Autor Tópico: Reirar alguns azulejos  (Lida 12711 vezes)

antcaldeira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Reirar alguns azulejos
« em: Terça, 12 de Outubro, 2010, 15:24:20 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá a todos
Tenho que fazer uma reparação na parede da cozinha e preciso de retirar apenas 3 azulejos. Como não quero estragar os que estão à volta (se não é como um dominó parte-se o do lado e depois do outro e por azar tenho a parede toda partida).como posso fazer este trabalho?
Agradeço as v/ dicas.

PauloCorreia

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver Perfil
Re:Reirar alguns azulejos
« Responder #1 em: Terça, 12 de Outubro, 2010, 17:38:50 pm »
O que parte os azulejos em volta é a transmissão de forças pelas juntas.

Com uma espátula abra as juntas entre os azulejos. é um trabalho moroso, mas faz-se. Depois, com um berbequim sem o martelo ligado faça um furo ao centro com uma broca pequena e alarge-o com brocas maiores. Repita o processo em redor desse furo com 4 furos a meio caminho dos cantos. A partir dai, é ir partindo com um martelo pequeno, dando pancadas em direcção ao centro, nunca para o exterior.

Se as juntas estiverem limpas, tira-o bem. Já tirei alguns assim.  É uma questão de paciência

Francisco

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re:Reirar alguns azulejos
« Responder #2 em: Quinta, 14 de Outubro, 2010, 21:44:09 pm »
Boa noite.

Para retirar azulejos precisas de uma ferramenta que hoje em dia ja e bastante acessivel, uma rebarbadora daquelas pequenas (11.000 rotações) e um disco diamantado, que hoje em dia custa menos que uma broca.
Cortam-se os azulejos junto à junta, cortando para o lado daqueles que queremos tirar e seguidamente bate-se com um martelo fortemente para que estes descolem convem usar oculos de protecção.
Retirar o cimento cola ou cimento normal para poder preencher com o novo adesivo, e bom trabalho.
Cumprimentos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Reirar alguns azulejos
« Responder #3 em: Sexta, 15 de Outubro, 2010, 18:49:20 pm »

A parte difícil neste tipo de trabalho nem é tanto retirar o azulejo antigo (o método da rebarbadora é o melhor IMHO) mas sim o rebaixar de toda a superfície onde vai ser colado o novo azulejo. Se isso não for feito o azulejo vai ficar saliente em relação aos restantes. Esse trabalho necessita dum cinzel ou escopro pequeno e muita paciencia e cuidado especialmente nos cantos e ao longo das juntas.
Pode tentar rebaixar apenas o centro e aplicar cimento cola aí mas assim os cantos não vão ficar colados e soarão a oco. mesmo assim qq grão de areia vai impedir que o azulejo assente bem.
em suma é um "pincel" se não for alguém com paciencia.

ink

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re:Reirar alguns azulejos
« Responder #4 em: Terça, 19 de Outubro, 2010, 21:04:10 pm »
Ola a todos!
Como estou a renovar a minha wc vim ver este topico pois tirei a minha banheira e por um poliban, mas tinhas alguns azulejos desalinhados e outros em mau estado. Acabei entao por utilizar a ideia do berbequim com os furos e depois com a paciencia  consegui tirar os azulejos em questão. Metodo simples e  eficaz e seguro do que parece.
obrigado ;)