Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - GLFaria

Páginas: [1] 2 3 ... 56
1
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Mesa de trabalho
« em: Quarta, 25 de Outubro, 2017, 17:09:53 pm »
Ainda cá estou - deram-me ume batida no carro, que foi para a sucata (sem danos pessoais, felizmente), e tenho de resolver as coisas com a seguradora.

Mesa engraçadinha, mas tenho muitas dúvidas quanto à utilidade prática. Digamos, se me permite a expressão, que é espalhafatosamente boa para americano ver e impressionar!
Se estiver a trabalhar em cima dela, como acede às ferramentas que estão lá dentro?
Por outro lado, se nunca trabalhar ou colocar coisas em cima das tampas articuladas, desperdiça muito espaço de garagem. Para que lhe servem as mesas com as tampas articuladas se não lhes pode pôr coisas em cima?
Se fosse a si, tentava analisar bem como a iria usar antes de se meter nisso.

De qualquer forma, no caso de continuar interessado (eu não estaria...), o 2x4 (aproximadamente 5x10 cm) é uma secção quase "sagrada" para os americanos. Na prática, é indiferente que seja essa, que não se utiliza com essa designação na Europa, ou outra semelhante.

2
Resultou!  :)
Muito obrigado, Joliveira.

3
Muito obrigado, não percebia se o problema era "do meu lado"

Ora vamos lá tentar.

O "objecto" está um bocado rústico, mas foi feito à pressa.
Não tenho tempo para explicar tudo agora, fica para mais tarde, se alguém estiver interessado.

Os três conjuntos de fotos mostram:
001 - aspecto geral
002 - mecanismo de disparo
003 - mecanismo de propulsão

Penso (espero...) que daqui a umas 3 semanas já tenha casa habitável. Nessa altura voltarei ao contacto.

4
Boa tarde a todos

Interrompi as minhas contribuições desde Julho. As obras em minha casa ainda não acabaram, continuamos sem cozinha, sem máquina de lavar roupa e, o que é ainda mais grave, sem o meu quarto de trabalho. Comida é comprada feita, lavagens são na lavandaria. Não sai barato.
No sítio para onde fugi das obras não tenho computador, e o meu telemóvel não é lá muito "smart" (ou, mais provavelmente, eu é que não sou). Por isso, vou continuar sem contactar até...

Para entretanto contribuir com alguma animação, tentei anexar algumas fotos de uma catapulta de brinquedo que improvisei em dois ou três dias para o meu neto. Está feita para atirar bolas de pingue-pongue.

Mas este malfadado sistema continua a não me deixar fazer isso, diz-me sempre que não consegue aceder à pasta de ficheiros  >:( >:( >:(
Continuo a usar o Windows 7 (experimentei o Windows 10, mas não gostei) e o Internet Explorer (eu sei, eu sei, o IE é primitivo, mas eu também sou!). Não estou particularmente interessado em ter de me inscrever numa rede social só para enviar fotos.

Alguém me sabe dizer o que se passa, ou que procedimentos tenho que alterar?
Desde já obrigado.

5
Bricolage Café / Solidariedade
« em: Quinta, 19 de Outubro, 2017, 20:28:10 pm »
Boa tarde a todos

O fórum não tem andado muito movimentado.
Gostaria de poder pensar que os incêndios que houve não tiveram a ver com o caso, mas receio que isso tenha acontecido a alguns.
A minha solidariedade para com todos os que foram afectados, este ano foi mesmo terrível   :'(

6
Bricolage Café / Para fazer no Verão
« em: Quinta, 20 de Julho, 2017, 01:41:21 am »
Ora bem, pessoal, isto tem andado um bocado mortiço   :( E eu, pela minha pouca actividade, tenho indiscutívelmente contribuído para essa "morticidade".
Tenho andado ocupado demais com as pequenas questões domésticas. A mina cara-metade resolveu alterar completamente a cozinha, algumas paredes abaixo e tudo. O problema? O meu quarto de trabalho é ao lado da dita cozinha, com acesso através dela, e a remodelação implica fechar a porta de acesso a esse quarto e abrir uma nova porta noutra parede. Não preciso explicar as implicações, não é?

Claro que enquanto a obra durar (previsão 2 meses, o que significa provavelmente 3...), vou estar por aqui o menos possível. No fim de contas, não sou eu o dono da obra  ;)

Entretanto, para quem não souber o que fazer nas (eventuais, se tiverem sorte) férias, sugiro uns saltinhos em para-quedas. Como fez a sogra de uma das minhas irmãs, que aos 96 anos deu o primeiro salto e que depois, quando lhe quiseram oferecer um copo de água, perguntou se não podia ser antes uma mini!  :laugh:

Ora vejam (o vídeo não inclui a parte da mini, essa soube-a pela minha irmã):
http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/aos-96-anos-antiga-enfermeira-cumpre-sonho-de-saltar-de-paraquedas/596a6bf10cf257bba39f8392

(não me perguntem porque é que não dou o exemplo, já lá vai o tempo e o último salto que dei foi há uns 45 anos)

E posto isto, boas férias para quem as tiver e até à próxima, provavelmente só lá para finais de Setembro, se (contrariamente ao que sempre cá acontece) cumprirem os prazos.




