Autor Tópico: Pintura com pistola  (Lida 21167 vezes)

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Pintura com pistola
« em: Sábado, 11 de Maio, 2013, 17:39:41 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde,

vou iniciar a pintura a pistola e precisava de uma ajudinha  :)

Como se faz a diluição da tinta para utilização em pistola? ou seja qual a percentagem de tinta para diluente?

Agradeço desde já toda a ajuda.

Com os melhores cumprimentos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #1 em: Domingo, 12 de Maio, 2013, 00:36:51 am »
Boa noite ruidomingos!
Que tipo de tinta está a pensar usar (celuloso,sintetico,acrilico,verniz).
Ou que tipo de pistola, ar comprimido normal, com copo inferior ou superior , HPLV  ou eletrica.
Pareçe que em vez de ajudar, estou a complicar! -Maas isto é muito simples.

Eu ultimamente tenho usado uma pequena HPLV de 150cc com bico 0.5, dá para pintar objectos de tamanho medio (Ex a minha bagageira de tejadilho e os suportes das barras) e depois como é pequena não dá muito trabalho a limpar.

Quanto á diluiçao, normalmente o fabricante indica uma percentagem e o tipo de diluente, mas eu como tenho 2 ou 3 tipos de aparelho mais varios tipos de tinta mas só tenho usado um tipo de diluente universal.

Normalmente retiro a tinta que prevejo usar para um recipiente (Copo plastico descartavel, que não dá trabalho a limpar no fim) junto cerca de 5% de diluente mexo e o primeiro sinal de diluição +- boa é quando a tinta escorre +- livre pelo objecto que está a mexer.

Coloco na pistola e verifico se esta a sair sem dificuldade da pistola e a alisar logo de seguida, se não estiver boa volta para o recipiente e junto mais um pouco de diluente.

Eu pessoalmente gosto de pintar com a tinta mais "solta/diluida, com pouco debito de tinta e prefiro fazer mais uma camada do que vela a escorrer.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Nm

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 56
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #2 em: Domingo, 12 de Maio, 2013, 02:10:54 am »
Não tem a ver com a diluição mas aproveito para dar uma dica que me deu um "pro" sobre como fazer uma pintura "duradora": pintar em várias camadas "muito ralas", deixando secar um bocado entre camadas. "Muito ralas" quer dizer passar uma só vez "rapidamente", portanto ficam apenas "pontinhos" de tinta.

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #3 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 12:08:44 pm »
Boa noite ruidomingos!
Que tipo de tinta está a pensar usar (celuloso,sintetico,acrilico,verniz).
Ou que tipo de pistola, ar comprimido normal, com copo inferior ou superior , HPLV  ou eletrica.
Pareçe que em vez de ajudar, estou a complicar! -Maas isto é muito simples.

Eu ultimamente tenho usado uma pequena HPLV de 150cc com bico 0.5, dá para pintar objectos de tamanho medio (Ex a minha bagageira de tejadilho e os suportes das barras) e depois como é pequena não dá muito trabalho a limpar.

Quanto á diluiçao, normalmente o fabricante indica uma percentagem e o tipo de diluente, mas eu como tenho 2 ou 3 tipos de aparelho mais varios tipos de tinta mas só tenho usado um tipo de diluente universal.

Normalmente retiro a tinta que prevejo usar para um recipiente (Copo plastico descartavel, que não dá trabalho a limpar no fim) junto cerca de 5% de diluente mexo e o primeiro sinal de diluição +- boa é quando a tinta escorre +- livre pelo objecto que está a mexer.

Coloco na pistola e verifico se esta a sair sem dificuldade da pistola e a alisar logo de seguida, se não estiver boa volta para o recipiente e junto mais um pouco de diluente.

Eu pessoalmente gosto de pintar com a tinta mais "solta/diluida, com pouco debito de tinta e prefiro fazer mais uma camada do que vela a escorrer.


Bom dia Pajo,

não está a complicar nada  :)

A tinta que vou utilizar é um esmalte aquoso acrílico, é com ar comprimido e com copo superior.

Agradeço a ajuda

Com os melhores cumprimentos
« Última modificação: Segunda, 13 de Maio, 2013, 20:21:47 pm por ruidomingos »

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #4 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 12:08:56 pm »
Não tem a ver com a diluição mas aproveito para dar uma dica que me deu um "pro" sobre como fazer uma pintura "duradora": pintar em várias camadas "muito ralas", deixando secar um bocado entre camadas. "Muito ralas" quer dizer passar uma só vez "rapidamente", portanto ficam apenas "pontinhos" de tinta.

nao percebo mto de pintura com pistola, mas isso q sugere nao cria um acabamento áspero?
julgo q a ideia é q os pontos de tinta fiquem proximos para q ao esbater-se a tinta se juntem uns aos os outros
criando uma superfície uniforme.
ou estou a ver mal?

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #5 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 12:11:33 pm »
Pois e o que eu quero é uma pintura uniforme e o com o efeito mais liso possível.
Eu podia pintar a pincel, mas queria experimentar a pistola para ver se a tinta ficava o mais uniforme possível :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #6 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 13:35:35 pm »
"Muito ralas" não quer dizer "ralas demais"... ;-)
A razão de ser de não se aplicar uma espessura muito grande é assegurar que uma camada de tinta seca bem antes de aplicar a seguinte.
Se isto não acontecer, como a tinta começa a secar pela superfície - excepto, até certo ponto, se for utilizado um sistema de secagem por infravermelhos de alta intensidade, que é equipamento industrial - forma-se uma película superficial meio-seca que pode impedir as camadas mais interiores de secarem correctamente.
Daqui podem resultar dois efeitos, cumulativos ou não: má aderência ao suporte, e poros na pintura por evaporação, através da película superficial entretanto formada, dos solventes que ficarem retidos.

Em termos genéricos, pode dizer-se que "rala" é sempre melhor que "espessa", mas não é preciso exagerar. As contrapartidas são que são necessárias mais camadas para uma boa cobertura e que demora mais tempo a acabar.

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #7 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 14:22:45 pm »
Então pelo que entendi é melhor diluir mais a tinta e pintar mais vezes, correcto?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #8 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 15:34:46 pm »
A minha experiência prática é relativamente limitada, quer quanto a tipos de tintas quer quanto a modos de aplicação, mas como tive de aprender alguma coisa mais aqui vai:

"Então pelo que entendi é melhor diluir mais a tinta..."

Não necessariamente. A diluição máxima deve ser a que é aconselhada pelo fabricante da tinta; diluir mais do que isso pode ser prejudicial à durabilidade do acabamento.

"...e pintar mais vezes, correcto?"
Correcto. O que há a fazer é aplicar várias camadas finas camadas finas e uniformes (importante). Isto consegue-se não por diluição da tinta mas aplicando com movimentos uniformes, paralelos à superfície a pintar (não em arco, o que provoca uma concentração na parte central); a distância tipicamente aconselhada é 20 a 30 cm - tenho verificado que há tendência para aproximar a pistola com receio de não cobrir bem a superfície, o que não é bom porque acaba por dar camadas pouco uniformes e geralmente mais espessas do que o desejável.
Uma vez que a camada esteja razoavelmente uniforme (o que não quer de forma nenhuma dizer espessa; se a tinta for clara normalmente na primeira, e às vezes na segunda, pode conseguir ver-se o fundo à transparência), deixar secar *bem*; o tempo de secagem mínimo entre camadas é normalmente recomendado pelo fabricante da tinta, e não faz mal nenhum deixar secar um bocado mais - é um daqueles casos em que é melhor a mais do que a menos. A última demão habitualmente é deixada 24h para curar completamente.

Estou certo que há no fórum participantes com muito mais experiência e conhecimentos do que eu que talvez queiram dar a sua achega...

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #9 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 16:05:31 pm »
Muito obrigado GLFaria pela ajuda  :)

Vou experimentar e depois logo deixo aqui o meu feedback.

Agradeço a ajuda de todos.

Cumps

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #10 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 16:45:04 pm »
Não sei qual é o seu nível de conhecimentos. Se é muito básico (como o meu... :-) ) aqui estão dois links, que talvez já tenha consultado

http://www.maxmat.pt/AdviceDetail.aspx?id=88
http://www.leroymerlin.pt/Site/Fazer-e-facil/Tutoriais/Pintar-com-pistola-pneumatica.aspx

Há muitos em Inglês na net, mas hesito sempre em sugerir por causa da língua...


ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #11 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 17:08:55 pm »
Sim é básico JLFaria  ;D falta-me a experiência... em teoria sei alguma coisa :D

Dois bons links mas o do leroy está muito bom  :)

muito obrigado pela ajuda

Cumps

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #12 em: Segunda, 13 de Maio, 2013, 23:07:00 pm »
So um pequeno pormenor esquecido.
Sangrar o compressor antes de começar a pintar e se a mangeira for muito  usada verificar se não tem agua lá dentro (isto ainda é mais importante no caso de o comp. ser a oleo.)
Se tiver um filtro separador de agua éra o ideal.
Atenção á pressao da mangeira se for uma pistola normal usar 3,4 ou 4 kg se for uma HVLP 1 ou 1,5kg
de qualquer maneira se começar a ver muito pó de tinta no ar tem pressão a mais e está a lançar muita tinta que vai escorrer.


E vá pistola pra matar a ferrugem.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #13 em: Terça, 14 de Maio, 2013, 22:23:47 pm »
Já agora.
Esse tipo de tinta, não é daquela usada por pintores de automoveis? ???
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Pintura com pistola
« Responder #14 em: Sexta, 17 de Maio, 2013, 17:06:25 pm »
Não faço ideia... é uma tinta da Robialac que comprei no Leroy e é para multi-superfícies.
Eu tenho usado muito em madeiras, por isso não sei, nunca pintei um carro... :)