Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - santanna620

Páginas: 1 [2] 3
16
Madeiras / Re:Serra de fita feita em casa
« em: Quarta, 09 de Novembro, 2011, 03:10:06 am »
Resende: Impressionante!  :D

O trabalho de Matthias Wandel é bem conhecido e seguido por muitos Carpinteiros e Marceneiros por todo o mundo. Fez um óptimo trabalho com a serra. Os meus mais sinceros parabéns.

Essa vibração não parece demasiado preocupante, pelo menos pela demonstração que faz. Já a conseguiu corrigir? Não há perigo de com o tempo a vibração aumentar e a fita deslizar ou algum elemento sair do sítio?

Adoro o nome  :D

Abraços

17
Madeiras / Re:Traduções complicadas
« em: Segunda, 05 de Setembro, 2011, 21:22:22 pm »
Boa noite.

Muito obrigado pela Vossa opinião e ajuda. Realmente todos tem razão no que dizem. Acho que vou ter mesmo de ir caso a caso, mesmo que isso me leve mais tempo.

Não queria melindrar ninguém nem ferir susceptibilidades. Não quero que aqueles que são, por exemplo, Carpinteiros profissionais fiquem ofendidos ou zangados se eu chamar um Amador destes trabalhos também Carpinteiro Amador, percebem?

Quando traduzir as tais palavras para Português, vou ter mesmo de usar a tradução literal, mesmo que isso implique usar mais palavras daquelas que desejaria, para que o texto Inglês seja traduzido com o máximo de fidelidade. Como a maioria dos textos de destinam a pessoas como nós, acho que para a palavra "Woodwork" utilizarei o termo "Trabalhos em madeira", e para a palavra "Woodworker" utilizarei as palavras "Carpinteiro amador" ou "Marceneiro amador" ou outro termo ainda que consiga pensar. Farei o mesmo para outras áreas de trabalho em madeira como a Talha, construção de barcos, etc. Como refere o AZZO, posso simplificar ainda mais a frase e não colocar a ocupação se não se justificar.

Nas traduções para Castelhano estou a ter um pouco mais de sorte, pois por lá não se importam de ser chamados de Carpinteiros, apesar de também terem as profissões ou especialidades muito bem definidas. Onde estou a trabalhar agora está uma equipa de Carpinteiros e Marceneiros Espanhóis a trabalhar e têm-me ajudado bastante nas traduções. Mas foram os primeiros a dizer-me que são todos Carpinteiros, no sentido geral da palavra. Quando estiveram aqui trabalhadores Portugueses, achei piada porque fizeram questão de afirmar que uns eram Carpinteiros e outros Marceneiros... nada de misturas. E é este o tipo de coisas que quero evitar.

Vou seguir também um conselho, neste caso bem Americano; seguir o acrónimo KISS: Keep It Simple, Stupid! Obrigado a todos novamente.

18
Madeiras / Traduções complicadas
« em: Segunda, 05 de Setembro, 2011, 04:19:58 am »
Boa noite.

Desde já apresento as minhas desculpas por estar ausente do fórum, mas estou num trabalho que me limita bastante o tempo, pelo que não tenho podido passar por cá.
No entanto não tenho estado parado. Tenho trabalhado no dicionário de Carpintaria e Marcenaria Inglês / Português / Castelhano, que são as línguas que domino. Também estou a fazer progressos num pequeno glossário ilustrado na mesma área.

Vou começar também a fazer umas pequenas traduções de artigos publicados no site "The Wood Whisperer", com a devida autorização do autor, Mark Spagnuolo no meu Blogue e para o Fórum, caso haja interessados. Penso que desta maneira poderei dar o meu contributo àqueles que como eu estão a aprender ou estão interessados em saber mais sobre este tema, mas que tem dificuldades com o Inglês. Escolhi este autor por ser aquele que mais me tem influenciado e motivado desde que comecei. Não só é um óptimo comunicador como é um excelente professor. Apesar de ser a longa distância, de forma virtual e de ele apenas conhecer a minha existência através de breves comentários, questões e agora este pedido inusitado, lá no fundo considero-o o meu "Mestre Yoda". Passem por lá e dêem uma vista de olhos. Vão ver que vale a pena. http://thewoodwhisperer.com/

Mas a razão da minha mensagem é a seguinte:

