Autor Tópico: O peso que a madeira perde quando seca.  (Lida 5627 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
O peso que a madeira perde quando seca.
« em: Sábado, 19 de Novembro, 2016, 03:35:47 am »
Advertisement
Advertisement
No inicio do ano tinha pedido uns troncos que estavam destinados a aquecer as pernas a alguem, para deixar secar e fazer alguma coisa com eles mais tarde.

Na altura e porque eram bastante pesados anotei a data e o peso, por curiosidade.
No entanto estava convencido que seria ramadas de plátano.



Passado algum tempo tive curiosidade e cortei uma fatia que em pouquíssimo tempo abriu esta fenda.



Com as novas arrumações tive de mexer no tronco e esta cheio de rachas.






Mas o mais impressionante foi a perda de peso passou de mais de 4Kg para pouco mais de 2Kg
E agora parece-me que tenho um tronco de choupo em vez de plátano.





Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: O peso que a madeira perde quando seca.
« Responder #1 em: Sábado, 19 de Novembro, 2016, 14:01:39 pm »
Pajo,

Pela minha formação académica deveria estar habilitado a responder com rigor a esta questão. Contudo, não me parece que queira uma dissertação sobre o assunto, nem eu me lembro com rigor do assunto.

Dito isto, a variação de peso varia de espécie para espécie, do teor de humidade que fica na madeira e, creio, com a origem da madeira (se é do tronco ou de ramos, se tem mais cerne ou mais borne).

Quanto às rachadelas, quanto mais rápido secar a madeira, mais provável é aparecerem estes defeitos. Também as espécies apresentam mais ou menos tendência para rachar (o carvalho e o eucalipto, tendem a rachar, por exemplo). Uma forma de evitar, é secar a madeira de forma lenta e no exterior.

Creio que o colega Cerdeira, pode esclarecer estes assuntos de forma mais precisa e com mais prática do que eu.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie