Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Marco

Páginas: [1]
1
Madeiras / Re: Bancada de marceneiro - Reciclada
« em: Sábado, 04 de Março, 2017, 21:17:41 pm »
Lamento pelo tamanho das fotos, mas no meu monitor não me apercebi, penso que agora esta satisfatório.

Hoje perdi umas horas de volta dela e fiz algum progresso, ou secalhar foi mais um retrocesso   :D

Tinha me entretido a lixar aquilo mas o acabamento deve ser uma espécie de encáustica  e acabava por empapar as lixas todas mas fui persistente e fiz algum progresso...



Depois houve alterações nos planos e comecei a cortar aquilo tudo  ;D



Removi as 3 almofadas frontais e as duas divisões internas pois a estrutura tem praticamente 80CM de profundidade que é bastante fundo e o espaço iria ficar desaproveitado, assim vou dividi-la sensivelmente ao meio, cortar as gavetas e fazer portas vai ter um total de 3 portas e 3 módulos de gavetas se é que me consigo explicar.

Os painéis e almofadas apenas tinham uma face e não cabiam na desengroçadeira então fiz algum exercício para os deixar direitinhos e limpinhos




Em relação ao tampo tenho planos para 3 tornos, vai ser basicamente duas bancadas numa só com 2 tampos semi-independentes (split top) um torno QR (quick release) outro "shoulder" e um "rear shoulder". vamos ver o que é que sai daqui....




2
Madeiras / Bancada de marceneiro - Reciclada
« em: Sábado, 04 de Março, 2017, 00:42:21 am »
Decidi partilhar este meu projecto, estou a construir um banco de marceneiro...para colocar na minha garagem.

A base desse banco é uma secretaria rústica mexicana totalmente realizada em pinho que me foi oferecida, era parecida com esta:



Como uma secretaria não tem a resistência necessária para uma bancada, comecei a colocar alguns reforços....



Nos meus rabiscos podem ver algumas das alterações que já fiz à estrutura, na "legenda" #1 é uma travessa que adicionei com furo-respiga, #2 São 8 travessas com junta meia madeira....




Como podem ver o pela lixadeira estou a tentar limpar o "acabamento"...




3
Colas, tintas, vernizes e afins / Re: Qual é a diferênça
« em: Domingo, 19 de Fevereiro, 2017, 18:08:54 pm »
Boas,

Sim dá-se directo na madeira! Convêm misturar previamente o fundo/verniz/esmalte  com o catalisador a não ser que possua uma misturadora automática! De resto é algo diferente na aplicação ao celuloso mas ao mesmo tempo similar, o celuloso é um material de cura evaporativa e o PU 2K de cura química. para aumentar a espessura da película da-se as demãos pretendidas húmido sobre húmido sem necessidade de as lixar entre demãos. É mais fácil atingir acabamentos a poro-cheio  visto que alguns destes materiais chegam a atingir os 50% de sólidos em vez dos 20% de um celuloso. Têm boa elasticidade e excelente resistência à humidade e especialmente ao álcool que dissolve os celulosoas ao mínimo contacto...mas para alto brilho ainda se utiliza o poliéster com os seus superlativos 90% de sólidos. 

Os preços são bastantes razoáveis variam dos 3€/litro para os mais reles como os espanhóis tipo Omar até perto dos 5€ para o segmento alto (99% Italiano) em relação á acessibilidade de facto não estão direccionados aos bricoleiros mas empresas de má índole não têm problema nenhum em vende-los a privados mesmo sem iva...lolol

4
Ideias, Truques e Dicas / Re: Madeira OSB
« em: Segunda, 30 de Janeiro, 2017, 19:35:14 pm »
O "esmilhamento" é algo reduzido com o vincador e um disco decente mínimo de 72 dentes preferencialmente de 96 dentes, o alinhamento da maquina também é chave e no final passar por uma orladora com rectificação mas isso é um factor de preocupação com aglomerites. Agora com esse material até um martelo serve, isso claramente não é material para mobiliário...é um bocado como o mobiliário feito com paletes parece +- na foto da net....

5
Colas, tintas, vernizes e afins / Re: Qual é a diferênça
« em: Segunda, 30 de Janeiro, 2017, 19:20:30 pm »
Agora tenho eu uma dúvida: procurava tapa-poros celuloso? Não seria antes um tapa-poros com base solvente?

A diferença pode não parecer evidente, mas é grande: produtos com base solvente dissolvem-se e limpam-se com diluente sintético, enquanto os produtos com base celulósica dissolvem-se e limpam-se com diluente celulósico. Este último, tem um cheiro ainda mais intenso que o sintético.

Por se designar á base de solvente não tem obrigatoriamente de ser sintético, aliás desconheço tapa-poros sintético.

