Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - santanna620

Páginas: [1] 2 3
1
Ferramentas / Re:Dremel Moto-saw
« em: Domingo, 11 de Novembro, 2012, 01:24:27 am »
Muito obrigado novamente.

Não sei quanto aos demais, mas acho o som bastante irritante. Já o som da minha Dremel 300LS é demais para o meu nervoso miudinho, o que me obriga a colocar uns headphones e trabalhar a ouvir música. Esta parece ser ainda pior.

Mas confirmo, gostei muito de a ver desta maneira. Acham que será uma boa opção em relação qualidade preço? Na Amazon está a 92 Libras.

Estava à procura de uma indicação do preço quando encontrei este artigo -

 http://www.tool-rank.com/tool-blog/News/dremel-relaunching-their-70-year-old-moto-saw-201210031299/

Pelos vistos é um remake da Dremel.

2
Ferramentas / Re:Spokeshave = Rasoira?
« em: Domingo, 11 de Novembro, 2012, 01:08:25 am »
 ;) Já li e amanhã respondo sem falta.

Fica no entanto aqui o meu mais sincero agradecimento pela sua simpatia.

Temos mesmo que compilar um glossário, que também já comecei, mas que não consigo terminar porque cada duas por três me aparecem novas palavras, novos nomes e designações. É engraçado ver que uma ferramenta pode ser conhecida de uma maneira em Lisboa, de outra em Portalegre e ainda outra em Braga.

Isto sem falar que em Braga já ouvi várias designações para, por exemplo, a "Draw-knife".

3
Ferramentas / Re:Dremel Moto-saw
« em: Domingo, 11 de Novembro, 2012, 00:42:50 am »
Uau  :D

Muito bonita. Gosto bastante das ferramentas da Dremel, embora mais para uso não profissional, ou seja, como hobby. Com um pouco de sorte fazem umas quantas demonstrações agora na época de Natal numa grande superfície e dá para ver com calma.

Muito obrigado por partilhar Joliveira  ;)

4
Ferramentas / Re:Spokeshave = Rasoira?
« em: Domingo, 11 de Novembro, 2012, 00:15:42 am »
Boa noite GL.

Mais um nome para a lista de ferramentas a pesquisar junto dos mais velhos  :)

Conheço pelo nome de Corteché, embora já tenha lido o nome de Raspadeira-plaina e mesmo Evasiadora. Em Blogues Brasileiros já li como Raspilha (embora também chamem de raspilha ao raspador).

Tenho esta ferramenta, comprei à menos de um mês cá em Braga, da Stanley. Existem dois modelos, uma de base plana (1-12-151) e outra de base côncava (1-12-152). Parece de uso simples, mas já me apercebi que vou ter de practicar bastante. Como não conhecia esse nome, procurei-o no dicionário e entre as definições encontrei as seguintes:

"3.   utensílio de marceneiro com que se tiram as rebarbas à madeira;
 5.   figurado tudo o que desbasta, corta ou arrasa para nivelar, igualar ou destruir" e ainda,
"Tudo que nivela, arrasando ou desbastando. Tudo que iguala: a rasoira da morte. Instrumento de entalhador ou marceneiro, para tirar as asperezas da madeira que se entalha. Instrumento de gravador, com que se pule o granulado..."

Já Corteché diz:"Plaina de pequenas dimensões, de punhos laterais utilizada para aparelhar superfícies curvas de madeira."

No entanto, o nome Rasoira faz todo o sentido pois a ferramenta serve para desbastar e tirar a aspereza final das peças a trabalhar, como por exemplo nos raios das rodas, nas pipas, nas pernas das cadeiras, etc. - Ver nome Francês para navalha: Rasoir versus Rasoira (fazer a barba à madeira  ;D)

Será novamente uma daquelas ferramentas cujo nome varia segundo a região do pais? Não seria a primeira... Só sei que já fiquei ainda mais confuso.

5
Ferramentas / Re:Vivam as feiras de velharias!
« em: Terça, 30 de Outubro, 2012, 10:02:06 am »
Bom dia.

Efectivamente, a plaina que vi não deveria ser muito antiga pois como diz o Cerdeira, as antigas vinham com o punho em madeira. Pesquisei um pouco e por aquilo que pude ver, sem certezas pois não aprofundei, as primeiras a virem com o punho em baquelite parece terem surgido em finais dos anos 60. De certeza que existem informações certeiras, mas não consigo encontrar uma página sobre a Stanley que tem toda a informação possível sobre o assunto.

