Autor Tópico: Pequena caixa temática  (Lida 13217 vezes)

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Pequena caixa temática
« em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 02:06:27 am »
Advertisement
Advertisement
Boa noite amigos.

Aqui há uns tempos andava para fazer uma caixa para guardar o álbum, a vela, a roupa e calçado do baptizado do meu filho. Comecei pela tampa superior e tive alguns problemas que até se podem ver no seguinte tópico:
http://forum.bricolagetotal.com/pinturas/verniz-ou-bondex/

Depois de um encontro imediato com a serra circular, aquela tampa ficou demasiado pequena para o que eu pretendia.

Quando recomecei o trabalho desta vez utilizei placa de abeto de 18mm em vez da antiga placa de contraplacado de 5mm. Dava mais liberdade para os baixo relevos com melhor acabamento dos mesmos, uma vez que estava a desenhar as letras directamente com uma mini ferramenta rotativa "tipo dremel" - no caso até uma einhell! Como as letras têm uma maior profundidade e o desenho do rato mickey menor dá-se um contraste que eu pessoalmente gosto de ver.

Como vão poder ver nas fotos abaixo nem tudo se perdeu da minha primeira tentativa - o rato mickey que agora se encontra aplicado na frente da caixa é na verdade o primeiro de contraplacado, recortado com uma serra de recortes e depois lixado e pintado com tintas acrílicas.
na tampa existe uma fotografia "transferida" para a madeira através de um método que até há pouco tempo desconhecia e que agora já uso para fazer umas brincadeiras.
A descrição desse método pode verificar-se através deste link:
http://www.resumofotografico.com/2011/10/fotografia-em-madeira.html

O interior da caixa encontra-se forrado com uma película autocolante de vinil aveludado azul. A parte do autocolante é mesmo só para identificar porque na realidade só ficou assim tão direitinha e nivelada porque está colada com cola branca diluída com água (50%-50%).

Não sei se as fotos terão grande qualidade, uma vez que foram tiradas na garagem com a câmara fotográfica do telemóvel.

Foi com esta pequena caixa que voltei aos meus "tempos felizes" na garagem. Prometo que quando der uma arrumadela na mesma eu posto aqui umas fotos do "posto de bricolagem", que no estado em que está até assusta. :)

Espero que gostem, comentem e dêem mais ideias para construções similares no futuro.
http://imageshack.us/photo/my-images/692/img1os.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/687/img2ig.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/823/img3zsw.jpg/
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

nassuncao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #1 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 14:47:19 pm »
Boa tarde amigo Gabriel,

Excelente projecto, sem dúvida alguma...
Ando a pensar fazer um cavalo de baloiço para a minha filhota, mas tenho um problema... Madeira, onde comprar a dita cuja na nossa cidade (V N Gaia)

Tem sugestões?

Obrigado

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #2 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 21:25:33 pm »
Boa noite amigo.

Realmente na nossa zona existem muitas lojas de bricolage " Aki, Leroy, Maxmat e agora o bricor no El Corte Inglés" mas a preços elevados, e a qualidade deixa geralmente a desejar. No departamento de madeira maciça, praticamente o que vendem é pinho e norma geral empenado q.b.!

A única coisa que talvez compense comprar num leroy merlin, talvez seja o MDF. Eu pessoalmente uso pouco devido à sua densidade a mais pequena peça fica muito pesada.

Eu quando quero madeira aplainada geralmente compro em carpintarias perto de casa. Existem várias carpintarias por aí fora e às vezes quando preciso de peças pequenas até me oferecem la´do caixote dos restos.

Não compensa para quem faz uma peça ou outra de vez em quando comprar plainas eléctricas, e manual até tenho uma, mas é +reciso ter "unhas" para ela. Aliás em caso de dúvidas sobre plainas manuais tem aqui amigos que dominam o assunto.

Se não conseguir comprar em carpintarias, lembre-se de verificar bem o que compra nas grandes superfícies que referi, geralmente compensa comprar placas grandes (2m) e pedir para cortar nas medidas que pode levar no carro. Não peça é para cortar já nas medidas do projecto que pretende realizar, porque o corte é feito com disco pouco apropriado para o efeito e geralmente danifica um pouco a superfície de corte.

Força com o projecto do cavalinho de madeira e se precisar da nossa ajuda estamos aqui para isso!

cumprimentos.



