. Aguardo então mais informações se as tiverem, obrigado. Se calhar ainda vou adicionar à minha loja on-line uma secção para "restos de materiais", pode ser uma solução para muita gente.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #5 em: Sábado, 02 de Fevereiro, 2013, 02:05:48 am »
Ainda não obtive resposta nenhuma.
Mas ja conseguio aguçar a minha curiosidade.
E desculpe a pergunta, A que se destina esse aluminio tão grosso
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #6 em: Sábado, 02 de Fevereiro, 2013, 07:23:59 am »
Em princípio é para segurar um motor eléctrico ao quadro duma mota :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #7 em: Sábado, 02 de Fevereiro, 2013, 19:01:23 pm »
Ao vasculhar o meu caixote de "resíduos" encontrei uma barra de 10x30x530mm de alumínio com alto grau de pureza, utilizado em barramentos eléctricos de alta potência -
É um material que só utilizei uma vez e que não me agrada nada - macio demais, difícil de mecanizar, é facílimo partir uma broca ou um macho, principalmente se forem de pequeno diâmetro, e uma vez que lá fique um bocado dentro é práticamente impossível tirar.
Penso que não servirá para o que pretende. De qualquer forma, se esta barra lhe der jeito dou-lha, há anos que não está a fazer nada aqui em casa. Esteja à vontade para dizer.

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #8 em: Sábado, 02 de Fevereiro, 2013, 19:56:01 pm »
Em princípio é para segurar um motor eléctrico ao quadro duma mota :)
UUUUUUiiiiiiiiii!!!- Temos engenhoca a caminho!

Boa
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #9 em: Domingo, 10 de Fevereiro, 2013, 16:15:57 pm »
GLFaria, muito obrigado pela oferta mas como disse e bem, não é um material apropriado. Se calhar ainda vou criar na minha loja on-line uma secção para troca/venda de "restos" de materiais :)

Quanto à engenhoca, não é a 1ª nem a única cá no nosso rectangulo, embora seja provavelmente a melhor documentada:

http://mae.embeddeddreams.com/2012/10/15/aprilia-rs125e/
http://mae.embeddeddreams.com/2012/10/23/entao-e-porque/
http://mae.embeddeddreams.com/2012/10/30/descascar-a-fruta/
http://mae.embeddeddreams.com/2012/11/07/escolher-os-ingredientes/
http://mae.embeddeddreams.com/2012/11/14/descascar-a-fruta-parte-2/
http://mae.embeddeddreams.com/2012/11/21/escolher-os-ingredientes-montagem/
http://mae.embeddeddreams.com/2012/12/02/alguns-cuidados-a-ter-na-compra-de-uma-mota//
« Última modificação: Terça, 12 de Fevereiro, 2013, 22:21:37 pm por Nm »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #10 em: Terça, 12 de Fevereiro, 2013, 17:04:43 pm »
Nm, estava a brincar quando disse "engenhoca" (é assim que eu encaro a bricolage, descontração e divertimento)

Mas isso parece-me um projecto Serio, e como está documentado, tem dado muito prazer ao constructor.

Quanto a aluminio nada, no outro forum o problema foi o mesmo (a quantidade) havia um ou dois interessados mas sobrava muito material e ficava caro

Se vir por aqui alguma coisa dessas mando MP
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #11 em: Terça, 12 de Fevereiro, 2013, 22:26:08 pm »
Oh pajo, eu não levei nada a mal a cena da "engenhoca", se foi isso que pareceu peço desculpa mas não foi com intenção. É de facto uma engenhoca, ou melhor dizendo, é uma série de engenhocas sobre rodas, hehehe...

Obrigado pela "prospecção" do aluminio. Ainda não vou precisar para agora, mas ando já a sondar.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #12 em: Sábado, 16 de Fevereiro, 2013, 00:24:14 am »
Ora eu apenas entrei a brincar, mas quanvo vi as fotos, reparei que era um projecto com sentido.
No outro forum que participo , tambem tem havido algumas experiencias em geradores de HHo (hidrogenio) caseiros.
mas ainda não existem resultados praticos.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #13 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 03:01:16 am »
Viva NM!
Então como vai o projecto?

Um dia destes estava num chines á procura de chinesisses e lembrei-me que talves possa procurar o aluminio que procura na secção de tachos e panelas.

Reparei que os fundos de alguns tachos têm uma espessura considedravel assim como os grelhadores de ir ao lume.

É só uma sugestão se estiver com dificuldade no aluminio espesso

BOM projecto
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Alumínio - onde encontrar
« Responder #14 em: Sexta, 26 de Abril, 2013, 23:13:44 pm »
Vivas,
O projecto, na parte mecânica, tem estado parado devido a pouca colaboração do clima.
Obrigado pela dica. Andei a dar uma olhada mas os tachos maiores ainda são carotes, e o aluminio de qualidade duvidosa :). Entretanto tive uma dica de um outro local aqui à beira da IC19 e quando calhar já lá passo.
;)