Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - fmoreira

Páginas: [1]
1
Ferramentas / Torno Mecânico
« em: Quarta, 14 de Outubro, 2020, 18:25:54 pm »
Caríssimos,

Haverá por aqui alguém que saiba alguma coisa sobre tornos mecânicos?

Estou a pensar comprar um e tentar aprender alguma coisa, sempre ouvi dizer que é uma arte das difíceis, mas... Gostava de tentar.
Como não percebo (ainda...) rigorosamente nada disto, e como não é propriamente uma coisa barata, gostava de poder aconselhar-me com alguém.

Obrigado
Fernando Moreira

2
Bricolage Café / Zona de Lisboa / Linha de Sintra
« em: Quarta, 28 de Agosto, 2019, 21:22:04 pm »
Pessoal,

Há por aqui alguém da zona de Lisboa, ou Sintra?
Eu vivo em Massamá, e acho que poderia ser interessante o pessoal encontrar-se, para conversar, trocar ideias, visitar os espaços uns dos outros, tomar um café, beber um copo, etc...

Abraço,
FMoreira

3
Ferramentas / Engenho de Furar
« em: Terça, 20 de Junho, 2017, 16:42:53 pm »
Carissimos,

Este fim de semana, o meu engenho de furar, uma maquineta daquelas mais baratas, decidiu entregar a alma ao criador.
Já devia saber que as máquinas não devem ser utilizadas numa função diferente daquela a que se destinam. Como não tenho torno, decidi usar o engenho para maquinar um "micro puxador" num varão de latão (de apenas 6mm) estava tão empolgado com o trabalho, que nem me apercebi que mantive a máquina em esforço durante mais de meia hora seguida. Ainda pensei que pudesse ser o condensador, portanto ontem fui comprar um novo, mas não resultou. Se fizer o arranque à mão, o motor arranca, mas sem força nenhuma, e aquece imenso.
Parece que está na hora de comprar uma maquineta nova, e gostava de comprar uma coisinha um pouco mais à séria.
Neste momento tenho em vista duas máquinas completamente distintas, mas gostava de poder contar com o vosso aconselhamento, e quiçá sugestão para outras máquinas.
Estive na Lusavouga, e eles têm lá uma máquina, da qual não consigo encontrar nenhuma documentação na net, mas que, para todos os efeitos tem a garantia deles, uma empresa já com mais de duas décadas no mercado, em anexo junto o documento que eles me enviaram, e é a mais pequena. Estão a propor-me o valor de cerca de 350,00€. A outra opção, seria a Bosch PDB 40, podem ver aqui suas especificações, que no Leroy está por cerca de 300,00€.
Grato pela ajuda que possam dispensar  :)

Abraço,
FMoreira


4
Bricolage Café / Gavetas de roupeiro em mogno
« em: Segunda, 05 de Junho, 2017, 17:09:00 pm »
Carissimos,
Quando à algum tempo fiz a renovação de uns roupeiro lá em casa, decidi guardar as madeiras para poder mais tarde fazer alguma brincadeira. Entre outras coisas, guardei 8 gavetas iguais às da foto com a intenção de as desmanchar e aproveitar as tábuas. A verdade é que sempre que vou para as começar a desmanchar, fico com pena, porque até nem estão muito mal feitas, e fico sempre com a sensação de que mais tarde ou mais cedo podem vir a ser úteis. Chegou agora a altura de tomat uma decisão, porque estão a ocupar muito espaço...
Como tenho pena de as desmanchar, e espero que ninguém leve a mal, lembrei-me que alguém aqui do fórum podia dar-lhes algum uso. Assim, se alguém quiser, posso trocá-las por algumas tábuas...