Por aquilo que leio, sejam modernas ou antigas, as Stanley foram sempre ferramentas medianas, ou seja, sempre foram fabricadas tendo em conta o utilizador médio e cuidando muito o preço final para que fossem acessíveis à maior parte das pessoas. Existiram séries especiais limitadas onde um maior cuidado era colocado no fabrico e na qualidade do material, mas mesmo assim parece que nunca chegaram a vingar. No entanto, sempre foram muito fiáveis, autênticos cavalos de batalha, de maneira que muitas escolas e oficinas as escolheram para os trabalhos do dia a dia.

Como em tudo, quem realmente gosta e aprecia este trabalho, dá sempre um toque pessoal à ferramenta. O chamado "Tunning"  :D na sua verdadeira essência. Acertar a base, os lados, a cama, o ferro e o contra-ferro, fazer o punho e a empunhadura em madeira à nossa medida, etc, etc, etc... Neste momento tenho uma Stanley perfeitamente normal, #4, que me foi oferecida por um bom amigo marceneiro Espanhol. Preparou-a completamente e posso assegurar-vos que funciona de maneira impressionante. O ferro não é o original, embora seja Stanley. Foi comprado um fabricado em Sheffield e está afiado nos 35º em vez dos típicos 30º. Agora só faltam os punhos, que farei mais tarde. Já tenho os templates que também ele me enviou, embora sejam da Lie-Nielsen.

A boca... pronto, está tudo dito  :P

Não conhecia essas páginas GL. É incrível a quantidade de info que existe. Penso que estou actualizado e afinal, nem por isso.

Veja se é isto que procura. Espero não ofender ninguém. Se for inapropriado, desde já as minhas desculpas.

http://rapidshare.com/files/377824912/T.HP.B.rar

Um abraço a todos.

6
Ferramentas / Re:Vivam as feiras de velharias!
« em: Segunda, 29 de Outubro, 2012, 10:33:08 am »
Bom dia GL

Antes de mais, parabéns pelas novas ferramentas! Nem dez da manhã são e já me estou a babar todo...

Não ligue à atitude das outras pessoas, já sabe que vivemos numa época de grande rapidez, muitos resultados mas com pouco esforço. E acredite, não são só os Portugueses a pensar assim. Eu penso um pouco o contrário; cada vez mais as pessoas pensam duas vezes em comprar ferramentas eléctricas e fazerem as coisas de maneira um pouco mais tradicional. Tal vez por estar num círculo um pouco mais fechado, não sei.

Aqui o que interessa é que encontrou umas preciosidades e agora deve dar-lhes bom uso. Penso que as feiras são autênticas minas de ouro para entusiastas como nós, pois podemos encontrar um pouco de tudo. Mas sempre com cuidado e com um mínimo de conhecimentos para não acabar com gato por lebre. No meio desta crise muitas pessoas optam por desembaraçar-se de coisas dos avós ou pais, que não sabem o que são, ou que uso dar. Muitas ferramentas tem surgido assim pela zona de Braga. Umas maravilhosas, outras, nem por isso.

O que realmente me chateia e me parte a alma é quando alguns "iluminados" compram ferramentas antigas por causa desta nova moda "Vintage", apenas para decorar ou para dar um uso puramente estético, destruindo ferramentas em boas condições com muitos anos de vida pela frente. E depois, existem os outros "iluminados" que cobram preços exorbitantes porque pensam que por serem ferramentas antigas, valem milhões.

No mês passado passei por uma feira de artigos em segunda mão no Porto. Não conhecia. Parei e lá fui passear. É um grupo de pessoas que junta as coisas antigas e vende, como numa feira da ladra. No meio de coisas muito bonitas havia várias ferramentas de trabalhar madeira. A que me chamou a atenção era uma velha Stanley #5. Meio abandonada, mas que com os devidos cuidados ficaria como nova. Tinha o punho em baquelite preta, mas também estava rachado. O Sr. pedia 15 Euros por ela e estive muito tentado a comprar. A lâmina e o contra-ferro estavam impecáveis, com pouco uso até. Muito pó, algumas manchas e gordura... Mas, precisava do dinheiro para voltar para Braga... Ficou para a próxima. Imagino que alguém terá ficado com ela.

Quando houver possibilidade, aconselho a estudar e comprar estas ferramentas, em detrimento de ferramentas novas e de qualidade dúbia. Com amor e carinho, estaremos a devolver à vida ferramentas carregadas de história, que nos farão felizes. Ainda por cima, temos a oportunidade de ler, estudar e aprender sobre limpeza, restauro e preparação de ferramentas, conhecimentos muito úteis e preciosos para o nosso trabalho.

