Autor Tópico: Por porcas na madeira  (Lida 9214 vezes)

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Por porcas na madeira
« em: Quinta, 20 de Junho, 2013, 15:20:56 pm »
Boas,

isto é um bocadinho básico... mas como é que cravam uma porca de metal na madeira?

Existe alguma ferramenta que faça isso? Eu normalmente faço o buraco e depois faço um mais largo com aquelas brocas chatas (que eu não sei o nome técnico) :D e a volta ponho cola... mas ás vezes aquilo não aguenta a pressão e solta-se  >:(

Agradeço desde já toda ajuda  ;)

Cumps

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 850
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #1 em: Quinta, 20 de Junho, 2013, 18:39:41 pm »
Basicamente, três maneiras (há-de haver mais, mas estou preguiçoso para puxar pela cabeça)(ver foto):

Porca-garra:
vantagem - simples de aplicar
inconvenientes - a madeira tem de ser suficientemente branda para permitir embeber as garras (martelada ou pressão); a menos que se abra uma caixa na madeira, a flange fica sempre de fora (pode ser ou não um inconveniente, depende do objectivo da aplicação).

Porca de embeber:
vantagem - fica (ou pode ficar) totalmente embebida na madeira
inconveniente - exige um furo de diâmetro relativamente grande, e faz uma certa pressão na madeira, o que pode não ser admissível nas condições da aplicação.

Porca normal: em vez de abrir a caixa (o alojamento da porca) ao diâmetro das arestas, furar ao diâmetro das faces, e depois acabar os alojamentos para as faces com um formão; para uma porca M6 precisará de um formão de não mais de 6mm; pode sempre depois reforçar a superfície interior da caixa com uma demão de verniz.

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #2 em: Sexta, 21 de Junho, 2013, 08:25:38 am »
Muito obrigado GLFaria pela sua disponibilidade :)

É por isto que eu gosto deste Fórum... sempre aprendendo  ;)

Vou tentar experimentar estas duas hipóteses com esses dois tipos de porcas e ver qual resulta melhor  ;)

Cumps

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #3 em: Sexta, 21 de Junho, 2013, 19:18:29 pm »

essas porcas de embeber (conhecia isso por "sem-fins") são boas para madeira maciça mas em aglomerado tendem a forçar muito o material ao abrir a rosca.
escolha umas com a cabeça sextavada interior q se possam enroscar com uma chave allen. há outras apenas com uma fenda que podem ser mto díficeis de meter
já q podem exigir alguma força para apertar. vá enroscando e depois desenroscando ligeiramente, para abrir a rosca devagar se não arrisca-se a rachar a madeira.
aplicar sabão ou cera na rosca pode facilitar (tal como nos parafusos normais)

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #4 em: Sexta, 21 de Junho, 2013, 19:24:45 pm »
Muito obrigado cerdeira pelas dicas vou utiliza-las  ;)

Cumps

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 850
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #5 em: Sexta, 21 de Junho, 2013, 19:41:41 pm »
Concordo com o Sr. Cerdeira. Pode ser difícil de apertar. Costumo fazer o furo com diâmetro um pouco superior ao do fundo da rosca exterior da porca, e ainda assim lubrificar.

"cabeça sextavada interior" - o que aparece na fotografia é desse tipo (o alojamento para a chave allen está por trás). O furo tem de ser escariado para a porca entrar completamente. Comprei estes no Leroy-Merlin.

Também se pode aparafusar um parafuso de cabeça sextavada (exterior ou interior) até a cabeça encostar à porca e utilizá-lo para fazer o aperto. Ou usar o sistema de porca e contra-porca.


ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #6 em: Sexta, 21 de Junho, 2013, 19:58:53 pm »
Agradeço as dicas GLFaria  :) tenho ai um trabalhinho para as utilizar  :D

Cumps

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #7 em: Domingo, 15 de Setembro, 2013, 22:23:15 pm »
boas

vou em breve usar estas porcas para uma coisa que tenciono fazer.
mas estive a ver os comentarios e fiquei com uma duvida.
o material a usar vai ser contraplacado. e ja tenho as porcas de embeber. e os furos vao ser proximos das extremidades da placa. será que vai lascar tudo? cuidados a ter? e ja agora, é uma porca para um parafuso M6. qual o diametro do furo? que diametro da broca se deve usar?


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 850
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #8 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 00:15:04 am »
Nunca usei porcas de embeber em contraplacado, mas certamente não gostaria nada de as aplicar perto das extremidades de uma placa, mesmo que as lubrificasse com vaselina. A minha tendência é dizer "nem pensar!", mas pode ser que alguém no fórum tenha experiência.

Quanto a dimensões, medi algumas das que cá tenho, nas M6 encontro 7,6-7,8mm para o diâmetro do fundo da rosca exterior e aproximadamente 10mm para o diâmetro da crista da rosca (são de algum material ligeiro fundido, e não são particularmente bem feitas - ou, mais precisamente, são muito mal feitas...). As dimensões devem estar especificadas em norma, mas não sei qual.

Sugiro uma broca de diâmetro não inferior a 8,25mm, talvez mesmo uma de 8,5mm (experimentei brocas de 8mm em pinho e a porca ficou apertada demais no furo, mesmo com lubrificação custou a entrar; em contraplacado, acredito que seria um desastre). Se puder, sugiro que faça uma experiência prévia com material de desperdício.

No caso das porcas-garra, para a M6 o diâmetro exterior (nominal) da manga roscada é 8mm.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 850
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #9 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 00:36:25 am »
Para já, encontrei uma norma DIN 7965 para porcas de embeber, mas a forma e dimensões (e presumivelmente o material, creio que é aço) não têm nada a ver com a versão Leroy-Merlin que eu cá tenho

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #10 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 23:44:17 pm »
obrigado pela explicação GLFaria.

estive agora à noite a fazer experiencias e acho que nao deve haver problema de estar perto da extremidade. fiz varios furos chegando sempre mais perto da extremidade. e mesmo a 5mm nao lascou e a porca entrou bem. e vai ficar mais ou menos a 1,5cm.

ja agora para a porca que usei fiz um furo com uma broca de 8mm e ficou ideal. nem muito apertado nem muito largo.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 850
    • Ver Perfil
Re:Por porcas na madeira
« Responder #11 em: Terça, 17 de Setembro, 2013, 00:23:28 am »
Óptimo, obrigado pela informação, pode vir a ser útil. Agora, já há alguém no fórum com experiência!