Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - GLFaria

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 57
31
E já alguém experimentou utilizar as "ferramentas" que o L-M põe à disposição dos clientes? Então os serrotes... Já tive de usar para cortar umas varas que não me cabiam no carro, espero não ter de fazer isso muitas vezes.

E o facto de as ferramentas, pelo menos aqui em Alfragide, serem da linha branca - ou seja, Axton - que mesmo nova é de uma qualidade lastimável, não ajuda nada.

Mas como, pelo que tenho tido oportunidade de ver, a maioria dos clientes que as utilizam não sabe distinguir um serrote de um pente, e muito menos pegar nas ferramentas como deve ser...

32
Bricolage Café / Re: NOTÍCIAS: boas, más e péssimas...
« em: Quinta, 13 de Abril, 2017, 02:25:54 am »
...
GLFaria: alguma vez teve de usar o paquímetro com a mão esquerda? É o que me está a "atrapalhar" mais tenho de fazer as leituras com os dígitos de "cabeça para baixo"...  :laugh:

Se quer que lhe diga, não me lembro de todo. Olhando para a minha mão direita e respectivas cicatrizes, deve ter-me acontecido, porque pelo menos duas delas correspondem a acidentes que podiam ter tido consequências aborrecidas (tendões). Mas uma vez que passou, a minha tendência natural é esquecer completamente o assunto.
Quanto aos dígitos de "cabeça para baixo", não me afectam - utilizo quase sempre um bom paquímetro analógico de nónio, com escala até 0,05mm. Sempre me resolveu os problemas de medições, e hoje em dia não faço coisas de muita precisão. Se preciso de mais precisão, e se a dimensão a medir for inferior a 25mm, até posso utilizar o micrómetro (Moore & Wright, também analógico), mas hoje em dia não é frequente.
Embora tenha um paquímetro digital, raramente o uso, porque a precisão dele faz com que geralmente não consiga ter duas vezes a mesma leitura (no mesmo ponto da mesma peça e no mesmo dia), o que é irritante quando sei que para o fim em vista não é necessária muita precisão. Então tratando-se de madeira...
Único problema com os analógicos - começa a ser difícil ler a escala, mesmo com óculos   :(

33
Serralharia e metais / Re: Aparelho de soldar mig
« em: Quarta, 12 de Abril, 2017, 18:47:43 pm »
yoramdavid não sei de onde é mas eu "troco" as garrafas de co2 de 6/8kg para a minha cerveja num distribuidor da air liquid em que fica 30€ + iva
Quando eu usava CO2 (não, não era para soldar), em garrafa de 6kg, também carregava no Air Liquide. Não me lembro quanto custava, foi há mais de 20 anos, mas incluído no preço estava um teste de pressão à garrafa.

34
Bricolage Café / Re: NOTÍCIAS: boas, más e péssimas...
« em: Quarta, 12 de Abril, 2017, 18:41:47 pm »
...
Tenho andado arredado da publicação aqui no fórum, mas tenho espreitado as publicações dos colegas. E qual a razão (ou razões) para não publicar ou sequer comentar? Por causa das notícias: das boas, das más e das péssimas...

As boas: óptimo, fico contente
As más: faz parte da vida - umas vezes tem-se disposição, outras não.
As péssimas: ora, se só teve essas consequências é um simples acidente de percurso! (no sentido real e no figurado  :)). Com todas as actividades mais ou menos enérgicas que fiz, se fosse classificar de péssimos os pequenos acidentes desse nível que sofri... passava uma vida péssima  :laugh:

Na realidade, estava um pouco preocupado sem saber o que lhe teria acontecido. Rápidas melhoras.

35
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Terça, 11 de Abril, 2017, 00:24:16 am »
Se compreendi a sua descrição, pessoalmente, não me parece boa ideia. Com uma simples mola, a porta há de estar sempre a querer fechar, mesmo enquanto estamos a tirar uma ferramenta. Precisará de ter um sistema de bloqueio quando está aberta - uma "mariquice"?

É sempre um bom princípio de projecto tentar simular mentalmente a operação, por vezes nos projectos mais simples pode permitir descobrir algum potencial problema (nos que não sejam simples é outra cantiga...)

36
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:23:28 pm »
Ora, eu só quis dar a ideia-base, as "mariquices" são ao gosto (e à pachorra...) de cada um :).
Por exemplo, um fecho, seja ele de gancho seja um imã, pode dar jeito. E uma forma de a "caixa" não ter tendência a fechar quando está aberta, etc...

