Autor Tópico: Mesa de corte  (Lida 24200 vezes)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #15 em: Domingo, 23 de Fevereiro, 2014, 20:51:56 pm »
Advertisement
Advertisement
o disco é da Bosch. tem 54 dentes. era o que estava na loja que tinha mais dentes. este faz cortes mesmo precisos e limpos. a serra ja trazia um de 24...

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #16 em: Domingo, 23 de Fevereiro, 2014, 22:24:03 pm »
Mas toda a gente tem tupia nesta casa??? Eu não tenho! Mas na verdade não me serviria de nada, com o barulho que aquilo faz os vizinhos punham-me fora, e com o pó quem me punha fora era a minha mulher...

Já vou dar uma olhadela neste descritivo para ver se o percebo bem, mas primeiro vou jantar! (é, só agora me lembrei..)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #17 em: Domingo, 23 de Fevereiro, 2014, 22:48:39 pm »
eu nao tenho amigo GLFaria. pedi emprestada a um amigo. mas gostei muito de trabalhar com ela. estou a ponderar comprar.

realmente faz um bocadinho de pó.. mas o barulho nao é nada de outro mundo.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #18 em: Domingo, 23 de Fevereiro, 2014, 23:33:43 pm »
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Se bem entendo, a base da serra está aparafusada na tábua que se vê, que por sua vez encaixa a partir do lado de cima com a serra virada para baixo, naquele alojamento no tampo da mesa.

Muito bom, excelente ideia!!! Se não se importa, pode ser que a aproveite quando fizer a minha mini-serra de mesa (não quero que tenha mais de 50x40 cm, e terá que ser desmontável, portanto não é para já). Certamente não com contraplacado de 19mm, mas a ideia é que me interessa.

Os meus parabéns.

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #19 em: Domingo, 23 de Fevereiro, 2014, 23:47:47 pm »
esteja à vontade se quiser mais informaçao.

é exactament isso.

obrigado. claro que nao me importo. faça e partilhe

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #20 em: Sábado, 01 de Março, 2014, 11:40:00 am »
Gostei muito dessa mesa e com informação muito boa.

Vou iniciar ferias 2ªfeira (vamos ver que já foram adiadas antes...) e quero fazer uma bancada, esta a pensar fazer um tampo em inox, com dobradiças para adicionar na bancada e ficar com uma mesa de corte "pendurada", bastava levantar colocar num cavalete e pronta a trabalhar, mas a ideia que usar é muito melhor, fixo a serra numa peça e aplico na mesa quando quiser.


Belo topico, parabens EU hehe

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #21 em: Segunda, 24 de Março, 2014, 19:39:53 pm »
muito obrigado mbernardes.

depois de ver varios designs achei que este era o que me convinha melhor. tambem vi algo do género que está a falar.


Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #22 em: Quinta, 26 de Junho, 2014, 22:04:22 pm »
um pequeno(grande) update à mesa..

um sistema de elevaçao da serra.







e um video em funcionamento


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #23 em: Sexta, 27 de Junho, 2014, 01:10:23 am »
Muitíssimo bom, Mauro. Você dá vida a este fórum, que anda mais morto do que vivo!

A sua solução é excelente; só faço uma sugestão - ponha um motor, uma pessoa cansa-se só de o ver dar à manivela!  ;)
Quando tiver oportunidade e necessidade para fazer uma coisa dessas, talvez gostasse de copiar pelo menos parcialmente a sua ideia. Dá-me licença?

Cada  vez utilizo menos as ferramentas motorizadas, fazem muito barulho e poeira, para quem mora num andar isso não é bom; mas algum dia terei que fazer uma coisa dessas, mas mais portátil, para poder trabalhar na varanda quando estiver bom tempo e a família não estiver lá metida a aproveitar.

É possível que já saiba tudo o que vou dizer seguidamente, mas fico mais sossegado se lhe disser na mesma.
Por favor siga estas advertências e sugestões:

+ a serra circular - seja portátil seja montada em mesa - é um instrumento que pode ser muito, muito perigoso, basta uma pequena distracção... O marido de uma das minhas sobrinhas, profissional de marcenaria em Inglaterra e dono de uma empresa de restauro de móveis antigos, portanto um sujeito com muito traquejo, perdeu metade do indicador da mão esquerda há duas semanas, precisamente a trabalhar com uma serra de mesa. Ainda não falei com ele depois disso, mas a minha primeira reacção foi: "aposto que tentou cortar perto do disco sem usar o "push-stick"; já vi fazer isso tantas vezes..."

+ veja na net e no you-tube tudo o que puder relativo a segurança na utilização de uma serra de mesa. Há muita coisa e é tempo bem empregue. Não sei se o seu Inglês é muito desenvolvido, mas só de ver já fica com ideias.

