Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - gabriel_rocha

Páginas: [1] 2 3 ... 6
1
Bricolage Café / Re: feliz natal
« em: Terça, 30 de Dezembro, 2014, 18:35:22 pm »
Boas Festas a todos, eu já não consigo acompanhar aqui o fórum como queria, não tenho tido grande tempo por motivos profissionais e ainda bem, pode ser que isto seja a tal "retoma" que tanto se ouve na televisão!

2
Apresentações / Re: Apresentação
« em: Segunda, 21 de Abril, 2014, 11:37:44 am »
Quer traga questões, respostas, idéias ou de tudo um pouco, seja muito bem vindo ao Bricolage Total!

3
Ideias, Truques e Dicas / Re: Mobilar casa - Ajuda!
« em: Quinta, 17 de Abril, 2014, 00:51:00 am »
Antes de mais, bem vinda ao forum!

Relativamente à situação das paletes, tenhoum conhecido meu que já comprou bastantes paletes através dos classificados no OLX, aparecem sempre várias pessoas que as vendem barato desde que o comprador as vá buscar. Ainda em relação a mobiliário algumas peças mais pequenas também poder ser encontradas nesse tipo de sites. Convém sempre seguir as instruções dos administradores dos sites no que respeita à segurança da compra.

Quanto às pinturas, está mesmo na altura certa para aproveitar as promoções dos Aki's, maxmat's e Leroy's estão praticamente todos com preços de saldos nas tintas, além de ser normal nesta época do ano, este inverno tem sido prolongado e as vendas não têm sido animadores, vai daí já se vê tinta até com alguma qualidade a metade do preço.

Se quando tiver os materiais tiver alguma dúvida sobre a melhor forma de fazer algo com eles, depois deixa cá as suas questões explicando qual a finalidade que pretende e certamente alguém a ajudará.

Boa bricolage e boa caçada aos bons preços!

4
Madeiras / Re: Armario com rodas
« em: Terça, 15 de Abril, 2014, 14:30:45 pm »
Simples e prático o armário, no entanto, se o seu problema é o aspecto que os parafusos dão às frentes, pode sempre retirar os puxadores, e colar folha de madeira, assim para além de ter aprendido com o erro, também aprende outra coisa que é colocar folhas de madeira, que também é uma componente de acabamento.

Já agora pegando no que o amigo G mencionou, o mero alinhamento de elementos de fixação, já lhe deixava outro aspecto, e esqueça um bocadinho a massa de madeira geralmente não dá bom aspecto a nada e nunca se vai comportar como a madeira.

Tenho de postar aqui o chaveiro que fiz no outro dia, reparei que tem mais erros de execução em coisas básicas que eu já daveria saber fazer melhor, mas constatei que realmente a pressa é inimiga da perfeição e tentei fazer tudo muito rápido, deu asneirada, agora está feito mas se tiver que fazer outro do género, terei de levar as coisas com muito mais calma, como diz o velho ditado "mede 2 vezes e corta apenas uma" !!

5
Madeiras / Re: Scrollsawing
« em: Domingo, 02 de Março, 2014, 14:43:22 pm »
Pronto, já vi a asneirada da minha questão... "scrollsawing" isto de estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo dá asneira... hehehe

6
Madeiras / Re: Scrollsawing
« em: Domingo, 02 de Março, 2014, 14:41:51 pm »
Muito bom, e imenso, trabalho!

Utilizou serra de recortes manual ou alguma ferramenta eléctrica tipo "dremel" ?

P.s. a pintura está ali com uma mão firme de meter inveja, parabéns!

7
Madeiras / Re: Chaveiro
« em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 15:06:11 pm »
Amigo G, isso já pode ser reacção traumática associada à falta de espaço que você tem! hehehe

Peço desculpa, não resisti à brincadeira, espero que não leve a mal, sabe que não é minha intenção.

Isto no final de contas eu no meu entender o que faz mesmo falta no "nosso espaço" é um frigorífico como aquele que o amigo pajo tem lá em casa!

