Autor Tópico: Mesa de corte  (Lida 24328 vezes)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Mesa de corte
« em: Terça, 18 de Fevereiro, 2014, 20:37:54 pm »
Advertisement
Advertisement
ora hoje é para mostrar tudo..  ;D

já andava à uns tempos para fazer uma mesa de corte. pensei como seria a melhor maneira e toca a fazer um desenho no sketchup.

segundo passo, arranjar madeira. fui falar com um amigo que tem uma serraçao e ele la me indicou onde podia comprar ja cortada e aplainada. custo 30€

aqui ja com os encaixes todos feitos. tudo com formao e serrote.



os encaixes





uma estrutura ja montada



e aqui ja so a faltar os tampos





ja pronta. 2 tampos em contraplacado de 19mm.



fiz esta guia com sobras que tinha. e para deslizar sempre em esquadria duas corrediças de gavetas, embutidas no tampo. e para ter cortes certos duas reguas em inox embutidas.



a instalaçao tambem fiz, duas tomadas e um interruptor para ligar e desligar a serra.

a serra é uma Dexter com disco de 190mm.
quando nao está a ser utilizada a serra tira se fora, tirando um quadrado do tampo para nao estar sempre a apertar desapertar os parafusos. assim está sempre agarrada à madeira.

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #1 em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 10:47:33 am »
Muito bom trabalho!

Aquela prateleira de baixo, dá um jeitão e ainda por cima dá robustez a toda a estrutura.

Diga-me uma coisa, já pensou em colocar algum tipo de guarda para a lâmina, eu nestas mesas feitas em casa, fico sempre a pensar nessa protecção. É claro que a melhor protecção de todas é estar com muita atenção sempre que se usa esta ferramenta, mas às vezes a vista distrai-se e o impensável acontece, nestas adaptações a lâmina da serra circular não para tão rápido como seria de esperar!
Vi uma vez apenas algures feita com chapa de aço de 1,5mm de espessura em forma de "meia-lua" que ficava presa à mesa com um pivot atrás e achei a ideia prática.

Para uso esporádico e com muita atenção porque é afinal uma adaptação de uma ferramenta electro portátil, devo dizer que a sua é das mais robustas que já vi, gostei muito do que fez!

cumps.
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #2 em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 12:57:06 pm »
obrigado pelo comentario gabriel_rocha.

a prateleira de baixo ao pensar e desenhar a mesa, ja era com o objectivo de dar mais estabilidade ao conjunto. e sim tambem da muito jeito para arrumar certas coisas.

a proteçao da lamina.. sim é para fazer algo, mas ainda estou a estudar a melhor maneira. usei inicialmente a que vem com a serra, mas enquanto a serra esta no "modo portatil" tudo muito bem, mas assim que é usada invertida na mesa a mola da proteçao faz levantar as peças.. por isso deixei de a usar visto que ao levantar a peça ainda podia atira la.
mas sim a melhor proteçao é sempre o uso responsavel e muito cuidado. mas ainda assim como ja referi vou arranjar maneira de fazer uma proteçao.

está muito estavel, nao abana nada. alias quando a montei saltei para cima dela e nada de abanoes  ;D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #3 em: Quinta, 20 de Fevereiro, 2014, 16:49:58 pm »
Muito bom. Acho muito interessante a estrutura da mesa.

Já vi que não quer mostrar tudo - aquelas duas últimas fotografias são para a gente não conseguir ver nada, não é?  ;) - mas já agora duas ou três perguntas:
- Não se importa de mostrar o sistema que usa para fixar a serra? Há centenas de abordagens a isto, e estou sempre interessado em ver alguma ideia nova que possa vir a usar.
- E também pormenores da forma como estão montadas as corrediças e das réguas em inox.
- Já agora, porquê corrediças + réguas? À primeira vista, diria que numa mesa desse tamanho as réguas seriam suficientes; as corrediças provávelmente vão encher-se de serradura, e se forem de rolamentos até são chatas de limpar. Mas deve ter havido uma razão para ter sentido necessidade de as usar.
- E finalmente, que madeiras são aquelas? Parece-me que são duas madeiras diferentes, mas o quê?

O gabriel_rocha tem razão quanto à segurança - francamente, sem tirar mérito ao bom trabalho, parece-me ser o ponto fraco. Muito cuidado, os dedos e as mãos fazem alguma falta, por vezes...

G.

