Autor Tópico: Prancheta para papel.  (Lida 12059 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Prancheta para papel.
« em: Sábado, 17 de Setembro, 2016, 15:52:15 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas tardes.

Quando era novinho e andava nos Escureiros, fiz uma prancheta para poder prender os papeis e o lápis e escrever durante os acampamentos. Não ficou mal, na altura, mas não a encontro (e a ferragem faz falta...)

Como preciso de uma para segurar os papeis resolvi fazer uma, agora em formato A5, e como não tinha a ferragem usei duas molas para prender papeis. A base é contraplacado de 4mm.

Para prender as molas colei duas peças de contraplacado onde abri um rasgo para as encaixar.

Colar o contraplacado foi uma dupla asneira:

  • - ficou demasiado grossa;
  • - depois de tirar os grampos encurvou;

Como fui surpreendido com esta curvatura fiquei curioso porque é que aconteceu. Será que alguém aqui no fórum tem uma reposta para isto?

Quanto ao produto final, funciona mas não é grande solução... Terei de procurar uma ferragem mais adequada.

Bom fim de semana e
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Prancheta para papel.
« Responder #1 em: Sábado, 17 de Setembro, 2016, 23:13:04 pm »
Boa noite Sromlinie
Esse pequeno defeito, possivelmente terá acontecido porque os dois contraplacados têm o veio no mesmo sentido?
Talvez se tive-se colado um em perpendicular contrariavam-se um ao outro.

Ainda bem que deu o alerta porque eu provavelmente fazia o mesmo.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Prancheta para papel.
« Responder #2 em: Domingo, 18 de Setembro, 2016, 00:01:16 am »

Talvez se tive-se colado um em perpendicular contrariavam-se um ao outro.


Boa noite Pajo!

Se tivesse colado as peças em perpendicular, provavelmente não tinha acontecido o empeno, mas ia gastar material que não tinha. Ainda assim tive o cuidado de inverter a posição das placas quando as colei.

Depois de 15 dias grampeada a tábuas grossas, o empeno desapareceu, mas acabou por voltar ainda que de um modo bem mais ligeiro...  ::)
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Prancheta para papel.
« Responder #3 em: Domingo, 18 de Setembro, 2016, 00:37:20 am »
Se ainda nao envernizou exprimente borrifar um pouco de agua no lado concavo.

Nao passa de uma ideia louca, mas eu as vezes gosto de procurar soluções pouco convencionais.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Prancheta para papel.
« Responder #4 em: Domingo, 18 de Setembro, 2016, 09:59:40 am »
Se ainda nao envernizou exprimente borrifar um pouco de agua no lado concavo.

Nao passa de uma ideia louca, mas eu as vezes gosto de procurar soluções pouco convencionais.

E depois quando secar possivelmente irá voltar ao mesmo

esse empeno tem mesmo a ver com os veios de madeira.

ja comprei painéis daqueles que são colados todos direitinhos e depois de alguns dias em casa parece uma rampa para fazer acrobacias.

depois de serem molhados e com pesos em cima quando se sentiram livres voltaram a encurvar

DESISTI
Henrique

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Prancheta para papel.
« Responder #5 em: Segunda, 19 de Setembro, 2016, 19:10:53 pm »
não dá para ver bem, mas esse contraplacado parece ser daquele genérico denominado de "exóticas africanas" para descrever a composição. geralmente tem um nr impar de folhas e nao sao todas da mesma espessura o q significa q há um sentido do veio q tem preponderancia sobre o outro o q nao favorece a estabilidade. normalmente é usado para fundos de gavetas ou traseiras de móveis onde a fixação mecanica força a q vá ao lugar.

a solução do pajo é a melhor a meu ver

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Prancheta para papel.
« Responder #6 em: Domingo, 25 de Setembro, 2016, 23:49:25 pm »
A prancheta voltou a acentuar a curvatura (por aqui por cima já chove, já arrefeceu e as noites e manhãs estão frescas e húmidas).

