Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Mauro88

Páginas: 1 2 [3] 4
31
Madeiras / Re: Chaveiro
« em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 22:52:24 pm »
Caro GLFaria, felizmente nao tenho problemas de espaço como pelos vistos o senhor tem.
mas veja lá, aí num cantinho ainda pode arranjar mais um espacinho para outra ferramenta  ;D

32
Madeiras / Re: Mesa de corte
« em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 22:48:42 pm »
pode perguntar o que quiser GLFaria. tenho todo o gosto em partilhar o pouco que faço.

- em primeiro lugar foi preciso acertar a serra com o tampo da mesa. depois de estar de esquadria, aparafusada e montada parti para a guia. experimentei outro tipo, mas nao consegui resultados precisos. com o sistema que tenho agora, ja fica tudo certo. foi simples de acertar a guia com o disco. é so medir bem e com o auxilio de um esquadro marcar posiçoes.lamento, mas nao sei como explicar melhor. as reguas foram aplicadas à posteriori, exactamente da mesma maneira, muita mediçao e uso do esquadro.

- por enquanto a soluçao provisoria é um grampo a apertar a guia à mesa. ainda nao arranjei maneira melhor. se a guia tivesse a placa de baixo mais longa, podia usar um parafuso com manipulo através deste e apertando por baixo, como ja vi em varios videos, mas assim nao da devido a placa de baixo ser curta e o parafuso nao deixaria correr a guia na totalidade.

o que é preciso é começar algo, depois a genica aparece  :)

33
Madeiras / Re: Mesa de corte
« em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 22:37:06 pm »
caro gabriel_rocha.

desde ja agradeço pelo desenho que enviou. esse sistema de protecçao é similar aos que as serras de bancada já trazem de fabrica, nao é? uma coisa desse genero pode ser experimentada. tenho que ver.

muito obrigado.

34
Madeiras / Re: Mesa de corte
« em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 13:21:35 pm »
exacto sao apenas reguas de mediçao.

peço desculpa pela confusao. de facto é 6 milimetros e 2 milimetros.

apesar ne nao me lembrar exactamente do nome da madeira, sei que era mais longo que esse. o pó nao é amarelo, é avermelhado. realmente é muito dura, ao fazer os furos piloto para os parafusos, parti uma broca de 5 mm. podia pensar-se que era por nao estar perpendicular a broca com a madeira, mas usei um guia de berbequim e verifiquei que estava perfetamente alinhado.

sinceramente ainda nao vi o tema da protecçao a fundo. o tempo tambem nao é muito, de dia trabalho, à noite so quero é descansar.no fim de semana é quando inda vou fazendo alguma coisa. mas vou pesquisar e estudar o caso.

esta mesa tem 1,20m x 0.80m, com 0,90m de altura. inicialmente nao era para aplicar a serra. era apenas para bancadade trabalho, mas depois mudei de ideias. agora terei que fazer outra para servir como bancada, mas com um tampo diferente. o contraplacado, acho eu, apesar de para o fim que teve a mesa se adequar, para uma bancada de trabalho penso que seria melhor madeira maciça.

o sistema de montagem, amanha sem falta mostrarei.

35
Madeiras / Re: Chaveiro
« em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 13:06:46 pm »
ao idealizar isto pensei na funçao, mas como é um objecto que se vai conviver tambem pensei na estetica. como prefiro assim fiz assim.

36
Madeiras / Re: Mesa de corte
« em: Quinta, 20 de Fevereiro, 2014, 22:18:57 pm »
Nao é nao querer mostrar, pelo contrario, nao tenho nada a esconder  ;D  as fotos sao as que tenho por agora.

sobre as suas perguntas.
- concerteza que mostrarei. agora nao tenho fotos, amanha se tiver um bocadinho ja tiro e posto aqui. é um sistema simples, 6 parafusos de cabeça Allen e porcas do outro lado. tentei fazer da forma mais simples porque inicialmente a minha ideia era usar a serra e remove la para guardar em casa. mas agora como cortei a "plataforma" (à falta de melhor termo) nao necessito de tirar os parafusos. mas depois com as fotos explico melhor.

