Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - GLFaria

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 57
31
Colas, tintas, vernizes e afins / Re: Onde comprar Chromium Oxide (óxido de cromo)
« em: Quinta, 11 de Maio, 2017, 16:54:01 pm »
"o que se usa para polir formoes, plainas, etc " não tem necessariamente de ser óxido de crómio. Em parte depende do grau de polimento que pretende, do objectivo (decorativo, afiar,...), do método utilizado e... daquilo que se tem à mão. :) . Tenho utilizado muitos produtos diferentes ao longo dos anos.

Sugiro uma visita a este site:
http://www.restaurarconservar.com/epages/298256.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/298256/Categories

Na secção "Ferramentas", subsecção "Abrasivos-Polimento" tem muito por onde escolher. Não especifica óxido de crómio. É natural que entre na composição de alguma das pastas ou "sabões" abrasivo.

Para as minhas ferramentas de corte utilizo o "sabão" verde num assentador de cabedal. É um bom compromisso entre a abrasão e o polimento (embora seja verde, creio que é à base de óxido de alumínio, e não de crómio - verde é só a cor)

Provavelmente encontrará o branco em qualquer casa de ferragens, é muito utilizado.


32
Ferramentas / Re: A UE contra os martelos pneumáticos?
« em: Sexta, 28 de Abril, 2017, 02:18:43 am »
...
A minha pergunta é: será que na UE este produtos foram banidos?

Penso que não.
Consta pelo menos do catálogo online da Bosch:  http://www.bosch-professional.com/ma/en/pneumatic-nailers-131515.html

e do da Makita Portugal:  http://www.makita.pt/tools-pt/22195/pregadoras.html

e até no L-M (mal classificados, como seria de esperar), em:  Produtos > Ferramentas > Compressores > Acessórios de compressores 

e em várias lojas, basta procurar "pregadoras pneumáticas" na net.

Não vejo nada que indique qualquer interdição na UE, nem isso faria sentido.

33
Ferramentas / Fabrico de plainas (YouTube)
« em: Quinta, 27 de Abril, 2017, 19:20:45 pm »
Para os que estiverem interessados, aqui vão dois links interessantes. Basta ver, não é preciso ouvir.

https://www.youtube.com/watch?v=MdH43wiB0IA   (Clifton)

https://www.youtube.com/watch?v=fOpwhFlD38M   (Veritas)

Mais do que o "como são feitas", as diferenças de tecnologias e das apresentações são fascinantes.

A  casa-mãe da Clifton (CLICO), de que esta era um negócio marginal, fechou as portas salvo erro em 2015; ao que parece a Thomas Flinn & Co. absorveu a parte do fabrico de plainas.

34
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Quarta, 26 de Abril, 2017, 01:00:58 am »
...
Basicamente precisa de prolongar algumas madeiras da parte superior (algumas cortei demasiado curtas) e revestir as caixas com  corticite. Nao me agrada aquele material do piso flutuante em contacto directo com ferro.

Obrigado. Vejo que, afinal, sempre tem algumas ferramentas manuais!  ;D

Não vejo problema em que o piso flutuante vá ao contacto com o ferro. Além de que é fácil de limpar, não absorve a humidade, e não cria bolores. A corticite acaba por se desfazer localizadamente com os inevitáveis "toques" ao pôr e tirar a ferramenta.
De qualquer forma, se por acção do próprio peso a plaina inclinar ligeiramente para trás (isto é, se o suporte estiver pendurado na vertical) o ferro fica desencostado.

Edit - indiscutivelmente, o abre-caricas é uma ferramenta manual!  ;)  Mas serve para quê, naquele quadro?

35
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Terça, 25 de Abril, 2017, 19:28:06 pm »
Bom esforço de arrumação! Vê-se que as ferramentas motorizadas têm um lugar de relevo no "sistema" :)

pajo, importa-se de mostrar o suporte da plaina manual (com e sem plaina) e a forma como ela é fixada? Pelo bocadinho que vejo nas fotos parece ser bastante mais simples do que o meu, e estou sempre disposto a aproveitar ideias...

36
Bricolage Café / Re: Agua boricada
« em: Domingo, 23 de Abril, 2017, 02:18:28 am »
pajo, já experimentou "googlar" "água boricada"? Apresenta milhares de respostas. Não sei se alguma lhe será útil, a minha curiosidade não foi tão longe que explorasse o tema, mas pelos vistos não é um produto assim tão raro.

37
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Segunda, 17 de Abril, 2017, 23:46:30 pm »
mmmhh! Eu não faço propriamente para ser bonito :). É para ser funcional (requisito fundamental), prático e fácil de fazer, demorar pouco, e se possível adequadamente resistente para não ter de fazer outro tão depressa... :D
Obrigado

Então e esse dedo maroto?

38
Ideias, Truques e Dicas / Montar pneus???
« em: Domingo, 16 de Abril, 2017, 18:30:52 pm »
O pajo, que é aqui o especialista em equipamento pesado, conhece esta técnica para montar pneus?  :o

https://www.youtube.com/watch?v=QbHpjttWrEA

Nunca me passaria pela cabeça (mas também é verdade que não costumo montar pneus...)

39
Bricolage Café / Re: Boa bricopascoa.
« em: Domingo, 16 de Abril, 2017, 18:22:42 pm »
Muito obrigado, são igualmente os meus desejos.