7
Madeiras / Re:Móveis "Caixote"
« em: Segunda, 08 de Outubro, 2012, 19:44:31 pm »
Muito bom. E se algum dia precisar mudar-se, é meio caminho andado  :D

8
Madeiras / Re:Bancos de jardim com paletes
« em: Segunda, 08 de Outubro, 2012, 19:43:15 pm »
Bom, os meus parabéns! Está pura e simplesmente espectacular  :D

É de louvar toda e qualquer reciclagem hoje em dia, principalmente no que toca a madeiras para os nossos trabalhos. Não só está muito bonita, como parece ser bastante confortável e moderna  ;)

Fico à espera de mais reciclagens.

Um grande abraço.

9
Bricolage Café / Re:Fórum morto?
« em: Domingo, 07 de Outubro, 2012, 14:39:16 pm »
Boa tarde GL

Realmente espero que não esteja morto. Talvez um pouco parado, mas apenas temporalmente. Acho que anda toda a gente um pouco em baixo com a situação, mas as coisas irão resolver-se.

Falo por mim, pelo menos, que chego a casa e custa-me um pouco ficar na garagem a fazer as coisas que tanto gosto. Vou tentar colocar uns quantos post e dar o meu contributo por manter o fórum activo, pois é o meu local favorito. Talvez até me devolva o animo e aperte nos meus projectos  :D

10
Madeiras / Re:Calha suspensa Aquario
« em: Domingo, 07 de Outubro, 2012, 14:25:40 pm »
Muitos parabéns, está impecável.

Adorei o projecto e todo o processo de documentar o trabalho. Dá mesmo vontade de iniciar um projecto igual.

Posso apresentar-lhe duas sugestões ;)

Arredondava os cantos com uma grosa e tentava ocultar os pregos com um punção, afundando-os na madeira ou aplicando um pouco de massa. O preto ficava realmente melhor, mas percebo que a Patroa tenha uma palavra a dizer  8)

Depois deste projecto, que tal um barquinho pirata para por lá dentro?

Novamente, os meus parabéns e obrigado pela partilha.

11
Madeiras / Re:Cabide de parede
« em: Quarta, 02 de Maio, 2012, 23:20:14 pm »
Parabéns  :D

Como sempre, são as nossas mulheres que mais ganham com este nosso hobby...

Gostei muito pois é simples mas muito útil. Força para mais projectos.

Um abraço.

12
Ideias, Truques e Dicas / Re:Quero um móvel e não encontro
« em: Quarta, 02 de Maio, 2012, 23:13:30 pm »
Boa noite Dav7

Talvez pudesse colocar aqui um pedido para ver se alguém o ajudava a desenhar os móveis e quem sabe talvez construi-los. Diga de onde é. Na Internet há muita informação. Procure por Móveis de madeira; Carpintarias, Marcenarias; Carpintarias e Marcenarias; etc. Hoje em dia muitas destas empresas já tem na Internet bastantes imagens dos seus trabalhos.

A minha opinião pessoal (se me permite) é que mais vale gastar um pouquito mais em madeira verdadeira e construção com um mínimo de qualidade, mas ter uma peça que lhe irá durar bastante. Embora o Ikea até tenha moveis com alguma qualidade e óptimo design, costumam ser mais caros que os de gama baixa. Na Moviflor, prefiro não falar (novamente é apenas a minha opinião, respeito a dos demais.)

Se desejar pode colocar o "pedido" na secção "Artesanato, pequenas construções e projectos associados - Madeiras" que é onde a maioria do pessoal que trabalha com madeiras coloca os seus artigos.

Um abraço

13
Bricolage Café / Re:"Café"
« em: Quarta, 07 de Março, 2012, 19:30:05 pm »
Bom, estou a experimentar. Vou ficar por cá um pouco para ver se aparece alguém. Tem muito bom aspecto, sim senhor  :D

14
Bricolage Café / Re:Que tipo de bricolage fazem?
« em: Quarta, 07 de Março, 2012, 19:26:26 pm »
Como todos, faço um pouco de tudo cá por casa (ou pelo menos vou tentando  :D)

Mas dedico-me aos trabalhos de madeira, seja marcenaria ou carpintaria. Sou apaixonado pelas ferramentas manuais pelo que estou a aprender o máximo que posso acerca dessa matéria. E não posso ver uma palete sozinha e desamparada na rua... É logo recolhida para lhe dar uma nova casa  ;)

15
Sugestões, Dúvidas, Regras e funcionamento do fórum / Re:Chat no fórum?
« em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012, 20:01:51 pm »
Acho uma boa ideia, nem que fosse como teste durante uns tempos. Mediante a participação ficava ou perdia-se. Um pouco como a evolução natural...

Páginas: [1] 2 3