Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - fmoreira

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6
46
Projectos, Plantas e Orçamentos / Placa VCarve
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 17:19:29 pm »
Hoje decidi partilhar uma brincadeira, que, não sendo nada de especial em termos de execução, dá um resultado final engraçado, uma placa de madeira com um nome gravado, neste caso o nome da minha filha.

Comecei por cortar um pedaço de madeira, da mais barata possível, e neste caso cortei um pedaço de "lambril" com a medida aproximada (por excesso)




De seguida, a tábua é colocada na CNC e utilizando uma fresa em "V", procede-se à gravação



Este é o resultado da placa após a gravação. Com uma fresa de melhor qualidade, e com uma madeira mais seca e mais densa, ficaria muito melhor...



Passagem com uma lixa 120. Nesta placa, que fiz apenas para colocar aqui no fórum, não passei por todos os pormenores, mas normalmente o que faço depois desta fase, é à mão, lixar "por dentro" da gravação, para que depois a tinta fique com melhor aspecto. Costumo também fazer o corte final da placa na CNC, que garante que fica com as dimensões exactas, e que a gravação fica perfeitamente centrada.



Depois de lixada, a madeira tem de ser "selada, para que a tinta não espalhe, para isso, aplico verniz.



Aqui nota-se perfeitamente que o interior da gravação não foi lixado, no entanto, aqui as coisas estão um pouco ampliadas, e a atenção ao detalhe é outra. Na placa não se nota tanto, e ainda menos depois de terminada.



Pintura. aqui exagerei propositadamente o excesso de tinta, para demonstrar que, devemos ter o cuidado de por tinta um pouco para além da gravação, porque é depois ao passar a lixa de acabamento que vamos fazer com que a tinta fique com uma delimitação perfeita.





Passagem de liga grão 180 para retirar o excesso de tinta



Entretanto, não sei como, perdi as fotos com duas fase, o corte da tábua com o formato da placa, que como disse anteriormente, neste caso não foi feito na CNC, portanto passei-a na serra de fita, e o "arredondamento" das aresta, que foi feito numa mini tupia (lameladora). Nesta fase, passo uma lixa para acabamento com grão 320 e 400.



E neste caso, o acabamento foi "Danish Oil"




Espero que gostem :)

Abraço,
FMoreira




47
Ferramentas / Re: Fresa recta c/ rolamento copiador
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 15:47:37 pm »
Caríssimo,

O contacto que tenho do senhor, é apenas o telemóvel. Penso que o ele virá ter comigo ainda esta semana. ou no início da próxima, pelo que nessa altura pergunto-lhe se posso divulgar o telefone.

De qualquer forma, sendo para compra no estrangeiro há sempre a hipótese da "Trend" que tem umas coisas interessantes. Também não conheço pessoalmente as fresas deles, mas tenho outros produtos e gosto imenso.

https://www.trenddirectuk.com/46-501x1-2tc



Abraço,
FMoreira

48
Ferramentas / Re: Fresa recta c/ rolamento copiador
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 14:51:36 pm »
Boa tarde,

Se o que pretende é algo deste género, se quiser posso dar-lhe o contacto do comercial da Freud aqui da região de Lisboa.
É uma marca que descobri à muito pouco tempo, e da qual ainda não tive oportunidade de testar as fresas, mas quanto aos discos de serra, não são baratos, mas para o que eu consigo perceber, parecem-me muito bons, já tenho um na serra de esquadrias, e encomendei agora outro para a serra de mesa.

Abraço,
FMoreira



49
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 16:14:13 pm »
Caríssimos,

Tinha aqui dito que a assistência da desengrossadeira era má, porque a Brico Depôt não tinha as lâminas à venda, e quando pedi para me saberem preço, para eventualmente depois encomendar, não obtive resposta.
Pois bem, depois de muito tempo à espera, achei que era francamente desagradável nem sequer me darem uma resposta. Pés a caminho, pedi para falar com o responsável da área de ferramentas, e expliquei-lhe que estava desagradado com o facto de não conseguir comprar um consumível para uma ferramenta da marca deles...
O senhor pediu muita desculpa, e pediu-me mais dois ou três dias para conseguir uma resposta. Ao fim de uma semana, sem resposta, fui novamente à loja, falei com o senhor que mais uma vez pediu desculpa (iria telefonar-me nesse próprio dia), mas que não tinha conseguido falar com o fornecedor, que eventualmente estaria de férias, disse que não interessava o motivo, mas que o cliente é que não podia sair prejudicado da situação, e portanto se eu não tivesse nada contra, iriam tirar as lâminas da máquina que estava em exposição, e dar-mas. Claro que não me importei nada com isso, as lâminas estão novas.
Resultado final, fiquei com o problema resolvido, e com uma muito melhor impressão do serviço! :)
Confiança reposta!