7
Serralharia e metais / Re: Puxadores em inox
« em: Terça, 04 de Julho, 2017, 00:56:15 am »
Está lento, está. Principalmente na escrita.

Quanto a recuperar o texto, ele está lá.
Clicando em "voltar" (logo por baixo da caixa que contém a mensagem de erro), aparece de novo a caixa de resposta - sem os anexos.
Mas... se então tentar enviar, este maravilhoso software responde-lhe que "já enviou esta mensagem"

A maneira que encontrei de dar a volta a esta última situação sem ter de escrever tudo de novo foi:
Selecionar o texto que escrevi antes
Copiar-colar para word
Selecionar o texto no word
Copiar-colar para uma nova caixa de resposta

Método um bocado "chinês" e, claro está, não permite integrar as fotografias.

Não sei se isto terá a ver com o facto de eu ir buscar as minhas fotografias a ficheiros JPEG que guardo nas minhas pastas do Windows. Mas antes fazia o mesmo sem problemas...

8
Serralharia e metais / Re: Puxadores em inox
« em: Domingo, 02 de Julho, 2017, 23:28:23 pm »
Ora, estava a brincar. Sei da sua energia e do seu prazer em "fazer coisas". E o resultado está muito bom. Mas eu não me teria metido a fazer isso, já passou o tempo...

Os puxadores em que estava a pensar são estes do IKEA:  http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/60138759/
Por junto, acabam por ser mais do que 20€, e também não sei se as medidas serviriam.

Quanto à "guia" para fazer os furos, acho muito bem. Espanta-me é que o seu engenho tenha resistido a furos de 12mm, mesmo que o material a furar fosse ferro. Não me atrevo a fazer isso no meu.

9
Serralharia e metais / Re: Puxadores em inox
« em: Domingo, 02 de Julho, 2017, 18:10:29 pm »
Boa tarde a todos.

As minhas desculpas, não tenho andado muito activo - o tempo passa cada vez mais depressa e eu estou cada vez mais lento... - e ainda devo uma informação ao FMoreira.

Pajo, muito sofre o seu engenho de furar! E muita paciência ou vontade de trabalhar tem o pajo! Vou dizer-lhe um segredo, não sei se está ao corrente, há à venda puxadores de muitos tipos, não é preciso fazê-los  :laugh:

Uma dica que possívelmente conhece mas que pode servir para outros:
Uma maneira fácil de marcar dois ou mais furos alinhados num objecto cilíndrico é utilizar como guia uma cantoneira (que não esteja torcida...  :)). Encosta-se a cantoneira ao objecto e marcam-se os furos alinhados com um lápis, um riscador, ou o que der jeito.
No caso de um cilindro metálico, se não estiver pintado ou de outra maneira "colorido", o velho truque para a marca do riscador ficar bem visível é pintar a área onde vão aproximadamente ficar os furos com uma caneta de feltro, indelével de preferência (agarra melhor ao metal).

Fiz umas fotografias para ficar mais claro, mas recebo uma mensagem de erro informando que “não é possível aceder à pasta dos ficheiros das fotos”. Usei o método de sempre para anexar fotografias.
Quando tento enviar novamente a mesma mensagem (isto é, sem a escrever de novo), depois de eliminar as fotos, recebo nova mensagem de erro, desta vez dizendo que já enviei esta mensagem. Mas não a vejo no fórum.

Já é a segunda vez que isto me acontece ao tentar enviar anexos.
Alguém me sabe explicar o que se pode estar a passar?

10
Ferramentas / Re: Engenho de Furar
« em: Quarta, 21 de Junho, 2017, 01:50:53 am »
Boa noite

A resposta que (laboriosamente ;) ) redigi deu mensagem de erro e não só não passou, como desapareceu, não faço ideia porquê.
Não vou escrever tudo outra vez neste momento.
A minha única sugestão imediata é - não pense no Bosch PBD 40, todas as opiniões que li indicam que é mau demais (mesmo que não fosse tão caro). Não encontrei uma única opinião séria favorável.
Não conheço os Ecoplus. Há aqui mais dados do que os que encontro nos sites nacionais: https://www.bricoindustrial.com/spa/product/product/v/brand_id/4/
É só clicar nas fotos para aparecer um resumo das características de cada modelo.
Posso dar algumas opiniões pessoais quanto ao que considero mais importante num engenho de furar deste tipo, se estiver interessado.

