Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - AlexB

Páginas: [1] 2 3 ... 7
1
Ferramentas / Re: Serra Parkside com carro
« em: Sexta, 28 de Setembro, 2018, 23:05:58 pm »
Nunca tinha pensado nisto, mas parece-me uma excelente ideia.

2
Madeiras / Re: [Projecto] Fraldário
« em: Sexta, 28 de Setembro, 2018, 23:03:58 pm »
Diz-se que a imitação é a forma mais sincera de elogio e até hoje nunca tinha realmente sentido isso.
Fico genuinamente honrado e feliz por ter gostado do meu projecto ao ponto de fazer um também.
Claro que sou suspeito, mas para mim esse fraldário ficou impecável. O seu ainda tem a vantagem do topo fazer conjunto, já que no meu caso, por ter sido aproveitado, destoa um pouco.
Parabéns!

Cá para os meus lados, isto das madeiras tem andado muito parado. É que para além da Catarina, a primeira cliente desse fraldário, já nasceu entretanto a nova inquilina, a Alice e como deve calcular o tempo é quase nenhum.
Ainda assim tenho feito uns pequenos projectos nos minutos livres. A ver se esta semana abro uns tópicos.
Abraço!

3
Madeiras / Re: [Projecto] Fraldário
« em: Terça, 21 de Agosto, 2018, 06:28:24 am »
Olá Bata.
O problema das fotografias foi que reorganizei as minhas pastas do "postimage.org" e os links mudaram todos.
Já repuz os links correctos.

Cumprimentos.

4
Ferramentas / Re: Lixadora de rolos ou roto orbital?
« em: Terça, 17 de Janeiro, 2017, 11:14:03 am »
O Bata001 já disse tudo o que importa. Eu precisava para acabamentos e comprei a da Ryobi e até à data estou satisfeito.
Se for principalmente para decapagens e remover acabbamentos as de rolo são bem mais eficazes.

http://forum.bricolagetotal.com/ferramentas/lixadora-excentrica-ryobi-(69-99-euros)/

5
Bricolage Café / Re: Boas Festas a todos
« em: Sexta, 23 de Dezembro, 2016, 11:49:57 am »
Boas festas a todos e que o Natal vos traga muitas e maravilhosas ferramentas  ;D

6
Madeiras / Re: recuperação de um "banco" antigo
« em: Domingo, 04 de Dezembro, 2016, 03:24:13 am »
Sim senhora, uma base dessas não é de se deitar fora.
O design está simples mas bonito.
Como é que colou as peças de madeira? Com cola apenas ou levou mais alguma coisa?

7
Literatura e Recursos para a Bricolage / Re: Bem imaginado e original!
« em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 22:58:16 pm »
É uma grande ideia.
Por acaso gosto bastante deste canal.

8
Ferramentas / Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 14:05:07 pm »
Entretanto o exame final  :)
É o malhete mais simples que existe. Foi feito com dois pedaços de madeira só mesmo para experimentar num exemplo prático a acima de tudo para ter garantias que saía alguma coisa de jeito.
Às vezes o ego precisa de pequenos sucessos nem que seja para manter os ânimos para os desafios a sério. Para mim, está óptimo. Agora só falta fazer malhetes com mais que um rabo de andorinha.


9
Ferramentas / Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 13:15:15 pm »
Cerdeira, tem alguns dentes irregulares mas para as ultimas imagens, limpei a lâmina com um pedaço de papel higiénico que tinha algum óleo e ficou com pequenos pedaços agarrados e isse também ajuda a aumentar o defeito aparente. A maior parte das irregularidades tem a ver com o facto que quando estava a serrar os dentes, antes da lima serrei demasiado e ficaram fundos demais. No entanto o topo dos dentes está alinhado o que faz com que o corte seja fluido. Ainda lhe dei uma passagem por cima com uma lima muito ao de leve só para eliminar alguma irregularidade.

Para o kerf, tive de inventar mas acabou por resultar. Deitei a lâmina numa madeira bem plana e com uma broca de 2mm sobre cada um dos dentes e um pequeno martelo dei uma pequena pancada seca em cada dois dentes. Depois mudei o lado da lâmina e repeti o processo nos dentes alternados. O resultado ficou satisfatório mas só para garantir a regularidade do afastamento lateral fiz duas passagens com uma pedra de diamante na lateral da lâmina em ambos os lados. Isto garantiu que o afastamento lateral ficasse bastante regular. Esta dica foi tirada de um dos videos do youtube de um tipo que fabrica uns serrotes impecáveis mas caríssimos.
Só como nota a lâmina tem 0.59mm de espessura e o kerf tem 0.75 mm mais ou menos. Tem menos de um décimo de milímetro para cada lado mas a lâmina não morde nada a madeira. Já experimentei com pinho, sapelli e carvalho.

Não é preciso ser um expert para perceber que o meu serrote não terá o corte dos serrotes mais caros, mas é seguramente muito melhor que o que tinha e não me parece que para o meu nível, seja por causa dele que não irei aprender a fazer malhetes. Como se pode ver na fotografia o corte é muito limpo e direitinho.