"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Pequena caixa temática
« Responder #3 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 22:09:02 pm »
Bom trabalho, parababéns!

Quanto tempo demorou ao todo?

..., uma vez que estava a desenhar as letras directamente com uma mini ferramenta rotativa "tipo dremel" - no caso até uma einhell!

Tem de nos falar dessa máquina :)

na tampa existe uma fotografia "transferida" para a madeira através de um método que até há pouco tempo desconhecia e que agora já uso para fazer umas brincadeiras.

Fiquei com vontade de testar esta técnica... onde comprou o tal gel acrílico?

Quanto às imagens que deixa o link poderia te-las colocado imbutidas no próprio tópico. Fica a sugestão para próximas :)

Não peça é para cortar já nas medidas do projecto que pretende realizar, porque o corte é feito com disco pouco apropriado para o efeito e geralmente danifica um pouco a superfície de corte.

Como complemento a esta informação, nas grandes superfícies os cortes que se fazem são sempre transversais "a direito". Muitas vezes as máquinas usadas têm limitações que impedem cortes com medidas pequenas. E como a substituição/qualidade dos discos nem sempre é a mais desejável acontece aquilo que o gabriel_rocha refere.
« Última modificação: Sexta, 12 de Abril, 2013, 22:12:56 pm por Joliveira »
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #4 em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 22:29:56 pm »
Há um par de anos fiz uma estante "utilitária" (isto é, sem requintes decorativos, só para arrumar ferramentas de jardinagem e afins) com pranchas de 300x20mm, compradas no Aki, que se têm portado bem - até agora, não empenaram nem abriram, apesar de estarem num ambiente marítimo forte; é um pinho um pouco mais duro que o que o lá têm habitualmente, e um bocado resinoso, pode ser que seja por isso. Mas se for comprar tábuas ao Aki ou semelhantes é bom preparar-se para tirar todas as pranchas, uma a uma, para escolher as que estiverem menos empenadas. Para mim, já é um hábito. Qualquer dia correm comigo...

Produtos que se comprem em placas, a meu ver, não são o ideal para pequenos projectos caseiros - nunca dão um corte limpo, especialmente com ferramentas manuais, e mesmo com uma plaina muito bem afiada e afinada é difícil conseguir um bom acabamento nos bordos.

nassuncao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #5 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 00:42:52 am »
Boa noite,

Antes de mais muito obrigado pela resposta.
Realmente o MDF não me interessa muito para este caso (e para outros também, não consigo simpatizar com o dito cujo  ;) )

Tem contactos dessas carpintarias? Já andei à procura na net, e não encontro muita coisa... Peço desculpa pelo abuso, mas também pode vir a ser útil a mais alguém que por aqui ande...

Já agora, uma última questão, eu pretendia muito ter alguma formação nesta matéria, algo a nível pessoal, mas não existe nada no mercado tal como referido no forum. Acha que das carpintarias que conhece, alguma era capaz de providênciar alguma espécie de treino/formação a um maçarico/curioso?

Obrigado

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #6 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 01:22:51 am »
Essa caixa está muito engraçada!
Gostei em especial do pormenor das letras, feito com maquina e com esse pormenor sem molde, é preciso ter uma mão muito firme e paciencia(mas paciencia o pessoal da bricolage tem de ter)
Tambem fiquei muito interessado nessa tecnica da foto?
Vai ter de explicar isso muito bem explicado aqui ao pessoal do forum!

Boa continuação
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #7 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 12:43:48 pm »
Ora bem, vamos a ver se com calma consigo responder a tudo.

Vamos lá por tópicos:

Tempo - uma vez que só me posso divertir 2 a 3 horas ao fim do dia (não posso fazer barulho na garagem depois das 22h), demorei cerca de 15 dias +/- 3 semanas, ou seja, algo entre 30 a 45h. Sem dúvida o que demorou mais tempo foram as letras, o baixo relevo do mickey e o recorte de lixagem do mickey reaproveitado.