Abraço,
FMoreira

50
Ferramentas / Re: Bits para corte de madeira - CNC
« em: Terça, 08 de Novembro, 2016, 14:46:14 pm »
Humm... Para já não digo, mas uma CNC assim era capaz de fazer umas coisas engraçadas...

todas as ideias, sugestões, "ensinamentos", etc são mais do que bem vindos!  :)

Disse em post anterior que era de fabricação nacional? Uma outra questão, a área útil da mesa é 600x400mm, mas qual é o espaço efectivamente ocupado?

Desde já grato,

Sim é de fabricação nacional, de uma produção quase caseira, mas que me cativou pela atenção que dispensam ao cliente e ao produto.
A área útil é de aproximadamente 600x400mm, talvez um pouco maior, o espaço ocupado pela máquina é de cerca de 850x600mm, mas terei de verificar isso.

Abraço,
FMoreira

51
Ferramentas / Re: Bits para corte de madeira - CNC
« em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 13:02:02 pm »
Caso esteja interessado, posso ver-lhe o preço das fresas para materiais compósitos nomeadamente acrílicos.

Sim, se fizer o favor gostava de saber o preço das fresas, e se também puder saber para alumínios, era ainda melhor...    8)


Abraço,
FMoreita

52
Ferramentas / Re: Bits para corte de madeira - CNC
« em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 12:39:58 pm »
Caro Stromlinie,

Fico-lhe muito agradecido pela disponibilidade, e sim, gostava de experimentar essa fresa (seguiu PM), no entanto, e na minha procura pela serra de bancada, este Sábado fui à ferexel, e eles tinham lá algumas coisas, pelo que comprei uma fresa de madeira da makita, e duas fresas de alumínio de uma marca que agora não me lembro.
Já fiz o teste à fresa de madeira em uma peça de MDF e confesso que para já me parece muito boa. Como estava combinado mostrar imagens da CNC, aqui fica um filme do teste à fresa, e algumas imagens da CNC.

https://www.youtube.com/watch?v=ETWYa5ma85E&feature=youtu.be


Abraço,
FMoreira

53
Ferramentas / Re: Serra de Mesa
« em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 11:35:10 am »
A serra da Bosh é uma das opções, no entanto, a inclinação neste momento pende para a Dewalt (DWE 7491) por ter uma capacidade de corte um pouco superior à maioria das restantes, e por ser apontada como tendo uma excelente precisão devido à guia paralela por "pinhão e cremalheira", o preço, esse é que é o grande inconveniente...
Quanto à Makita, a MTL100 é apontada, como dendo demasiadas folgas, e portanto, pouca precisão, e a 2704 ainda não consegui reunir informação suficiente sobre ela.
Mias uma vez, e tal como aconteceu com os "pipe clamps", fico espantado com as diferenças de preço para o mercado americano. Eu sei que a dimensão é outra, mas parece-me uma diferença abismal...
A axminster foi também ponderada, no entanto, desta vez não me apetecia comprar isto na net. A maioria das coisas que tenho foi comprada via amazon, e o que acontece, é que se houver qualquer problema, a peça tem de ser enviada novamente para eles, e isso nem sempre é muito prático. Por exemplo, na serra de esquadrias, o "kerf plate" vinha partido, contactei o fabricante, para tentar comprar uma nova, e não consegui, a única solução seria reenviar a serra para a amazon e solicitar a troca por uma nova.

Quanto ao espaço, para mim, o mais importante é mesmo o espaço ocupado versus utilização/funcionalidade. O que quero dizer com isto, é que desde que caiba no espaço disponível, se se revelar funcional, para mim está bem, porque a garagem não é utilizada para mais nada, apenas para algumas arrumações, e para a bricolage.

Já agora, e espero não estar a ir contra nenhuma regra cá do fórum, podem apontar alguma casa que achem que tem bons preços para este tipo de equipamento?

Abraço,
FMoreira

54
Ferramentas / Serra de Mesa
« em: Sexta, 04 de Novembro, 2016, 11:36:21 am »
Caríssimos,

Hoje, se não houver surpresas, vendi a minha serra de mesa (Triton Workcenter + Serra circular da Triton), quando comprei este equipamento, foi a pensar na versatilidade, porque como tinha (e ainda tenho, mas enfim...) falta de espaço, achei que era uma boa ideia poder usufruir da mesma mesa para a serra, para a tupia e para a tico-tico. Rapidamente verifiquei que estar a desmontar uma máquina para montar outra não é nada prático, portanto fui fazendo as coisas de outra forma e a mesa da triton deixou de fazer sentido.

