Autor Tópico: [Vídeo] Como colocar soalho flutuante  (Lida 90009 vezes)

vicjoaq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #15 em: Sábado, 05 de Junho, 2010, 02:36:34 am »
Advertisement
Advertisement
O perfil q falo está na foto em anexo.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #16 em: Sábado, 05 de Junho, 2010, 14:12:28 pm »
Parece-me que a aplicar directamente terá de ser colado (mas não ao solo). Alguns perfis podem ser colocados com ferragens de fixação compradas à parte.

O meu conselho seria ir a uma grande superfície de bricolage e ver as opções disponíveis. Convém levar as medidas do seu actual rodapé para poder comparar.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

vicjoaq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #17 em: Domingo, 06 de Junho, 2010, 01:39:51 am »
Já agora só 1a última questão: qual a sua opinião relativamente ao flutuante em madeira? Ouvi falar 1 pouco mal relativa/ ao flutuante laminado por causa do gas formaldeído q larga. Acontecerá o mesmo com o de madeira? Est último parece ter uma placa superficial em madeira, não terá tendência a descolar?

BrunoFonseca

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #18 em: Terça, 08 de Junho, 2010, 16:38:51 pm »
Boa tarde,

Sou novo neste fórum, mas estou prestes a iniciar um período de obras em casa, e estou certo que me vou tornar um participante activo do mesmo.

Aproveito esta minha primeira intervenção para partilhar a minha experiência com soalho flutuante, que já coloquei na minha casa há uns anos.

O vídeo é fantástico, mas deixa de fora o pormenor das portas que é na minha opinião uma das coisas mais complicadas de disfarçar. No meu caso como coloquei portas novas (que ficaram por cima do soalho) não tive grandes problemas, mas a realidade é que se não alterar as portas não faço ideia como é que se pode disfarçar junto das ombreiras (pois não há rodapé para tapar as imperfeições).

Outra das coisas que fiz mal, está relacionado com a limpeza do pavimento antes da colocação do soalho. É que ficaram algumas pedritas pequenas (areias), que não me apercebi na altura, e ainda hoje em algumas zonas o soalho faz um barulho estranho quando passo por cima destas areias. Por isso, limpem MUITO BEM antes de colocar o soalho.

Por fim, deixo uma sugestão para o rodapé. Optei por colocar uma calha técnica especial da Hagger que é em tudo semelhante a um rodapé em madeira, mas que tem bastante espaço para passar cablagem. É uma solução fantástica e fácil de aplicar (usei silicone) que acaba por se tornar muito versátil para esconder os cabos. Pode parecer estranho, mas olhem para esta calha antes de se decidirem porque podem estar a desperdiçar uma excelente oportunidade para resolver dois problemas de uma só vez.

Um abraço a todos.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #19 em: Terça, 08 de Junho, 2010, 19:09:40 pm »
Já agora só 1a última questão: qual a sua opinião relativamente ao flutuante em madeira? Ouvi falar 1 pouco mal relativa/ ao flutuante laminado por causa do gas formaldeído q larga. Acontecerá o mesmo com o de madeira? Est último parece ter uma placa superficial em madeira, não terá tendência a descolar?

Só o MDF é que contém formaldeído. Talvez não se tenha apercebido mas o MDF folheado está presente em muito mobiliário actual em substituição da madeira maciça e... nos tampos de sanita (neste caso pintado).

O soalho flutuante de madeira é basicamente apenas um tipo de contraplacado, i.e. um substrato de madeiras macias com o veio cruzado e uma faixa com poucos  mm de madeira nobre no topo. Normalmente, qto mais caro mais espessa é esta última camada.

Os maiores problemas com o soalho flutuante são a pouca resistência à agua, à abrasão e a dificuldade de reparação. Se tiver o azar de entornar água em quantidade sobre o soalho, as juntas vão imediatemente inchar e deformar ligeiramente todo o pavimento. Qto mais fina for a tal camada de madeira do topo, pior o resultado, podendo descolar em casos extremos. Se for MDF então o efeito é tipo papelão após ser molhado.

A outra questão prende-se com a dificuldade em reparar partes danificadas, geralmente não se pode apenas retirar a régua afectada sem desmontar tudo.

IMHO a melhor opção para pavimentos de madeira são tacos, mas passaram de moda e têm muito mais mão-de-obra para aplicação especialmente se se desejar efeitos espinhado ou outros.


vicjoaq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #20 em: Quarta, 23 de Junho, 2010, 10:34:24 am »
Obrigado a todos pelas informações e sugestões, já fiquei melhor esclarecido!

Bruno Carmo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #21 em: Domingo, 13 de Março, 2011, 00:59:29 am »


Por fim, deixo uma sugestão para o rodapé. Optei por colocar uma calha técnica especial da Hagger que é em tudo semelhante a um rodapé em madeira, mas que tem bastante espaço para passar cablagem. É uma solução fantástica e fácil de aplicar (usei silicone) que acaba por se tornar muito versátil para esconder os cabos. Pode parecer estranho, mas olhem para esta calha antes de se decidirem porque podem estar a desperdiçar uma excelente oportunidade para resolver dois problemas de uma só vez.


pode-me dizer onde se encontra essa calha? abraço

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #22 em: Domingo, 13 de Março, 2011, 21:13:58 pm »
pode-me dizer onde se encontra essa calha? abraço

Olá Bruno,

enquanto o BrunoFonseca não responde deixo a morada da hagger e a página. Talvez ajude.

Hager – Sistemas Eléctricos Modulares, S.A.
Estrada de Polima, Nº 673 - Armazém C
Parque Industrial Meramar I – Abóboda
2785-543 - S. Domingos de Rana

http://www.hager.pt
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Bruno Carmo

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #23 em: Segunda, 14 de Março, 2011, 00:12:04 am »
Muito Obrigado Joliveira! ;D