- para as corrediças corrediças fiz entalhes no tampo à altura das mesmas, 0,6mm se nao estou em erro, com uma tupia. as reguas o mesmo procedimento, a altura do entalhe 0,2mm. tanto as corrediças como as reguas estao fixas com parafusos, as reguas como so têm um furo na extremidade e nao podia furar para aparafusar, por motivos obvios de estragar a escala, tambem usei cola.

-  o porquê: as corrediças servem obviamente para mover a guia paralelamente à lamina. experimentei outro sistema mas nao fiquei satisfeito com os resultados e depois tive esta ideia. assim a guia esta sempre paralela. quanto à sujidade, claro que fica com serradura nas calhas, mas após a utilizaçao faço sempre a limpeza com ar comprimido. um dos meus defeitos/ qualidades é que gosto de no final do trabalho limpar tudo, nao gosto de deixar nada desarrumado e sujo. as reguas servem apenas para a mediçao das peças a ser trabalhadas, assim escuso de andar com a fita metrica atrás.

- as madeiras sao realmente duas. a mais clara é carvalho. a outra gostava de lhe dizer, mas nao sei. quando as comprei o senhor disse-me o que era, mas nao fixei o nome. sei que era um nome esquesito que nunca tinha ouvido. mas posso dizer que nao é uma madeira agradavel de trabalhar.. é muito dura e ao serrar solta um pó muito irritante para a garganta e olhos. após o primeiro corte, tive que usar uma mascara para boca e nariz e uns oculos. mas o senhor que ma vendeu avisou-me logo que nao havia muita gente a usar esta madeira devido a isto mesmo. por outro lado tambem me disse que era muito resistente e duradoura, e passo a citar " isto parece ferro"

a segurança como ja referi no comentario anterior, é para fazer uma proteçao da lamina, mas ainda nao tive uma ideia. estou aberto a sugestoes  :D

37
Madeiras / Re: Chaveiro
« em: Quinta, 20 de Fevereiro, 2014, 21:51:09 pm »
obrigado pelo comentario GLFaria.

realmente preciso de melhorar nas ferramentas manuais. mas nas primeiras fotos nao está nada ainda como ficou no final, foi so um teste para ver esquadrias e medidas. foi tudo rectificado e ficou bem, está tudo direitinho. alias nessas fotos ainda nao tinha sido nada lixado. se tivesse feito tudo logo direito desde inicio poupava tempo, mas por outro lado.. tambem ainda estou a aprender.

a profundidade foi apenas por gosto pessoal, prefiro assim do que mais estreito.

38
Ideias, Truques e Dicas / Re: Reaproveitar caixas de acrílico
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 13:04:19 pm »
parabens, ficou muito bonito.

gosto particularmente do pornemor da luz através dos olhos do spider man.

um bom trabalho, simples e que ficou muito engraçado.

39
Madeiras / Re: Chaveiro
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 12:58:15 pm »
obrigado gabriel_rocha

faça la isso e mostre, senao ainda morre o forum.

40
Madeiras / Re: Mesa de corte
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 12:57:06 pm »
obrigado pelo comentario gabriel_rocha.

a prateleira de baixo ao pensar e desenhar a mesa, ja era com o objectivo de dar mais estabilidade ao conjunto. e sim tambem da muito jeito para arrumar certas coisas.

a proteçao da lamina.. sim é para fazer algo, mas ainda estou a estudar a melhor maneira. usei inicialmente a que vem com a serra, mas enquanto a serra esta no "modo portatil" tudo muito bem, mas assim que é usada invertida na mesa a mola da proteçao faz levantar as peças.. por isso deixei de a usar visto que ao levantar a peça ainda podia atira la.
mas sim a melhor proteçao é sempre o uso responsavel e muito cuidado. mas ainda assim como ja referi vou arranjar maneira de fazer uma proteçao.

está muito estavel, nao abana nada. alias quando a montei saltei para cima dela e nada de abanoes  ;D