Assim sendo, estou comprador de uma serra de mesa, e gostava de poder contar com a vossa imensa sapiência. :)
Estava a pensar em algo do tipo dewalt ou makita, mas as criticas da makita que tenho encontrado na net não são as melhores. Se me puderem dar algumas dicas sobre estes equipamentos ou outros do género agradeço. Seria ainda bom, se souberem de algum sitio onde se possa ir "tocar" nos equipamentos, porque não conheço nenhuma empresa que tenha este tipo de máquinas, além, de ferexecl (que tem uma makita).

Abraço,
FMoreira

55
Ferramentas / Re: Bits para corte de madeira - CNC
« em: Sexta, 04 de Novembro, 2016, 10:37:31 am »
A minha tupia (Kress 1050 FME-1) segundo o manual tem "Porta-ferramentas com pinça de fixação ER16 ø mm 8". Quando comprei a máquina, comprei com pinças de 6mm e 3mm, mais tarde, mandei vir de um site alemão mais uma de 1/8" (3,175mm), porque a maior parte das fresas pequenas que se consegue comprar na net são de 1/8", e colocá-las na pinça de 3mm, não me pareceu solução, não era fácil nem de por, nem de tirar, e fiquei com a sensação de que ficava muito menos precisa.

Até aqui tenho feito o corte de madeira com fresas helicoidais de 1 e 2 lâminas, que funcionam muito bem em alumínio, e razoavelmente bem em acrílico, a questão é que tem que ser um corte muito lento (obviamente dependendo da madeira), e queima as fresas com uma facilidade enorme. Alem disso, acho que o corte de madeira, deveria produzir serradura, mas com estas fresas e com os settings que consigo, produz pó.

Em termos de software, estou a usar "Vectric" para produzir o GCode, e a controladora da CNC usa o "Planet-CNC", porque quando comprei a CNC achei que a porta paralela estava a morrer e portanto era melhor uma controladora com porta USB, portanto, não posso usar o Mach3.




56
Ferramentas / Re: Bits para corte de madeira - CNC
« em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 10:55:40 am »
Claro que posso publicar fotos da CNC, só ainda não o fiz porque não quero correr o risco de estar a chatear o pessoal, no final de semana faço umas imagens...

A minha CNC é de fabrico nacional, era fornecida com um "spindle" chinês, na na altura pedi o upgrade para um Kress. Tenho buchas (encabadouro?) de 6mm, 3mm e 1/8" (3,175mm).Tenho uma área útil de cerca de 60x40cm. A ideia na altura era fazer as caixas para os meus amplificadores, com alumínio e acrílico, recorrendo ao corte e gravação, mas as dificuldade têm sido mais que muitas e esse projecto tem sido sucessivamente adiado. Como entretanto apanhei o gosto pelos trabalhos em madeira, também a CNC tem trabalhado mais nessa área.


Abraço,
FMoreira

57
Ferramentas / Re: Grampos (pipe clamps)
« em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 17:57:21 pm »
Acabadinhos de chegar.
Agora só faltam os tubos para poder experimentar. Numa primeira impressão, parecem bastante robustos, e com excelente acabamento.

58
Ferramentas / Bits para corte de madeira - CNC
« em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 11:51:35 am »
Peço desculpa por estar a usar o seu post, mas será que me pode aconselhar uns bits para corte de madeira? Tenho uma pequena CNC para as minhas brincadeiras, mas não conheço ninguém que tenha ou saiba utilizar, pelo que a aprendizagem tem sido lenta e dolorosa...

Abraço,
FMoreira

59
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 11:22:14 am »
Confesso que quando vejo a qualidade dos trabalhos aqui publicados, fico sem saber se devo ou não publicar as minhas humildes brincadeiras, mas sempre achei que se todos partilharmos, todos temos a ganhar...

É esse o espírito do fórum :) Partilhar, aprender, ajudar.

Finalmente consegui que me dissessem que madeira é, a informação de quem me deu a madeira, é de que é Freixo.

Abraço,
FMoreira

60
Madeiras / Re: Moldura (mais uma para a foto de familia)
« em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 10:58:13 am »
Excelente!

Desde as borboletas à assinatura. São os pormenores que fazem a diferença. Impecável!

Abraço,

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6