Autor Tópico: Projecto MANBTOWER  (Lida 31412 vezes)

MANBTOWER

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
    • Projecto MANBTOWER
Projecto MANBTOWER
« em: Terça, 24 de Novembro, 2009, 14:14:32 pm »
Advertisement
Advertisement
Somos um grupo de alunos do curso ciências e tecnologias da escola Quinta das Palmeiras, Covilhã.

Estamos a trabalhar juntos no âmbito da disciplina área de projecto de 12º ano. O trabalho contempla as futuras profissões de cada elemento.

O trabalho consiste em diversos estudos e posterior criação de uma maquete do famoso prédio rotativo do Dubai.



A maquete terá um sistema de painéis fotovoltaicos que reduzira em grande parte o consumo de energia eléctrica, o que o tornará 90% auto-suficiente. Com dimensões 60x30 cm vamos tentar ao máximo assemelhar o projecto original com a maquete.

Para mais informações www.manbtower.net16.net

Ficamos a saber da existência do bricolage total pelo vosso administrador Joliveira, e decidimos aceitar a proposta dele para nos juntarmos aqui a comunidade.

abraços e obrigado
« Última modificação: Terça, 24 de Novembro, 2009, 23:03:56 pm por MANBTOWER »

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Olá
« Responder #1 em: Terça, 24 de Novembro, 2009, 21:57:31 pm »
Antes de mais os meus parabéns pelo projecto

Estou curioso,

Como planeiam actuar da rotação dos pisos? Pensam utilizar servomotores, passo a passo ou motores dc c/ encodes.

O controlo será feito com micro controladores ou autómatos industriais?

Se precisarem de alguma ajuda especifica posso oferece-la. Apesar de morar no distrito de Aveiro sou do Fundão e vou la frequentemente.

Cumprimentos
Daniel Afonso
« Última modificação: Terça, 24 de Novembro, 2009, 22:02:02 pm por Dan_ »

MANBTOWER

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
    • Projecto MANBTOWER
Re:Olá
« Responder #2 em: Terça, 24 de Novembro, 2009, 22:15:31 pm »
Tudo o que tenha a ver com electricidade o meu colega André Martins pode esclarecer

A parte de construção esclareço eu

muito obrigado pelo apoio demonstrado DAN

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Re:Olá
« Responder #3 em: Terça, 24 de Novembro, 2009, 22:17:28 pm »
Dan_ obrigado pela possivel ajuda.

Nos vamos utilizar um motor de indução com ligação de painel fotovoltaico.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.6184

Uma coisa deste género. Os andares vão estar ligados por um eixo central. Este eixo ira rodar com a base onde o motor está assente. Depois cada andar irá estar preso por fio de pesca. O primeiro andar ao girar irá puxar o andar seguinte, e assim sucessivamente.


Obrigado mais uma vez pelo interesse demonstrado.
 

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #4 em: Terça, 24 de Novembro, 2009, 23:39:20 pm »
Ok,

pensei que pretendessem a rotação independente de cada piso (como no original). Acredita que ia ser um trabalho complexo e dispendioso. A solução que pretendem é interessante. Certifiquem-se que o motor que compram tem binário suficiente para rodar os andares em cadeia.

A leiritronica vende umas soluções interessantes com energia solar e eólica que podem querer explorar. Caso a mesa rotacional não tenha binário suficiente concelho-vos a utilizar um servomotor de modelismo. Podem fazer controlo de posição, ou com uma alteração muito simples trabalhar em rotação continua, em ambas as direcções com diferentes velocidades. Existem modelos com consumos inferiores a 50mA (4,5V) que podem ser alimentados a 100% por um painel solar pequeno.

Disponham para qualquer duvida com a parte mecânica e/ou electrónica.
« Última modificação: Terça, 24 de Novembro, 2009, 23:44:14 pm por Dan_ »

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #5 em: Quarta, 25 de Novembro, 2009, 00:02:46 am »
Obrigado por se juntarem a nós.

Com a troca de experiências todos temos a ganhar e o vosso projecto pareceu-me bastante interessante, de modo a propiciar a troca de ideias e conhecimentos.

Este tipo de edíficios (Rotating Skyscraper) para além de todas as caracteríssticas de âmbito arquitectónico tem também algum efeito visual, suscitando curiosidade e interesse. É um edifício inovador, revolucionário e autonomo do ponto de vista energético.

Deixo aqui um vídeo do Youtube, em inglês, que nos fala um pouco deste edíficio:




Algumas dúvidas em relação ao vosso projecto:
- já definiram o material a usar para os vários andares?
- e quanto andares vão ter, já têm uma idea? Suponho que seja menos que o original,...

Mais uma vez, bem-vindos!
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

MANBTOWER

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
    • Projecto MANBTOWER
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #6 em: Quarta, 25 de Novembro, 2009, 14:15:11 pm »
Para fazermos os andares vamos utilizar roofmate quando a parte exterior ainda não sabemos acrelico ou outro material(aceitamos propostas para esta parte)

A maquete vai ter entre 15 a 20 andares cada 4 mm

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #7 em: Quarta, 25 de Novembro, 2009, 14:19:03 pm »
Dan_,

Ainda não temos uma ideia muito definida em relação ao motor, mas é uma excelente proposta a utilização desses motores.
Achamos que como vamos utilizar material extremamente leve, um motor de 1.5 volts deve chegar.