41
Madeiras / Mesa de corte
« em: Terça, 18 de Fevereiro, 2014, 20:37:54 pm »
ora hoje é para mostrar tudo..  ;D

já andava à uns tempos para fazer uma mesa de corte. pensei como seria a melhor maneira e toca a fazer um desenho no sketchup.

segundo passo, arranjar madeira. fui falar com um amigo que tem uma serraçao e ele la me indicou onde podia comprar ja cortada e aplainada. custo 30€

aqui ja com os encaixes todos feitos. tudo com formao e serrote.



os encaixes





uma estrutura ja montada



e aqui ja so a faltar os tampos





ja pronta. 2 tampos em contraplacado de 19mm.



fiz esta guia com sobras que tinha. e para deslizar sempre em esquadria duas corrediças de gavetas, embutidas no tampo. e para ter cortes certos duas reguas em inox embutidas.



a instalaçao tambem fiz, duas tomadas e um interruptor para ligar e desligar a serra.

a serra é uma Dexter com disco de 190mm.
quando nao está a ser utilizada a serra tira se fora, tirando um quadrado do tampo para nao estar sempre a apertar desapertar os parafusos. assim está sempre agarrada à madeira.

42
Madeiras / Chaveiro
« em: Terça, 18 de Fevereiro, 2014, 19:49:46 pm »
boas pessoal.

como isto ta muito parado, vou mostrar uma peça que ja fiz à uns tempos mas que(por preguiça) ainda nao mostrei.

entao comecei com algumas tabuas de contraplacado que encontrei abandonadas junto à estrada para a minha casa. estavam cheias de cola, verniz, tinta e sujas. mas pensei que podiam ter potencial e toca a carregar.

infelizmente so comecei a tirar fotos já depois de cortar e fazer os encaixes das peças.



alguns pormenores







e aqui ja o produto final






foi tudo muito bem lixado. usei também um decapante para tirar a tinta, que so a lixar ficava la muito tempo..
os encaixes para as junçoes foram todos feitos com o formao.
a costa é uma placa de platex pregada.
para a cor usei um lasur bondex à cor de nogueira. ainda estive para envernizar, mas fiquei agradado com o lasur e nao me pareceu necessario.

e pronto.. é isto.. opinioes aceitam-se  :)

43
Bricolage Café / Re: Boas Festas!!!
« em: Terça, 24 de Dezembro, 2013, 16:47:19 pm »
Boas festas para todos!

44
Madeiras / Re:Chapeleira
« em: Segunda, 18 de Novembro, 2013, 22:11:44 pm »


ora aqui está a fita. 30 cm e custou me 2.50€ num fornecedor da empresa onde trabalho.
cortei a ripa onde está colada a 45º. e aparafusei a a outra maior para dar mais um pouco de estabilidade à chapeleira.




aqui o interruptor. os fios estao todos pregados porque tenho uma "aversao" a fios pendurados. excepto o da luz porque nao da.. tenho que arranjar uma soluçao.




e aqui a luz ligada. para buscar corrente fui ao isqueiro. como é obvio nao da para capturar a luz em condicoes com o telemovel. mas sempre da para ter uma ideia.

45
Madeiras / Re:Chapeleira
« em: Segunda, 18 de Novembro, 2013, 13:22:53 pm »
O motor JR é porreirinho, falta-lhe um intercooler para respirar melhor, no meu meti-lhe o do Passat um SB, refiz o carro todo, mas a familia cresceu e teve que ir embora...

mostra lá a bricola da fita de led, liga quando a porta abre ou tem interruptor? tenho algo do genero para montar na minha Passat, mas isto não tenho andado com espirito de bricolas...

logo ja ponho fotos. tem interruptor, como de dia nao é necessario era excusado ser ao abrir.

é tens razao. ja andei para lhe aplicar um cooler, mas por enquanto ainda nao. ja agora.. o que lhe metest era dos que ficam por cima do motor? como o de origem do golf ou era frontal?

Páginas: 1 2 [3] 4