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #4 em: Quinta, 20 de Fevereiro, 2014, 22:18:57 pm »
Nao é nao querer mostrar, pelo contrario, nao tenho nada a esconder  ;D  as fotos sao as que tenho por agora.

sobre as suas perguntas.
- concerteza que mostrarei. agora nao tenho fotos, amanha se tiver um bocadinho ja tiro e posto aqui. é um sistema simples, 6 parafusos de cabeça Allen e porcas do outro lado. tentei fazer da forma mais simples porque inicialmente a minha ideia era usar a serra e remove la para guardar em casa. mas agora como cortei a "plataforma" (à falta de melhor termo) nao necessito de tirar os parafusos. mas depois com as fotos explico melhor.

- para as corrediças corrediças fiz entalhes no tampo à altura das mesmas, 0,6mm se nao estou em erro, com uma tupia. as reguas o mesmo procedimento, a altura do entalhe 0,2mm. tanto as corrediças como as reguas estao fixas com parafusos, as reguas como so têm um furo na extremidade e nao podia furar para aparafusar, por motivos obvios de estragar a escala, tambem usei cola.

-  o porquê: as corrediças servem obviamente para mover a guia paralelamente à lamina. experimentei outro sistema mas nao fiquei satisfeito com os resultados e depois tive esta ideia. assim a guia esta sempre paralela. quanto à sujidade, claro que fica com serradura nas calhas, mas após a utilizaçao faço sempre a limpeza com ar comprimido. um dos meus defeitos/ qualidades é que gosto de no final do trabalho limpar tudo, nao gosto de deixar nada desarrumado e sujo. as reguas servem apenas para a mediçao das peças a ser trabalhadas, assim escuso de andar com a fita metrica atrás.

- as madeiras sao realmente duas. a mais clara é carvalho. a outra gostava de lhe dizer, mas nao sei. quando as comprei o senhor disse-me o que era, mas nao fixei o nome. sei que era um nome esquesito que nunca tinha ouvido. mas posso dizer que nao é uma madeira agradavel de trabalhar.. é muito dura e ao serrar solta um pó muito irritante para a garganta e olhos. após o primeiro corte, tive que usar uma mascara para boca e nariz e uns oculos. mas o senhor que ma vendeu avisou-me logo que nao havia muita gente a usar esta madeira devido a isto mesmo. por outro lado tambem me disse que era muito resistente e duradoura, e passo a citar " isto parece ferro"

a segurança como ja referi no comentario anterior, é para fazer uma proteçao da lamina, mas ainda nao tive uma ideia. estou aberto a sugestoes  :D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #5 em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 00:11:50 am »
Obrigado pelos esclarecimentos.
Quer dizer que as réguas são mesmo réguas graduadas. Eu tinha interpretado isso à mecânico - réguas de secção rectangular deslizando em sulcos, com a função de guiar o dispositivo. Por isso estava a achar o sistema um bocado redundante...

Suponho que quando escreve 0,6mm e 0,2mm quer dizer 6mm e 2mm? Se não, isso parece tudo muito "fininho"

"Madeira muito dura e solta um pó irritante" Será ipê (pó amarelo muito fino, que se cola a tudo e é difícil que se farta de limpar)? Se sim, cuidado. Além de o pó ser tóxico - faz bem em usar máscara - se as lascas da madeira da madeira se espetam na pele tendem a ficar lá, são muito difíceis de tirar, e frequentemente infectam. Tem uma vantagem - é quase indestrutível, e é muito resistente à água. Um inconveniente - cola muito mal, por causa dos óleos que contém. E se quiser aplicar parafusos, os furos têm de ser sobredimensonados em relação ao que faria numa madeira "normal", senão corre o risco de partir os parafusos (já me aconteceu; por junto, é uma madeira a que reconheço qualidades, mas que prefiro não ter de utilizar). Não há muita gente a utilizar? Se for mesmo ipê, é natural - dá cabo do fio das ferramentas num instante!

Segurança:
há muita coisa na internet, incluindo no Youtube, sobre esse assunto. Pesquise "table saw blade guard" para protecção da lâmina, e "riving knife" e "splitter" para ver o separador - não precisa de saber muito inglês, os "bonecos" é que interessam.

Tenho ideia que ainda tenho em arquivo fotografias (tiradas da internet) de vários tipos de protecção da lâmina e de separadores, porque ainda não desisti da ideia de fazer uma mini-mesa para a minha serra circular (muito mais pequena do que a sua, que calculo tenha aí 1,5m x 1m - se instalasse uma coisa dessas cá em casa, ficava sem espaço para trabalhar). Se tiver dificuldade em encontrar na internet, diga, que eu procuro no meu arquivo e publico aqui alguma coisa que cá tenha. O que interessa é estimular ideias, para isso basta compreender, não é preciso copiar.

E fico à espera para ver o sistema de montagem da serra...

G.

