Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - GLFaria

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 57
31
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Quarta, 26 de Abril, 2017, 01:00:58 am »
...
Basicamente precisa de prolongar algumas madeiras da parte superior (algumas cortei demasiado curtas) e revestir as caixas com  corticite. Nao me agrada aquele material do piso flutuante em contacto directo com ferro.

Obrigado. Vejo que, afinal, sempre tem algumas ferramentas manuais!  ;D

Não vejo problema em que o piso flutuante vá ao contacto com o ferro. Além de que é fácil de limpar, não absorve a humidade, e não cria bolores. A corticite acaba por se desfazer localizadamente com os inevitáveis "toques" ao pôr e tirar a ferramenta.
De qualquer forma, se por acção do próprio peso a plaina inclinar ligeiramente para trás (isto é, se o suporte estiver pendurado na vertical) o ferro fica desencostado.

Edit - indiscutivelmente, o abre-caricas é uma ferramenta manual!  ;)  Mas serve para quê, naquele quadro?

32
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Terça, 25 de Abril, 2017, 19:28:06 pm »
Bom esforço de arrumação! Vê-se que as ferramentas motorizadas têm um lugar de relevo no "sistema" :)

pajo, importa-se de mostrar o suporte da plaina manual (com e sem plaina) e a forma como ela é fixada? Pelo bocadinho que vejo nas fotos parece ser bastante mais simples do que o meu, e estou sempre disposto a aproveitar ideias...

33
Bricolage Café / Re: Agua boricada
« em: Domingo, 23 de Abril, 2017, 02:18:28 am »
pajo, já experimentou "googlar" "água boricada"? Apresenta milhares de respostas. Não sei se alguma lhe será útil, a minha curiosidade não foi tão longe que explorasse o tema, mas pelos vistos não é um produto assim tão raro.

34
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Segunda, 17 de Abril, 2017, 23:46:30 pm »
mmmhh! Eu não faço propriamente para ser bonito :). É para ser funcional (requisito fundamental), prático e fácil de fazer, demorar pouco, e se possível adequadamente resistente para não ter de fazer outro tão depressa... :D
Obrigado

Então e esse dedo maroto?

35
Ideias, Truques e Dicas / Montar pneus???
« em: Domingo, 16 de Abril, 2017, 18:30:52 pm »
O pajo, que é aqui o especialista em equipamento pesado, conhece esta técnica para montar pneus?  :o

https://www.youtube.com/watch?v=QbHpjttWrEA

Nunca me passaria pela cabeça (mas também é verdade que não costumo montar pneus...)

36
Bricolage Café / Re: Boa bricopascoa.
« em: Domingo, 16 de Abril, 2017, 18:22:42 pm »
Muito obrigado, são igualmente os meus desejos.

37
Ideias, Truques e Dicas / Re: Arrumar a garagem (se alguma vez for possível)
« em: Domingo, 16 de Abril, 2017, 18:20:16 pm »
Bravo, muito elegante! É o que dá ter ferramentas motorizadas para facilitar as coisas.

O meu é mais "abrutalhado", mas também resulta. E dá mais trabalho para partir  ;)

Quanto à "me@@da"  :laugh:, nesse tipo de situações uso sempre parafusos e não pregos, ainda por cima de secção redonda (segundo me parece que é o que lá tem). Os pregos de secção redonda são mais aptos a enfraquecer ou rachar a madeira, porque afastam as fibras ao entrar. Nestes casos, se usar pregos, o que é raro, faço um furo-piloto.
Às vezes, quando estou com paciência, mais tarde retiro o parafuso, que serve só para fazer pressão na colagem,  abro o furo, colo uma cavilha de madeira, a passo a plaina.

Outras vezes, com uma broca forstner, abro uma "caixa" com o diâmetro da vara e com alguns mm de profundidade. Além de reforçar, assim tenho a certeza que não foge do sítio enquanto seca, e posso usar grampos em vez dos parafusos. É conforme a disposição que tenho para trabalhar...No fim de contas, tenho tempo.

38
E já alguém experimentou utilizar as "ferramentas" que o L-M põe à disposição dos clientes? Então os serrotes... Já tive de usar para cortar umas varas que não me cabiam no carro, espero não ter de fazer isso muitas vezes.

E o facto de as ferramentas, pelo menos aqui em Alfragide, serem da linha branca - ou seja, Axton - que mesmo nova é de uma qualidade lastimável, não ajuda nada.

Mas como, pelo que tenho tido oportunidade de ver, a maioria dos clientes que as utilizam não sabe distinguir um serrote de um pente, e muito menos pegar nas ferramentas como deve ser...