Estou completamente "emperrado" com duas palavras, que são enganadoramente simples: "Woodwork" e "Woodworker".
Tal como em Portugal, os ofícios relacionados com os trabalhos com madeira estão bem definidos nos países anglo-saxónicos (Cabinet Makers, Carpenters, Craftsmen, Contractors, Ship Carpenters, etc.), mas nestes países existe a palavra “Woodworker”, que define a generalidade destes trabalhadores. Tanto profissionais como amadores sentem orgulho nesta denominação. O termo também se aplica a profissionais, amadores, mestres ou aprendizes. O trabalho que fazem é referido em termos gerais como “Woodworking”. Não é novidade para ninguém neste fórum.
Mas por cá não encontro um termo “generalista” que defina o amplo espectro de profissões, experiências e trabalhos que encontramos neste ramo. Traduzir “Woodworker” como “Carpinteiro” ou “Marceneiro” não é correcto, a não ser que o texto em questão seja explícito a uma dessas profissões. Quando leio um Blogue ou participo num Fórum para “Woodworkers” sinto que faço parte dessa Comunidade, mesmo que seja um simples amador ou aprendiz. Não sou Carpinteiro nem Marceneiro, mas sinto que pertenço a esse “círculo”. Um “Woodworker” tanto faz móveis como casas como barcos.

Se num texto traduzir, digamos, “O Marceneiro (Woodworker) Joe constrói barcos” ou “O Carpinteiro (Woodworker) Ben faz bonecos de madeira com a sua pequena navalha”, sinto que estou a ser incorrecto. Isto sem falar que me vão saltar encima mil e um Carpinteiros, Marceneiros e outros “Trabalhadores do sector da madeira” a chamar-me nomes por pensarem que sou burro e não sei traduzir um simples texto.
Como resultado desta dúvida quase existencial, os textos cá por casa estão cheios de espaços vazios à espera de serem preenchidos. Realmente preciso da ajuda deste Fórum.

Numa palavra, para terminar: HELP!

19
Ferramentas / Re:Bancada
« em: Sexta, 10 de Junho, 2011, 17:33:15 pm »
nspinheiro

Eu no seu caso aproveitava  ;)

Se um dia o hobby se tornar muito grande, então aconselho a alugar uma garagem e pensar noutra solução. Para casa, apesar de todos os inconvenientes (aqueles que eventualmente aparecerão mais tarde caso a caso) deve ser sem dúvida a bancada mais versátil do mercado. Depois tem que pensar também na sua esposa... se for como a minha, vai ter umas trocas de opiniões muito engraçadas ao início. Depois virão os pedidos especiais  :D

Resposta final: Força! Só vivemos uma vez e se o ajudar a aprender, praticar e servir como motivação, não pense mais. Depois faça um vídeo e umas fotos para a conhecer-mos melhor. No fim pode sempre vende-la no E-bay.

Um abraço.

20
Ferramentas / Re:Bancada
« em: Sexta, 10 de Junho, 2011, 08:17:06 am »
Mbras

Obrigado pela sua opinião. Também eu gostaria muito de poder comprar essa bancada, mas comecei a ficar com um pouco de receio depois de ver o crescimento que o hobby está a tomar. Realmente focou o aspeto que mais receio tenho, que com o passar do tempo e à medida que queremos experimentar novas técnicas, a bancada comece a ficar um pouco "curta".

Estou a acabar uma mesa para a tupia e já comecei a desenhar uma bancada de carpinteiro, pelo que vou mesmo pensar se devo ou não enveredar por esse caminho. Estou ansioso por começar a aprender a trabalhar com plainas manuais e o seu aviso em relação à (falta de) estabilidade e o torno pequeno fizeram disparar uns quantos alarmes.

Mas aquele bichinho ainda rói cá por dentro... Se eles fizessem demonstrações ao menos tirava-a do sistema de uma vez por todas.

21
Madeiras / Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 17:52:50 pm »
Boa tarde.

Felizmente o Colega Cedeira já passou por aqui e teve a amabilidade de responder  :). Não sei qual será a sua opinião sobre compras na Internet, mas se não tiver problemas pode sempre comprar por este método. Já temos falado um pouco sobre este tema aqui no fórum http://forum.bricolagetotal.com/madeiras/lojas-de-materiais-para-carpinteiros/.

