Autor Tópico: Qual a melhor opção para telhado  (Lida 20198 vezes)

ming.impiedoso

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver Perfil
Qual a melhor opção para telhado
« em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 10:19:29 am »
Advertisement
Advertisement
Bom dia. Precisava de opiniões. p.f.
O meu sotão tem cerca de 30m2 e tem uma varanda, 1 janela e 2 janelas de sotão da velux de abrir e mesmo assim é muito quente no verão e muito frio no inverno. Quando o renovei, levantei uma das aguas e meti lã de rocha entre a placa e o tecto falso (pladur), mas por questões económicas, mantive as telhas (são daquelas pretas de cimento). Agora preciso de trocar o meu telhado, porque essas telhas requerem manutenção e tenho que resolver o problema do calor e do frio.
Os meus vizinhos (a urbanização tem as moradias geminadas 2 a 2 todas iguais) meteram quase todos aquelas placas de chapa vermelha com isolamento tipo sandwich, umas lisas, outras a imitar a telha. O meu picheleiro disse que me metia a telha tradicional com o isolamento de roofmate por baixo e ficava melhor e mais barato. O que me dizem?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #1 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 12:50:13 pm »
Nunca aprofundei muito essa questão.
Mas julgo que o seu picheleiro tem razão, e digo isto porque ouvi uma conversa no outro dia (não devia mas ouvi ::)), sobre os materiais utilizados nas chapas exteriores (da sanduíche) criarem uma barreira pouco permeável à humidade e criarem muita condensação.

Mas isto é só a minha opinião ;)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

ming.impiedoso

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #2 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 13:00:50 pm »
Pois, a condensação...não me tinha lembrado disso. É que as chapas realmente não são nada permeáveis em relação às tradicionais telhas de barro. Mas em relação à manutenção, já a telha de barro tem sempre alguma, certo?

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #3 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 16:45:18 pm »
relembro que sou um "nabo" na materia, mas a telha tradicional se não partir nenhuma pode estar anos sem manutenção.

Por acaso estou de ferias em casa dos meus pais que tem um vizinho que tem telhas de cimento, se por acaso estiver com ele posso perguntar-lhe sobre a manutenção das mesmas.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

ming.impiedoso

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #4 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 17:33:32 pm »
Obrigado. O que eu fiz este ano foi ter de limpar as caleiras porque as telhas largam aquela tipo areia e fica tudo nas caleiras com o lodo. Elas ganham tambem aqueles fungos verdes que parecem plantas.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #5 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 18:35:21 pm »
Obrigado. O que eu fiz este ano foi ter de limpar as caleiras porque as telhas largam aquela tipo areia e fica tudo nas caleiras com o lodo. Elas ganham tambem aqueles fungos verdes que parecem plantas.

Telha de fraca qualidade?

a minha " gaiola " tem telhas à mais de 20 anos e outras por aqui à volta e nunca ouvi ninguém queixar-se sobre isso

elas ficam pretas mas isso tem a ver com a fuligem das lareiras
Henrique

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #6 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 18:41:46 pm »
O meu sotão tem cerca de 30m2 e tem uma varanda, 1 janela e 2 janelas de sotão da velux de abrir e mesmo assim é muito quente no verão e muito frio no inverno. Quando o renovei, levantei uma das aguas e meti lã de rocha entre a placa e o tecto falso (pladur), mas por questões económicas, mantive as telhas (são daquelas pretas de cimento). Agora preciso de trocar o meu telhado, porque essas telhas requerem manutenção e tenho que resolver o problema do calor e do frio.
Os meus vizinhos (a urbanização tem as moradias geminadas 2 a 2 todas iguais) meteram quase todos aquelas placas de chapa vermelha com isolamento tipo sandwich, umas lisas, outras a imitar a telha. O meu picheleiro disse que me metia a telha tradicional com o isolamento de roofmate por baixo e ficava melhor e mais barato. O que me dizem?

o meu sotão talvez seja um bocadinho maior mas queixo-me do mesmo problema.
também utilizei lã de rocha mas ainda tenho uma parte para acabar .
vou colocar lã mineral

vou colocar quando puder é claro

é
Henrique

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #7 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 18:45:58 pm »
Tenho telhado tipo sanduiche num anexo e nunca tive problemas com condensação. A única "questão" é que esse tipo de coberturas fazem muito ruido qdo chove e também com dilatações e contrações ao longo do dia. Posto isto, esteticamente não gosto e não colocaria numa casa. A telha tradicional de barro dura para mais de 50 anos (ou durava) sem problemas e sem ter que levar hidrofugos, convém é ter um declive que permita um bom escoamento da água. diria que 15 ou 20 graus no minimo.