Por isso pu-la de castigo, amarrada com 6 grampos para ver se vai ao sítio, depois de borrifada com água. Se ficar direita vou dar umas camadas de verniz para ver se estabiliza...

Tinha uma foto para mostrar a tortura a que está sujeita, mas aqui o Simple Machines não me deixa publicar...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Prancheta para papel.
« Responder #7 em: Segunda, 26 de Setembro, 2016, 02:08:16 am »
Qual o formato e tamanho da imagem?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Prancheta para papel.
« Responder #8 em: Terça, 27 de Setembro, 2016, 16:09:30 pm »
O formato é JPEG (*.JPG) e o tamanho 452 KB (462 848 bytes), nada de transcendente :D

É mesmo uma embirração do Simple Machines...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Prancheta para papel.
« Responder #9 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:09:24 am »
Ora bem aqui está a foto da tortura:


Dois ou três dias depois de a libertar voltou a empenar... Pus a cabeça a pensar e arranjei outra tortura. Como não estou crente que esta nova tortura dê um resultado diferente da anterior esqueci-me dela e à 15 dias que está a "amansar". Depois ponho fotos - da tortura e do resultado.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Prancheta para papel.
« Responder #10 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:21:52 am »
Talvez envernizar (verniz, não óleo nem água) só do lado convexo e deixar secar para ver o que acontece.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Prancheta para papel.
« Responder #11 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:29:36 am »
Ocorreu-me fazer isso imediatamente após tirar da tortura.

Quando a libertar é isso que vou fazer. E não vou usar verniz aquoso, vai ser sintético!!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Prancheta para papel.
« Responder #12 em: Quarta, 26 de Outubro, 2016, 23:58:50 pm »
Aqui está a segunda versão da tortura:


Na realidade, esqueci-me disto e ficou presa 3 semanas nesta posição. Apesar disso, ao tirar os grampos começou a encurvar ligeiramente:


Voltei a colocar os grampos e no fim de semana vou envernizar.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Prancheta para papel.
« Responder #13 em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 01:17:38 am »
Já estou a ver porque é que gosta dos seus auriculares!   ;)

Os meus são Peltor F-6000 da 3M, próprios para tiro, modelo ainda não electrónico. Como me deixei desse passatempo há 20 anos, têm certamente bastante mais anos do que isso.
São confortáveis, mas provávelmente filtram predominantemente as frequências erradas - não estou familiarizado com o som das caçadeiras, mas o som produzido por um tiro de pistola ou de carabina é substancialmente diferente do som de uma máquina.

Actualmente uso-os pouco, porque evito o mais possível fazer muito barulho com equipamentos (vizinhos...  :( ).

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Prancheta para papel.
« Responder #14 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 20:54:59 pm »
Os meus são Peltor F-6000 da 3M, próprios para tiro, modelo ainda não electrónico. Como me deixei desse passatempo há 20 anos, têm certamente bastante mais anos do que isso.
São confortáveis, mas provávelmente filtram predominantemente as frequências erradas - não estou familiarizado com o som das caçadeiras, mas o som produzido por um tiro de pistola ou de carabina é substancialmente diferente do som de uma máquina.

Eu uso os que aparecem na foto, em casa, são da Stihl, e uso-os para trabalhar com as ferramentas de jardim (moto-serra, corta sebes, triturador e afins), mas também com as ferramentas de bricolage. Já têm uns anos largos, mas são confortáveis e filtram o ruído das máquinas de modo eficaz.

Na empresa, uso os da Würth (vêm-se na foto do suporte dos porta ferramentas), são novos (um ano, talvez) e devem ser mais eficientes, mas também apertam mais, mas ainda assim não deixam de ser confortáveis.

Em qualquer dos casos, sempre que se usem ferramentas "barulhentas" (ou simplesmente quando se está exposto a ruídos, como no caso do tiro), não devemos dispensar a protecção auricular: a perda de audição é irreversível.   ???
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie