Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - quimmaraes

Páginas: 1 [2] 3 4
16
Madeiras / Re:Peças que vou fazendo no tempo livre..
« em: Terça, 14 de Junho, 2011, 17:41:42 pm »
Está giro.

Pronto, pode parar de gerar tópicos monotemáticos
<fim-do-sarcasmo>  :D

Há quanto tempo se dedica a este hobbie? Vejo que gosta de explorar as potencialidades dos materiais.

Cumprimentos, e parabéns pela capacidade de iniciativa,
jG

17
Ferramentas / Re:Bancada
« em: Segunda, 13 de Junho, 2011, 00:08:37 am »
Curioso, a parte de me sentar nem nunca pensei nisso...

Mas olhe que é a mais importante...

Se bem que não deixando de ter alguma razão nessa relutância em aceitar o inevitável, o descanso é um direito fundamental e consagrado em diversos textos que, havendo quem tenha entendido por bem, assim o consagram. Já eu, certa ocasião, quando perguntava a um amigo marceneiro se usava o "banco de carpinteiro" tradicional, ele respondeu que só tinha cadeiras :-[

Experimente dar aqui uma vista de olhos.


A todos desejo de bons trabalhos (sentados ou de pé),
jG

18
Ferramentas / Re:Formões
« em: Segunda, 30 de Maio, 2011, 16:45:41 pm »
Excelente iniciativa.

Aproveite o trabalho já realizado pelo colega Cerdeira.

Isto está a pegar ou é de mim?

Cumprimentos a si e ao fórum,
jG

19
Ferramentas / Re:Formões
« em: Segunda, 30 de Maio, 2011, 12:47:29 pm »

[...]Mas cheira-me que a FOC seja um distribuidor dos seus productos[...]


"Productos", hein? Desculpe a piada, mas vejo que sofre do mesmo mal que eu. É o que dá estar sempre a ler coisas em inglês. Coisas como "products"...  ;)

Citar

Depois passo-lhe a informação. Quem sabe não arranja uma boa desculpa para vir passear a Braga  ;)


E eu que até gosto de Braga. O pior é o gasóleo. Mas pode ser que mais para diante a coisa até se proporcione. Depois digo-lhe alguma coisa. Por agora não penso em ferramentas. Só alvenaria :-[

Cumprimentos a si e a todo o fórum,
jG

20
Madeiras / Re:Quem não tem cão... transformação caseira
« em: Segunda, 30 de Maio, 2011, 00:12:45 am »

sem querer "roubar" o thread, acho mto interessante planear construir uma serra de fita, por curiosidade onde está a pensar obter p.ex. os volantes, cremalheiras  e mesmo a mesa para serra, suponho q em fundição? é a partir de alguma sucata ou conhece uma metalomecânica q faça maquinação?


 Aproveito o thread actual para responder pois não tem ainda interesse iniciar um sem começar a fase de desenvolvimento. A ideia surgiu após ter visto o site do senhor  Matthias Wandel que constrói a sua a partir de madeira. Por muito gratificante que seja, eu prefiro a minha feita de ferro se possível. E como tenho tudo pronto a arrancar, é assim que será feita logo que o meu pai me queira aturar. O problema é que neste momento ainda não tenho onde a pôr (só se ficar a dormir ao relento pois o meu projecto de oficina está neste momento sem tecto e as obras estão a cargo da força laboral do moi même).

O material consiste em tubo de 80 quadrado para a estrutura e rodas (volantes) de contraplacado. O sr. Wendel também as faz de contraplacado mas a sua sugestão para acoplar os rolamentos não irá ser seguida. Em vez disso, duas rodas em aço salvadas da sucata e adaptadas irão ser acopladas. No entanto, o princípio geral ou científico, se quiserem, será o mesmo pelo que recomendo vivamente a visita ao site do homem que vale mesmo a pena, por esse e muitos outros projectos. Desde a minha primeira visita este senhor já vai na segunda fornada e não para de colocar novidades no site - supostamente, uma por semana.

Todas as semanas faço uma visita a dois sucateiros locais em busca de uma mesa. Até agora nada feito mas não ando propriamente com uma arma apontada atrás pelo que vou esperando ser bafejado pela sorte (ou pela sucata...). Gostava só de acrescentar o seguinte: todo o material que tenho guardado para este projecto é salvado de sucata. A própria placa de contraplacado (resto de uma) foi doada por ser defeituosa e o destino era o contentor de resíduos de madeira. Quanto ao motor, impedi que fosse enviado em camião de sucata (é fraquito -0,6kW ou 0,8HP - mas isso não me assusta para já uma vez que o sr Wendel usou um de 1,5HP por lhe custar a cortar maple com um de 0,33HP). Adivinhem onde arranjei as polias?

No fim conto comprar apenas dois elementos novos: as câmaras de ar para os volantes e o software principal - a serra propriamente dita. Se não contar com os electródos, claro está...

Cumprimentos a todos,
jG

21
Ferramentas / Re:Formões
« em: Sexta, 27 de Maio, 2011, 08:46:26 am »
Efectivamente, penso também que seja como diz.

No entanto, tenho uma paixão pelos japoneses (os formões, naturalmente), coisa puramente estética de aliar forma e função. São lindos mas não compreendo os preços minimamente. Aliás, não compreendo os preços genericamente das ferramentas manuais denominadas "boas". Isto apesar de reconhecer que seja mais trabalhoso incorporar duas ligas diferentes no mesmo formão, neste caso específico. Serras, então, é de rir. É ainda pior do que comprar uma serra circular de bancada básica. Há algo de perverso nisto ou é de mim?

Obrigado pela resposta, assim como ao colega anterior.

Cumprimentos,
jG

22
Madeiras / Re:Quem não tem cão... transformação caseira
« em: Quarta, 25 de Maio, 2011, 00:16:24 am »
Olá de novo.

Tenho uma relação amor/ódio com as serras circulares de bancada. Amor porque faz todos os cortes melhor do que à mão, quanto mais não fosse porque os faz mais rápido. Ódio porque faz traumatismos muito melhor do que feitos à mão.

Para já ando a namorar muito o meu pai para me soldar a estrutura base para uma serra de fita e devo ficar-me por ai em termos de maquinaria, pelo menos por uns anítos.

Tenho um respeito grande pelas serras circulares, principalmente depois de ver in loco o resultado do descuido na mão de um colega. Prefiro berbequim. Também não morro de amores pela rebarbadora, mas após anos de uso forçado sou mais tolerante.

Como é um equipamento caro, dou sempre a mim próprio a desculpa que não a posso comprar e não penso mais nisso por uns tempos.

Acima de tudo, no meio de todas estas experiências, é preciso ter sempre atenção à segurança do seu artefacto. Gostava muito de ter uma mas é a máquina que mais me preocupa em termos de segurança. Entendo que a mensagem não seja eventualmente destinada a um formador de higiene e segurança, mas pelo menos para outros que sigam estes tópicos nunca é demais frisá-lo. Afinal, todos sabemos bem o que estamos a fazer...

Cumprimentos a si e a todo o fórum,
jG

23
Ferramentas / Formões
« em: Segunda, 23 de Maio, 2011, 16:54:47 pm »
Olá.

Aos adeptos das ferramentas manuais:

Onde compram os vossos formões?

Cumprimentos,
jG

24
Ferramentas / Re:Rectificadora Parkside - características e acessórios
« em: Segunda, 23 de Maio, 2011, 15:48:40 pm »
Olá.

Aproveitando o facto do colega anterior ter mexido no tópico, deixo aqui a minha recomendação: Dremel 300. Porque sim, porque esta está há dois anos a trabalhar sem espinhas. Fácil manutenção, leve e, sobretudo, porque ainda não avariou. Como é óbvio, só faço trabalho miúdo com ela, e tenho 2 empilhadas na arrecadação queimadas enquanto faziam tarefas adequadas à função >:(.