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #6 em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 13:21:35 pm »
exacto sao apenas reguas de mediçao.

peço desculpa pela confusao. de facto é 6 milimetros e 2 milimetros.

apesar ne nao me lembrar exactamente do nome da madeira, sei que era mais longo que esse. o pó nao é amarelo, é avermelhado. realmente é muito dura, ao fazer os furos piloto para os parafusos, parti uma broca de 5 mm. podia pensar-se que era por nao estar perpendicular a broca com a madeira, mas usei um guia de berbequim e verifiquei que estava perfetamente alinhado.

sinceramente ainda nao vi o tema da protecçao a fundo. o tempo tambem nao é muito, de dia trabalho, à noite so quero é descansar.no fim de semana é quando inda vou fazendo alguma coisa. mas vou pesquisar e estudar o caso.

esta mesa tem 1,20m x 0.80m, com 0,90m de altura. inicialmente nao era para aplicar a serra. era apenas para bancadade trabalho, mas depois mudei de ideias. agora terei que fazer outra para servir como bancada, mas com um tampo diferente. o contraplacado, acho eu, apesar de para o fim que teve a mesa se adequar, para uma bancada de trabalho penso que seria melhor madeira maciça.

o sistema de montagem, amanha sem falta mostrarei.

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #7 em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 15:02:03 pm »
Amigo Mauro, eu já tinha pensado em fazer uma mesa para de corte para mim, mas rápido cheguei à conclusão que para o tipo de bricolagem que faço não preciso de algo tão volumoso na minha garagem, os cortes que faço pequenos são ou manuais, ou então com uma Dremel Saw max! Dito isto, já tinha andado a investigar a situação da segurança. Cheguei inclusivé a desenhar uma protecção de lâmina que iria pivotar em cima de um "splitter". Se quiser posso-lhe passar o desenho em sketchup ou até disponibilizá-lo aqui para quem quiser. Está numa fase crua, porém o sistema é simples e consiste em cortar 4 placas com uma determinada forma 2 a 2, que seriam montadas justapostas conforme a imagem que anexo, está tudo à escala, apesar de não ter ainda cotagem. Foi inicialmente pensado para executar em placas de 5mm de madeira para ser leve e fácil de cortar. Depois ainda considerei a hipótese de fazer em acrílico transparente, o preço da placa de acrílico desiludiu-me.

Se tiver impressora de grande formato, ou se levar a algum centro de cópias pode-se imprimir à escala e usar sobre a madeirapara auxílio de corte e furação.

A peça escura metálica era uma tira de aço de 1,5mm de espessura e 35mm de largura, que pretendia cortar de uma tira maior que lá tenho em casa de 600mm de comprimento.

Ideias não faltam... é preciso é por mãos à obra, eu por ter outro solução abandonei esta, mas fiquei sempre com alguma pena de não a ter feito!


"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #8 em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 15:10:50 pm »
Muito obrigado.

Já agora que vai dar mais algumas explicações, se não se importa aproveito para perguntar sobre dois pontos:

- como assegura o paralelismo entre a guia e o disco da serra?
- como é que imobiliza a guia na posição de corte?

Compreendo o problema do tempo, passava-se o mesmo comigo quando estava a trabalhar. Só conseguia fazer alguma coisa ao fim de semana. Agora que estou reformado tenho bastante mais tempo (mas muito menos genica  :( )

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #9 em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 15:43:37 pm »
gabriel_rocha,
suponho que o esquema que mostra é apenas um esboço inicial? Porque, se me permite, tem um ou dois pontos discutíveis (que não vou apontar porque o considero precisamente um esboço).

Duas questões a ter em atenção em qualquer sistema de separação:
- se for um splitter, dá jeito que seja fácilmente desmontável, porque em determinados cortes pode atrapalhar.
- para cumprir a sua função, a espessura do separador deve estar entre a espessura dos dentes da serra a espessura do disco. Normalmente, estas dimensões vêm inscritaso no disco.
Por exemplo, na serra da fotografia que anexo os dentes têm 2,4mm de espessura, o disco própriamente dito tem 1,6mm, a espessura da lâmina do separador deve estar entre estes dois valores.
A menos que o seu disco de serra seja muito fino, 1,5mm pode ser pouco seguro.

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #10 em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 22:37:06 pm »
caro gabriel_rocha.

desde ja agradeço pelo desenho que enviou. esse sistema de protecçao é similar aos que as serras de bancada já trazem de fabrica, nao é? uma coisa desse genero pode ser experimentada. tenho que ver.

muito obrigado.

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #11 em: Sexta, 21 de Fevereiro, 2014, 22:48:42 pm »
pode perguntar o que quiser GLFaria. tenho todo o gosto em partilhar o pouco que faço.

