Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Nm

Páginas: [1]
1
Ideias, Truques e Dicas / Reparação de peça de plastico de méquina de café
« em: Sábado, 17 de Dezembro, 2016, 04:05:16 am »
Olá amigos engenhocas,

Preciso de uma ajuda/opinião vossa, relativamente à reparação de uma peça de plástico de uma máquina de café, uma Delta-q Qosmo, de cápsulas.
Aquilo tem uma espécie de alavanca que é preciso levantar para meter a cápsula e depois baixar "em força", força essa que vai furar a cápsula.
Pois essa alavanca tem umas pontas relativamente fracas e aquilo foi forçado com uma cápsula que encravou, e ambas as pontas partiram, nas zonas indicadas nas 2 1ªs imagens.

Nas imagens já estão coladas com cianoacrilato (cola super-3 :)), mas é apenas para ter as pontas no sítio para manipular a peça mais facilmente, porque não acredito que aquilo aguente no trabalho normal.
Agora tenho que arranjar alguma forma de reforçar a colagem, mas não sei bem o que fazer. As pontas são de plástico "estreito" (uns 3.5mm de espessura, 5mm de largura), sofrem bastante força durante o trabalho, e o local onde isto trabalha é muito apertado, sendo que em algumas faces não se pode meter mais nada pois ficam encostadas a outras peças.

A melhor ideia que me ocorreu até agora foi fazer um sulco longitudinal na zona com 3.5mm de espessura (3ª imagem), com disco de corte "dremel", e meter lá umas chapinhas de aço de uns 0.8-1mm e a apanhar mais de metade da largura da peça de plastico, à medida exacta para reforço, tudo colado com epoxy.

O que vos parece? Alguma ideia melhor?

Obrigado!!

2
Ideias, Truques e Dicas / Limpeza de paredes exteriores e chao de pedra
« em: Segunda, 04 de Maio, 2015, 00:59:25 am »
Carissimos,

Preciso dumas dicas. Preciso de limpar as paredes exteriores da casa (digamos que e' para depois re-pintar) um pedaço de chao em pedra ligeiramente rugosa, ambos com verdete (este lado da casa apanha pouco sol e algumas pequenas paredes nao o veem nunca). O que me aconselham os vizinhos e' usar um produto que ha' para "matar" o verdete que se aplica e deixa-se umas horas  e depois e' so' deitar agua, so' que eu e quimicos nunca nos demos bem, nao gosto de os usar e evito-os ao maximo. Ate' porque aquilo depois vai tudo parar 'a terra do jardim. Blech.
Dai' lembrei-me se uma daquelas maquinas de limpeza a vapor nao seria uma soluçao. O que vos parece? Alguma outra ideia?

Obrigado e ate' ja'

3
Eventos / Mini Maker Faire Lisboa - em Setembro 2014
« em: Sexta, 23 de Maio, 2014, 15:36:09 pm »
Caríssimos, inscrevam-se e tragam as vossas criações para mostrar ao vivo:

http://makerfairelisbon.com/pt/

4
Madeiras / Bancada de trabalho para parede
« em: Sábado, 30 de Novembro, 2013, 01:53:40 am »
Há uns anos precisava de uma meter uma bancada na varanda do meu quarto onde fazer alguns trabalhos de electrónica e montagem de aparelhos, mas não queria que me ocupasse muito espaço nem que fosse uma coisa fixa, e queria poder trabalhar de pé. Então meti-me a pensar, fiz uns rabiscos no sktechup, passei no Aki e depois...

ferramentas


materiais


medidas marcadas


separação dos 2 braços


marcação do corte para as junções


inicio do 1º corte de uma junção


finalizar o 1º corte


terminados os 2 cortes, depois é repetir para as restantes 3 tábuas trapezoidais


junção pronta a ser fixada


cola branca e parafusos (ainda não instalados nos furos) fazem a fixação


marcar a posição das dobradiças do tampo


fixá-las só com o parafuso central para permitir ajuste antes da fixação final


a preparar-me para ver se o tampo dobra bem...


...parece que sim!


agora fixar os braços


abertura dos rasgos para encaixar no camarão já na parede


a preparar a instalação na parede (2 camarões foram previamente metidos na parede)


detalhe na mesa presa nos camarões


e voilá!...




Há muitas fotos porque na altura tinha intenção de fazer um instructable como fiz para o graminho, mas tal nunca aconteceu, e então cá ficam. No final a mesa ainda foi envernizada, nas fotos finais ainda não tinha verniz. Fechada fica apenas com a grossura de 2 tábuas, e posso desencaixá-la da parede ou mudar a altura (tem 2 rasgos possíveis para os camarões). Não é de todo uma peça de precisão, mas funciona muito bem :)

a secar...