No entanto, podem tentar outras marcas, pois posso também dizer-vos que paguei mais do dobro pela Dremel que pela anterior (+/- 60 € pack com poucos acessórios) pelo que se não estivesse satisfeito era o primeiro a dizer mal.

A anterior era marca branca do Leroy Merlin donde me disseram educadamente que não tinham como prestar assistência a tal aparelho.
 
Faço furos de 1,25mm com regularidade, pelo que a exactidão com que o embocadouro centra a broca é para mim fundamental (com as outras só com muita paciência, com a Dremel à primeira).

Tenham sempre em atenção o fim a que determinada ferramenta se destina assim como com os acessórios. O facto de ser uma ferramenta bastante pequena faz com que seja também mais frágil e a robustez foi o factor a pesar na última escolha.

Quanto a baterias, como não é ferramenta que para mim implique tal questão... nem pensei nisso.

Cumprimentos a todos,
jG

25
Madeiras / Re:Lojas de materiais para carpinteiros
« em: Segunda, 23 de Maio, 2011, 15:20:28 pm »
Viva.

Por incrível que pareça, e após desabafar com o colega Cerdeira a impossibilidade de encontrar serras de marceneiro, acabei por encontrar o melhor que consigo em Portugal (que eu conheça) e ainda por cima num fornecedor meu. Chama-se F. Ramada e distribui para todo o país. Ligue para lá e pergunte por um distribuidor local. Eu não precisei, pois encontrei a ...

(pausa para corar de vergonha)...

...200 mts de minha casa. Ainda por cima, mal entrei, dou de caras com 3 Stanley's #4, #5 e #7, respectivamente, ainda na caixa.

Assim, aconselho-o a experimentar primeiro as serras portuguesas (eu tenho em muito boa conta este fornecedor e já me foi também referido como tendo muito boas serras). São caras mas muito mais baratas do que a loucura de outras paragens.

Quanto a plainas, pode ainda experimentar este site. São de S. João da Madeira (mais ou menos, aquilo para mim é mais Gaia que outra coisa) mas estão online pelo que é óptimo. Já liguei com eles e são bastante prestáveis, também. Vai verificar que a gama não está completa, mas também a da Stanley UK não está. Mas tem lá muito por onde se entreter e gastar. Já serras não gostei, por exemplo.

Contudo, acho excelente que possa tentar construir as suas próprias ferramentas. Não se esqueça é de nos ir deixando um travozinho do seu trabalho assim que tenha fotografias.

Cumprimentos a si e ao fórum,
jG

26
Madeiras / Re:armário
« em: Terça, 10 de Maio, 2011, 13:31:23 pm »
Pergunta interessante, no meu ponto de vista, que deixe aqui no fórum: Quais as ferramentas que utilizou?

Cumprimentos ao fórum,
jG

27
Ideias, Truques e Dicas / Re:como fazer portas de correr
« em: Quarta, 04 de Maio, 2011, 23:43:28 pm »
Olá a todos.

Uma vez mais, apenas aproveitei o seu caso para falar de um aspecto pouco abordado, o de "sub-contratar" pequenos serviços. Acredite que a questão de fazer compras impulsivas também se aplica a mim, apesar de irmos aprendendo com os erros.

E porque o meu exemplo estava fresquinho, bora lá eu todo espigadote e cheio de entusiasmo a escrever um testamento. Mas porque correu bem, admito. Reconheço que tem tido azar com as pessoas a quem tem recorrido. É efectivamente pena que assim seja, e espero que isso não o demova de travar amizade com outros profissionais. Há gente boa em todo o lado, acredite.

Mas as fotos, ora isso é que era!!

Cumprimentos a si e ao fórum,
jG

28
Ideias, Truques e Dicas / Re:como fazer portas de correr
« em: Quarta, 04 de Maio, 2011, 12:05:43 pm »
Viva.

Então depois de comprar a ferramenta adequada desiste? Quase que me propunha a fazer-lhe a retoma da tupía.