A firma Espanhola "Comercial Pazos" parece ser uma boa hipótese para comprar equipamento http://www.comercialpazos.com/. Inclusivamente cheguei a ligar para lá e fazem entregas para Portugal. Por esta altura a opção de envio via correio normal já deve estar disponível, o que sempre ajuda um pouco. Não quer dar uma vista de olhos? A página web está muito bem conseguida, com bastante informação. Se quiser esperar um pouco, a partir de dia 15 vou fazer uma pequena encomenda. Depois deixarei aqui a minha opinião sobre o serviço.

Encontrei em Lisboa uma loja que parece ter bastante material "Viúva C. Ferreira Pires,Lda." http://www.viuva.com/ferramentas%20carpintaria.htm. Também tiveram a amabilidade de me responder e enviam por correio. Mas sendo de Lisboa não vai ter esse problema.

Em relação à última pergunta, ainda não fiz nenhum trabalho em que tivesse de esconder as cabeças dos parafusos, mas por aquilo que leio e vejo, o Colega Cerdeira tem razão. Uma boa opção seria usar restos da serradura misturados com cola de madeira. Parece ser uma prática bastante habitual lá fora. Mas vai ter de testar várias vezes até conseguir a consistência certa e aguardar por uma secagem completa para poder fazer o acabamento. Fiz uma busca rápida na Internet e encontrei este post num fórum. Não sei se se adaptará ao que pretende, mas dê uma vista de olhos. http://www.ciclideos.com/forum/movel-ada-style-t8475.html

Os "Plug cutters" acho que só os irá encontrar na Internet ou numa loja mais dedicada à carpintaria e marcenaria. Em Lisboa tenho a certeza que os acabará por encontrar. Se tiver tempo e paciência, pode fazer você mesmo as tapas de madeira. Sempre é uma boa prática para futuros trabalhos de precisão  ;) Hoje à noite vou dar uma vista de olhos se encontrar qualquer coisa deixarei novidades.

22
Ferramentas / Re:Bancada
« em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 09:31:03 am »
 ;D ;D ;D ;D

Bem-vindo ao clube! Já devemos ser umas centenas a querer essa bancada.

Mas atenção, se ainda não tem uma serra circular não sei se valerá a pena, isto na minha opinião. O preço da bancada ronda os 150 Euros (+/- dependendo da loja). Uma serra circular de alguma qualidade custará acima dos 60 Euros ( ???). Ou seja, entre as duas peças gasta à volta de 200 Euros.

Uma serra de bancada razoável para principiantes poderá custar entre os 150 e os 200 Euros (Einhell BT-TS 1500 U / Ryobi 1500W).

Para poder usufruir da bancada da Wolfcraft na totalidade convinha também já ter uma serra de tico-tico (que já tem) e uma tupia. Assim a bancada seria verdadeiramente multidisciplinar a um preço bastante competitivo. Mas para comprar por separado... No entanto, eu também ando a juntar dinheiro para a comprar, por isso vou mas é ficar calado  :P

Tenho alguns produtos da Wolfcraft e gosto muito. Bastante qualidade a um preço (mais ou menos) acessível. Pode no entanto dar uma vista de olhos a esta mesa para serra tico-tico, também da Wolfcraft  http://www.wolfcraft.de/jcatalog_generated/en/products/product_groups/36_product.html Acho que é uma boa opção para rentabilizar a sua serra. Custa aproximadamente 40 Euros.

Os corte vão depender sempre da potência da sua serra, a lâmina utilizada e o tipo de madeira a cortar. Aconselho é a usar uma guia caso os cortes sejam bastante compridos, senão vai acabar com uma rampa da Falperra em miniatura. Veja este exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=CH5dW-QcgeI&playnext=1&list=PL36B54F7E3AE344F8#

 É facil de adaptar para a sua tico-tico. Pode procurar mais em "Jigs for jigsaw"

Um abraço.

23
Madeiras / Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 08:47:28 am »

1) Encontrar Brocas, tipo  Forstner e assim "mais estranhas", não é fácil nos Leroys, especialmente de marca... eles têm uma marca tipo wolcraft acho mas não sei se o material tem qualidade. Onde é em Lisboa se encontra uma bola loja para estes acessórios? ou então, sabem se esta marca é boa?

2) a diferença de preços entre ir comprar a madeira a uma empresa tipo sobreira e serras e um Leroy é muito diferente? vale a pena fazer os kms adicionais?

