Pois bem, a pedido de alguns utilizadores, aqui fica de uma forma mais completa a forma de transferir fotos para madeira e ainda com algumas informações obtidas através de experiências.
Material a empregar:
> Madeira clara de preferência - escura também dá mas as fotos têm que ter muitas tonalidades claras.
> Gel Medium acrílico Mate ou Brilhante - à venda em bricomarchés e lojas de pintura artística, uso o da Titan custa entre 5 a 7€ dependendo dos locais.
> Mod Podge Mate - Não encontrei à venda por cá, encomendei via ebay custou-me 2,79€, depois aprendi que dava para fazer em casa.
> Pincel de espuma - Não tendo um, mas tendo espuma em casa (o mais rígida possível) e uma chave de fendas chinoca partida lá se fez o pincel.
> Espatula - Aqui descobri por experiência que a melhor coisa é um cartão de plástico tipo multibanco.
> Pano - Era o que recomendavam para retirar o papel, descobri que não há melhor que os nossos próprios dedos.
> Fotografia em INVERSO ou espelhada- Em papel o mais fino possível, impressão a laser ou fotocópia - toner agarra melhor que no jacto de tinta.
> Água
Preparação
> A madeira deve estar limpa e o mais lisa possível, não deve ter nenhum produto que a impermeabilize (tapa poros, verniz, etc);
> Tenha o gel acrílico à mão mas sempre tapado, começa a endurecer muito rápido e depois perde a elasticidade;
> Se vai fazer isto num local onde não convém sujar muito, use uma base, um pano mas também algo impermeável, vai haver bastante água envolvida;
Execução - 1.º dia
> Colocar a fotografia sobre a madeira e verificar os limites e o local que se pretende utilizar antes de aplicar o gel, se preferirem marquem com lápis o contorno do local;
> Aplicar gel sobre a imagem impressa, tenha a certeza que está a cobrir toda a superfície que pretende transferir;
> Aplicar o gel na superfície de madeira, espalhe com o cartão de plástico até obter uma superfície homogénea fina < 1mm;
> Colocar o papel sobre a madeira com a imagem voltada para baixo, começar do meio para o exterior, com o cartão de plástico a aplanar a superfície de modo a que não fiquem bolhas de ar, como se estivessem a folhear a madeira, podem levantar as pontas até obterem um resultado perfeito;
> Deixar a secar de um dia para o outro.
Execução - 2º dia
> Agora é altura de levar consigo um alguidar pequeno com bastante água;
> Com as mãos em concha coloque água em cima do papel até o humedecer, vai começar a ver a imagem por debaixo do papel;
> Agora com o dedo indicador e/ou polegar comece a esfregar o papel húmido, que se vai desfazendo e saindo em camadas, esta é a parte suja do projecto, vai sair montes de pasta de papel dali, sempre que verificar que não está a sair como pretende torne a humedecer, passe para outra parte da foto e depois volta lá, esta parte é a que requer mais paciência e é fulcral.
> Agora que retirou todo o papel a imagem vai aparecer-lhe mais nítida, se quiser verificar se retirou tudo, deixe secar uns 10 minutos e se a imagem ficar muito branca quer dizer que ainda há uma película de papel a retirar, volta a meter água e os dedos à obra;
> Agora se pretender o aspecto de desgaste que vê na foto anexa, basta raspar com um esfregão ao de leve ou pano com fibras mais duras;
Execução - Acabamento
> Dependendo do tipo de acabamento que pretende (mate ou brilhante) recomendo o uso do Mod Podge (na realidade é apenas cola PVA e água em partes iguais) para acabamentos mate em fotos a preto e branco por exemplo, para acabamento de fotos coloridas e com brilho nesta fase pode ser usado verniz de base aquosa.
> O Mod podge é um selante que deverá ser espalhado por cima de toda a superfície impressa, fica tudo branco mas não se preocupem que quando secar estará incolor;
> Podem aplicar 2 a 3 demãos de selante, mas convém deixar secar cerca de 5h entre demãos (não precisa das 8h que alguns referem);
> Na variante verniz, se conseguirem aplicar em spray em vez de pincel, tendo em conta que começam com uma camada muito fina com uma cobertura mínima e depois na segunda demão já dão uma camada completa e mais espessa, fica muito melhor. Se utilizarem pincel não se preocupem que não vai desbotar a imagem transferida, apenas convém terem prática para não deixarem rasto.
Notas
1 - Podem fazer o vosso selante Mod Podge conforme as indicações que referi atrás para acabamento mate (água e cola PVA 50%-50%), ou então podem ainda acrescentar 1 colher de sopa de verniz para cada 250ml para fazer o selante brilhante.
2 - Se não tiverem acesso a uma impressora a laser ou fotocopiadora, pode-se usar as impressões a jacto de tinta, mas aí o acrílico deverá ser dado mais generosamente, e ao retirar o papel, usar menos água e movimentos muito suaves.
3 - Podem ser feitas sobreposições de imagens uma vez que o gel acrílico funciona como base transparente, para cada imagem repetem-se os passos do 1º e 2º dia, no final de todas as imagens colocadas, então procede-se à selagem (acabamento).
4 - Usem imagens com bom contraste, imagens já de si esbatidas não transferem como o esperado. É essencial a existência de brancos ou brilhos nas fotos a preto.
Espero ter sido prático e explicito neste post, no entanto, se tiverem mais dúvidas coloquem-nas e tentarei ajudar dentro do meu conhecimento.