Dependendo da relação altura/largura, a ranhura e aplicação directa da porta era simples demais, não sei porque desistiu. Efectivamente os roupeiros têm rolamentos apropriados, mas pela altura e peso das portas.

Não venho dar nenhuma sugestão, apenas salientar o aspecto de que devemos ter sempre presente o fim que pretendemos atingir antes de tomar decisões como comprar uma tupía para depois encostar na prateleira. Mesmo que a tivesse utilizado para esse fim particular.

Não tome por favor este comentário como uma critica pessoal. Trata-se apenas de demonstrar um princípio pelo qual me tento reger, que é não comprar nada que não renda o dinheiro que pago. E olhe que mesmo assim também caio no erro, de vez em quando. Apenas quis aproveitar este caso que é adequado para demonstrar este meu princípio.

Deixe-me dar um exemplo:

Ainda ontem fiz um molde para layout das ferragens de umas janelas que vou fazer (mas que o meu pai irá soldar). O ferro utilizado é cantoneira e ferro "T", ambos de 3mm de espessura. O que fiz foi utilizar restos de contraplacado para criar um layout de ranhuras onde o ferro, já cortado à medida, assenta sem que o soldador tenha que se preocupar com esquadrías. A placa (resto defeituoso) retalhei eu próprio porque tenho acesso a uma esquadrejadora, coisa que porventura poucas pessoas terão.
Mas como o ferro não tem ângulos perfeitos, precisava eliminar as quinas antes de fixar cada elemento na base de suporte.
Em vez de andar com rebarbadeira (ou rebarbadora), berbequim e aparafusadora, fui a um marceneiro e pedi que fizesse a quebra na tupia deles. Para quebrar a quina quase que qualquer fresa com ângulo servia, pelo que a que estava montada serviu na perfeição.
Com recurso a pistola de pregos, e utilizando aparas de mdf de 3mm que retiramos do balde do "lixo" local para separar as peças, construí o molde em 2 minutos, tendo gasto no total cerca de 10 minutos do tempo do marceneiro (sem contar com os 20 minutos gastos no fim a pôr a conversa minimamente em dia).

Conclusão: por 5 Euros, poupei um monte de trabalho, de consumíveis e, sobretudo, de tempo. Eu fiquei satisfeito e o marceneiro com mais 5€. Façam amigos nas oficinas locais. Podemos sempre precisar uns dos outros, e enquanto que nós nos vamos habituando a ter em casa ferramentas que compramos para estarem a maior parte do ano na prateleira, as ferramentas das oficinas são melhores que as nossas (por norma, pelo menos) e justificam diariamente o investimento feito na sua aquisição.

E penso que já chega.
Cumprimentos ao fórum,
jG

29
Pinturas, Decoração e Design / Re:parede com dois tons
« em: Quarta, 27 de Abril, 2011, 10:27:38 am »
Bom dia.

Já vi ser feito de várias formas mas a mais simples é passar um farrapo enrolado sobre a segunda cor ainda fresca, dando um aspecto mais "rústico" se quisermos. Também existem rolos com formas pré-definidas.

Todas as soluções me pareceram um pouco elaboradas para o principiante pois o efeito final pode ser muito diferente do esperado. Recomendo que experimente primeiro num suporte apropriado.

Cumprimentos ao fórum,
jG

30
Pinturas, Decoração e Design / Re:Preciso de "dica" para criar relevo em parede
« em: Quarta, 27 de Abril, 2011, 10:20:51 am »
Bom dia.

Correndo o risco de poder estar a ser enganado pela foto, parece-me que o relevo a que se refere se deve à tinta texturada. Solução: tinta texturada, embora nunca o tenha feito pessoalmente e não possa prever o resultado de texturado sobre texturado. Talvez alguém que o tenha já feito possa complementar a ideia.

Cumprimentos ao fórum,
jG

Páginas: 1 [2] 3 4