Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Stromlinie

Páginas: [1] 2 3 ... 6
1
Bricolage Café / Advinhem quem está de volta...
« em: Quinta, 02 de Maio, 2019, 18:15:22 pm »
Boa tarde colegas bricoleiros!

Após uma ausência bastante prolongada, devido a problemas familiares, que me afastaram da bricolage e do fórum, estou de volta ainda que de modo intermitente uma vez que ainda tenho muitas questões por resolver.

Como disse, não prometo desde já ser um membro muito activo, mas vou tentar ver o que se tem passado por aqui e, conforme for retomando a bricolage comece a participar com novos posts.

Até lá boa bricolage,

2
Bricolage Café / O PaJo voltou a atacar...
« em: Sábado, 14 de Abril, 2018, 23:50:33 pm »
Boa noite...

O nosso colega PaJo voltou a atacar!! Publicou um vídeo no seu canal do YouTube onde faz um suporte para as fita métricas.

Estão muito engraçados: o suporte e o vídeo. Só para aguçar ainda mais o apetite, este vídeo tem banda sonora: nada mais, nada menos que a 5.ª Sinfonia, de Ludwig van Beethoven, também chamada a Sinfonia do Destino. E não tenhamos dúvidas que o Pajo está destinado a ser um bricoleiro de primeira água!

Aqui deixo o link para este novo trabalho:
https://youtu.be/oxr6Jd1AVZM

Bom fim de semana e

3
Projectos, Plantas e Orçamentos / Mezanino (ou Mezzanino) na garagem.
« em: Quinta, 21 de Dezembro, 2017, 00:52:39 am »
Olá!

Isto tem andado muito parado - eu por mim falo, pois também não tenho publicado nada - mas hoje redimo-me!

Quero mostrar um mezanino que construí numa garagem que vou utilizar para arrumar, sobretudo, madeiras e trabalhos para acaber (ou começar...)

Neste momento, a parte construtiva está acabada e agora falta mudar a velha lâmpada de filamento por um foco em LED de 10W e levar a electricidade para junto do mezanino para colocar duas fitas de LED's para iluminar melhor a parte de trás da garagem.

Estou a pensar em colocar fita de alta visibilidade no pilares para não haver azares ao meter o carro na garagem...

4
Projectos, Plantas e Orçamentos / Machado de sobrevivência.
« em: Domingo, 08 de Outubro, 2017, 00:10:34 am »
O júnior mostrou-me à uns dias atrás um machado Fiskars X5. Engraçadinho, mas... Será que consigo fazer algo parecido, mas com fundição Nacional?

Fui à loja de bricolage mais próxima e comprei um Serfer n.º 0, usei o resto de um cabo de machado que tinha na oficina e um pedaço de sobro para o remate final. Depois foi só, serrar, limar, lixar e e dar o acabamento: Óleo Dinamarquês com Verniz PU Cera (da CIN) dez camadas!

Foi este o resultado! O que acham?



Bom fim de semana e boa bricolage,

5
Madeiras / Entrou mais madeira...
« em: Terça, 20 de Junho, 2017, 00:06:21 am »
Pois é, há dias assim  (ou noites...)!

Eu passo a explicar, hoje quando fui dar o passeio com os canídeos, vi um contentor de obras com resíduos de demolição de um apartamento... E muitas tábuas de soalho de uma madeira escurinha  8)

O Júnior disse logo podíamos levar algumas... E depois do jantar, quando já se sentia uma brisa fresca vinda da serra, lá fomos fazer um salvamento  :laugh:

Aqui estão as que se conseguiram salvar:



Nada mau, pois não?

6
Madeiras / Mudança de instalações...
« em: Domingo, 04 de Junho, 2017, 23:11:17 pm »
Aqui pela empresa temos alguns cães que vieram procurar abrigo...

Como as instalações onde eles vivem ficam perto de uma estrada com algum trânsito (rodoviário, pedonal e animal...) eles, de vez em quando fazem "barulho". Por isso resolvemos construir novas instalações no interior da propriedade, para tentar reduzir o "tal barulho"...

No passado fim de semana, construímos o estrado onde vão poder apanhar Sol e onde vão ficar as casotas.

Neste, apesar de ter amanhecido bastante encoberto, vamos tentar deixar as casotas feitas...

[Esta mensagem devia ter sido publicada ontem juntamente com uma foto, mas parece que a foto encravou isto e a a mensagem não foi publicada....]

7
Ferramentas / A UE contra os martelos pneumáticos?
« em: Quinta, 27 de Abril, 2017, 23:41:32 pm »
Viva!

Tenho aqui um problema que quero partilhar com o fórum para ver se fico esclarecido.

Tenho um projecto, para muito breve e para ser realizado em tempo record: fazer umas casinhas novas para os cães da empresa. Para pregar as tábuas nas paletes com que vou fazer as casotas, lembrei-me de procurar um martelo pneumático (pneumatic nailler).

Tinha aqui um catalogo da Bosch (2015/16) e, entre os vários que apareciam, havia um que usa pregos de 13 a 40mm e é "maneirinho" pesando apenas 1100g. Telefonei para a loja e dizem-me que já não aparece.

Pesquisei na net, e encontrei-o em várias lojas, mas todas fora da UE: países do Leste Europeu e de África com destaque para a África do Sul!

A minha pergunta é: será que na UE este produtos foram banidos?

8
Ideias, Truques e Dicas / Porque devemos ter a oficina arrumada?
« em: Terça, 18 de Abril, 2017, 00:54:47 am »
Porque devemos ter a oficina arrumada? Acho que todos sabemos a resposta...