- em primeiro lugar foi preciso acertar a serra com o tampo da mesa. depois de estar de esquadria, aparafusada e montada parti para a guia. experimentei outro tipo, mas nao consegui resultados precisos. com o sistema que tenho agora, ja fica tudo certo. foi simples de acertar a guia com o disco. é so medir bem e com o auxilio de um esquadro marcar posiçoes.lamento, mas nao sei como explicar melhor. as reguas foram aplicadas à posteriori, exactamente da mesma maneira, muita mediçao e uso do esquadro.

- por enquanto a soluçao provisoria é um grampo a apertar a guia à mesa. ainda nao arranjei maneira melhor. se a guia tivesse a placa de baixo mais longa, podia usar um parafuso com manipulo através deste e apertando por baixo, como ja vi em varios videos, mas assim nao da devido a placa de baixo ser curta e o parafuso nao deixaria correr a guia na totalidade.

o que é preciso é começar algo, depois a genica aparece  :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #12 em: Sábado, 22 de Fevereiro, 2014, 00:28:32 am »
Aqui vão algumas ideias. Se pesquisar "table saw fence" na internet encontra centenas de ideias e variantes - o difícil depois é decidir quql a melhor opção para os meios que tem e aquilo que pretende. Como de costume, só olhar para os "bonecos" já dá montes de ideias.

Veja também esta versão muito simples:
https://www.youtube.com/watch?v=fFgxk93cdb0&feature=em-subs_digest-vrecs

(se o link não funcionar, procure no YouTube por "Izzy Swan Table Saw Fence, $50 Wood Shop!")

Se achar que precisa, posso dar-lhe uma ideia dos princípios básicos de alguns sistemas (pode ser um post um bocadinho longo). Todos os sistemas eficazes giram à volta do conceito do T, em que a travessa do T vai encostada à mesa e o "pé" do T é a guia própriamente dita. O que varia é básicamente a forma de fixar o conjunto à mesa.
O fundamental - e nem sempre fácil -  é arranjar um sistema que assegure que, uma vez afinado o paralelismo da guia, ele se mantém quando ela é movida ou fixada, especialmente quando a serra está a cortar. Porque se for preciso afinar de cada vez que se lhe mexe, é um verdadeiro frete.

Espero que isto ajude um pouco. Até é possível que lhe esteja a falar daquilo que já sabe, mas na dúvida não custa tentar ajudar...

G



Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #13 em: Domingo, 23 de Fevereiro, 2014, 19:58:25 pm »
muito obrigado pelas imagens, informaçoes e video caro GLFaria. por acaso ja tinha visto esse, mas com o sistema de gui que tenho agora nao estou a ver como funcionaria.
ainda tenho que ver algumas coisas antes de decidir.

ora como ja tinha prometido(e publico a informaçao com um dia de atraso, falta de tempo..) ficam aqui as imagens e uma breve info do sistema de fixaçao da mesa.

primeiro fiz os buracos na base metalica da serra.6 no total com diametro de 6mm. vi onde nao bateriam em nada e onde pudesse ser o melhor locar para apertar. alem dos parafusos tem tambem este tensor, ajustavel, que alem de segurar o corpo da serra tambem nao a deixa desviar em angulo. (nao sei se é do peso de estar virada ao contrario, mas antes de ter o tensor o disco desviava e nao ficava 100% a 90º. o peso do corpo da serra levava-o a entortar 1mm .
depois foi acertar com a madeira, furar e apertar os parafusos e as porcas( nos cantos tive que usar algumas anilhas visto que sem as ter nao conseguia apertar a porca).
a seguir, verifiquei que a altura de corte tinha diminuido consideravelmente. em 6,5cm, 1,9cm do contraplacado fazem diferença.. entao resolvi fazer um entalhe com a tupia com o tamanho da base da serra. 5mm foi quanto rebaixei. assim fico com uma altura de corte de 5,1cm. podia rebaixar mais, mas nao quis comprometer a integridade da placa de contraplacado.
a seguir foi cortar este bocado do tampo para ser mais comodo por e tirar a serra. assim está sempre presa ao tampo. por baixo aparafusei alguns restos de madeira para servir de apoio para a estrutura.

e acho que é tudo.. alguma questao tenho todo o gosto em responder.










pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Mesa de corte
« Responder #14 em: Domingo, 23 de Fevereiro, 2014, 20:19:21 pm »
Esse disco pareçe 5*.
Tenho andado envolvido com um projecto parecido a esse para a minha tupia.
Mas tenho aplicado mais tempo no pampo e nada nas pernas ,ainda!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!