Autor Tópico: Uma prenda  (Lida 8266 vezes)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Uma prenda
« em: Sexta, 05 de Julho, 2013, 20:49:32 pm »
Advertisement
Advertisement
Ora bem pessoal, como prometido, vou mostrar a primeira peça que fiz.
Pensei em fazer isto por causa de outro utilizador aqui do forum que tinha algo parecido.
E como o que se quer sao fotos, aqui vai. so tenho é do produto final. nao tirei fotos da fase de construçao.







Isto foi uma prenda para a minha namorada que fiz para o nosso aniversario de namoro.

Usei 3 ripas que trouxe do trabalho. 2 de pinho e 1 de castanheiro. depois colei as e recortei com o tico tico e formoes para as partes mais pequenas.

Que acham?

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #1 em: Sexta, 05 de Julho, 2013, 22:52:35 pm »
Ficou uma ideia original e engraçada com os 2 tons, estou certo que ficou contente.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #2 em: Sexta, 05 de Julho, 2013, 23:39:12 pm »

ficou bom. quais são as dimensões?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #3 em: Sábado, 06 de Julho, 2013, 00:20:44 am »
Parece muito bem feito.  Deve ter dado um bocado de trabalho para não partir nada enquanto cortava! A ideia de colar as duas variedades é interessante. Que tipo de acabamento fez (lá estou eu outra vez...)?

As coisas que a gente faz quando namora! (eu também fazia, e em contrapartida a minha namorada, minha mulher há 40 anos, ia assistir aos meus treinos de tiro com pistola, embora não gostasse nada - e eu treinava muito...; também tínhamos vinte e poucos anos). Bons tempos, como costumam dizer os velhos...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #4 em: Sábado, 06 de Julho, 2013, 02:46:50 am »
Mas isso em castanheiro é um luxo!
E trabalho com alguma paciencia.
Já agora qual foi o resultado final do trabalho( sem querer saber dos pormenores sordidos lol,lol,lol)
Eu tinha em casa 2 tabuas de cerejeira muito guardadas, mas (é melhor nem falar disso), e á uns anos tive ipotese de adquirir um castanheiro com uns 60cm diametro com uns 2 metros alto, mais  todas as pernadas, tudo aproveitavel e foi tudo pra lareira (Um crime)
Bricolage é isto mesmo, aplicar paixão no que fazemos!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #5 em: Sábado, 06 de Julho, 2013, 22:12:24 pm »
Ficou uma ideia original e engraçada com os 2 tons, estou certo que ficou contente.

muito obrigado. ficou sim :-)


ficou bom. quais são as dimensões?

Obrigado. tem 50x12cm

Parece muito bem feito.  Deve ter dado um bocado de trabalho para não partir nada enquanto cortava! A ideia de colar as duas variedades é interessante. Que tipo de acabamento fez (lá estou eu outra vez...)?

As coisas que a gente faz quando namora! (eu também fazia, e em contrapartida a minha namorada, minha mulher há 40 anos, ia assistir aos meus treinos de tiro com pistola, embora não gostasse nada - e eu treinava muito...; também tínhamos vinte e poucos anos). Bons tempos, como costumam dizer os velhos...

por acaso ainda partiu no E. mas depois colei e nao se ficou a notar nada. estava a cortar à velocidade mais baixa que conseguia, mas como tinha que ser no "gatilho" a regular a velocidade, o tico tico nao tem regulaçao de velocidade, e como o E tinha as partes mais pequenas la partiu. a ideia de colar foi por necessidade. arranjei estas ripas no trabalho e como eram 2 iguais resolvi por a diferente no meio para fazer o contraste. o acabamento foi uma coisa basica, lixar, nao muito porque nao queria muito muito liso, depois um verniz transparente da Luxens. nos acabamentos é que nao sei muito bem se se deve fazer algo mais ou nao. já agora, se nao for incomodo, agradecia umas luzes.
e realmente sao optimos tempos :)