10
Ferramentas / Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 19:52:19 pm »
Projecto acabado! :)
Já com a primeira demão de óleo. Amanhã ainda lhe meto mais duas demãos, mas acho que o essencial já está.




11
Ferramentas / Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« em: Domingo, 13 de Novembro, 2016, 14:50:53 pm »
bata001, não é a primeira vez que oiço isso mas vou responder com uma pergunta. Quantas vezes tentou? Às vezes quando nos lançamos num projecto com vontade conseguimos coisas que nos pareciam impossiveis. Eu não tenho nenhuma habilidade especial e as únicas que usei foi a vontade e muita paciência.

Depois de um par de horas esta manhã, a forma final da pega está feita. Não acrescenta nada à funcionalidade, mas fica com outra pinta.  ;D
 Agora é só lixar e acabamento. Na net o mais consensual para pegas de ferramentas é o óleo Dinamarquês ou mesmo verniz, mas como não gosto do verniz e óleo Dinamarquês não tenho, vai o óleo de tungue que é o que usei nas plainas e para já cumpre.




12
Ferramentas / Re: Serrote de costas para malhetes caseiro ("dovetail saw")
« em: Sábado, 12 de Novembro, 2016, 20:42:57 pm »
Ainda não está acabado, mas já serra. Falta finalizar a pega, mas já estava a ficar escuro e terá de ser amanhã.
Redimensionei o volume que suporta a lâmina. Ficou bem mais pequeno e mais estreito.
 


Ainda ponderei fazer uns medalhões em alumínio com uma rosca no meio para substituir estas porcas, mas o própósito deste projecto era acima de tudo ver se conseguia fazer um serrote funcional a partir de um outro de gama baixa, e sem ligar muito à estética e acima de tudo sem gastar um tostão para além dos 4 euros do serrote original. Acabou por ficar com umas simples roscas. O carvalho da pega é tão duro que dispensa anilhas. Apenas cortei o excesso do parafuso.



Agora o mais importante que é o corte. Na lâmina, nos  6 cm iniciais meti uns dentes com um ângulo de ataque inferior aos 90º típicos do ripcut. Comecei no primeiro cm quase com uns dentes de crosscut e depois fui aumentando o ângulo gradualmente até aos 90º. Tudo à maneira do mestre Paul Sellers. Isto faz com que seja muito fácil e rápido de começar o corte.
Mesmo com uns quantos dentes "estranhos" e fora do tamanho em relação aos outros por nabice minha, no geral o serrote corta mesmo muito bem. É super rápido, arranca sem custo absolutamente nenhum e depois de arrancar são 2 ou 3 segundos até fazer um corte com cerca de 2 a 3 cm. E o corte é muitíssimo mais limpo que no serrote original.
Uma fotografia vale mais que mil palavras. Os dois cortes da esquerda foram com um serrote igual ao que usei neste projecto. Nos dois cortes seguintes, estava a segurar mal no serrote e nota-se logo o desvio. Nos últimos mudei a forma de segurar e foi imediata a melhoria.


Para além das mudanças à vista ainda resolvi polir a lâmina até uma lixa de 1200, visto que nos serrotes mais caros, salta à vista o polimento das lâminas.
Só falta acabar a pega para eliminar as imperfeições e fica pronto.
O único aspecto negativo tem a ver com as costas. Para facilitar, usei as costas do serrote original e estas são pouco rígidas. Não me parece grave, até porque ao encurtar a lâmina, esta também ganhou rigidez, mas se tivesse umas costas mais robustas não se perdia nada. Ainda estou a ponderar comprar outro serrote igual só para lhe sacar as costas e meter por cima destas.

Em jeito de conclusão, devo dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado. Não é nenhum serrote topo de gama como é evidente, mas é seguramente muito melhor que qualquer um que se compre nas lojas onde tenho acesso e no total custou menos que 5 euros. Faz-me um corte muito limpo, fácil e rápido e principalmente transformei uma ferramenta que não me tinha utilidade numa que me permitirá pelo menos  iniciar a aprendizagem nos malhetes.
Gastei cerca de um dia e meio.

Aconselho a todos os que queiram um serrote melhor e lhes custe dar muitas dezenas ou mesmo centenas de euros por um serrote a sério, e acima de tudo tenham paciência para este trabalho.

13
Ferramentas / Re: Opinião para compra de serra de mesa
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 11:35:37 am »
Eu gosto bastante dessa marca Ryobi mas uma serra invertida para ter uma funcionalidade equivalente a uma de bancada dedicada, teria de fazer uma mesa com guias e guarda adicional senão ficará com funcionalidade muito reduzida.
Eu fiz esta:
 http://forum.bricolagetotal.com/ferramentas/serra-circular-de-mesa-(mini-reportagem)/

Em contrapartida, essa serra fora da bancada também permite coisas que a serra de mesa não permite como cortar peças de grandes dimensões.

14
Bricolage Café / Re: Paciência...
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 09:43:09 am »
Não conhecia estes trabalhos mas fiquei realmente impressionado. Tanto pela beleza como pelo processo.

15
Apresentações / Re: Apresentação
« em: Quarta, 09 de Novembro, 2016, 17:23:03 pm »
Bem vindo David,
Que venham de lá estas fotos.

Páginas: [1] 2 3 ... 7