Autor Tópico: Pintar MDF com esmalte!  (Lida 10797 vezes)

sergioda7

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Pintar MDF com esmalte!
« em: Sexta, 12 de Outubro, 2012, 22:25:33 pm »
Advertisement
Advertisement
Estou com um problema na pintura de um móvel que fiz em mdf! utilizei tinta de esmalte mas ao dar a primeira de mão e ao fim de dois dias o esmalte ainda não secou totalmente! Não acho normal mas nunca pintei mdf! alguem me pode ajudar neste problema?

SF

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re:Pintar MDF com esmalte!
« Responder #1 em: Sábado, 13 de Outubro, 2012, 11:25:28 am »
que tipo de esmalte usou?
para uma pintura de mdf deve começar por uma demão de sub-capa  para selar a superficie, seguidamente passa uma lixa para despolir, depois pode aplicar o acabamento.

mainha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Pintar MDF com esmalte!
« Responder #2 em: Quarta, 17 de Outubro, 2012, 10:04:53 am »
É estranho, porque mesmo sem primário o esmalte já deveria ter secado. Mas se disser qu eesmalte utilizou pode ajudar a descobrir a causa.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Pintar MDF com esmalte!
« Responder #3 em: Quarta, 17 de Outubro, 2012, 11:06:21 am »

se foi esmalte acrílico à base de água, é provável que tenha 'ensopado' o mdf. aglomerados e mdf (mesmo o hidrófugo) não se dão bem com água: é o mesmo efeito que molhar papel, vai deformar mesmo depois de seco.

mainha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Pintar MDF com esmalte!
« Responder #4 em: Quarta, 17 de Outubro, 2012, 15:51:02 pm »
Mesmo sendo esmalte aquoso em dois dias já deveria estar seco, a não ser que mergulhasse o móvel na tinta :)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pintar MDF com esmalte!
« Responder #5 em: Segunda, 22 de Outubro, 2012, 00:38:44 am »
Mesmo sendo esmalte aquoso em dois dias já deveria estar seco, a não ser que mergulhasse o móvel na tinta :)

Mainha, que idade tinha a tinta?
Eu á uns tempos usei uma tinta (da cin esmalte 5 horas) que tinha em casa para pintar umas coisas que fiz, foi no pico do verão e deixei na rua para secar até ao outro dia e qual foi o meu espanto qu mal tinha secado em 10h na rua.
Passei pela loja da cin e disseram que como a tita já tinha mais de um ano (2,5-+) éra provavel que estivesse alterada.
Como sou teimoso, voltei a pintar com a mesma tinta mas desta vez adicianei uma boa quantidade de secante que tinha em casa, desta o resultado foi melhor secou em 15h.
A 1º demorou 2 semanas até se poder tocar sem ficar com impressão digital na tinta.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mainha

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Pintar MDF com esmalte!
« Responder #6 em: Segunda, 22 de Outubro, 2012, 09:13:55 am »
Pajo a pintura não foi feita por mim, mas sim por outro membro do forum. Ele ainda não respondeu que tinta utilizou e de facto a tinta ser antiga é uma possibilidade para isso acontecer.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pintar MDF com esmalte!
« Responder #7 em: Sábado, 27 de Outubro, 2012, 01:11:30 am »
Ok.
Se calhar é melhor ir pensando em limpar essa tinta e aplicar uma nova.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!