Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - manulpinto

Páginas: [1]
1
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Dúvida projeto - extender parafuso/veio
« em: Domingo, 18 de Maio, 2014, 10:27:23 am »
Não tenho esse tal braço, já tinha pensado nisso mas não é fácil arranjar esse braco a venda separadamente. Talvez arranje numa sucata eventualmente

2
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Dúvida projeto - extender parafuso/veio
« em: Quinta, 15 de Maio, 2014, 23:06:02 pm »
Já agora, lojas na zona do Porto onde posso arranjar as porcas de ligação?

3
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Dúvida projeto - extender parafuso/veio
« em: Quinta, 15 de Maio, 2014, 22:44:04 pm »
Muito obrigado pelo interesse e pela ajuda!

Não tenho muita experiência na realização prática de mecanismos. Tenho conhecimentos sobretudo a nível de cálculos de esforços e dimensionamentos. Mas nunca me dediquei a pensar a fundo num projeto, no seu desenho desde o zero.

Mas acho que a sua ajuda, principalmente no mecanismo de extensão do voo, conseguirei finalizar o projeto. Se entretanto surgirem mais dúvidas venho aqui expor :)


Obrigado!!

4
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Dúvida projeto - extender parafuso/veio
« em: Quinta, 15 de Maio, 2014, 18:02:36 pm »
Antes de mais obrigado pelo interesse e por toda a ajuda.

Não sei se expliquei bem ou não mas quem é responsável pela pancada na bola é o conjunto braço-mola. O motor apenas é responsável pela rotação do braço de modo a esticar a mola. Nos casos que desenhou o braço encontra se fixo correto? O objetivo seria conseguir rodar o braço e manter este livre de rotação para que a mola faça efeito.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

5
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Dúvida projeto - extender parafuso/veio
« em: Quinta, 15 de Maio, 2014, 11:43:48 am »
É possível que lhe possa dar algumas ideias - não garanto - mas para tentar isso preciso pelo menos de saber o seguinte:
- dimensões da ponta de parafuso (diâmetro e comprimento); é uma rosca métrica? (à primeira vista diria M8 ou M10, mas como não tenho a escala da fotografia...)
- a peça assinalada com uma seta encarnada é o braço?
- qual a função daquele objecto cinzento que parece uma polie (imediatamente por baixo do que penso seja o braço - assinalado com uma seta encarnada); está ligado ao braço (ou seja, roda com o veio motor) ou é fixo? Se roda com o veio motor, pode ser fixado na ponta roscada do veio?
- qual a função da mola que vai ao braço? Também é suposta rodar?
- qual a função da peça "E"?
- que tipo de esforço pretende transmitir? É só para fazer rodar o braço, ou este quando actuado ainda vai fazer mais algum esforço? (não faço ideia a que é que um motor de limpa-párabrisas pode resistir antes de derreter...)
- sentido de rotação?

À partida, não me parece particularmente complicado, mas até pode ser que em função das respostas que me dê ainda tenha de fazer mais algumas perguntas antes de me atrever a propor soluções...

Só mais uma questão - e eu devia ter começado por aí, porque condiciona tudo o resto:

Uma rosca nunca garante concentricidade no aperto. Por isso, a menos que a ponta do veio tenha alguma parte lisa (cilíndrica ou cónica) para guiar a peça que lá seja montada, qualquer peça que seja apertada directamente na ponta roscada vai forçosamente mover-se com alguma excentricidade em relação ao veio, por pequena que seja. Convém ter isso em conta.

Boas,

-o parafuso é M8.

- a peça assinalada na figura com a seta é o braço.

- a função da polia, como referiu, é, no caso desse desenho em particular é fazer a rotação em conjunto com o motor estando o braço livre (nao roda por acção direta do motor o braço). Observando a imagem, o parafuso E é que força a rotação do braço pois este está ligado a uma mola para que estique e depois accione a rotação do braço com velocidade. DEIXO UM LINK PARA O VIDEO DO PROJETO PARA QUE SE PERCEBA MELHOR (no minuto 8:10 percebe se bem a situação que referi): http://www.youtube.com/watch?v=V9UOcUKazSA#
No entanto, no meu caso, o meu motor nao é exatamente igual ao do video. O meu, como podem observar, tem uma saida em parafuso ao contrario do video em que o motor tem o oposto (nao sei explicar bem mas queria tentar fazer como ele mas nao sei como)

- a mola penso ja ter explicado. mas no video também se percebe a funcionalidade.

Desde já obrigado!!

6
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Dúvida projeto - extender parafuso/veio
« em: Quarta, 14 de Maio, 2014, 18:11:05 pm »
também preciso de uma maneira para fazer a ligação motor - braço. Se nao o motor roda e o braço nao. Nao sei como hei de fazer essa ligação. Sugestões?

7
Projectos, Plantas e Orçamentos / Dúvida projeto - extender parafuso/veio
« em: Quarta, 14 de Maio, 2014, 12:19:01 pm »
Boas,

Estou a fazer um projeto no qual estou a usar um motor de um limpa para-brisas. Para isso preciso de arranjar maneira de extender o veio motor existente no motor que arranjei. É um veio estriado do tipo parafuso. Alguem tem alguma sugestao?
Deixo umas fotos para facilitar a compreensao.





o objetivo é fazer uma caixa de madeira com o motor por baixo e fazer com que o veio entre na caixa para fazer a ligação a um braço que irá rodar dentro da caixa, como demonstra a imagem seguinte:



a rotação deverá fixar bem o braço. Preciso de soluções!

Obrigado.

Páginas: [1]