39
Bricolage Café / Re: NOTÍCIAS: boas, más e péssimas...
« em: Quinta, 13 de Abril, 2017, 02:25:54 am »
...
GLFaria: alguma vez teve de usar o paquímetro com a mão esquerda? É o que me está a "atrapalhar" mais tenho de fazer as leituras com os dígitos de "cabeça para baixo"...  :laugh:

Se quer que lhe diga, não me lembro de todo. Olhando para a minha mão direita e respectivas cicatrizes, deve ter-me acontecido, porque pelo menos duas delas correspondem a acidentes que podiam ter tido consequências aborrecidas (tendões). Mas uma vez que passou, a minha tendência natural é esquecer completamente o assunto.
Quanto aos dígitos de "cabeça para baixo", não me afectam - utilizo quase sempre um bom paquímetro analógico de nónio, com escala até 0,05mm. Sempre me resolveu os problemas de medições, e hoje em dia não faço coisas de muita precisão. Se preciso de mais precisão, e se a dimensão a medir for inferior a 25mm, até posso utilizar o micrómetro (Moore & Wright, também analógico), mas hoje em dia não é frequente.
Embora tenha um paquímetro digital, raramente o uso, porque a precisão dele faz com que geralmente não consiga ter duas vezes a mesma leitura (no mesmo ponto da mesma peça e no mesmo dia), o que é irritante quando sei que para o fim em vista não é necessária muita precisão. Então tratando-se de madeira...
Único problema com os analógicos - começa a ser difícil ler a escala, mesmo com óculos   :(

40
Serralharia e metais / Re: Aparelho de soldar mig
« em: Quarta, 12 de Abril, 2017, 18:47:43 pm »
yoramdavid não sei de onde é mas eu "troco" as garrafas de co2 de 6/8kg para a minha cerveja num distribuidor da air liquid em que fica 30€ + iva
Quando eu usava CO2 (não, não era para soldar), em garrafa de 6kg, também carregava no Air Liquide. Não me lembro quanto custava, foi há mais de 20 anos, mas incluído no preço estava um teste de pressão à garrafa.

41
Bricolage Café / Re: NOTÍCIAS: boas, más e péssimas...
« em: Quarta, 12 de Abril, 2017, 18:41:47 pm »
...
Tenho andado arredado da publicação aqui no fórum, mas tenho espreitado as publicações dos colegas. E qual a razão (ou razões) para não publicar ou sequer comentar? Por causa das notícias: das boas, das más e das péssimas...

As boas: óptimo, fico contente
As más: faz parte da vida - umas vezes tem-se disposição, outras não.
As péssimas: ora, se só teve essas consequências é um simples acidente de percurso! (no sentido real e no figurado  :)). Com todas as actividades mais ou menos enérgicas que fiz, se fosse classificar de péssimos os pequenos acidentes desse nível que sofri... passava uma vida péssima  :laugh:

Na realidade, estava um pouco preocupado sem saber o que lhe teria acontecido. Rápidas melhoras.

42
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Terça, 11 de Abril, 2017, 00:24:16 am »
Se compreendi a sua descrição, pessoalmente, não me parece boa ideia. Com uma simples mola, a porta há de estar sempre a querer fechar, mesmo enquanto estamos a tirar uma ferramenta. Precisará de ter um sistema de bloqueio quando está aberta - uma "mariquice"?

É sempre um bom princípio de projecto tentar simular mentalmente a operação, por vezes nos projectos mais simples pode permitir descobrir algum potencial problema (nos que não sejam simples é outra cantiga...)

43
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:23:28 pm »
Ora, eu só quis dar a ideia-base, as "mariquices" são ao gosto (e à pachorra...) de cada um :).
Por exemplo, um fecho, seja ele de gancho seja um imã, pode dar jeito. E uma forma de a "caixa" não ter tendência a fechar quando está aberta, etc...

44
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:10:11 pm »
Claro que, se quiser caprichar um pouco mais, fica com os formões (e as mãos) mais resguardados...

45
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 03:00:39 am »
Acha que tem pouco espaço?  :o :o :o   Vejo para aí tanto espaço vazio à volta!  :laugh:

De qualquer forma, se acha que não tem espaço para alargar mas tem para aprofundar, proponho-lhe uma ideia - veja o boneco que fiz em SketchUp. Não está muito pormenorizado, é só para dar a ideia.

Aliás, proponho-lhe mais uma ideia - em vez de ter aquelas "capinhas" nos formões - estão sempre sujeitas a cair e perder-se, além de que já me aconteceu tirar uma e descobrir que a ponta do formão tinha criado ferrugem - ponha uma pequena "prateleira" por baixo, com profundidade suficiente para assegurar que não há perigo de as mãos irem aos gumes. Veja a foto dos meus (não quero dizer que seja a melhor maneira de os arrumar, quando tiver tempo faço um suporte melhor)

E já agora, como é que pega nos formões quando os tira do suporte? É que a distância entre os eixos dos cabos, no meu suporte, é só 35mm e chega-me (reconheço que é à justa, e ficava mais feliz com 40 ou 45mm, mas eu é que verdadeiramente não tenho espaço!)

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 57