Grande Abraço,
FMoreira

5
Projectos, Plantas e Orçamentos / Colunas de Som
« em: Segunda, 20 de Fevereiro, 2017, 15:05:59 pm »
Este fim de semana, terminei um mini projecto, a pedido da minha filhota, fiz umas colunas de som. Os requisitos eram bastante simples, tinham de tocar "mais ou menos bem", não ser muito grandes, ser muito baratas, e tinham de ficar em preto fosco.
Mais uma vez, esqueci-me de ir documentando as diferentes fases do projecto, mas ainda assim, partilho convosco o que tenho.
Dados os requisitos, optei por umas drives "Full Range" que além de já de si serem muito baratas, dispensam a colocação de um crossover, o que permite poupar mais uns cobres. As caixas são seladas, e, também pelo preço, foram feitas em mdf de 16mm, foram coladas e aparafusadas para garantir rigidez estrutural.
Depois de coladas e aparafusadas, levaram uma demão de tapa poros, seguida de lixa, depois duas demãos de primário, também com a respectiva lixa, e por fim, 3 demão de tinta preta mate, aplicada a rolo, em que a primeira demão foi também lixada com lixa de grão 400.
Nas bases foram embutidas "porcas-garra" M8, onde foram colocados pés ajustáveis. mais tarde talvez sejam colocados "spikes"
As drives foram ligeiramente embutidas no painel frontal, ou seja, a drive tem uma espessura de 6mm, portanto fiz um rebaixo de 3mm, onde embuti a drive. foram depois fixadas também com recursos a porcas-garra, neste caso M5, e com parafusos sextavado interior de cabeça cilíndrica em aço preto.
A titulo de mariquice, levaram depois uma pequena chapa de trafolite dourado, com a "marca e modelo", aparafusada com pequenos parafusos de latão.
As audições foram bastante interessantes, acho que são umas excelente colunas, tendo em atenção o preço.
Agora só falta começar o amplificador, e talvez um DAC.
Espero que gostem...

Abraço,
FMoreira


























6
Bricolage Café / Módulo Laser para CNC
« em: Terça, 31 de Janeiro, 2017, 16:38:54 pm »
Carissimos,

Como até ver, conforme já indicado em um outro tópico, estou impossibilitado de usar as ferramentas eléctricas para brincar com madeira, estava a pensar iniciar um novo projecto, colocar um módulo laser na "cabeça" da minha CNC, para poder fazer algumas gravações, ou até pequenos cortes em materiais macios e/ou finos.
Há alguém aqui que perceba alguma coisa de laser's e possa dar uma ajuda? Nesta fase de teste, não estava a pensar comprar um módulo topo de gama, penso que para experimentar poderia avançar com um "chinês" e depois logo vejo.
Para já estive a avaliar entre estes dois:
http://www.banggood.com/445nm-2_3W-2300mW-Blue-Laser-Module-With-Heatsink-For-DIY-Laser-Cutter-Engraver-p-1105563.html?rmmds=search
http://www.banggood.com/445nm-2_5W-2500mW-Blue-Laser-Module-With-Heatsink-For-DIY-Laser-Cutter-Engraver-p-993521.html?rmmds=detail-left-hotproducts

Que vos parece?

Abraço,
FMoreira

7
Bricolage Café / Suspensão do passatempo de carpintaria / marcenaria
« em: Segunda, 16 de Janeiro, 2017, 13:08:23 pm »
Pois é caros amigos, creio que o passatempo terá de ser suspenso, passo a explicar...

Quando comecei com estas brincadeiras, comprei uma garagem, nos fundos de um prédio, mas bastante "recuado" em relação às habitações, que depreendi mantinha a garagem razoavelmente isolada. Entretanto, conforme fui comprando maquinaria, ia sempre perguntando às pessoas do prédio com quem me cruzava, se fazia demasiado barulho, e pedi sempre a todos, o favor de me avisarem se tal se viesse a verificar. Este fim de semana, quando estava a usar a serra de mesa, uma pessoa do prédio, foi ter comigo bastante revoltado a queixar-se do barulho. Não há como dar a volta, não posso usar o equipamento porque incomoda as pessoas, portanto, tenho de suspender esta forma de escape. Quem sabe um dia conseguirei arranjar algum tipo de garagem, pequeno armazém, ou coisa do género que me permita brincar sem o perigo de chatear ninguém.

De qualquer forma, continuarei a acompanhar o fórum, o bichinho continua, e se não posso fazer, vou acompanhando os vossos trabalhos!