ming.impiedoso

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #8 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 23:02:50 pm »


Telha de fraca qualidade?

a minha " gaiola " tem telhas à mais de 20 anos e outras por aqui à volta e nunca ouvi ninguém queixar-se sobre isso

elas ficam pretas mas isso tem a ver com a fuligem das lareiras
[/quote]

Elas são pretas mesmo. São do tamanho das normais mas são de fibrocimento. (já são muito dificeis de encontrar, e são pesadas como tudo!)
Lembrei-me agora que o problema da condensaçao nao se devia verificar aqui, porque tenho placa por baixo da telha. Sr. cerdeira, esteticamente tambem não gosto, se pusesse o telhado tipo sanduiche, punha aquele a imitar a telha convencional.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #9 em: Segunda, 08 de Agosto, 2016, 23:28:05 pm »
Também pode acontecer que em certas zonas de industria muito poeirenta o pó assenta em cima dos telhados e fazem os telhados pretos.

Digo isto porque onde moro o pó das minas fazem tudo preto, apesar das barreiras de contenção que existem.

Não à telhado que resista
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #10 em: Segunda, 19 de Setembro, 2016, 23:10:12 pm »
os paineis sandwich são muito bons no que toca à sua leveza e rápida instalação. no que toca a isolamento térmico e acústico já entramos noutro campo, pois existem várias espessuras e cada uma com as suas características.

muitas vezes deparo-me com situações semelhantes onde as pessoas referem que investiram imenso dinheiro em renovação com isolamentos, seja lã de rocha, roofmate, wallmate, cortiça etc... mas por vezes a instalação não é bem feita e, como é lógico não ha aproveitamento correcto. Dou um exemplo, deixar uma caixa de ar entre a telha e o isolamento e depois instalar o tecto falso, não é a melhor forma de se aproveitar as características dos materiais isolantes, e isto acontece muitas vezes....

vou dar um exemplo para perceberem melhor: quando se constrói uma parede dupla com isolamento, o espaço entre os dois tijolos na sua verticalidade é de apenas e unicamente a espessura do material isolante. Se o espaço for superior ao do material isolante criamos uma caixa de ar, um vazio que acaba por ser preenchido pelas diferentes temperaturas, o que torna a parede dupla com isolamento, mau isolamento.

nos tectos falsos nos sotãos, por vezes também acontece isto, as pessoas queixam-se que têm isolamentos mas não são nem os mais adequados nem com a correcta instalação.

no seu caso em concreto, desconheço a instalação mas pode ser uma semelhante. Depois também poderá ter este tipo de isolamento mas se calhar as paredes não são duplas nem isoladas... o que acontece? vai se queixar que tem um tecto isolado mas as paredes não o são... são apenas exemplos...

Voltando aos telhados: existem subtelhas que são instaladas na zona inferior das telhas, ou seja as telhas "normais" são instaladas por cima desta subtelha, que cria algum isolamento embora o seu objectivo seja a impermeabilização, isto é, evitar que entre águas pelas telhas tipo marselha ou luso, mesmo com ventos fortes.


relativamente à manutenção, como qualquer produto sejam telhas de barro ou cimento ou outro material, requerem sempre alguma manutenção. Por vezes não é preciso substituir as telhas, basta uma simples limpeza e em alguns casos um bom impermeabilizante e duram muitos mais anos.

agora se está a pensar em renovar o seu telhado, pense bem nas suas necessidades e no montante disponível para o investimento e, rapidamente encontrará soluções que vão ao seu encontro.

se necessitar de apoio, coloque as questões que desejar e, terei todo o prazer em apoiar.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

ming.impiedoso

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver Perfil
Re: Qual a melhor opção para telhado
« Responder #11 em: Segunda, 07 de Agosto, 2017, 13:10:13 pm »
Olá a todos. Desculpem só agora responder. Obrigado pelos conselhos de todos, pois fiquei esclarecido em relação a muitas duvidas que tinha. Em principio vou optar pela telha tradicional com isolamento por baixo. Agora não sei se já vai ser este ano ou não, depende da disponibilidade da pessoa que vais fazer o serviço. De qualquer maneira, os paineis tipo sandwich iam ser um bocado complicados de colocar no meu telhado, uma vez que uma das aguas tem uma quebra a meio, por causa de acompanhar o telhado do vizinho e de ter levantado a outra agua por causa do sotao. Teria que levantar um muro para separar telhados, e em termos de isolamento, poderia vir a ter problemas mais tarde. Assim a telha tradicional deve ser só tirar a antiga e colocar a moderna.