+ pesquise o que encontrar sobre os temas:
-- "push-stick" e "feather-board" (podem salvar-lhe uma mão)
-- "riving knife" (aquilo que aqui chamaríamos separador, mas na net, em português, não vai encontrar nada de jeito - pode salvar-lhe várias partes do corpo, de cima a baixo); "splitter" também pode ser (é a designação americana para um dispositivo com a mesma função, mas muito mais limitado - os americanos só agora se estão a começar a preocupar com alguns aspectos da segurança industrial); o "splitter" pode ser uma solução improvisada se a sua serra não tiver um separador (a minha não tem, a Bosch está a trabalhar cada vez pior)
-- "Blade guard"

Quanto a segurança isto, para começar, é o essencial; mas há mais dispositivos de segurança, em função da forma como queira usar a máquina. Estou certo que encontrará muitos na sua pesquisa, mas se precisar de uma ou duas dicas é só dizer, será com todo o gosto.

Muito obrigado por mostrar isto. Gostei do vídeo.
Muitos parabéns, o Mauro é uma fonte de inspiração - talvez eu tenha perdido um bocado do entusiasmo com o passar dos anos (quando tinha o entusiasmo, não havia computadores domésticos e muito menos internet...)

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #24 em: Sexta, 27 de Junho, 2014, 20:27:22 pm »
Parabens Mauro, essa mesa está muito fixe, mas tal como o Faria disse uma pessoa cansa-se a ver-te dar á manivela hehe

Talvez não precises de motor apenas um varão com um passo de rosca mais aberto que isso assim deve ser um suplicio.

Gostei muito dessa mesa :D

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Mesa de corte
« Responder #25 em: Sexta, 27 de Junho, 2014, 22:21:23 pm »
Bom trabalho!

Estão previstos/pensados mais updates?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #26 em: Domingo, 29 de Junho, 2014, 22:05:14 pm »
Muito obrigado pelos seus elogios GLFaria  :D

pode copiar o que quiser. estamos aqui no forum para aprender e ensinar.

a questao do motor.. é realmente cansativo. para subir ou descer 1mm sao 3 voltas de manivela..... so a uso para ajustes finos. para subir ou descer na totalidade ou ate à altura aproximada de corte uso a aparafusadora mais lenta que tenho. uma chave de caixa 13mm na porca do eixo e é sempre a abrir  ;)

sobre a segurança ja falamos e levo sempre as suas e de outros em consideraçao. pessoalmente, gosto muitos dos meus dedos todos e nao tenho nenhuma intençao de os perder. por isso so uso esta serra no devido estado de espirito, ou seja.. se estiver cansado, distraido etc, nao a uso. e quando a uso é sempre com a maior atençao.

as sugestoes que dá sao muito boas. ja fiz alguns push sticks e uso sempre. a feather board, ja vi alguns videos no youtube, mas ainda nao a realizei. mas irei.
o splitter a minha serra tem. chamada pela Dexter, faca de corte. na altura das fotos nao estava instalado, mas ja esta agora.
a blade guard ainda nao estou a ver como a vou inventar.. esta em estudo. ja vi varios videos, mas ainda nao sei bem como vai ser.

terei todo o gosto em ouvir(neste caso ler) as suas dicas e sugestoes tambem.

o entusiasmo perdido é so ate começar um projecto novo  :)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #27 em: Domingo, 29 de Junho, 2014, 22:07:37 pm »
boa noie mbernardes.

como ja respondi ao GLFaria, com uma aparafusadora resolve se o problema. no video foi tudo a mao so para mostrar  ;)

o varao era o que tinha aqui. nao ia comprar outro, tendo um.

muito obrigado  :)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #28 em: Domingo, 29 de Junho, 2014, 22:10:55 pm »
Obrigado Joliveira

estou sempre a pensar no que poderei fazer para melhorar a mesa.
ainda hoje fiz outra pequena alteraçao que, apesar de simples faz toda a diferença(pelo menos no meu caso)
rodas nas pernas. 4 rodas com angulo de viragem de 360º.
assim posso andar com a mesa à vontade sem ter de arrastar

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #29 em: Segunda, 30 de Junho, 2014, 00:00:35 am »
Obrigado Joliveira

estou sempre a pensar no que poderei fazer para melhorar a mesa.
ainda hoje fiz outra pequena alteraçao que, apesar de simples faz toda a diferença(pelo menos no meu caso)
rodas nas pernas. 4 rodas com angulo de viragem de 360º.
assim posso andar com a mesa à vontade sem ter de arrastar
... com travão em pelo menos duas, espero...

Já confirmei o que se passou com o marido da minha sobrinha: estava com pressa, era só um cortezinho pequenino, por isso não só não usou o push-stick mas ainda foi ajudar a dar um toquezinho com a mão esquerda... É facil...