3) Presumo que a cola de madeira vá ser uma grande amiga. Existe alguma de especial qualidade? aqueles produtos tipo "prego cola" valem a pena aplicadas À madeira?

4) De acordo com o projecto da bosch a aplicação do verniz é feita sem primário e sem tapa-poros, o que eles dizem é que a primeira passagem serve de primário... mas pergunto eu se não seria mais adequado passar um primário de madeiras e/ou um tapa-poros primeiro?

5) que nome se dá aquelas brocas que servem para criar espaço para a cabeça do parafuso?

6) que tipo de massa devo usar para tapar o parafuso, de modo a que não se veja depois de envernizado

grato desde ja

Bom dia nspinheiro.

Bem-vindo e parabéns por ter escolhido os trabalhos de madeira como hobby.

Em relação às suas perguntas, não sou o melhor para responder pois também sou novato no assunto, mas de certeza que aqui encontrará a ajuda necessária. Vou tentar opinar naquilo que sei  ;)

As brocas Forstner cá por Braga encontro-as tanto no AKI como no Mestre Mako, embora sejam as "genéricas". No AKI tem também da Wolfcraft, que para mim, é uma marca de referência no mercado. Acredito que possam existir melhores (preço e qualidade) mas pela minha experiência não me posso queixar até agora. Também tem da Bosch. O conjunto que uso foi comprado em Espanha e é da Wolfcraft e não me tem dado problemas.

Quanto à madeira, comecei a ir compra-la ao AKI mas depois investiguei um pouco e encontrei várias empresas que também vendem a particulares. Se por um lado é um pouco intimidativo para o novato, podemos ter sorte (eu tive) e encontrar alguém que não se importe de nos guiar na nossa primeira visita e nos esclareça as dúvidas. Em relação ao preço, pelo menos por Braga sai bastante em conta. Peças maiores bem negociadas podem ser levadas a casa por um custo simbólico ou mesmo com o transporte já incluído no preço final. Por Lisboa, não sei.

A cola comecei a usar a UHU e até agora não escolhi outra. Tempo de secagem rápido, fácil limpeza da cola em excesso, ótima aderência e resistência e marca de bastante confiança. Pode visitar o site deles aqui. http://www.uhu.com/en/products/wood-glues/detail/uhu-holzleim-wasserfestdin-en-204-d3.html?cHash=8dd66253336777c4c162edb4ba35276c&step=0
Tem bastante informação.

O preço é relativamente mais caro que as outras colas, mas prefiro pagar um pouco mais e ter a certeza que não sou enganado. Normalmente compro uma grande quantidade e depois transfiro para um doseador. Assim dura bastante, não estrago a cola e vou controlando o uso  ;D Recentemente a minha mulher ofereceu-me uma bisnaga de cola para madeira da AXTON, mas ainda está guardada e fechada. O preço é muito mais barato que a UHU, mas mais não lhe posso dizer. A cola essa de que fala usei-a uma vez e nunca mais. Mas eu sou suspeito  :o

Nas peças que fiz, mesmo para o exterior, só usei verniz. Ainda não usei tapa poros nem primário. Claro que não é apenas aquela demão de verniz, é um pouco trabalhoso. Primeiro diluído, esperar X tempo. Depois lixado e mais uma demão sem diluir. Depois esperar mais X tempo. Depois voltar a lixar e mais uma demão... Bastante trabalho mesmo. Aprendi com uns vídeos na net bastante interessantes, do site "The Wood Whisperer" http://thewoodwhisperer.com/. Como gostei bastante procurei mais vídeos e depois experimentei várias técnicas. Passado algum tempo, a apesar da chuva típica de Braga, as peças estão impecáveis.

As brocas chamam-se Escareadoras. Isso eu sei  :D Estou a fazer um pequeno glossário aqui para o Fórum e ainda hoje à noite estive na letra "E".

Desculpe se não fui de grande ajuda mas por enquanto também tenho mais perguntas que respostas. Dê uma volta pelos tópicos e encontrará muita informação.

Força com os seus trabalhos ;)

24
Apresentações / Re:Brasileiro na parada.......
« em: Quinta, 02 de Junho, 2011, 20:16:53 pm »
Bem vindo ao Fórum  :D

Espero que encontres bastantes informações e ideias. Não te esqueças de colocar imagens de algum trabalho que já tenhas feito para podermos ver  ;).