11
Bricolage Café / Os acontecimentos deste fim de semana
« em: Quarta, 21 de Junho, 2017, 00:11:03 am »
Boa noite a todos,

espero sinceramente que nenhum membro do fórum tenha sido directamente afectado pelos terríveis incêndios que têm ocorrido nos últimos dias (indirectamente afectados fomos todos, penso, pelas imagens que vimos e pelas histórias pessoais que lemos ou ouvimos... ou conhecemos).

A minha solidariedade para com todos

12
Boas,

É mesmo esse "sabão" para pôr em cabedal que eu procuro.

Obrigado

Para pôr em cabedal?  ???  ???  ??? Espero que com isto não queira significar "para tratar cabedal"!

Há que ter em atenção o seguinte:
estes "sabões" de polir ( esta designação popular tem apenas a ver com a forma, não com o material...) são geralmente agregados com muita cera. São previstos para serem aplicados num tambor ou numa boina de polir de material macio (algodão, lã, cordas...) montada num berbequim. Ao encostar o "sabão" à ferramenta em rotação a cera derrete com o aquecimento e o abrasivo fica agarrado ao tambor ou à boina de polir.

Têm muito mais cera do que o conveniente para aplicar num assentador, não encontrei de tipo diferente no nosso mercado. Creio que há com menos cera, mas achei que não se justificava importar.
Por isso, para se conseguir uma camada mais ou menos uniforme, a aplicação tem de ser feita com um certo cuidado. Basta uma quantidade muito pequena, e não é conveniente renovar com muita frequência (para isto não posso sugerir uma periodicidade, depende da quantidade de ferramentas e da frequência com que necessite de as afiar)

Geralmente, depois de aplicar a pasta no assentador dou-lhe uma boa esfrega com um bocado de cabedal, para distribuir melhor o abrasivo, e muitas vezes acabo com a palma da mão (não recomendo, pode ser que não seja saudável para peles mais sensíveis ou para eventuais alergias; as minhas mãos já estão bastante habituadas a sofrer barbaridades).

Se quiser ver o aspecto com que fica no fim, penso - não tenho a certeza - que há algum tempo pus no fórum uma fotografia do meu assentador. Se sim, a ferramenta de pesquisa deve dar com ela.

(não quero com isto dizer que o método que uso é o melhor, apenas que fui descobrindo empíricamente ao longo de muitos anos; estou sempre à procura de métodos melhores; e é importante ter em conta que não sou um profissional deste ramo)



13
Colas, tintas, vernizes e afins / Re: Onde comprar Chromium Oxide (óxido de cromo)
« em: Quinta, 11 de Maio, 2017, 16:54:01 pm »
"o que se usa para polir formoes, plainas, etc " não tem necessariamente de ser óxido de crómio. Em parte depende do grau de polimento que pretende, do objectivo (decorativo, afiar,...), do método utilizado e... daquilo que se tem à mão. :) . Tenho utilizado muitos produtos diferentes ao longo dos anos.

Sugiro uma visita a este site:
http://www.restaurarconservar.com/epages/298256.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/298256/Categories

Na secção "Ferramentas", subsecção "Abrasivos-Polimento" tem muito por onde escolher. Não especifica óxido de crómio. É natural que entre na composição de alguma das pastas ou "sabões" abrasivo.

Para as minhas ferramentas de corte utilizo o "sabão" verde num assentador de cabedal. É um bom compromisso entre a abrasão e o polimento (embora seja verde, creio que é à base de óxido de alumínio, e não de crómio - verde é só a cor)

Provavelmente encontrará o branco em qualquer casa de ferragens, é muito utilizado.


14
Ferramentas / Re: A UE contra os martelos pneumáticos?
« em: Sexta, 28 de Abril, 2017, 02:18:43 am »
...
A minha pergunta é: será que na UE este produtos foram banidos?

Penso que não.
Consta pelo menos do catálogo online da Bosch:  http://www.bosch-professional.com/ma/en/pneumatic-nailers-131515.html

e do da Makita Portugal:  http://www.makita.pt/tools-pt/22195/pregadoras.html

e até no L-M (mal classificados, como seria de esperar), em:  Produtos > Ferramentas > Compressores > Acessórios de compressores 

e em várias lojas, basta procurar "pregadoras pneumáticas" na net.

Não vejo nada que indique qualquer interdição na UE, nem isso faria sentido.

15
Ferramentas / Fabrico de plainas (YouTube)
« em: Quinta, 27 de Abril, 2017, 19:20:45 pm »
Para os que estiverem interessados, aqui vão dois links interessantes. Basta ver, não é preciso ouvir.

   (Clifton)

   (Veritas)

Mais do que o "como são feitas", as diferenças de tecnologias e das apresentações são fascinantes.

A  casa-mãe da Clifton (CLICO), de que esta era um negócio marginal, fechou as portas salvo erro em 2015; ao que parece a Thomas Flinn & Co. absorveu a parte do fabrico de plainas.

Páginas: [1] 2 3 ... 56