Mas isso em castanheiro é um luxo!
E trabalho com alguma paciencia.
Já agora qual foi o resultado final do trabalho( sem querer saber dos pormenores sordidos lol,lol,lol)
Eu tinha em casa 2 tabuas de cerejeira muito guardadas, mas (é melhor nem falar disso), e á uns anos tive ipotese de adquirir um castanheiro com uns 60cm diametro com uns 2 metros alto, mais  todas as pernadas, tudo aproveitavel e foi tudo pra lareira (Um crime)
Bricolage é isto mesmo, aplicar paixão no que fazemos!

foi preciso alguma paciencia, principalmente a regular a velocidade de corte para minimizar os riscos de quebra. e mesmo assim.. o resultado final foi excelente :-) pois isso era de aproveitar. eu tambem tenho uns castanheiros ja cortados em rolos com +-2 mts num terreno. tenho que os trazer para casa. estao la uns 5 ou 6 rolos. mas depois o problema é serra los..
« Última modificação: Sábado, 06 de Julho, 2013, 22:14:21 pm por Mauro88 »

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #6 em: Sábado, 06 de Julho, 2013, 22:49:50 pm »
Mauro, os acabamentos são um mundo! Honestamente, não sei o que há de documentação em português. Mas deve haver alguma, porque há escolas de ofícios.
Em assuntos técnicos estou desde sempre muito mais familiarizado com o inglês, por isso é o que uso, e não procuro noutra língua. Se o seu inglês der para isso, pesquise "wood finishing" ou "wood finishes" na internet e nunca mais acaba de encontrar coisas.
Digo internet mas também há livros, quando me comecei a interessar por isso era só o que havia, e não deixei de aprender muito com isso - e fazer muitos erros também. E nen sequer havia a Amazon para ajudar, evidentemente.
E se puder falar com profissionais - verdadeiros, os "jeitosos" só lhe vão ensinar asneiras - faça-o. Ultimamente, tenho visto que a maior parte dos marceneiros não faz acabamentos, entrega a alguém para fazer, mas devem poder indicar-lhe onde se dirigir.

Os acabamentos a óleo são fáceis, e para o meu gosto são os que dão resultados mais bonitos quando a madeira é boa. São também os mais demorados de aplicar, e como não são muito resistentes (mas são fáceis de reparar...) poucas pessoas os querem actualmente, o que é uma pena. Já não se enceram móveis, aplica-se Pronto e limpa-se com um trapo! Deplorável.  :(

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #7 em: Segunda, 08 de Julho, 2013, 16:39:49 pm »
Ficou um excelente trabalho  ;)

Eu por acaso entre muitos projectos tenho uma placa para fazer letras recortadas, não bem assim mas é parecido :)

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Uma prenda
« Responder #8 em: Segunda, 08 de Julho, 2013, 21:54:21 pm »
Parabéns Mauro!! Ficou muito bom.

Sempre que possível penso que uma serra de recortes de bancada é o ideial para um trabalho assim.

Bricolage é isto mesmo, aplicar paixão no que fazemos!

Uma frase a destacar :)

... tenho uma placa para fazer letras recortadas...

Fale-nos disso, parece ser interessante!
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #9 em: Quarta, 10 de Julho, 2013, 16:12:41 pm »
:) não me expliquei bem... o que eu tenho é uma placa de mdf que vou utilizar para fazer umas letras recortadas utilizando uma serra de recortes de bancada :)

Peço desculpa pela escrita mas lendo agora, também fiquei a pensar...  ;D

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #10 em: Quarta, 10 de Julho, 2013, 19:24:37 pm »
Obrigado pela dica GLFaria. vou dar uma vista de olhos.

ruidomingos e Joliveira, muito obrigado. é sempre bom saber que o que fazemos é de elogiar, mesmo numa peça básica.

e tambem ja andei a ver preços das serras de recortes de bancada, mas neste momento não se justifica a compra, tanto a nivel de preços, como do uso que lhe iria dar.  a mais barata que encontrei é da Einhell a 97,45€.

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #11 em: Sexta, 12 de Julho, 2013, 12:11:07 pm »
Esse presente ficou uma pequena maravilha, parabéns pela concepção, acabamento e mais ainda pelo objectivo.
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re:Uma prenda
« Responder #12 em: Terça, 23 de Julho, 2013, 21:07:21 pm »
muito obrigado gabriel_rocha.