Autor Tópico: Restauro de mesinha de cabeceira por Pajo 1ª parte  (Lida 7152 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Restauro de mesinha de cabeceira por Pajo 1ª parte
« em: Sábado, 05 de Maio, 2012, 01:37:05 am »
Advertisement
Advertisement
Olá amigos.
Enquanto não posto por aqui para partilha os projectos antigos, não resisto a colocar as 1ªs fotos do meu proximo projecto.
Uma mesa de cabeceira (ou tambem conhecida por "Peniqueira", conforme o proprio nome indica, servia para guardar o penico).
Esta peça tem cerca de 52 anos e pertencia á 1ª mobilia dos meus pais, já foi substituida á muito tempo e desde então tem andado lá por casa aos trambolhões. ainda bem que os meus pais não têm lareira)
Á dias a minha "mais-que-tudo" informou-me da intenção de comprar um movel pequeno de apoio ao sofa e para colocar o candeeiro e eu lembrei-me de restaurar esta mesinha .




Aceito sugestões para tapar estes buracos das "termitas"


Tenho de fazer uma decoração da perna que esta em falta.



Um aspecto positivo desta obra é que esta espeçie de vernis se lixa muito façilmente com uma lixa 180 para tirar na totalidade



Comentarios e sugestões são sempre bem vindos
ATÉ BREVE
« Última modificação: Sexta, 18 de Maio, 2012, 23:39:26 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Restauro de mesinha de cabeceira por Pajo 1ª parte
« Responder #1 em: Sexta, 11 de Maio, 2012, 13:06:18 pm »

na minha opiniao, a nao ser q a peça tenha algum valor sentimental, julgo q é uma boa oportunidade de construir uma nova copiando essa.
a madeira parece-me muito picada q quando está assim a superficie por dentro deve estar toda 'minada'.
julgo q isso é pinho portanto é uma madeira fácil de obter e a construção nao parece muito dificil sao samblagens de furo e respiga, ou pode tb fazer batota e usar cavilhas. aproveite a almofada (ou mesmo a porta toda se nao conseguir fazer ranhuras) e a frente da gaveta se nao for possivel copiar essa ornamentação. é talha simples feita com esgache mas trata-se duma ferramenta especializada q normalmente os amadores nao possuem.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Restauro de mesinha de cabeceira por Pajo 1ª parte
« Responder #2 em: Sábado, 12 de Maio, 2012, 02:40:54 am »

na minha opiniao, a nao ser q a peça tenha algum valor sentimental, julgo q é uma boa oportunidade de construir uma nova copiando essa.
a madeira parece-me muito picada q quando está assim a superficie por dentro deve estar toda 'minada'.
julgo q isso é pinho portanto é uma madeira fácil de obter e a construção nao parece muito dificil sao samblagens de furo e respiga, ou pode tb fazer batota e usar cavilhas. aproveite a almofada (ou mesmo a porta toda se nao conseguir fazer ranhuras) e a frente da gaveta se nao for possivel copiar essa ornamentação. é talha simples feita com esgache mas trata-se duma ferramenta especializada q normalmente os amadores nao possuem.
Viva!
 A intenção é mesmo recuperar por valor sentimental.
Já agora que ferramenta é essa do "esgache". É a 1ª vez que ouço falar. Se puder por ai mais umas dicas agradecia. CumprimenTTos.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Restauro de mesinha de cabeceira por Pajo 1ª parte
« Responder #3 em: Segunda, 14 de Maio, 2012, 13:31:10 pm »
[Já agora que ferramenta é essa do "esgache". É a 1ª vez que ouço falar. Se puder por ai mais umas dicas agradecia. CumprimenTTos.

é um formao com perfil em V para talha


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Restauro de mesinha de cabeceira por Pajo 1ª parte
« Responder #4 em: Quinta, 17 de Maio, 2012, 09:41:15 am »
[Já agora que ferramenta é essa do "esgache". É a 1ª vez que ouço falar. Se puder por ai mais umas dicas agradecia. CumprimenTTos.

é um formao com perfil em V para talha


Viva amigo.
Obrigado pela dica.
Essa ferramenta eu conhecia, embora não me lembre do nome pelo qual a conheço, mas acho que nem vou procurar no mercado, aqui por Beja a oferta é muito limitada.

À duas semanas quis comprar uma goiva (baratinha) para uma utilização , mas numa loja de ferramentas pediram-me  mais de 15€, e a ultima vez que venderam uma foi em 1995, segundo o homem me informou, a marca  "stanley" é boa mas depois fica pendurada a ganhar ferrugem.
Acho que vou esperimentar com formão mesmo.
CumprimenTTos.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!