25
Ferramentas / Re:Formões
« em: Segunda, 30 de Maio, 2011, 13:04:58 pm »
Não diga nada...  :P

Estudei e trabalhei por lá uns tempos, e a maior parte dos livros, vídeos e podcast's que sigo está tudo em Inglês. Nem imagina a confusão que de vez em quando reina dentro desta pequena cabeça.

O pior é quando vou a lojas ou falo com pessoas e só sei os termos Ingleses. Já passei por cada vergonha que nem imagina. Com ajuda da informação que encontro no Fórum http://forum.bricolagetotal.com/madeiras/mini-glossario/e mais que encontro pela Internet estou a fazer um pequeno dicionário para evita futuras situações embaraçosas. Se ficar alguma coisa de jeito partilho convosco.  ;)

26
Madeiras / Re:Quem não tem cão... transformação caseira
« em: Sexta, 27 de Maio, 2011, 20:58:47 pm »
Roube à vontade  :D

Veja esta página, acho que vai gostar bastante. Se gostar e mais tarde quiser os planos, dê uma apitadela.

http://woodgears.ca/

ou diretamente

http://woodgears.ca/bandsaw/homemade.html

Um abraço.

27
Ferramentas / Re:Formões
« em: Quarta, 25 de Maio, 2011, 20:29:57 pm »
Boa tarde.

Hoje tive a oportunidade de conversar durante algum tempo com um Carpinteiro aqui de Braga e naturalmente perguntei-lhe onde comprava o material ou se aconselhava alguma loja.

Como não é muito virado para as novas tecnologias, disse-me que só compra cara a cara. Diz que prefere de essa maneira pois assim pode discutir e trocar ideias com outros Carpinteiros que estejam na loja, mas principalmente porque gosta de ser atendido por alguém que perceba do assunto.

A loja favorita dele é cá em Braga, a FOC (Fernando Oliveira Carvalho - http://www.foc.pt/index.html), pois apesar de ser uma loja de ferragens, existem vendedores por especialidades ou áreas de trabalho. Aconselhou-me vivamente a lá ir, mas com tempo e algum dinheiro pois garantiu-me que quando vão "novatos" a compra torna-se uma experiência formativa única. Não é ir para sair passado 5 minutos... Estive agora na página deles mas não tem loja virtual, apenas as informações genéricas.

Na minha próxima folga já tenho dois sítios para visitar, um a FOC e a outra a F. Ramada, embora estes últimos sejam só fabricantes. Aliás, este último foi graças a si  :D. Mas cheira-me que a FOC seja um distribuidor dos seus productos. Estou mesmo a ver para onde vai parte do salário deste mês...

Depois passo-lhe a informação. Quem sabe não arranja uma boa desculpa para vir passear a Braga  ;) .

28
Madeiras / Re:Truque para prender peças com um simples grampo
« em: Quarta, 25 de Maio, 2011, 20:11:03 pm »
AZZO:

Obrigado pelo artigo. Ideia simples e genial. Embora não tenha uma bancada de Carpinteiro tenho uma bancada de trabalho do tipo "Workmate", embora não seja a original. Depois de ler o artigo fui à garagem e experimentei e resulta  :D . Já tinha encontrado alguns problemas em segurar peças de madeira à bancada, mas a solução é simples, fácil e eficaz.

Muito obrigado por partilhar.

29
Madeiras / Re:Quem não tem cão... transformação caseira
« em: Quarta, 25 de Maio, 2011, 20:02:10 pm »

esses carros são feitos para deslizarem em geralmente duas ranhuras (uma de cada lado do disco) que as mesas de serrar americanas têm. (na europa há muitos anos q foram substituídas por esquadrejadoras com carro integrado) o problema é q para as fazer na sua mesa vai ter que ranhurar a moldura do tampo. é o q estava a dizer no meu post anterior, deveria substituí-lo por uma placa de aglomerado ou mdf q possa "estragar" à vontade.

pessoalmente eu daria prioridade a uma calha para uma guia de angulos (mitre gauge) antes de optar pelo carro. a guia angular é mto mais versátil. o carro será apenas mais útil para fazer por exemplo malhetes direitos em q é necessário apoio em ambos os lados do disco e para corte de placas em esquadria pode sempre usar simplesmente a paralela.

