Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - BrunoFonseca

Páginas: [1] 2
1
Pinturas, Decoração e Design / Problemas na pintura
« em: Segunda, 22 de Agosto, 2011, 15:35:22 pm »
Viva!

Tenho na minha sala uma parede em pladur que pretendo pintar de cinzento.

Essa parede já levou uma de mão de primário específico para pladur, e mais 2 de mão de branco (Dyrutex) e a pintura ficou impecável.

No entanto, quando aplico o cinzento nunca consigo fazer com que a parede fique homogénea, e ficam sempre manchas (que com a pintura fresca não se conseguem ver bem). As manchas nunca ficam no mesmo sítio, por isso já percebi que o problema está na técnica (ou material) utilizado na pintura, e não na parede.

A tinta que estou a usar é uma tinta de água, que diluí a 10% de acordo com as instruções. Estou a utilizar um rolo de pelo comprido (não me parece muito comprido, mas não é daqueles que não se vê os pelos).

Já me disseram para dar a ultima de mão com 50% de diluição, só uma passagem rápida no mesmo sentido, mas o resultado foi o mesmo.

Neste momento aquela parede já deve ter umas 6 de mão, e ainda sem resultados aceitáveis.

Já conjecturei se o problema poderá estar no rolo, e na eventualidade de ter de usar um rolo de pelo curto (ou sem pelos).

Alguém tem uma sugestão?

Obrigado!

2
Pavimentos, Revestimentos e isolamentos / Re:Rodapé
« em: Domingo, 13 de Março, 2011, 22:20:28 pm »
Boas,

Creio que o material que procuras é a calha tecnica da Tehalit.

Tem todas as vantagens da calha Tecnica, e um revestimento a imitar Madeira. Cá em casa usei a calha com acabamento em Faia, e estou bastante satisfeito com os resultados.

A cereja no topo do bolo é que existe em duas alturas diferentes, por isso podes escolher á tua vontade.

Espero que esta informação te seja útil.

Boas obras!

3
Projectos, Plantas e Orçamentos / Reparar uma chaminé
« em: Segunda, 22 de Novembro, 2010, 14:08:02 pm »
Pois é...
Isto de ser um engenhocas da bricolage por vezes também tem as suas surpresas ... :)

Estava eu a mandar a minha lareira abaixo, quando inadvertidamente danifiquei a chaminé da minha vizinha de baixo (abri um buraco grande na chaminé).

O problema é que só me apercebi disso quando já tinha destruido uma parte significativa de chaminé (~1 metro).

Ora como está a chegar o inverno, a vizinha quer (e tem todo o direito de) usar a lareira (que tem recuperador), e eu queria reparar isto o mais rapidamente possível para não me encher a casa de fumo (embora isso não seja um problema porque não mora lá ninguém de momento.

Primeiro pensei em usar um tubo semelhante ao dos exaustores, mas infelizmente só encontro desse tubo com 130mm e o diâmetro da chaminé é de 200mm.

Entretanto, não faço ideia de como é que posso reparar aquilo.

Já pensei em fazer uma armação com ferro, para depois suportar tijolo refractário e construir uma "parede" no lugar do buraco que fiz (não é fechar a chaminé, entenda-se), mas apenas reparar a parede da mesma.

Não sei se esta será a melhor solução, mas aceito sujestões.

Cumprimentos,

4
Canalização / Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« em: Segunda, 25 de Outubro, 2010, 10:08:37 am »
Olá a todos!

Já comprei os tubos de inox para fazer a puxada de água, com junções e curvas de 90º incluidas.

No entanto, a olhar para os tubos reparei que não têm roscas (até porque vão ser cortados à medida).

A pergunta que vos queria colocar é: para utilizar as junções e curvas, basta enfiar o tubo na junção e apertar aquilo? É que estando a falar de água, diria que isso é insuficiente. Não me parece que possa usar teflon ou linhaço como nas junções com as torneiras, pois aqui não há roscas em lado nenhum...

Alguém aqui tem experiência neste tema?

Obrigado novamente e um abraço!

5
Canalização / Re:Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« em: Terça, 12 de Outubro, 2010, 19:34:25 pm »
Antes de mais, quero agradecer o feedback de todos.


PVC mas terá de descobrir qual das caixas é a esgotos domésticos para não ligar à de esgotos pluviais


Relativamente a esta questão, como é que eu as distingo?

Um abraço!

6
Electricidade / Cablagem e bastidor (ITED ?)
« em: Segunda, 11 de Outubro, 2010, 23:29:18 pm »
Boas,

Como já devem ter percebido pela quantidade (e diversidade de perguntas) ando a rebentar a casa toda para tentar criar uma habitação mais ao meu gosto.