Actualmente o tapa-poros celuloso está algo ultrapassado, o standard para acabamentos de madeira interior é o poliuretano de 2 componentes  já faz perto de 2 décadas.

6
Ferramentas / Re: Bosch GEX 150 Turbo
« em: Quarta, 13 de Abril, 2016, 01:24:33 am »
Eu tenho várias roto-orbitais devido a minha actividade, esse tipo de máquina é o equivalente a uma festool Rotex no mundo profissional :)

Não é uma máquina para grandes acabamentos...são mais utilizadas para "desbaste".

7
Ferramentas / Re:pistola de pintar
« em: Quarta, 18 de Agosto, 2010, 22:39:04 pm »
Esse tipo de pistolas airless é muito mau, são pesadas, barulhentas e com muita vibração e não pulverizam nada alem de agua  ;D
Eu tenho a pistola acima mencionada tem 3 bicos, até um piston suplente....e é optima para regar plantas delicadas.

Pessoalmente recomendo turbinas, para quem não possui compressor capaz com sistema de filtragem de agua e oleo...são barulhentas e tambem não possuiem uma capacidade de pulverizar material muito viscoso, mas são bastante superiores a essas.

http://www.aki.pt/2009/index.php?id=73687&tbl=registos&id2=191&pesq=1

http://www.aki.pt/2009/index.php?id=70484&tbl=registos&id2=191&pesq=1


ou alternativamente esta, que já trabalhei e não é muito má tendo em conta o preço...

http://www.izi.pt/Catalogo/Detalhe.aspx?cat=0&ids=534&idc=4006

agora depende sempre da utilização...elas são optimas para envernizar um movel ou outra coisa qualquer em que o material   não seja muito viscoso, nenhuma pistola das referidas aqui consegue lidar com tintas de parede  ;)



8
Madeiras / Re:Nem sempre...
« em: Segunda, 14 de Setembro, 2009, 22:35:00 pm »
Viva!

Concerteza que vou mostrar algum do meu trabalho! assim que tiver algo de "jeito" para mostrar... ;D

O torno que comprei no Leroy merlin, é da marca Feider as especificações podem ser encontradas aqui

9
Madeiras / Re:Nem sempre...
« em: Sexta, 11 de Setembro, 2009, 23:39:25 pm »
Mais uma vez Parabéns! Ficou muito bom.

(...)

Como sempre algumas curiosidades com que fico:
- como foi fixada a peça ao torno para fazer o trabalho ao centro? Usando cola?
- E fazer uma peça assim, mas com uma só peça seria possível com o torno?

Ainda que um pouco tarde: estou grato pelas vossa palavras!  :-[

Quanto às questões que o Joliveira coloca:

O meu torno tem uma peça que prende a madeira através de parafusos. Logo a peça é aparafusada à parte motriz do torno. Tornos maiores e melhores têm cabeçotes de aperto que apertam blocos de madeira de dimensões razoáveis, mas para encontrar este torno à venda vi-me e desejei-me (e esperei por ele três semanas...)

Sim, era possível fazer uma peça a partir do mesmo bloco de madeira. Aliás era mais rápido porque dispensava todo trabalho de cortar as peças individuais, cola-las e dar-lhes a forma final. É uma boa ideia. Talvez faça uma com um bloco só antes do início das aulas para oferecer ao Júnior. ;)

Abraços,
Stromlinie

Viva!

Tambem me iniciei nestas andanças a pouco tempo  :)  tenho um torno relativamente semelhante ao seu que comprei no leroy merlin e outro que comprei usado ja de dimensoes consideraveis...mandei vir uma bucha de 4 grampos de Inglaterra, se souber a rosca do seu torno, provavelmente tambem existera uma que sirva na sua maquina se assim o desejar.

Cumps.

10
Ferramentas / Re:Conhecem a Dremel?
« em: Terça, 04 de Agosto, 2009, 22:07:52 pm »
Viva!

adquiri este fds um clone da einhell  8) tinha outra mini rectificadora mas queimei-lhe o motor...são bastante fracos, so servem para trabalho lligeiro, mas com paciencia fazem bom trabalho  :) tenho outra mini rectificadora mas pneumatica, bastante mais potente...mas na garagem so tenho 1 compressor de 3 cv's com deposito de 50 litros...2250 wats sempre a trabalhar para alimentar uma rectificadora não é muito eficiente em termos energeticos   :P

Cumps

11
Apresentações / Apresentação
« em: Sábado, 23 de Maio, 2009, 18:56:42 pm »
Viva! chamo-me Marco e sou de Sintra.

Gosto de bricolar sempre que possivel  ;D tenho um interesse especial pelas madeiras.

Cumps

Páginas: [1]