Abraço,
FMoreira

8
Bricolage Café / Boas Festas a todos
« em: Sexta, 23 de Dezembro, 2016, 10:44:06 am »
A todos Vós, votos de Boas Festas!!!

https://youtu.be/psoD4mMsiDQ

9
Projectos, Plantas e Orçamentos / Smart Clamp para bancada de trabalho
« em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 13:01:08 pm »
Como nas tardes de sexta-feira costumo ter algum tempo livre, decidi experimentar uma pequena adaptação a um projecto de Marius Hornberger. Confesso que não esperava resultados tão bons logo na primeira experiência, porque tive de adaptar algumas das medidas, já que os "furos" e as "distâncias" da minha pequena bancada não coincidem com os do projecto do Marius.
Comecei por digitalizar para formato vectorial o pdf que é disponibilisado, corrigi as medidas e o resto foi "peanuts". Aproveitei uns restos de MDF de 5mm que por lá tinha, fiz os furos e os cortes na CNC. Os eixos foram feitos com recurso a um resto de um varão de freixo que tinha comprado em uma grande superfície. e pronto. Com estes clamps, é super fácil e rápido fixar peças de qualquer formato e/ou dimensão na bancada. :)

https://youtu.be/JAW9izKLxKI


10
Projectos, Plantas e Orçamentos / Placa VCarve
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 17:19:29 pm »
Hoje decidi partilhar uma brincadeira, que, não sendo nada de especial em termos de execução, dá um resultado final engraçado, uma placa de madeira com um nome gravado, neste caso o nome da minha filha.

Comecei por cortar um pedaço de madeira, da mais barata possível, e neste caso cortei um pedaço de "lambril" com a medida aproximada (por excesso)




De seguida, a tábua é colocada na CNC e utilizando uma fresa em "V", procede-se à gravação



Este é o resultado da placa após a gravação. Com uma fresa de melhor qualidade, e com uma madeira mais seca e mais densa, ficaria muito melhor...



Passagem com uma lixa 120. Nesta placa, que fiz apenas para colocar aqui no fórum, não passei por todos os pormenores, mas normalmente o que faço depois desta fase, é à mão, lixar "por dentro" da gravação, para que depois a tinta fique com melhor aspecto. Costumo também fazer o corte final da placa na CNC, que garante que fica com as dimensões exactas, e que a gravação fica perfeitamente centrada.



Depois de lixada, a madeira tem de ser "selada, para que a tinta não espalhe, para isso, aplico verniz.



Aqui nota-se perfeitamente que o interior da gravação não foi lixado, no entanto, aqui as coisas estão um pouco ampliadas, e a atenção ao detalhe é outra. Na placa não se nota tanto, e ainda menos depois de terminada.



Pintura. aqui exagerei propositadamente o excesso de tinta, para demonstrar que, devemos ter o cuidado de por tinta um pouco para além da gravação, porque é depois ao passar a lixa de acabamento que vamos fazer com que a tinta fique com uma delimitação perfeita.





Passagem de liga grão 180 para retirar o excesso de tinta



Entretanto, não sei como, perdi as fotos com duas fase, o corte da tábua com o formato da placa, que como disse anteriormente, neste caso não foi feito na CNC, portanto passei-a na serra de fita, e o "arredondamento" das aresta, que foi feito numa mini tupia (lameladora). Nesta fase, passo uma lixa para acabamento com grão 320 e 400.



E neste caso, o acabamento foi "Danish Oil"




Espero que gostem :)

Abraço,
FMoreira




11
Ferramentas / Serra de Mesa
« em: Sexta, 04 de Novembro, 2016, 11:36:21 am »
Caríssimos,

Hoje, se não houver surpresas, vendi a minha serra de mesa (Triton Workcenter + Serra circular da Triton), quando comprei este equipamento, foi a pensar na versatilidade, porque como tinha (e ainda tenho, mas enfim...) falta de espaço, achei que era uma boa ideia poder usufruir da mesma mesa para a serra, para a tupia e para a tico-tico. Rapidamente verifiquei que estar a desmontar uma máquina para montar outra não é nada prático, portanto fui fazendo as coisas de outra forma e a mesa da triton deixou de fazer sentido.