40
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Domingo, 16 de Abril, 2017, 18:20:16 pm »
Bravo, muito elegante! É o que dá ter ferramentas motorizadas para facilitar as coisas.

O meu é mais "abrutalhado", mas também resulta. E dá mais trabalho para partir  ;)

Quanto à "me@@da"  :laugh:, nesse tipo de situações uso sempre parafusos e não pregos, ainda por cima de secção redonda (segundo me parece que é o que lá tem). Os pregos de secção redonda são mais aptos a enfraquecer ou rachar a madeira, porque afastam as fibras ao entrar. Nestes casos, se usar pregos, o que é raro, faço um furo-piloto.
Às vezes, quando estou com paciência, mais tarde retiro o parafuso, que serve só para fazer pressão na colagem,  abro o furo, colo uma cavilha de madeira, a passo a plaina.

Outras vezes, com uma broca forstner, abro uma "caixa" com o diâmetro da vara e com alguns mm de profundidade. Além de reforçar, assim tenho a certeza que não foge do sítio enquanto seca, e posso usar grampos em vez dos parafusos. É conforme a disposição que tenho para trabalhar...No fim de contas, tenho tempo.

41
E já alguém experimentou utilizar as "ferramentas" que o L-M põe à disposição dos clientes? Então os serrotes... Já tive de usar para cortar umas varas que não me cabiam no carro, espero não ter de fazer isso muitas vezes.

E o facto de as ferramentas, pelo menos aqui em Alfragide, serem da linha branca - ou seja, Axton - que mesmo nova é de uma qualidade lastimável, não ajuda nada.

Mas como, pelo que tenho tido oportunidade de ver, a maioria dos clientes que as utilizam não sabe distinguir um serrote de um pente, e muito menos pegar nas ferramentas como deve ser...

42
Bricolage Café / Re: NOTÍCIAS: boas, más e péssimas...
« em: Quinta, 13 de Abril, 2017, 02:25:54 am »
...
GLFaria: alguma vez teve de usar o paquímetro com a mão esquerda? É o que me está a "atrapalhar" mais tenho de fazer as leituras com os dígitos de "cabeça para baixo"...  :laugh:

Se quer que lhe diga, não me lembro de todo. Olhando para a minha mão direita e respectivas cicatrizes, deve ter-me acontecido, porque pelo menos duas delas correspondem a acidentes que podiam ter tido consequências aborrecidas (tendões). Mas uma vez que passou, a minha tendência natural é esquecer completamente o assunto.
Quanto aos dígitos de "cabeça para baixo", não me afectam - utilizo quase sempre um bom paquímetro analógico de nónio, com escala até 0,05mm. Sempre me resolveu os problemas de medições, e hoje em dia não faço coisas de muita precisão. Se preciso de mais precisão, e se a dimensão a medir for inferior a 25mm, até posso utilizar o micrómetro (Moore & Wright, também analógico), mas hoje em dia não é frequente.
Embora tenha um paquímetro digital, raramente o uso, porque a precisão dele faz com que geralmente não consiga ter duas vezes a mesma leitura (no mesmo ponto da mesma peça e no mesmo dia), o que é irritante quando sei que para o fim em vista não é necessária muita precisão. Então tratando-se de madeira...
Único problema com os analógicos - começa a ser difícil ler a escala, mesmo com óculos   :(

43
Serralharia e metais / Re: Aparelho de soldar mig
« em: Quarta, 12 de Abril, 2017, 18:47:43 pm »
yoramdavid não sei de onde é mas eu "troco" as garrafas de co2 de 6/8kg para a minha cerveja num distribuidor da air liquid em que fica 30€ + iva
Quando eu usava CO2 (não, não era para soldar), em garrafa de 6kg, também carregava no Air Liquide. Não me lembro quanto custava, foi há mais de 20 anos, mas incluído no preço estava um teste de pressão à garrafa.

44
Bricolage Café / Re: NOTÍCIAS: boas, más e péssimas...
« em: Quarta, 12 de Abril, 2017, 18:41:47 pm »
...
Tenho andado arredado da publicação aqui no fórum, mas tenho espreitado as publicações dos colegas. E qual a razão (ou razões) para não publicar ou sequer comentar? Por causa das notícias: das boas, das más e das péssimas...

As boas: óptimo, fico contente
As más: faz parte da vida - umas vezes tem-se disposição, outras não.
As péssimas: ora, se só teve essas consequências é um simples acidente de percurso! (no sentido real e no figurado  :)). Com todas as actividades mais ou menos enérgicas que fiz, se fosse classificar de péssimos os pequenos acidentes desse nível que sofri... passava uma vida péssima  :laugh:

Na realidade, estava um pouco preocupado sem saber o que lhe teria acontecido. Rápidas melhoras.

45
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Terça, 11 de Abril, 2017, 00:24:16 am »
Se compreendi a sua descrição, pessoalmente, não me parece boa ideia. Com uma simples mola, a porta há de estar sempre a querer fechar, mesmo enquanto estamos a tirar uma ferramenta. Precisará de ter um sistema de bloqueio quando está aberta - uma "mariquice"?

É sempre um bom princípio de projecto tentar simular mentalmente a operação, por vezes nos projectos mais simples pode permitir descobrir algum potencial problema (nos que não sejam simples é outra cantiga...)

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 57