Desta vez a questão prende-se com a instalação de uma rede RJ45 por toda a casa, que pretendo centralizar num switch que queria colocar junto do quadro da electricidade (mas devidamente separado).

Nas minhas pesquisas descobri o ITED, uma norma da ANACOM que todas as habitações contruidas a partir de 2005 têm de cumprir, e fiquei curioso. Mas acabei por me desmotivar porque me parece que é uma instalação algo complexa, e eu sem a ajuda de um profissional posso não o conseguir fazer.

Já alguém aqui montou algo semelhante?

Não tenho medo de abrir roços, e estou à vontade com cabos de rede, fichas RJ45 e switches, mas dos outros sistemas incluidos nesta norma, não percebo nada.

Qual a aproximação que me recomendam?

7
Eventos / Re:INTERCASA Concept 2010
« em: Segunda, 11 de Outubro, 2010, 23:24:19 pm »
Olá,

Graças ao concurso do Forum Bricolage Total, este ano fui fazer uma visita à FIL para conhecer a Intercasa Concept.

Como este foi o meu primeiro ano, não tenho termo de comparação, mas honestamente a minha expectativa era um pouco superior.

Achei que a feira estava demasiado centrada em móveis, e com franqueza, mesmo de móveis não vi nada de revolucionário. Achei que entre o clássico, e o excêntrico faltaram apostas fortes, optando muitos dos expositores pelos mesmo móveis de linhas direitas que estão hoje na moda, mas sem que trouxessem nada de novo.

O mais importante que retive da feira foi um mecanismo de abertura de um aparador, cujas (2) portas paralelas, eram de correr (tinham um mecanismo para as desnivelar no momento da abertura e fecho, que permitia utilizar o sistema de correr sem que as portas sejam desniveladas).

Não obstante, fiquei curioso para saber se para o ano será melhor, e conto lá voltar para verificar.

Obrigado pelos convites, e boas exposições!


8
Bricolage Café / Re:Chegámos hoje aos 500 membros!!
« em: Segunda, 11 de Outubro, 2010, 23:09:40 pm »
Parabéns pelo atingimento dos 500 membros.

Faço votos que este forum se possa tornar na referência nacional deste tema, e que daqui a 1 ano estejamos a comemorar os 5.000 membros.

Um abraço à administração e a todos os utilizadores que me fazem consultar regularmente este fórum!

9
Canalização / Colocação de tubagem para esgoto e puxadas de água
« em: Segunda, 11 de Outubro, 2010, 11:20:16 am »
Olá a todos!

Vou montar uma mini cozinha na minha garagem para dar apoio aos petiscos de fim-de-semana.

Tenho vários problemas para resolver, mas para garantir a coerência com a área do fórum, vou apresentar aqui apenas 2.

1 - Puxada de água
     Tenho uma saída de água a aproximadamente 5 metros do local onde vou colocar a cozinha (na outra ponta da garagem), e gostava de saber que tipo de tubagem é que devo comprar para fazer a puxada. O objectivo aqui é não estar a abrir roço (tenho uma viga pelo precurso, e azulejo nalgumas zonas), e passar a tubagem por fora para facilitar a instalação. Alguém me sabe dizer qual o material mais indicado para este efeito?

2 - Tubagem de esgoto
     Este é talvez o maior desafio para mim. Tenho na garagem o que presumo serem umas 3 caixas de esgoto (tenho 3 tampas grandes no chão que nunca abri),  uma delas na proximidade do futuro lava loiça. Neste caso particular, não me importo de abrir roço na parede porque vai ficar por detrás dos armários (ou se calhar por isso mesmo nem vale a pena abrir o roço). Qual é a melhor aproximação para fazer este escoamento de águas? Alguém aqui tem experiência nesta matéria?

Obrigado a todos uma vez mais.

Cumprimentos,

10
Construções no jardim e na horta / Re:Como cortar cerca
« em: Terça, 28 de Setembro, 2010, 08:45:31 am »
Olá Joliveira,

Efectivamente deveria ter pedido o corte na loja, mas com toda a honestidade, nem me lembrei que faziam isso (é o que dá ainda ser verdinho nestas coisas da bricolage).

Efectivamente a serra tico-tico parece-me uma boa ideia. Já andava com ideia de comprar uma para depois aplicar o soalho flutuante na casa, mas assim sendo acho que vou antecipar a compra :)

Obrigado pela dica!

11
Construções no jardim e na horta / Como cortar cerca
« em: Segunda, 27 de Setembro, 2010, 18:50:40 pm »
Olá a todos,

Comprei no Leroy umas placas de 200cmx100cm que tenciono utilizar como "mini-cerca" por cima do muro (aquilo é um tipo de quadriculado em PVC).

No entanto, apenas quero elevar 50cm, pelo que a minha ideia é cortar a placa a meio, e assim cada placa dá-me para 4metros lineares.