Obrigado mais uma vez.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #8 em: Quarta, 25 de Novembro, 2009, 23:54:52 pm »
Para fazermos os andares vamos utilizar roofmate quando a parte exterior ainda não sabemos acrelico ou outro material(aceitamos propostas para esta parte)


O acrílico tem um bom poder visual, mas o preço pode não ser convidativo. Como sugestão para quem quer trabalhar com acrílico há a http://www.plasticos-do-sado.pt/.

Para além do preço, também o peso poderá não ser o ideal...

Uma dúvida: O que querem dizer com "a parte exterior"?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

MANBTOWER

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
    • Projecto MANBTOWER
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #9 em: Quarta, 25 de Novembro, 2009, 23:58:58 pm »
a parte da "dentro" vai ser de roofmate

a parte de "fora" é o algo que vai fazer de vidro


Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #10 em: Quinta, 26 de Novembro, 2009, 00:18:47 am »
Viva!

já a tua ideia se eu percebi bem, era o andar ja ter o desenho e este ao rodar dava o efeito, nós ainda pensamos nisso, mas como tu disseste torna se monótono.

obrigado pela dica :)

A ideia que eu tinha em mente era o motor actuar não sobre um andar, mas fazer mover um veio de excêntricos no centro dos andares, que permitiria os andares moverem-se de forma sincronizada entre si. Tal como os pistões de um motor de automóvel. Contudo receio que um motor de 1,5V não tivesse força para mover todos os andares...

Para construir os andares há um produto que usam os arquitectos para fazer maquetes e que suponho que se chama K-line (ainda que o nome me lembre os contentores...). É um produto muito leve, duro que se corta com X-Acto e é fácil de colar. Vejam este site: Loja das Maquetas

Espero ter contribuído positivamente,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #11 em: Quinta, 26 de Novembro, 2009, 01:26:45 am »
Para material leve e facil de trabalhar podem sempre contar com a balsa.

Quanto aos plásticos recomendo a empresa Lanema de Ovar.

Quando se referem a um motor de 1,5V esta ainda muito por dizer. Muito por alto, a potência do motor é o produto da tensão pela corrente: P=V.I   Por norma, aqueles motorzinhos que trabalham a 1,5V tem tb um consumo mt baixo, logo um binário também muito reduzido.

Sendo que apenas pretendem rotação em torno do eixo vertical, apenas necessitam vencer o atrito e a inercia pelo que não terão necessidade de de um grande binário, desde utilizem boa lubrificação ou rolamento axiais na base. Contudo, tal como o Stromlinie, não deposito grande confiança num motorzinho de 1,5V, a menos que utilizem uma relação de transmissão.

Lembrem-se que qualquer motor d.c. roda facilmente a mais 500r.p.m. e não é o que pretendem para os andares. A menos que queiram enjoar os mini-habitantes :P

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #12 em: Quinta, 26 de Novembro, 2009, 14:26:21 pm »
Viva!

já a tua ideia se eu percebi bem, era o andar ja ter o desenho e este ao rodar dava o efeito, nós ainda pensamos nisso, mas como tu disseste torna se monótono.

obrigado pela dica :)

A ideia que eu tinha em mente era o motor actuar não sobre um andar, mas fazer mover um veio de excêntricos no centro dos andares, que permitiria os andares moverem-se de forma sincronizada entre si. Tal como os pistões de um motor de automóvel. Contudo receio que um motor de 1,5V não tivesse força para mover todos os andares...

Para construir os andares há um produto que usam os arquitectos para fazer maquetes e que suponho que se chama K-line (ainda que o nome me lembre os contentores...). É um produto muito leve, duro que se corta com X-Acto e é fácil de colar. Vejam este site: Loja das Maquetas

Espero ter contribuído positivamente,
Stromlinie

Stromlinie,

Onde posso comprar k-line? é mais leve que roofmate ?
Sabe quanto pesa 10 cm quadrados ?


Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #13 em: Quinta, 26 de Novembro, 2009, 21:58:14 pm »
Onde posso comprar k-line? é mais leve que roofmate ?
Sabe quanto pesa 10 cm quadrados ?

Penso que a loja das Maquetas já indicada pelo Stromlinie vende, mas podem ver também na Loja da Pintura,... das possibilidades que lá estão só vejo espessuras com 3,5 mm e com 5 mm, com 4 mm parece não haver. Estas placas são rigidas e ultraleves. O k-line também é conhecido por cartão-maquete, penso que se vende também na Papelaria Fernandes.

Com as lojas já referidas neste tópico em breve tenho de actualizar o tópico: Lojas de Materiais e ferramentas de bricolage, construção, jardim e decoração :)
« Última modificação: Quinta, 26 de Novembro, 2009, 22:03:52 pm por Joliveira »
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Projecto MANBTOWER
« Responder #14 em: Terça, 01 de Dezembro, 2009, 22:34:03 pm »
Fizemos uma entrevista aos autores do projecto que foi publicada no blog. Podem ver aqui: http://bricolagetotal.com/projecto-manbtower-a-entrevista/
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos