Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Francisco_Monteiro

Páginas: [1]
1
Serralharia e metais / opinião
« em: Quarta, 21 de Junho, 2017, 00:50:10 am »
Boa noite caros colegas,

em primeiro lugar, queria pedir desculpa pela falta de comparência no forum...mas o tempo tem escassiado. Ando a ler os topicos que andam para trás para me voltar a inteirar.
Entretanto queria pedir uma opinião ao serralheiro de serviço(pajo), e que por sua vez estendo ao resto da comunidade.

Eu não sou um gajo de trabalhar ferro, não acho que tenha muito jeito nem é uma área que me apaixone muito. A minha praia é mais madeiras, é onde me sinto à vontade e onde faço grande parte do investimento. Mas...chega a uma altura em que é preciso juntar ferro...e já estou farto de andar sempre a pedir a um serralheiro amigo para me dar um "pinguito" aqui e ali, principalmente porque nunca me leva dinheiro...e não me sinto bem em andar sempre a incomodar.
Chegou então a hora de investir numa máquina de "colar ferro" (sem faltar ao respeito a ninguém, nem rebaixando nenhuma paixão), e chamolhe assim porque para mim não vai passar disso. Sim quero comprar uma maquina minimamente de jeito, sim, quero uma coisa que me dure alguns anos, muitos se possível, mas não vai começar aqui nenhuma namoreta nova, penso eu de que...é para o que é, dar uns pingos de vez em quando para juntar ferro.
E é aqui que peço a vossa opinião, uma vez que de soldadura não percebo um caracol. Soldei uma vez na vida, com uma maquina que o meu pai tem lá para casa que pesa cerca de tonelada e meia, é um antigo transformador da SuperSpark de 180A.
Fiquei indeciso entre estes 3 inverters:

https://ferramentas.pt/aparelho-de-soldar-great-tool-liberator-1600-ge-k.html

http://www.ferramentas-online.pt/compra/aparelho-soldar-inverter-160-a-nutool-magnun-611

http://www.ferramentas-online.pt/compra/aparelho-soldar-inverter-160-a-nutool-423

Não sei se aconselham outras marcas ou outras máquinas, penso que os preços até estão apelativos...não sei, que me dizem?

Abraço
Francisco

2
Bricolage Café / Desculpem
« em: Segunda, 21 de Março, 2016, 16:22:29 pm »
Peço desculpa aos colegas bricoleiros pela minha ausência durante estes ultimos dias. Estou a dever umas fotos ao Pajo por causa do sistema de elevação da serra de bancada (não estão esquecidas  :o ) e não tenho intervido muito (nem muito nem pouco...) nos tópicos já abertos...
A verdade é que fui pai pela primeira vez na passada segunda feira (dia 14) de um Francisquinho...e o rapaz não me tem deixado tempo nenhum...nem para vir à internet. Agora youtube é só para meter músicas para adormecer o menino  ::)
Quando me for possível regressarei de novo para intervir de forma activa, até lá...haja paciência  8)

Obrigado pela compreensão
um abraço
Francisco

3
Ferramentas / Lixadora de bancada - reaproveitamento
« em: Quinta, 11 de Fevereiro, 2016, 19:25:20 pm »
Bem, antes de mais aviso desde já que este tópico não é para as almas mais sensíveis! O que vão ver a seguir pode ferir susceptibilidades...digamos que é tipo um monstro do "Frankenstein"...

Brincadeira à parte, há uns tempos atrás, em resposta a um tópico criado pelo membro "Bata001" sobre uma possível recuperação, mencionei que estava a fazer uma lixadeira de bancada reaproveitando um velho berbequim.
Ao inicio estava um bocado reticente em utilizar este velho amigo nesta experiência, porque, apesar de nunca o ter utilizado, e de ser uma velha herança, havia ainda um certo valor sentimental...e para ser sincero andava à espera que alguma maquineta eléctrica se avaria-se na cozinha da minha mulher (uma batedeira ou uma varinha mágica...ou coisa do género), mas como isso nunca mais acontecia decidi dar uso ao velho berbequim.

Foi-me deixado pelo meu avô, e como ele era um antigo retornado, este ainda veio de África (Moçambique), com aquelas fichas todas manhosas de 3 pinos...bem, refiz a parte eléctrica toda (tanto por dentro como por fora), dei-lhe uma boa limpeza por dentro e meti massa nova. o mandril não deu para trocar (apesar de já ter comprado um novo), pois era uma peça só (e esta foi a razão principal pela qual nunca o utilizei, o velho mandril estava perro pa carassas e não havia chave que desse para o bicho!).

Isto foi apenas um projecto feito com sobras de madeira, tirando meia dúzia de parafusos e umas bracedeiras, não gastei nada. Dai o facto do projecto ser tão rudimentar. Não houve desenhos prévios nem medidas estipuladas....nem nada, era o que ia calhando e as sobras de madeira que havia à medida que avançava. Única e exclusivamente para ver se o velho berbequim tinha pulmão para aguentar com o disco de lixa...e não é que tem?!
Num futuro próximo irei fazer uma coisa em condições, com um rolamento pelo meio para lhe dar mais resistência e retirar alguma "turbulência"...um prato de lixar maior e uma varanda de suporte de peças também maior...e com uma caixinha com cara lavada claro... ;)
Mas por enquanto vou-me servindo com esta...que mariquices aparte, desempenha bem a função :)
Ai ficam então algumas fotos, espero que gostem.


4
Madeiras / Fresas tupia
« em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 15:25:00 pm »
Boas,

tenho uma dúvida há já algum tempo, espero que alguém me possa ajudar.
Já comprei 3 conjuntos diferentes de fresas para tupia, têm  dado imenso jeito, mas as que mais uso é uma de arredondar arestas e outra de fazer perfis, as duas com rolamentos como guias.
O meu problema é que já rebentei com dois rolamentos, e o que me vale é tirar de umas fresas para meter noutras...
Alguém sabe onde posso adquirir esses mini mini rolamentos?

Abraço
Francisco

5
Apresentações / apresentação
« em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 15:17:44 pm »
Boas,

Chamo-me Francisco, sou do Peso da Régua e tenho 32anos de idade.
Tenho interesse pela bricolage em geral, em especial pela marcenaria. Tento fugir à parte eléctrica, mas lá desenrrasco qualquer coisita.

Abraço
Francisco

Páginas: [1]