Assim sendo, estou comprador de uma serra de mesa, e gostava de poder contar com a vossa imensa sapiência. :)
Estava a pensar em algo do tipo dewalt ou makita, mas as criticas da makita que tenho encontrado na net não são as melhores. Se me puderem dar algumas dicas sobre estes equipamentos ou outros do género agradeço. Seria ainda bom, se souberem de algum sitio onde se possa ir "tocar" nos equipamentos, porque não conheço nenhuma empresa que tenha este tipo de máquinas, além, de ferexecl (que tem uma makita).

Abraço,
FMoreira

12
Ferramentas / Bits para corte de madeira - CNC
« em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 11:51:35 am »
Peço desculpa por estar a usar o seu post, mas será que me pode aconselhar uns bits para corte de madeira? Tenho uma pequena CNC para as minhas brincadeiras, mas não conheço ninguém que tenha ou saiba utilizar, pelo que a aprendizagem tem sido lenta e dolorosa...

Abraço,
FMoreira

13
Projectos, Plantas e Orçamentos / Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 13:01:26 pm »
Caros amigos,
Confesso que quando vejo a qualidade dos trabalhos aqui publicados, fico sem saber se devo ou não publicar as minhas humildes brincadeiras, mas sempre achei que se todos partilharmos, todos temos a ganhar...

Este fim de semana decidi iniciar mais uma brincadeira, fazer uma tábua de cozinha "end grain". Havia à partida uma série de limitações, como sendo a madeira disponível, o tamanho máximo que as minhas ferramentas permitem trabalhar, etc, mas, a experimentação é uma forma de aprendizagem.
Comecei por aplainar um dos topos da madeira, para tentar garantir que ficava em esquadria. De seguida cortei a tábua em ripas de 40mm, já que essa era a espessura da tábua. Decidi fazer as ripas em quadrado, porque temi não conseguir fazer rectangulos com a necessária precisão, e além disso, quantos mais cortes fizesse, maior seria o desperdício de madeira. Assim, a tábua vai ficar com apenas 5 ripas de largo, mas paciência.
Seguem algumas fotos do processo.

14
Ferramentas / Lixadeira combinada
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 12:26:39 pm »
Boas,

Estava a pensar comprar uma lixadeira de bancada do tipo "Einhell TC-US 400" (http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-eletricas/Lixadoras/17543554.aspx) alguém conhece? O que vos parece?
Agradeço desde já todas as sugestões que possam dar.

Abraço,
FMoreira

15
Apresentações / Apresentação
« em: Quarta, 12 de Outubro, 2016, 17:02:49 pm »
Olá a todos.

O meu nome é Fernando. Sou informático de profissão, mas hobbista por paixão. Que quer dizer isto de ser "hobbista"? Na verdade, não gosto de estar parado, e portanto, vou arranjando sempre alguma coisa para fazer. Tenho diversos hobbies, que levo mais ou menos a sério e que vão desde a fotografia até à alta fidelidade, passando pela carpintaria/marcenaria. Na alta fidelidade, resolvi a determinada altura do meu percurso em busca pelo santo graal, enveredar pelo DIY, e comecei, com a ajuda de alguns amigos e de muita pesquisa, a construir os meus próprios sistemas. Quando à uns anos decidi fazer uns amplificadores mais elaborados do ponto de vista estético, fabriquei de raiz todas as suas caixas, 5 no total, com alumínios diversos (10mm para as laterais, 2mm para os fundos e 2mm perfurado para os topos), o que significou fazer muitos furos e abrir muitas roscas, lixar muito, polir muito, etc. Isto tudo para explicar que uma coisa leva a outra, e que os aparelhos acabaram por ter frentes em acrílicos polidos e laterais em madeiras exóticas, e eu, fiquei com um gosto enorme pelo trabalho com madeiras. Entretanto, fui "montando" a minha oficina, e tenho uma garagem onde passo a maior parte do meu tempo livre, onde tenho a felicidade de já ter uma série de máquinas, todas de gamas domésticas e económicas, mas que me vão ajudando.
Descobri agora este fórum, espero aprender muito e partilhar o pouco que sei.

...e por agora fico por aqui que a prosa já vai longa.
Até breve,
FMoreira

Páginas: [1]