Cerdeira:

Hoje já com calma pude pesquisar na net a guia de ângulos e convenceu-me. Como cereja no topo do bolo, conversei com a minha mulher sobre "modificar" o tampo da mesa (aproveitando que estava de muito bom humor  ;) ) e autorizou. Vou mesmo seguir o seu conselho. Vai ser um desafio muito engraçado e que vou fazer com bastante gosto. 

Por outro lado, talvez aproveite a experiência que estou a adquirir com a mesa da tupia e a faça do zero. Fazer por fazer, faço uma coisa bem feita e que dure.

Já agora, sugere-me algum vídeo ou site para dar uma espreitadela e começar a fazer os rabiscos iniciais?

Um abraço.

30
Madeiras / Re:Quem não tem cão... transformação caseira
« em: Quarta, 25 de Maio, 2011, 01:30:30 am »
Comprámos placas de aglomerado folheado num armazém cá em Braga mas estas eram enormes (+/- 2.60x1.90m).

os folheados são dificeis de cortar com uma serra circular com bom acabamento epecialmente do lado onde o disco sai durante o corte. e o caso piora ainda qdo se traça ie se corta perpendicularmente ao veio da folha. os pros usam esquadrejadoras com
dois discos em q o primeiro mais pequeno (chamado incisor) roda no sentido contrário ao principal e serve para vincar a superficie seja ela folha ou melamina ou o q for antes do corte.

é só para alertar que o facto de usar uma mesa de serrar pode não melhorar o acabamento. ha no entanto discos mais apropriados para esses materiais (com mais dentes e com uma geometria diferente) e q minimizam os danos.

a ideia da mesa é boa já q a disposição das tábuas tem o espaçamento certo para caber lá o disco da serra, mas IMHO, penso q teria sido melhor substituir o tampo (mantendo o resto da estrutura da mesa) por algo em mdf ou aglomerado melaminado. já q tem a tupia, aproveitava para fazer uma calha nesse tampo onde pudesse correr uma guia de corte angular. mais cedo ou mais tarde vai precisar de traçar peças e a disposição actual nao vai facilitar:

NAO TENTE TRAÇAR TABUAS APOIANDO O TOPO NA GUIA PARALELA!! a parte cortada fica entalada entre o disco e a guia e salta a alta velocidade!

outra coisa são os cortes em bisel. julgo q como está agora se inclinar o disco vai danificar a mesa. com o tampo de aglomerado poderia até fazer uma inserçao onde pudesse embutir uma peças com ranhuras mais largas ou mais estreitas conforme o angulo do bisel.



Tem toda a razão nos seus comentários Cerdeira, obrigado. Já tinha sido avisado da lâmina, pelo que comprei uma de propósito para cortar o aglomerado folheado. Ainda me aconselharam a colocar fita adesiva castanha, do tipo usada para fechar caixas de cartão por cima do local de corte e assim fiz. Não saiu como de uma serralharia profissional, mas posso-vos garantir que até fiquei admirado. Não sei o termo em Português (desculpem a tremenda ignorância  :-[ ), mas quase não existe "tear out" da folha de melanina.

Estou agora a desenhar (OK, pela segunda vez não sei o termo em Português, por favor não me batam...) uma "Table saw sled" seguindo o original visto aqui http://www.woodworkingformeremortals.com/2010/11/build-table-saw-sled.html. Vou adapta-la para se encaixar aos espaçamentos da mesa. Com certeza aumentará em muito, não só a precisão de corte mas também a segurança.

Os cortes em bisel, neste momento nem pensar. Como reparou não existe "clearance" suficiente para a inclinação da lâmina. Apenas faço a regulação em altura e nada mais. Nesta versão da mesa de corte (XPTO 1.0) não quero provocar danos visíveis à mesa. Na próxima versão já existirá essa função. Como disse noutra resposta, não a vou utilizar muito até ter os melhoramentos de segurança terminados. Vou incluir várias protecções, incluindo um sistema anti-recuo, que impede que exista a projecção da madeira por coice da lâmina.

Agradeço imenso os seus conselhos e ensinamentos. Espero que, por favor, continue a dá-los, pois eu estarei aqui de ouvidos bem abertos à espera deles.

Por favor, mais conselhos pois quero que a versão XPTO 1.1 fique muito mais segura  ;)

Páginas: 1 [2] 3