Autor Tópico: Estanhar paredes pintadas...  (Lida 23468 vezes)

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Estanhar paredes pintadas...
« em: Segunda, 18 de Fevereiro, 2013, 20:58:14 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa noite ao forum

Estou a remodelar minha casa e deparei-me com o seguinte problema: As paredes interiores estão areadas e pintadas.
Pretendo montar novas casas de banho em locais onde eram quartos. Para que os azulejos assentem bem mandei rebarbar as paredes para arrancar a tinta antiga (cerca de 30 anos).

Pretendo agora estanhar as restantas paredes mas não sei como proceder por causa da tinta.

Aconselharam-me a escovar a parede com uma escova de arame e aplicar "CERAL e MECAFINO" por cima.
Aconselharam-me a escovar a parede com uma escova de arame e aplicar só "MECAFINO" por cima, a fim de evitar o peso sobre a tinta antiga.
Aconselharam-me a rebarbar as paredes como fiz nos quartos de banho e aplicar o estanho sobre as paredes rebarbadas (já sem tinta). Este conselho não me agrada particularmente pela poirada que levanta é insuportável necessitando de uma máscara especial que parece um escafandro...

Estou confuso. Podem ajudar-me?

Cumprimentos


monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #1 em: Sábado, 23 de Fevereiro, 2013, 00:24:21 am »
Boa noite.
Normalmente quando se pretende o acabamento liso, ou se utiliza o método tradicional do estuque ou então barram-se as paredes com massa de enchimento e acaba-se com o megafino.
Apesar de haver quem o faça, não recomendo a aplicação destas argamassas por cima de tintas, sejam plásticas ou não.
Para um correcto trabalho e posterior garantia que nada de negativo acontece, deverá remover toda e qualquer espécie de tinta e tentar deixar apenas o reboco. Se conseguir, óptimo, pode passar a próxima etapa. Caso contrário, então terá que realizar um reboco novo.
Existem no mercado algumas alternativas no que toca a argamassas, mas todas elas recomendam a instalação sobre um base sólida e isenta de gorduras, tintas, óleos, etc...

Pode sempre manter o aspecto picotado, e aplicar um bom esfregaço de tinta de areia e acabar com um bom esmalte acrílico. Confere um excelente acabamento.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #2 em: Sábado, 23 de Fevereiro, 2013, 01:35:01 am »
Viva amigos!
Agora fiquei curioso, será que podem explicar melhor isso de "estanhar paredes"
É que eu gosto mais de serralharia e carpintaria, mas na especialidade da "colher", sou um humilde aprendiz
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #3 em: Sábado, 23 de Fevereiro, 2013, 13:38:20 pm »
aqui tem exemplo de um produto http://www.topeca.pt/index.php/pt/product/index/27

as vezes por razões económicas e por desconhecimento na aplicação do produto nem todos recorremos a este tipo de materiais. Pessoalmente, continuo a ser da opinião que o método tradicional confere uma estabilidade superior a longo prazo.

Se o reboco estiver direitinho, basta dar uma rapadela de massa de enchimento (a tal sical), passar o raspador (ou para quem lhe chama o trinta patas) apenas para eliminar eventuais detritos e irregularidades. Depois para conferir o acabamento liso, aplica-se uma demão de megafino, uma pequena raspadela, deixa-se secar, lixa-se onde necessário e caso seja necessário volta-se a barrar novamente com o megafino.

Se a superfície a trabalhar não estiver regularizada, dever-se-á utilizar guias para encher com a massa de enchimento. Depois é só passar aos passos seguintes.

Deve-se aplicar um bom primário e, está pronto a pintar com uma boa tinta!!
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #4 em: Sábado, 23 de Fevereiro, 2013, 23:55:17 pm »
Ok, deixem lá ver se eu percebi!
Estanhar é o mesmo que estucar?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #5 em: Sexta, 01 de Março, 2013, 21:15:22 pm »
Boa noite

Caro monteiro, como aconselha proceder para a remoção da tinta antiga?

Quando diz: "Caso contrário, então terá que realizar um reboco novo",refere-se a aplicar um novo reboco sobre a tinta antiga?

Grato pela ajuda prestada

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #6 em: Sábado, 23 de Março, 2013, 03:13:50 am »
E então! -Ninguem esclarece a minha duvida?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #7 em: Sábado, 23 de Março, 2013, 21:41:41 pm »
Para mim estanhar sempre teve como significado o que aparece aqui no dicionário da Priberam: "Aplicar uma camada de estanho ou estanho e chumbo." E aplicado essencialmente a superfícies metálicas.

Desconhecia a significado relacionado com o estucar. Mas parece-me ter a ver com o uso de massa de estanhar, mais resistente e mais confortável ao toque.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #8 em: Sábado, 23 de Março, 2013, 23:36:53 pm »
Ok!
Era esse o significado que eu dava á palavra.
É uma tecnica muito usada aqui no alentejo (e não só) para tratar o interior de cataplanas e tachos de cobre de ir ao lume (fogo de lenha).
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Carlos Oliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re:Estanhar paredes pintadas...
« Responder #9 em: Domingo, 24 de Março, 2013, 15:57:58 pm »

Boa tarde

Por dica de um amigo, liguei á WEBER. Através de uma Eng,ra técnica fui informado que a weber tinha os materiais para resolver este tipo de situação:

Weber.plast renovation sobre a tinta raspada com escova de arame
Weber.tec pasta sobre o weber.plast renovation

Lendo no site da Weber as características técnicas destes produtos, confirma-se estas características


Obrigado ao forum, pela colaboração prestada.

Cumprimentos