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Mensagens - cerdeira

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Pavimentos, Revestimentos e isolamentos / Re:Cortar azulejo! Ajuda
« em: Quarta, 31 de Março, 2010, 11:35:46 am »

Pelo que entendi o post original refere-se à colocação de "azulejos" no chão, vulgo ladrilhos.
Posso estar enganado, mas esses ladrilhos cerâmicos são mais espessos e rijos que os vulgares azulejos para parede e duvido que uma máquina de corte normal de riscar o vidrado permita cortá-los com bons resultados.
A melhor opção será mesmo uma rebarbadora pequena equipada com disco próprio para o material em questão.

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Ferramentas / Re:MArtelo perfurador Ryobe
« em: Segunda, 22 de Fevereiro, 2010, 15:16:57 pm »

Viva,

O martelo a que se refere é SDS(vulgo "torna")? Em caso afirmativo tem que utilizar brocas SDS para
perfurar betão ou outros materiais rijos.
Os vulgares berbequins, mesmo com percussão, são muito ineficientes nesses materiais. Qdo tive em tempos
que furar granito optei por comprar um martelo SDS e a partir daí uso-o para qualquer furo em alvenaria/pedra e
releguei o berbequim apenas para furar metal ou madeira.

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Pavimentos, Revestimentos e isolamentos / Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« em: Sexta, 19 de Fevereiro, 2010, 16:51:22 pm »

O soalho aplica-se no fim. Para rematar com os rodapés vai precisar das paredes acabadas.
Mas IMHO julgo que a aplicação das placas de gesso cartonado vão ser irrelevantes no isolamento.
vai gastar muito e perder espaço.
A maior parte das trocas térmicas dá-se pelos vidros e caixilharia (e aí o alumínio é uma má opção).
Se tiver problemas de humidade é preferível tentar atacar o problema pelo exterior.

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Madeiras / Re:Preciso de ajuda
« em: Quinta, 28 de Janeiro, 2010, 20:04:18 pm »
ok. obrigado pelas boas-vindas.

Qto a tipos de madeira, tradicionalmente usa-se castanho e carvalho pela durabilidade . Casquinha (um tipo de pinho de crescimento lento) é tb comum mas mais
para trabalhos que vão receber douramento.
Uma muito boa madeira para talha (fácil de trabalhar) é tília, mas não é fácil de encontrar pq não tem valor comercial. Tb se pode praticar em madeiras de 2a. como
amieiro ou mesmo eucalipto. Geralmente qto mais fechado for o veio da madeira, melhor é para fazer detalhes pequenos.
Qto a mim a melhor opção é usar faia, mas pode ser um pouco dificil de trabalhar. Escolha madeira com veio direito para evitar "revezes".

O mais díficil vai ser arranjar ferramenta, se ainda não tiver. Não há mercado em Portugal para este tipo de actividades. Esqueça os akis & co..As goivas de talha
são diferentes das de carpinteiro, mais pequenas e menos bojudas. Ou conhece alguém que tem actividade nesta área e lhe pode dar um contacto dalgum ferreiro que
faça goivas ou então a alternativa é a Net. Há boas marcas, geralmente alemãs ou suiças mas a brincadeira pode ficar cara.

Já agora as goivas tem uma numeração que se refere à curvatura do gume. Uma #1 é chata (tipo formão) e uma 11 é uma goiva de cavados e tem um perfil em U.
Dentro de cada curvatura há ainda varias larguras diferentes tipicamente de 2 a 30mm.

Para os exemplos das fotos deve começar a trabalhar com uma goiva larga (ex #3) para remover material e estabelecer as várias cotas da peça. não use formão pq
se os cantos apanham a madeira arrisca-se a partir tudo. aliás deve evitar-se sempre q os cantos do gume entrem na madeira.
Use uma goiva #11 para perfilar as curvas de nível.
Depois de ter as formas em tosco passe aos detalhes: arredonde as curvas convexas. Depois passe às concavas e por fim faça os vincos das folhas com o esgache.
Lembre-se que a talha é para ambidextros: se a madeira quiser "esnocar" num sentido nao insista e trabalhe no sentido oposto: é como as escamas do peixe para um
lado correm suavemente mas para o outro "arrepanham"

Espero ter ajudado.

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Colas, tintas, vernizes e afins / Re:Óleo Dinamarquês
« em: Terça, 26 de Janeiro, 2010, 00:20:58 am »

O óleo dinamarquês (danish oil) contém outros óleos para além do de linhaça. Este último tem um problema qdo aplicado em madeiras claras que é o facto de se tornar
vincadamente amarelado com o tempo.

Que eu saiba, o óleo dinamarquês não é tradicionalmente utilizado em Portugal, mas sim nos países anglo-saxónicos.

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Madeiras / Re:Preciso de ajuda
« em: Terça, 26 de Janeiro, 2010, 00:15:23 am »
Viva

A colagem de ornamentos sobre peças não trabalhadas chama-se "talha aplicada" e é a melhor solução se se pretender baixo ou médio relevo já que se poupa medeira
e em caso de erro não se inutiliza o trabalho todo.

Deve fazer todas as colagens *antes* de dar quaisquer acabamentos nas superfícies a colar. (ás vezes dá-se acabamento nas superfícies adjacentes para evitar
manchas de cola, mas isso é outra história)

Comece por usar a serra de rodear para cortar o perfil do ornamento. Em seguida arranje uma base rectangular de algomerado ou contraplacado com área superior à da peça a trabalhar.
Usando cola branca para madeira cole uma folha de jornal à placa. Em seguida cole o ornamento por cima da dita folha. Deixe secar tpicamente 24 horas.
Após a colagem ficará com uma base que pode prender num banco de carpinteiro, ou na falta deste, com grampos a uma mesa. Isso permitir-lhe-á trabalhar com a peça
livre de estorvos. No fim utilize um formão para, cuidadosamente destacar o ornamento da base. Se correr bem a folha de papel é separada em 2.

Sem querer desmotivá-lo, a talha exije experiência, a leitura dos veios da madeira e ferramentas adequadas, pelo menos uma 1/2 dúzia de goivas e um esgache
(tipo de formão com perfil triangular para fazer vazamentos). O pinho tb não ajuda porque é muito macio e necessita gumes muito afiados, senão comprimem-se as fibras da madeira em vez de cortá-las.

Qualquer que seja a técnica que use evite passar lixa no trabalho sob o risco de quebrar as arestas tornando o resultado "mortiço".

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