5
Madeiras / Cavalete de Pintura
« em: Terça, 13 de Agosto, 2013, 02:43:04 am »
Bom, já que o nosso amigo GLFaria está de férias, venho eu quebrar o silêncio :)

Este é um projecto que no sábado me lembrei de fazer, para oferecer. Sábado pensei e dei uma olhadela por aí no que há, ficando convencido que era capaz de fazer um em relativamente pouco tempo (tenho apenas mais 1 ou 2 dias para o acabar, vai ser à risca). Por agora ficam só umas fotos, ainda está incompleto mas espero acabar as mecânicas amanhã e depois ser só dar a última de mão e meter uns detalhes como pés anti-derrapantes e um batente macio para a perna móvel. Eu sei que tá tosco, mas é fácil de fazer, não batam muito aqui no Je que eu sou formado em artes de escritório :)

O cavalete tem 2 traves horizontais móveis, para prender a tela entre elas. As traves deslizam ao longo da estrutura vertical e fixam-se a esta com um parafuso de orelhas nas traseiras (que aperta numa porca cravada no outro lado da tábua, fazendo força contra a estrutura). A 3ª perna abre para trás dando a inclinação desejada e o seu curso será limitado por uma pequena corrente. A madeira é pinho do Aki e a "pintura" é um Lasur Bondex para exteriores de cor carvalho com protecção UV :). É caro, mas gosto imenso dele, porque é fácil de aplicar, tem um cheiro muito reduzido e agradável, é resistente, dá um tom que gosto, e os pincéis lavam-se só com água (se estiver ainda fresco) - portanto adoro, é uma espécie de "acabamento universal" para principiantes perguiçosos. Antes de descobrir este lasur nunca me tinha aventurado pelos acabamentos, acho muito desagradável ter que lidar com produtos de solventes fortes.

Gostava de saber/conseguir fazer um acabamento decente dos topos das tábuas, coisa que nunca soube fazer, e para este projecto também já não vou ter tempo de aprender. Também não estou muito contente em não ter colocado um "batente" no parafuso de orelhas para não ir danificando/marcando a estrutura, mas também não tenho tempo para isso (1 horita de manhã e 2 ou 3 à noite de 2 dias + umas horas no domingo são o budget de tempo que tenho para isto).

Os apoios móveis é que ainda vão levar um batentezinho para a tela não escorregar para trás (o 2º apoio vou ver se o faço amanhã de manhã).

Coisas chatas e enganos que me aconteceram até agora neste projecto:

- Apesar de ter olhado para ela e a ter poscionado a pensar nisso, enganei-me no lado de uma tábua que tinha escolhido para ficar para fora, que era mais bonito  :o  :o  :o . Acabei por comprar uma "balsa" para aplicar por cima, irá engrossar a tábua e isso até é uma vantagem. Não sei se vai ser boa ideia, já vi que a balsa tem um comportamento "invulgar" face ao pinho que estou "habituado" a usar; quando lhe apliquei o lasur ela curvou-se toda sozinha, depois apliquei do outro lado e ela endireitou. Vamos ver o que vai sair...

- Comprei inicialmente uma dobradiça que era estreita e "feia" (prateado). Acabei por comprar outra dourada, e vinha com uns parafusos cuja cabeça atravessam os burados da dobradiça  :o

- Tentei apenas aparafusar as 2 tabuinhas que serve de guia ao apoio horizontal. Tinha aquilo tudo assente e ajustado para ficar bem justo, mas não é que depois de aparafusar tinha uma folga de 0.5 - 1mm? Não queria estar a colar para ter uma obra que se desmonta toda (gosto desse conceito), mas acabei por fazê-lo a um dos batentes; assim quando se vai depois aparafusar as peças não saiem do sítio.

- Nunca tenho todos os tamanhos de parafuso que preciso. Nunca. Nunca. Já disse nunca? Nunca.







6
Serralharia e metais / Alumínio - onde encontrar
« em: Quinta, 24 de Janeiro, 2013, 10:33:32 am »
Olá Caríssimos,

Alguém sabe onde poderia encontrar barras ("cavilhas") e chapa de aluminio liso na zona de Sintra/Lisboa com 5 ou 6mm de espessura? Em Carnaxide há uma casa que vende a chapa mas teria que comprar quantidades muito grandes para o que preciso... precisava só aí de meio metro quadrado e teria que comprar 2 metros quadrados (e lá não têm como cortar chapa tão grossa e não teria como a transportar).

Qualquer dica é bem vinda, obrigado :)

Páginas: [1]