37
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:10:11 pm »
Claro que, se quiser caprichar um pouco mais, fica com os formões (e as mãos) mais resguardados...

38
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 03:00:39 am »
Acha que tem pouco espaço?  :o :o :o   Vejo para aí tanto espaço vazio à volta!  :laugh:

De qualquer forma, se acha que não tem espaço para alargar mas tem para aprofundar, proponho-lhe uma ideia - veja o boneco que fiz em SketchUp. Não está muito pormenorizado, é só para dar a ideia.

Aliás, proponho-lhe mais uma ideia - em vez de ter aquelas "capinhas" nos formões - estão sempre sujeitas a cair e perder-se, além de que já me aconteceu tirar uma e descobrir que a ponta do formão tinha criado ferrugem - ponha uma pequena "prateleira" por baixo, com profundidade suficiente para assegurar que não há perigo de as mãos irem aos gumes. Veja a foto dos meus (não quero dizer que seja a melhor maneira de os arrumar, quando tiver tempo faço um suporte melhor)

E já agora, como é que pega nos formões quando os tira do suporte? É que a distância entre os eixos dos cabos, no meu suporte, é só 35mm e chega-me (reconheço que é à justa, e ficava mais feliz com 40 ou 45mm, mas eu é que verdadeiramente não tenho espaço!)

39
Serralharia e metais / Re: Aparelho de soldar mig
« em: Terça, 04 de Abril, 2017, 01:04:41 am »
...
A soldadura sem gás a que me referia era a do arame fluxado (MIG também) que não precisa de gás...

Cumprimentos.
David.

A letra G no acrónimo MIG significa Gás. Tecnicamente, se não tem gás, não é MIG! Mas não vou insistir, talvez lhe chamem assim... :)

40
Serralharia e metais / Re: Aparelho de soldar mig
« em: Sexta, 31 de Março, 2017, 02:14:39 am »
Não é exactamente a minha especialidade, mas pelo menos sei que, por definição, soldadura MIG (Metal Inert Gas) é sempre feita com gás inerte, geralmente árgon.
Suponho que a outra, que refere sem gás, é a comum soldadura a eléctrodo.

TIG = Tungsten Inert Gas => sim, também precisam de gás. A diferença fundamental (com implicações nas características do equipamento) é o material do eléctrodo.

Não me atrevo a dar mais esclarecimentos, electrosoldadura é um assunto em que não toco há mais de 30 anos :(  Mas penso que há no fórum que possa discutir consigo os prós e os contras.

41
Ideias, Truques e Dicas / Re: Polir mármore
« em: Quarta, 29 de Março, 2017, 23:08:39 pm »
Obrigado pelo link, pajo, não conhecia de todo esta empresa, é sempre bom saber.

O material da peça que quero polir é mais delicado do que eu pensava. A peça é um candeeiro de mesa com muitos anos, com formas relativamente simples. A pedra é alabastro e não mármore branco, como eu pensava. O alabastro é uma "variedade" de calcite, mais macia do que o mármore, e que exige mais cuidado no restauro. Vou ter de estudar o assunto mais a fundo.

42
Ferramentas / Re: Como arrumam as vossas limas?
« em: Terça, 28 de Março, 2017, 13:53:43 pm »
Na mensagem acima, e relativamente à questão da ocupação de espaço no painel posta pelo pajo, há uma solução de arrumação em painel que pode tornar as coisas mais compactas - inclinar ligeiramente os tubos. Mais fácil do que explicar é um "boneco".

Francamente, a solução mais ou menos horizontal que utilizei pode ser um pouco incómoda, porque os cabos das limas, na posição em que ficam, atrapalham um bocado. Mas eu não tinha sítio de parede para as arrumar de outra forma...

43
Ideias, Truques e Dicas / Polir mármore
« em: Terça, 28 de Março, 2017, 02:51:05 am »
Alguém me sabe dizer qual o(s) produto(s) e técnicas mais adequados para polir mármore em pequenas superfícies?
Tenho em casa óxido de cério, cré, e pedra pomes em pó, mas penso que qualquer destes é capaz de riscar o mármore, e não estou com vontade de experimentar sem saber...

Se alguém me souber dizer, agradeço.