Eu estava a trabalhar com a tupia, mas precisei de ir à serra de bancada cortar um calço e deixei-a em cima da bancada. O júnior veio até à garagem, começou a fazer uns entalhes com o formão e maço... E a tupia caiu, ficando no estado da foto... Como já é bastante antiga o veredicto foi a não reparação por falta de peças...


9
Bricolage Café / Um Pajo polaco...
« em: Terça, 18 de Abril, 2017, 00:41:36 am »
É um dos canais do YouTube que tenho subscrito. Um polaco, Dariusz Wal de seu nome, faz utensílios e ferramentas a partir do nada ou de sucata, e eu acho os trabalhos dele muito curiosos, mas este vídeo surprendeu-me e no final quando faz o parafuso "à mão" "caíram-me os queixos", como por aqui se diz!

Claro que a comparação com o Pajo foi inevitável e, macacos me mordam, se o verdadeiro Pajo não inventa uma coisa parecida...

Aqui fica o vídeo:

https://youtu.be/9SWGkHVfJj8

Espero que apreciem (e Pajo, não me leve a mal!)

10
Bricolage Café / NOTÍCIAS: boas, más e péssimas...
« em: Quarta, 12 de Abril, 2017, 12:29:23 pm »
Bom dia!

Tenho andado arredado da publicação aqui no fórum, mas tenho espreitado as publicações dos colegas. E qual a razão (ou razões) para não publicar ou sequer comentar? Por causa das notícias: das boas, das más e das péssimas...

As boas: a empresa teve um mês de Março com muito trabalho, ainda deu para fazer alguma bricolage e acabar alguns projectos pequenos;

As más: apesar de ter tirado fotos do que se tem passado na garagem, já não tem havido disposição para as publicar no fórum... Tenho posts pensados mas a publicação vai ficando adiada...

As péssimas: à dois Domingos atrás, quando saía de um trilho de BTT para a estrada, ia completamente absorvido a pensar em numa situação ocorrida no dia anterior, e dei uma queda tendo feito a luxação do dedo mínimo da mão direita... Tive de ser evacuado para as urgências e tenho uma tala no respectivo dedo.

Como vou conseguindo trabalhar, mas mais devagar, o tempo (e a disposição...) para a bricolage ficaram reduzidos. Vamos a ver se esta semana já volto à garagem...

11
Ferramentas / Compras do mês - Janeiro.
« em: Terça, 14 de Fevereiro, 2017, 00:27:14 am »
Colegas,

Deixem-me apresentar as minhas compras do mês. Do mês de Janeiro é certo, mas não tewm havido oportunidade para andar por aqui a escrever e publicar fotos, mas hoje aqui vai:
  • - Três grosas, de fabricação Checa;
  • - Um punção de 2.0mm STARRETT;
  • - Uma pedra de afiar 240 Sun Tiger;
  • - Um Honing Guide No. 2 R.KELL para ir afiando os formões;

Agora é só ter um tempinho para ir experimentando o material, sobretudo o dispositivo de afiar R. Kell...

12
Bijuteria, Acessórios e artesanato em geral / Fecho para abas de mesa (?!)
« em: Quinta, 02 de Fevereiro, 2017, 23:21:42 pm »
Boa noite,

Durante as minhas arrumações da garagem (AH pois! Eu também ando a arrumar a garagem, ainda que com pouca vontade...) encontrei uma caixa de madeira feita artesanalmente, por um carpinteiro talvez para guardar pregos e que à falta de tampa o meu Pai adaptou uma em contraplacado e usava-a para guardar parafusos, porcas, anilhas e afins.

Como sempre achei aquela caixa interessante, resolvi tirar tudo o que lá estava e começar a limpar, apesar de algumas manchas (de cola?) não saírem, ela ficou bastante bem e resolvi tirar a tampa para tentar fazer uma nova mas em madeira.

Ao procurar fechos, para lhe pôr, deparei com estes:


Que, para além do nome esquisito, têm dimensões francamente grandes para a caixa, daí perguntar aos colegas:
  • se sabem onde se arranja destas ferragens, mas mais pequenas?
  • se há um outro nome para estas ferragens (e se sabem o nome em inglês...)

Desde já grato.

13
Ferramentas / Ferramenta para afiar.
« em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 23:54:08 pm »
Ora viva!

Cá por casa há um conjunto de formões que eram do meu Pai e que estão em muito mau estado. Podem não ser muito bons, mas é o que há.

Como de vez em quando preciso de fazer encaixes, quase não posso contar com eles pois não fazem cortes decentes e, por outro lado, considero que um bricoleiro também tem de saber fazer a manutenção das suas ferramentas. Dito isto, chegou a hora de aprender a afiar os formões e de comprar os utensílios para isso.

No link abaixo, ficam as ferramentas Richard Kell à venda na DS Fine Tools, e o meu pedido de aconselhamento acerca de qual devo comprar.

Aguardo as vossa sugestões!

14
Bricolage Café / Prendas no sapatinho: quem deu bricolage?
« em: Quarta, 28 de Dezembro, 2016, 16:15:57 pm »
Olá!

Quem fez bricolage para oferecer neste Natal? Vamos a colocar fotos!

15
Bricolage Café / Festas Felizes.
« em: Sábado, 24 de Dezembro, 2016, 15:48:44 pm »
Colegas,

Está a chegar a minha hora de ir para casa, fazer os últimos preparativos para a Ceia de Natal! Mas antes de desligar os equipamentos informáticos, não quis deixar de passar pelo fórum para vos desejar umas Festas Felizes junto às vossas famílias e que o novo ano que se avizinha traga a todos a realização de bons projectos, a todos os níveis!

Páginas: [1] 2 3 ... 6