O que eu não sei bem, é de que forma devo fazer o corte da placa, quer pela sua dimensão, quer pelo tipo de material.

Já pensei em utilizar um serrote de madeira, mas não sei bem como posso assentar a placa para serrar.
Por outro lado, já pensei em utilizar uma rebarbadora para fazer o trabalho.

Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.


12
Bricolage Café / Re:Arrrendamento vs Venda
« em: Quinta, 16 de Setembro, 2010, 11:13:05 am »
Boas,

Honestamente, parece-me que o importante é o resultado final, ou seja, que seja pago um valor mensal até cobrir o valor total, ou até o comprador ter dinheiro para pagar de uma vez o resto.

A forma como se chega a este resultado final parece-me irrelevante, até porque qualquer uma das soluções é uma subversão do seu intento original.

Agora, presumo que cada uma das soluções proteja de formas completamente distintas o comprador e o vendedor, pelo que o melhor será aferir da legalidade de usar qualquer uma destas vias para realizar o negócio.

Sei que não ajudei muito, mas de qualquer das formas, aqui fica a minha opinião.

Cumprimentos e boa sorte com o negócio!

13
Projectos, Plantas e Orçamentos / Abrir um respiradouro na arrecadação
« em: Terça, 14 de Setembro, 2010, 11:11:25 am »
Olá a todos,

A minha arrecadação (que está dentro da garagem) tem alguma humidade acumulada, e eu pensei em abrir um pequeno respiradouro para o exterior (semelhante ao que encontramos nas casas de banho interiores) para melhorar a circulação de ar, e consequentemente reduzir a humidade.

O que gostaria de vos perguntar, é se existe algum posicionamento ideal para a colocação do respiradouro (mais junto ao tecto, ou junto do chão), e se devo ter algum cuidado especial para fazer esta obra.

Já tenho duas grelhas (uma para o interior e outra para o exterior), e uma rede que tenciono colocar a meio para impedir a passagem da bicharada.

Agradeço os vossos comentários e sugestões.

Cumprimentos,

14
Pavimentos, Revestimentos e isolamentos / Re:Será pavimento flutuante a melhor opção?
« em: Quinta, 12 de Agosto, 2010, 10:29:30 am »
Olá Teresa,

Para mim a colocação de soalho flutuante prende-se mais com gosto pessoal do que propriamente ser uma "boa opção". Conforme diz, não lhe agrada o mosaico, pelo que me parece que mudar o mesmo é a opção correcta. Agora se muda para soalho flutuante ou outro, já vai depender do gosto, do orçamento, etc...

Eu sou um adepto do soalho flutuante porque o acho esteticamente bonito. Em termos de qualidade, varia muito (assim como o preço). Pode encontrar soalho flutuante a partir de 5€/m2, e os preços facilmente escalam até aos 40-50€/m2, onde já pode começar a equacionar a colocação de soalhos maciços (se gostar, claro está).

Os soalhos flutuantes que encontra à venda têm uma classificação de AC3 a AC5. Esta classificação prende-se com a resistência do soalho ao impacto e à abrasão. As lojas normalmente classificam AC3 para uso residencial, AC4 para pequenas superficies comerciais e AC5 para grandes superficies (maior desgaste).

No entanto, eu recomendaria comprar soalho com classificação mínima de AC4 porque os AC3 que por aí andam são um pouco manhosos.

Normalmente, a subida de preço também compra uma camada de madeira maior, mas isto nem sempre é verdade. Eu também ando a avaliar o mercado para meter chão flutuante na casa nova, e ando a pensar em investir na ordem dos 20€/m2.

Quanto à instalação, eu já o fiz anteriormente (sem qualquer experiência neste tipo de coisas) e não é complicado. Pode encontrar aqui no fórum algumas dicas como sobre como montar este tipo de soalho, mas se tiver alguma dúvida, terei o maior prazer em ajudar.

E pronto, embora não seja um especialista na matéria, espero ter ajudado com a minha opinião.

Cumprimentos, e boa sorte com a obra!


15
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re:Remodelação - A destruição inicial
« em: Sexta, 06 de Agosto, 2010, 16:19:04 pm »
Ainda sobre este tema, alguns dos tacos da entrada estão soltos, e consigo ver que foram montado com cola porque ficou alguma colada ao chão.

A questão é, será que com a água consigo remover também esta cola, e o chão fica pronto para levar o flutuante? Ou terei de recorrer à betonilha?

É que também não estou com muita vontade de elevar o chão, porque me vai obrigar a mexer nas portas de entrada e acesso às varandas. Embora reconheça que teria pelo menos melhor isolamento acústico.

Obrigado e um abraço,

Páginas: [1] 2