44
Ferramentas / Re: Como arrumam as vossas limas?
« em: Terça, 28 de Março, 2017, 02:41:10 am »
...
Quanto às minhas que são "low cost " custo baixo andam por vezes como se costuma  dizer " ao Deus dara"
Todas as minhas são relativamente "low cost" - todas, incluindo as picadas à mão, são Tomé Feteira. Não vejo motivo para comprar de outra origem. As picadas à mão tive de comprar directamente à fábrica, não encontrei nas lojas onde fui. Fizeram-me um desconto muito bom. Podem não ser tão perfeitas como, por exemplo, as Liogier ou as Auriou, mas são incomparavelmente mais baratas.
Mas mesmo sendo "low-cost", não há razão para as tratar mal, dá-me jeito que estejam em boas condições ;)

...
Ora aí está uma boa ideia para este tipo de arrumação.
...
A ideia-base não é minha, há (na net, claro, onde mais?...) muitos exemplos  de arrumações de todo o tipo de coisas utilizando tubos de PVC. Limitei-me a pensar que seria uma boa ideia para arrumar limas.

...
(a titulo de exemplo, nunca passo o dedo na lima nem na peca a trabalhar).
...
Penso que este é um dos mitos do qual ninguém que o invoca até agora me conseguiu explicar a origem!!! E, o que é mais, não consta de nenhum dos documentos que tenho de diversos fabricantes (Auriou, Liogier, Nicholson, Simonds). Aliás, fui ensinado nas saudosas aulas de trabalhos manuais a segurar a lima com as duas mãos.

As únicas referências escritas que tenho e que talvez se possam de alguma maneira relacionar com isso é que a lima não deve estar gordurosa ou com óleo, porque isso reduz a sua capacidade "mordente". Como as mãos geralmente têm óleos e ácidos...Mas quer a Auriou quer a Liogier recomendam guardar as grosas enroladas num pano com óleo.

O meu raciocínio leva-me a pensar que seja a existência natural de óleos e ácidos nas mãos que tenha dado origem a esse mito.
É um facto que no trabalho dos metais as mãos ficam muito facilmente oleosas - e geralmente não são bem limpas entre operações, quando muito são esfregadas num bocado de desperdício...
Quanto aos ácidos, estou disposto a admitir que algumas mãos talvez possam deixar resíduos que originem oxidação nos dentes das limas - se elas forem muito manuseadas antes de serem arrumadas.

Mas até que alguém me demonstre ou explique com argumentos técnicos válidos que assim deve ser, a história de nunca tocar numa lima com os dedos para mim é..."estória"!

Já agora - para limpar limas, usar escova de pelos de nylon (uso uma escova de dentes velha para as limas mais pequenas, e uma escova de unhas para as maiores), ou de latão (que geralmente têm a vantagem de ter pelos mais finos do que as de nylon - pelo menos as minhas têm). Nunca, mas nunca, as escovas de aço que há no comércio como sendo próprias para limpar limas - dão cabo das limas em pouco tempo.


45
Ferramentas / Como arrumam as vossas limas?
« em: Segunda, 27 de Março, 2017, 02:36:20 am »
Para que não haja protestos  :), esclareço desde já que para efeitos deste tópico uso a designação "lima" para tudo - limas, grosas, limatões,...

Estou interessado em saber como resolvem o problema da arrumação das vossas limas. São ferramentas delicadas e que convém tratar com cuidado, senão estragam-se num instante. A seguir mostro como resolvi no meu caso, e com os meus constrangimentos de espaço, mas gostava de ter mais ideias.

Não tenho muitas, mas tenho algumas. Até há algum tempo, a "arrumação" delas era um tubo de uns 10cm de diâmetro, com base, pousado no chão. Não era nada bom para as limas, mas não tenho parede nem gavetas onde as meter (excepto as limas de calado, claro, que estão numa gavetinha)

Entretanto, comprei algumas grosas picadas à mão, e essas certamente nunca iriam para o tubo comum. Por outro lado, estava farto de dar pontapés no tubo. Depois de muito olhar à roda, reparei que tinha um pequeno espaço desaproveitado debaixo de uma prateleira, e resolvi dar-lhe uso.

Utilizei tubo eléctrico de 25mm (diâmetro interior 22mm ) para as largas - chatas, meia-cana, etc - e tubo de 16mm (diâmetro interior 13mm, se bem me lembro) para as mais estreitas - redondas e triangulares. Fiz uma armação rústica, separando entre si os tubos com cavilhas de 8mm, para dar espaço para os cabos.

Não está exactamente bonito, nem sequer me dei ao esforço de lhe aplicar qualquer acabamento, mas para já está funcional. As limas estão muito mais bem tratadas. E seja como for, quando arranjar mais limas, o que mais tarde ou mais cedo vai acontecer, terei de fazer alguma coisa maior - ainda tenho espaço debaixo da prateleira.

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 57