Mini rectificadora einhell - Einhell BT-MG 135
Em promoção custou-me 34.45€ e vem num suporte vertical para bancada e eixo flexível incluído, algo que na marca DREMEL ficaria quase 10x mais caro. Apesar de ter ferramentas DREMEL e reconhecer as suas qualidades, devo dizer que esta pequena einhell consegue rivalizar com a dremel 300 e ainda traz os acessórios todos como podem ver neste video:
http://www.youtube.com/watch?v=UrwA2VMWYMM#

Transferência da foto - Já fiz algumas experiências com vários tipos de madeira e de fotos, os brancos ou brilhos das fotos ficam especialmente bem desde que se tenha especial atenção na fase de espalhar o gel acrílico, eu passo geralmente na imagem e só depois passo na madeira. A madeira quanto mais clara e com veios melhor, o gel pode ser brilhante ou mate, eu uso o gel brilhante nas fotos a cores e o mate nas fotos a preto e branco. O "mod podge" na sua versão mate que todos falam na net como acabamento (selante) não é mais que cola branca e água em proporções iguais, a única diferença para a sua versão brilhante é a adição de verniz (1 colher sopa por cada 250ml). O Gel acrílico que uso agora foi comprado numa loja de artigos de pintura. Mas também já o vi à venda num bricomarché por cerca de 7€. No fundo onde quer que vendam telas, pincéis, tintas acrílicas, tintas a óleo, etc., na realidade o gel é incolor e apenas dá volume em pintura e aceita bem qualquer tinta que depois queiramos utilizar. Nas telas que geralmente  vemos com relevos é esse gel que foi usado para os fazer.
Vou tentar colocar aqui outra que estou a fazer para dar ao meu sogro, nesta usei um pano para retirar o papel e onde queria desgastar a impressão passei com mais insistência de modo a criar aquele efeito. Espero que a imagem que tentei anexar agora dê para ver isso. Eu apenas uso impressões a laser, experimentei uma vez com impressão a jacto de tinta e ficou tudo esbatido, há quem utilize, eu pessoalmente não recomendo, acho que o pó do toner transfere melhor para o gel.
http://imageshack.us/photo/my-images/833/projecto7.jpg/
Até aqui já tentei fazer uma meia dúzia de pré-visualizações e foi-me sempre a página abaixo, informava erro de servidor. Daí eu colocar os links para local externo das fotos, desta forma, o fórum não fica sobrecarregado com as mesmas.

Uma pequena adenda, o que mais trabalho deu a fazer e também mais prazer, foi sem dúvida recortar o mickey que se encontra na frente da caixa, é uma peça delicada e frágil, se não fosse a eihell e muita paciência aquilo partia-se tudo!

Amigo GLFaria, eu compro em placas grandes ou arranjo em carpintaria e os cortes que depois faço em casa ficam perfeitos quase lixados. Os cortes que faço em casa são todos com a Dremel Saw Max 20, com o disco de corte que vem revestido a carbureto, com esse disco corto madeira maciça, mdf, contraplacados, já usei inclusivé em acrílico e fica tudo com acabamento perfeito.
É pequenina mas muito potente, não tem nada a ver com aqueles "brinquedos" que passam nas tv-shops tipo rotorazer e afins! Posso cortar com ela horas e horas, já coloquei parquet flutuante na sala dos meus pais, usei-a do princípio a fim e não aqueceu sequer e o disco ainda é o de origem!

Vamos a ver se é desta que o post fica, já me deu erro muitas vezes, deve haver algum problema com o servidor onde está alojado o fórum.
http://imageshack.us/photo/my-images/547/erroke.jpg/
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #8 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 23:59:02 pm »
Ando a pensar fazer um cavalo de baloiço para a minha filhota, mas tenho um problema... Madeira, onde comprar a dita cuja na nossa cidade (V N Gaia)


nao sou da região mas na Maia ha a jpleitao e e mt-madeiras. são grandes armazenistas e importadores de madeiras. não sei se vendem em pequenas quantidades. tenho ideia q a jpleitao pode vender à fiada, i.e. vai retirando pranchas da palete.
tipicamente é madeira serrada (em tosco) e vai precisar de ser aparelhada. terá tb q decidir as espessuras q pretende (as mais comuns são 25/27mm 40mm e 50/55mm). o preço /m3 aumenta com a espessura ou seja o preço de 1m3 de madeira a 27mm é inferior a 1m3 de madeira a 40mm, etc

pode tb tentar em carpintarias, e perguntar se lhe revendem madeira, mas vai ficar mais caro, pode é ter a vantagem de lhe fornecerem o material já dimensionado.




gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #9 em: Segunda, 15 de Abril, 2013, 12:22:16 pm »
...
Tem contactos dessas carpintarias? Já andei à procura na net, e não encontro muita coisa... Peço desculpa pelo abuso, mas também pode vir a ser útil a mais alguém que por aqui ande...

Já agora, uma última questão, eu pretendia muito ter alguma formação nesta matéria, algo a nível pessoal, mas não existe nada no mercado tal como referido no forum. Acha que das carpintarias que conhece, alguma era capaz de providênciar alguma espécie de treino/formação a um maçarico/curioso?

Obrigado

Em termos de carpintarias, é mais fácil quando se conhece alguém que trabalhe lá, mas não obrigatório, por exemplo na J&J TEIXEIRA, S.A., no Olival - Gaia, não conhecia lá ninguém e forneceram-me umas placas de sapely que lá tinham de lado, enquanto falava com o homem e expliquei a minha idéia, ele ainda aplainou e cortou em dimensões transportáveis para o meu carro e gastei 15€, pessoas muito acessíveis. Já aconteceu inclusivé, numa carpintaria onde parei de passagem em grijó, só para fazer uma pergunta, ainda me ofereceram umas pontas e restos de placas com folhas variadas que muito jeito me deram.
É raro ser mal atendido quando me desloco a uma carpintaria, mesmo que seja só para questionar algo, os comércios tradicionais têm essa vertente que os bricos não têm, e depois têm a vantagem que sabem dar melhores informações sobre o que se pretende fazer do que os funcionários dos aki's, leroy's e por aí adiante. Eu corri, sem exagero praí umas 20 carpintarias entre S. M. da Feira e Maia, à procura de madeira de cedro, não consegui arranjar o que queria, mas sempre me foram indicando - "fulano pode ter, olhe vá a tal sítio, eu comprei-lhe algo de género uma vez" o tratamento que recebe é diferente.
As poucas vezes que senti pouca receptividade, foi de pessoas que não perceberam que não sou concorrente deles, apenas queria fazer uma peça ou outra para mim em casa. Muitos dos que me ajudaram até me deram dicas, aprendi coisas como o que fazer com as fitas de madeira, ou o porque de misturar serrim com PVA.

Em relação à última parte da sua questão, não me parece que tenham muito tempo para esse tipo de ensino, uma dúvida ou outra até podem tirar, mas ensinar requer tempo, e apesar de hoje em dia as carpintarias que dependiam da construção civil terem fechado, ou estão em vias de, as restantes que diversificaram ainda têm muito trabalho. Eu, para lhe dar o exemplo quando vou procurar alguma coisa, tento ir em horário de fim de expediente para não atrapalhar o serviço.
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

nassuncao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #10 em: Segunda, 15 de Abril, 2013, 22:51:55 pm »
Em quatro palavras EX CE LEN TE.... :)

Cada vez fico mais contente por ter aderido ao forum!!!

O cavalo que penso construir é este:
- Parte I
- Parte II

Parece-me um projecto bastante simples, e vi umas peças de madeira semelhantes à inicial de pinho à venda no AKI por cerca de 40eur...
A única ferramenta que não tenho é a tupia, mas para o caso, acho que com lixa e boa vontate as arestas chegam a bom porto...

Em principio iremos fazer 3 cavalos, convenci 3 colegas de trabalho que foram pais quase ao mesmo tempo a entrarem no projecto... Pelo menos assim temos justificação para passar umas tardes na garagem à volta de umas minis... :D :D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #11 em: Terça, 16 de Abril, 2013, 00:15:08 am »
Fica um belo cavalinho.

E, como dizer?... Iria jurar que antes de haver tupias já havia cavalinhos de pau (como eram chamados quando eu era miúdo)  ;)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #12 em: Sábado, 20 de Abril, 2013, 00:53:17 am »
Gabriel rocha em vez de Serradura (serrim) com  cola exprimente a serradura com tapa poros, Quando passar verniz por ex. não deixa mancha.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #13 em: Sábado, 20 de Abril, 2013, 00:54:21 am »
Quero ver esse cavalinho a dar pinotes
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Pequena caixa temática
« Responder #14 em: Sábado, 20 de Abril, 2013, 01:27:13 am »
Pajo, obrigado pela dica! Bem lembrado!!!