Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Construções no jardim e na horta / Treliça e floreira
« Última mensagem por ming.impiedoso em Quinta, 10 de Agosto, 2017, 15:59:28 pm »
Queria fazer uma treliça mais fechada do que a que tinha (na 1ª foto), e depois de ver algumas coisas na net, resolvi fazer uma com floreira, para libertar a de plástico que lá tinha. Como comprava pouca quantidade de madeira, costumava ir ao Leroy, mas desta vez, como a quantidade era maior, descobri uma serração aqui na Maia que vende a madeira mais em conta, e tinha já cortadas ripas matajuntas de 250x4x1 e sarrafos de 250x5x3 de pinho, que serviam para o que queria.  Só foi pena é que esta madeira vem muito empenada por ser muito comprida e estreita, dando algum desperdício.

[/url]

Depois de dar protector da madeira, comecei logo a fazer a floreira, com 200x40x40, mas esqueci-me de tirar as primeiras fotos, por isso estas já são de fase adiantada. Ia forra-la por dentro com tela plástica, mas depois lembrei-me que a quantidade de terra era tal, que a floreira não ia aguentar e a meio ia fazer barriga. Se pusesse uma travessa em cima a meio ia ficar inestético, por isso optei por colocar lá dentro 5 vasos que tinha lá encostados e que eram mesmo à medida.

A cor da floreira ficou um pouco diferente da treliça porque era cor teka, e acabou, tive de ir comprar mais, e como a cor mogno era mais parecida com a mesa e cadeiras que tenho lá, comprei mogno.

Para segurar a treliça à floreira, acabei por tirar os 4 sarrafos de um lado, e colocar 4 sarrafos com a altura da treliça, e apertar depois as ripas nos mesmos. Depois de pronta, dei 2 demãos de tinta e pronto. Confesso que por inexperiência e preguiça, poderia ter ficado melhor acabada, pois a madeira deveria ter sido lixada, e a pintura ficou um pouco escorrida.

Depois disto, cravaram-me logo para fazer suportes para vasos…
Fui ao Leroy comprar estas barras em aluminio.

Digam alguma coisa, p.f.

2
Projectos, Plantas e Orçamentos / Cobertura lateral para casa em madeira
« Última mensagem por ming.impiedoso em Quarta, 09 de Agosto, 2017, 14:04:20 pm »
Bom dia a todos. Venho pedir a vossa ajuda para o seguinte. Queria fazer uma cobertura lateral na minha casa, em madeira, para proteger os carros do sol e da chuva. Como tenho uns vizinhos “muito simpáticos”, receio que mal comece a fazer aquilo, me apareça lá à porta os fiscais da Câmara. Por isso, talvez optasse por não por telhas ou placas por cima, para não ser considerada área coberta, mas sim fazer tipo pérgola, com tábuas verticais em cima para cortar os raios solares. Existe algum programa informático para fazer a estrutura com as medidas e cortes? Qual a madeira a utilizar? Onde comprar, uma vez que a quantidade é grande e no Leroy p. ex. deve ficar caríssimo. Como fixar na parede da casa? Aceito sugestões para o tipo e cobertura a utilizar. Ficam aqui alguns exemplos de como gostava que ficasse.
http://casaefesta.com/pergolado-de-madeira-como-fazer/
http://decorandocasas.com.br/2014/09/28/garagem-com-pergolado-de-madeira-vidro-e-policarbonato/
3
Pavimentos, Revestimentos e isolamentos / Re: Qual a melhor opção para telhado
« Última mensagem por ming.impiedoso em Segunda, 07 de Agosto, 2017, 13:10:13 pm »
Olá a todos. Desculpem só agora responder. Obrigado pelos conselhos de todos, pois fiquei esclarecido em relação a muitas duvidas que tinha. Em principio vou optar pela telha tradicional com isolamento por baixo. Agora não sei se já vai ser este ano ou não, depende da disponibilidade da pessoa que vais fazer o serviço. De qualquer maneira, os paineis tipo sandwich iam ser um bocado complicados de colocar no meu telhado, uma vez que uma das aguas tem uma quebra a meio, por causa de acompanhar o telhado do vizinho e de ter levantado a outra agua por causa do sotao. Teria que levantar um muro para separar telhados, e em termos de isolamento, poderia vir a ter problemas mais tarde. Assim a telha tradicional deve ser só tirar a antiga e colocar a moderna.
4
Eventos / Intercasa 2017
« Última mensagem por Joliveira em Segunda, 31 de Julho, 2017, 11:21:04 am »

site: http://www.intercasa.fil.pt/

Realização: 18 a 22 de Outubro

Horário: 18 | 19 | 22 Out - 14h00 // 20h00 || 20 | 21 Out - 14h00 //22h00

Local: FIL - Pavilhão 1

Bilheteira: Adultos -      5€ | Cartão Jovem - Estudante - Sénior -      2,5€

5
Canalização / Re: Canalização antiga.
« Última mensagem por Joliveira em Segunda, 31 de Julho, 2017, 11:16:05 am »
Por vezes é algo assim que leva a que um autoclismo leve muito tempo a encher, ou que uma máquina de lavar não tenha caudal suficiente,...
6
Canalização / Re: Canalização antiga.
« Última mensagem por Stromlinie em Segunda, 31 de Julho, 2017, 01:15:21 am »
Ai falta de pressão... Ele não tinha era caudal!
7
Canalização / Canalização antiga.
« Última mensagem por pajo em Domingo, 30 de Julho, 2017, 04:47:15 am »
O exemplo que vos mostro é de uma construção de meados da decada de 80.
À algum tempo que o meu sogro se queixava de falta de pressão na agua quente.
Embora seja dificil adivinhar, ele sempre suspeitou de um cano perto do aquecimento solar, que tinha pedido para trocar durante uma manutenção, mas os técnicos  (justificadamente) não o fizeram.

A semana passada porque avariou um eletrodoméstico reparou-se num pedaço de parede que estava a descascar.
Aproveitando o local estar desimpedido por uns dias o meu sogro resolveu partir mais um pouco de parede e fazer a reparação.

Ao fim de quatro pancadas no ponteiro, o meu sogro quase  levou um banho de mangueira.
E encontrou este cano.

Nao, não participei da reparação, apenas tive acesso a esta secção, nas o cano danificado tinha mais de 1m de comprido, mas apenas 25cm era visivel do exterior.

O interior estava assim.

8
Bricolage Café / Re: Para fazer no Verão
« Última mensagem por pajo em Quinta, 20 de Julho, 2017, 10:00:00 am »
😂😂😂😂😂😂😂😂
Já mandei a minha sogra pera muito lado, mas nunca me lembrei de a mandar para o céu 😇😇.(e depois atirala ca pra baixo).

Claro que estou a brincar, gosto muito da minha sogra.

E temos de manter o espirito aberto.

Boa sorte com as obras, polo menos nao vai aturar a xinfrineira do festival.
E depois ha sempre uns acabamentozitos para fazer.
9
Bricolage Café / Para fazer no Verão
« Última mensagem por GLFaria em Quinta, 20 de Julho, 2017, 01:41:21 am »
Ora bem, pessoal, isto tem andado um bocado mortiço   :( E eu, pela minha pouca actividade, tenho indiscutívelmente contribuído para essa "morticidade".
Tenho andado ocupado demais com as pequenas questões domésticas. A mina cara-metade resolveu alterar completamente a cozinha, algumas paredes abaixo e tudo. O problema? O meu quarto de trabalho é ao lado da dita cozinha, com acesso através dela, e a remodelação implica fechar a porta de acesso a esse quarto e abrir uma nova porta noutra parede. Não preciso explicar as implicações, não é?

Claro que enquanto a obra durar (previsão 2 meses, o que significa provavelmente 3...), vou estar por aqui o menos possível. No fim de contas, não sou eu o dono da obra  ;)

Entretanto, para quem não souber o que fazer nas (eventuais, se tiverem sorte) férias, sugiro uns saltinhos em para-quedas. Como fez a sogra de uma das minhas irmãs, que aos 96 anos deu o primeiro salto e que depois, quando lhe quiseram oferecer um copo de água, perguntou se não podia ser antes uma mini!  :laugh:

Ora vejam (o vídeo não inclui a parte da mini, essa soube-a pela minha irmã):
http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/aos-96-anos-antiga-enfermeira-cumpre-sonho-de-saltar-de-paraquedas/596a6bf10cf257bba39f8392

(não me perguntem porque é que não dou o exemplo, já lá vai o tempo e o último salto que dei foi há uns 45 anos)

E posto isto, boas férias para quem as tiver e até à próxima, provavelmente só lá para finais de Setembro, se (contrariamente ao que sempre cá acontece) cumprirem os prazos.

10
Ideias, Truques e Dicas / Desentupir ar condicionado
« Última mensagem por pajo em Sábado, 08 de Julho, 2017, 23:03:52 pm »
Viva companheiros.

Nem mesmo quando decido fazer um retiro (bricolagico 😮) me deixam ficar sossegado.

Desta vez foi um problema inesperado, que julgo ja afectou muitos de nós. A unidade interior do a/c começou a derramar água dentro de casa.

Em princípio nunca é nada de grave (pode é causar danos se a agua cair em cima de alguma coisa sensível ). O que acontece normalmente é que alguns bichos/insectos aproveitam o ambiente acolhedor dos nossos a/c e sobem pelo tubo de descarga de água onde fazem casulos que podem ser de folhas verdes, lama seca etc. Etc.
estes casulos se forem no tubo de descarga da unidade exterior não tem grande problema porque a agua cai na rua mas se for no tubo de descarga da unidade interior a água obviamente cai dentro de casa.

SOLUÇÃO - Normalmente um objecto fino mas de rigidez suficiente para romper a obstrução (vulgo, arame de vedação ou de 2mm) é suficiente.

Como no caso do meu sogro o tubo de descarga tem cerca de 1m,  utiliza-mos uma vareta de aço flexivel.
E assim que atingimos a obstrução o tubo deitou uma água esverdeada de cheiro intenso a pasto verde.

Ficamos descansados, o problema estava resolvido.

ERRADO, no dia seguinte estava novamente entupido.
O meu sogro voltou a fazer a mesma operação, mas com um arame mais comprido e ainda soprou no tubo.
Diz que até sentiu a obstrução soltar-se (para dentro da unidade interior)

Este fds voltou a entupir e quando já estávamos decididos a desmontar plásticos, lá tive ideia de uma última tentativa radical.

Desentupir com uma bomba de vacuo improvisada.

E passo a explicar

Com um tubo de pvc fiz de cilindro e com uma madeira redonda, mas justa ao interior do tubo foz de piston.

Com um serrote fiz uma pequena caixa, para colocar um o'ring e assim aumentar a capacidade de sucção.

Cortei o pequeno piston, coloquei o o'ring e um pequeno camarão para prender um cordel ou arame e assim puxar o piston por dentro do tubo de pvc.

Como o tubo do a/c tem um diâmetro menor que o tubo de pvc, tive de fazer uma redução improvisada (como tudo o resto) e o que apanhei a mão foi uma borracha de um tubo de descarga de uma sanita.
Por acaso funcionou muito bem.

De um lado encaixa perfeito no pvc o no outro e quase a medida do tubo do a/

''Besuntei'' 😊 o piston com massa conssistente para aume tar o poder de vedação e reduzir o atrito do o'ring no pvc.

Entretanto no entusiasmo da acção, esqueci de tirar uma foto ou fazer um video do desentupimento.

Mas depois de tudo montado, dei um valente puxão no cordel enquanto segurava o tubo de pvc.
Até meio o piston veio mais ou menos leve depois criou uma prisão moderada e depois quase em simultâneo deu- se um estalo e saltou o piston de dentro do pvc enquanto escorria água esverdeada com alguma materia dificil de identificar mas com aquele cheiro forte de pasto mastigado.

Esta foi a água que escorreu de imediato.
(Peço desculpa dastas fotos mas devido à massa, tinha gordura na lente e não me apercebi)

Julgo que isto era o que causava o entupimento. E ligeiramente mole no interior e tdm o tamanho +- de um feijão.

Fiz mais duas tentativas mas não criei qualquer tipo de vacuo, o que me leva a crer que tenha resolvido o problema.
Caso contrário tenho mesmo de tirar os taparuweres da unidade e limpar convenientemente.

TAMBÉM ACEITO SUGESTÕES.

De futuro vou colocar um pouco de meia de vidro (perguntem às vossas mais que tudo) presa com uma abracadeira rapida e evitar que entre algum bicho.

Espero que este plst seja util para algum com o mesmo problema.
Qualquer duvida é so dizer.
Páginas: [1] 2 3 ... 10