:)

8
Madeiras / Re: Mesa de corte
« em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 15:02:03 pm »
Amigo Mauro, eu já tinha pensado em fazer uma mesa para de corte para mim, mas rápido cheguei à conclusão que para o tipo de bricolagem que faço não preciso de algo tão volumoso na minha garagem, os cortes que faço pequenos são ou manuais, ou então com uma Dremel Saw max! Dito isto, já tinha andado a investigar a situação da segurança. Cheguei inclusivé a desenhar uma protecção de lâmina que iria pivotar em cima de um "splitter". Se quiser posso-lhe passar o desenho em sketchup ou até disponibilizá-lo aqui para quem quiser. Está numa fase crua, porém o sistema é simples e consiste em cortar 4 placas com uma determinada forma 2 a 2, que seriam montadas justapostas conforme a imagem que anexo, está tudo à escala, apesar de não ter ainda cotagem. Foi inicialmente pensado para executar em placas de 5mm de madeira para ser leve e fácil de cortar. Depois ainda considerei a hipótese de fazer em acrílico transparente, o preço da placa de acrílico desiludiu-me.

Se tiver impressora de grande formato, ou se levar a algum centro de cópias pode-se imprimir à escala e usar sobre a madeirapara auxílio de corte e furação.

A peça escura metálica era uma tira de aço de 1,5mm de espessura e 35mm de largura, que pretendia cortar de uma tira maior que lá tenho em casa de 600mm de comprimento.

Ideias não faltam... é preciso é por mãos à obra, eu por ter outro solução abandonei esta, mas fiquei sempre com alguma pena de não a ter feito!



9
Ferramentas / Re: Nova modificação ao engenho de furar
« em: Quinta, 20 de Fevereiro, 2014, 23:24:56 pm »
Um belo trabalho sim senhor.

Com vista à obtenção de maior segurança, por aqui o objectivo parece-me cumprido. Realmente faz-me alguma confussão aquele fio terra ali exposto, mas faz maior confusão (e nisto o amigo Faria não tem intervenção) aquele relé com uma bobine tão apertada porque naquela bobine cria-se um campo electromagnético dá aspecto de ser algo barato sem grande cuidado na concepção do interruptor. A fita adesiva não é de todo também do meu agrado, mas não tendo tido a hipótese de colocar manga termo retráctil, é uma solução, desde que a fita tenha o adesivo com alguma qualidade e não derrame por acção do calor ou seque com o passar do tempo.

Na parte mecânica, é sempre um prazer vê-lo trabalhar, nota-se a experiência e o à vontade que tem e a visão que tem do que pode correr mal só pelo simples facto de deixar uma limalha aqui ou ali.

Esteticamente falando, talvez uma tinta aproximada à cor do aparelho, na caixa que construiu, sei que existem tintas para dar o aspecto lacado com brilho ou mate.

É sempre bom aprender alguma coisa consigo, porque tem a capacidade rara de explicar o que faz, de uma forma tão simples que quase consegui imaginar o que fez mesmo antes de ver as fotografias.


10
Ideias, Truques e Dicas / Reaproveitar caixas de acrílico
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 11:30:33 am »
Bom dia amigos.

Venho aqui trazer o último reaproveitamento que fiz de algo que estava para ir para o lixo.

É uma caixa de acrílico daquelas que continham telemóveis, esta por exemplo era da Vodafone.

O que eu fiz, essencialmente foi furar a caixa para o diâmetro de um suporte de lâmpada E27, que já traz o batente de plástico (anilha), com broca craniana hss com muita calma e paciência para não derreter o acrílico.

Depois criei um padrão de furos na parte posterior superior para dissipação de calor que se acumule junto ao topo, uma vez que a caixa fica fechada. Neste caso utilizei uma lâmpada LED 220v 3500K, ou seja, com uma luz mais suave e confortável e também que não aquece praticamente, pode ficar ligada toda a noite como luz de presença e de manhã se lhe colocarem a mão na cúpula de acrílico que protege os SMD's ela está fria.
De qualquer das formas a precaução nunca é demais, daí os furos.

De salientar que ao furar acrílico é sempre bom colocar 1º fita de papel (pintura) para prevenir acidentes com eventuais rebarbas ou riscos inadvertidos no acrílico.

Depois a decoração das faces frontal e lateriais, foi feita com vinil autocolante com o tema do agrado do "cliente", com um pormenor de luz projectada na parede do fundo através de fuga programada da luz através de parte do vinil, neste caso, a zona ocular da máscara do homem aranha está recortada.

Em cima, na tampa, que é amovível para substituição da lâmpada, colei com cola quente uma série de peças que já andavam no fundo do baú, algumas já de brinquedos sem utilização e às quais faltavam peças e encaixes. Fiz uma composição com o que pude aproveitar, porque muitas coisas nem são daquele conjunto, é no fundo uma amálgama de brinquedos soltos que ficaram ali coladinhos juntos para criar um suposto parque de estacionamento.
Miúdo que se preza gosta de carrinhos e aqueles eram de plástico e já nem andavam, vai daí passam a decor!

