Autor Tópico: Dúvidas (provavelmente simples) que gostava de ter resolvidas :)  (Lida 11465 vezes)

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Dúvidas (provavelmente simples) que gostava de ter resolvidas :)
« em: Segunda, 19 de Outubro, 2009, 18:44:59 pm »
Advertisement
Advertisement
Como disse na minha apresentação, um dos motivos que me levou a inscrever-me foi fazer algumas perguntas.

O meu objectivo é construir um kayak em madeira. Contudo, como não me quero aventurar a um projecto megalomeno sem desenvolver competencias comecei por fazer um pequeno ensaio "very low cost"...

Estou a construir um barco pequeno de paineis: JEM Water Craft Laker 13. Como não acredito que possa vir a ser um barco espetacular, não só pela minha falta de geito mas também pelo proprio desenho, estou a utilizar paineis de aglomerado de 3mm (não sei se é este o nome correcto)? É uma especie de aglomerado muito rugosa de um dos lados e lisa do oposto. Estes foram escolhidos por serem os mais baratos... Depois dos paineis cortados e colados, devem ser revestidos por uma camada de fibra de vidro empragnada com resina. Sabendo porem que é possivel que o dito barco não chege a navegar, gostaria de o acabar antes de começar o proximo projecto, mais à seria. De qualquer forma, tenho bastantes duvidas:

Há alguma forma de impermeabilizar, de forma economica, os paineis de aglomerado que referi?
O lado rugoso não irá absorver uma grande quantidade de resina quando tentar aplicar a fibra?

Já em mente no proximo projecto, contrução por metodo de ripas, gostaria ainda de saber mais algumas coisitas...

Penso que uma das madeiras mais indicadas é o cedro, estou certo?
Que tipos de madeira podem ser indicados, tendo em conta que deve ser leve, resistente e impermeável?
Onde comprar a madeira mais apropriada, preferencialmente nos distritos de Aveiro, Porto, Viseu, Guarda ou Castelo Branco?
Alguém tem uma noção do preço?
Onde comprar paineis de contraplacado maritimo de 3 ou 4mm?


Muito obrigado a todos e peço desculpa ter deixado este "bombardeamento" de perguntas. Espero poder retribuir em breve com respostas que eu saiba :)...

Cump.
Daniel

rsacouto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 145
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Re:Dúvidas (provavelmente simples) que gostava de ter resolvidas :)
« Responder #1 em: Segunda, 19 de Outubro, 2009, 21:49:53 pm »
Muito sinceramente...

Não percebo nada do assunto...
Não prefere reciclar uma cozinha ou tapar uns azulejos lá em casa??

Conheço algumas pessoas ligadas ao meio posso perguntar mas não prometo!

Boa sorte!!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Dúvidas (provavelmente simples) que gostava de ter resolvidas :)
« Responder #2 em: Segunda, 19 de Outubro, 2009, 23:29:49 pm »
Onde comprar paineis de contraplacado maritimo de 3 ou 4mm?

Tente a Diabase de  Serzedo.

Mais para sul há a Mecanica Piedense em Almada, fundada há quase 70 anos para a construção e reparação de fragatas. Algumas fotos aqui.
Muito perto tem ainda a Santos & Oliveira.

Mas estas duas são já longe das áreas que refere.

Apesar de não conseguir ajudar muito o seu tópico fez-me lembrar uns vídeos que vi há uns tempos sobre construção naval e técnicas usadas. Vou procurar e fazer um post com os links.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Dúvidas (provavelmente simples) que gostava de ter resolvidas :)
« Responder #3 em: Segunda, 19 de Outubro, 2009, 23:58:01 pm »
Como disse na minha apresentação, um dos motivos que me levou a inscrever-me foi fazer algumas perguntas.

O meu objectivo é construir um kayak em madeira. Contudo, como não me quero aventurar a um projecto megalomeno sem desenvolver competencias comecei por fazer um pequeno ensaio "very low cost"...


E um grande objectivo! Por muito low cost que seja.


Há alguma forma de impermeabilizar, de forma economica, os paineis de aglomerado que referi?
O lado rugoso não irá absorver uma grande quantidade de resina quando tentar aplicar a fibra?

Eu não estou a visualizar que tipo de aglomerado de partículas se trata, mas se tem receio que o mesmo absorva uma grande quantidade de resina (o que eu dúvido...) porque não dar-lhe duas de mãos de um tapa-poros de exterior nas duas faces e só depis cobrir com a fibra de vidro? É uma ideia, não sei se funciona...

(...)
Penso que uma das madeiras mais indicadas é o cedro, estou certo?
Que tipos de madeira podem ser indicados, tendo em conta que deve ser leve, resistente e impermeável?
Onde comprar a madeira mais apropriada, preferencialmente nos distritos de Aveiro, Porto, Viseu, Guarda ou Castelo Branco?
Alguém tem uma noção do preço?
Onde comprar paineis de contraplacado maritimo de 3 ou 4mm?

O Cedro é uma madeira conhecida pela sua durabilidade... em ambientes terrestres. Agora atenção que se googlar cedar boats vão aparecer resultados vindo dos USA e Canadá que se referem a barcos construídos com cedro, mas atenção o cedro para os moços do outro lado do lago não é o mesmo cedro deste lado do lago!!

Vou tentar explicar:
Na Europa, o cedro ao qual eu me referia, é o Cedro-do-Líbano cujo nome científico é Cedrus libani que possui algumas subespécies. A madeira é homogénea e aromática com procura na indústria do mobiliário e nas construções ao ar livre.

Na América do Norte, e para complicar, eles têm o cedro vermelho (Western red cedar) e o ome científico é Thuja plicata (diz-se tuia). A madeira é aromática, colorida e uniforme, muito usada em construções de jardim pátios, decks pergolas etc.. E também têm o cedro branco (Eastern Whyte cedar) que também é uma Tuia cujo nome científico é Thuja occidentalis. A madeira desta também é resistente ao apodrecimento, muito usada em postes, vedações e em barcos.

Onde comprar? Eu vi uma vez um site de uma empresa que tinha destas madeiras aí para os seus lados. Entretanto pode ir procurando:

http://www.trademad.com
http://www.sandalo.pt
http://www.industriademadeiras.com/

Muito obrigado a todos e peço desculpa ter deixado este "bombardeamento" de perguntas. Espero poder retribuir em breve com respostas que eu saiba :)...

Cump.
Daniel

Como bónus deixo-lhe aqui um link que talvez lhe interesse:
http://forum.canadianwoodworking.com/showthread.php?t=17350

Espero ter ajudado (ainda que continue sem me recordar do nome da empresa que tem madeiras americanas...), boa bricolage,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Dan_

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 67
    • Ver Perfil
    • Dan
Re:Dúvidas (provavelmente simples) que gostava de ter resolvidas :)
« Responder #4 em: Terça, 20 de Outubro, 2009, 11:38:41 am »
Muito obrigado pelos links e explicações. Espero poder conseguir acabar as construções.

Vou publicando algumas fotos do estado de construção :)

Cumprimentos
Daniel Afonso