Acho que ficou tudo explicado, apenas tenho fotos do produto acabado porque na realidade ele é completamente "transparente" e eu não fiz a caixa de acrílico.

Espero que gostem.


11
Bricolage Café / Re: Vamos pôr isto a andar?! Ou não?
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 10:57:04 am »
Isto parece combinado!

Então volta tudo ao mesmo tempo? Eu que andei tempos e tempos sem cá vir, sem sequer poder acompanhar o que os amigos tinham feito na minha ausência.

Neste tempo todo a única coisa que fiz e não coloquei aqui foi um candeeiro de mesinha para o meu filho para reaproveitar uma caixa de acrílico que lá tinha, vou já tratar de postar isso!

Da minha parte, faço já aqui um "mea culpa" pelo "abandono" mas o fim do ano passado foi horrível, que não deu sequer para ligar um computador. Depois o ano começou com as tradicionais doenças sazonais a correr a casa toda, começava num e dava a volta à família.
Mas fiz questão de não deixar passar o mês de Fevereiro em branco também, porque gosto muito deste cantinho, que também considero um bocadinho meu.

Vamos lá, arregaçar as mangas que a troika está quase a ir embora e a malta tem que mostrar serviço! Hehehe


12
Madeiras / Re: Mesa de corte
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 10:47:33 am »
Muito bom trabalho!

Aquela prateleira de baixo, dá um jeitão e ainda por cima dá robustez a toda a estrutura.

Diga-me uma coisa, já pensou em colocar algum tipo de guarda para a lâmina, eu nestas mesas feitas em casa, fico sempre a pensar nessa protecção. É claro que a melhor protecção de todas é estar com muita atenção sempre que se usa esta ferramenta, mas às vezes a vista distrai-se e o impensável acontece, nestas adaptações a lâmina da serra circular não para tão rápido como seria de esperar!
Vi uma vez apenas algures feita com chapa de aço de 1,5mm de espessura em forma de "meia-lua" que ficava presa à mesa com um pivot atrás e achei a ideia prática.

Para uso esporádico e com muita atenção porque é afinal uma adaptação de uma ferramenta electro portátil, devo dizer que a sua é das mais robustas que já vi, gostei muito do que fez!

cumps.

13
Madeiras / Re: Chaveiro
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 10:36:59 am »
Ficou uma maravilha, ando para fazer uma coisa destas há que tempos para colocar à entrada da minha garagem, e vou adiando, porque o tempo não tem permitido. Mas está na minha "to do list" e quando estiver feito, vou colocar aqui também, que o fórum está muito parado, é preciso por isto a mexer!

Bom trabalho!

Cumps.

14
Pinturas, Decoração e Design / Re:quais são as cores que devemos por ?
« em: Sexta, 06 de Setembro, 2013, 11:55:54 am »
Bom dia, as cores de áreas íntimas e pessoais como os quartos, devem atender ao gosto de quem o vai ocupar, quando possível e também a algumas regras de bom senso. Atendendo à exposição solar dos quartos e ao tipo de iluminação para a noite, devem ser escolhidas cores claras onde não se consegue captar tanta luz de modo a criar uma superfície de reflexão, ou cores com mistura de pigmentos mais escuros par onde a luz é mais que suficiente.
No caso de quartos onde algumas paredes possam levar papel de parede, podem-se fazer conjugações de cores de acordo com o papel escolhido.
Algumas vezes até com cores neutras, beges, cremes, magnólias e alguns brancos conseguem-se fazer conjugações com o dito papel de parede, que pode ser na mesma neutro mas nas paredes que necessitem de luz podem ter brilhos ou acetinados.

Se continuar na dúvida no equilíbrio entre a ocupação diurna/nocturna do espaço, escolha a que predominar. Os quartos podem ter mais utilização diurna no caso das crianças em idade escolar e nocturna no caso de jovens adultos.

Se mesmo assim tiver dúvidas, pode sempre fazer um teste e ver o resultado durante o dia e durante a noite, no caso de escolher uma cor que se revele difícil cobrir depois com outra existem isolantes próprios para neutralizar a cor antecessora.

15
Apresentações / Re: (sou novo por aqui )
« em: Sexta, 06 de Setembro, 2013, 11:43:22 am »
Seja muito bem vindo. Se puder ajudar em algo disponha, se tiver algo para nos ensinar também agradeço, estamos sempre a aprender coisas novas.

Cumprimentos.

Páginas: [1] 2 3 ... 6