Autor Tópico: Máquina não entra...  (Lida 10289 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Máquina não entra...
« em: Sexta, 21 de Maio, 2010, 00:23:42 am »
Advertisement
Advertisement
Boa noite!

Como já expliquei noutro post, afazeres profissionais têm-me afastado do fórum (e um bocadinho da bricolage...)

Como precisava de arranjar uns serrotes novos fiz uma encomenda na Bricodap para um serrote Stanley e outro Corneta. Quando vieram obviamente que os fui experimentar... Resolvi fazer um pequeno projecto aproveitando uma plaquinha de madeira que saiu de uma peça que precisei de serrar... E construi isto:


E para que serve isto? Para ter o telemóvel à minha frente!!



Realizado em madeira de castanheiro (com mais de sessenta anos, recuperada do telhado das instalações da empresa...), acabamento com tapa-poros da gama Woodtech, da Cin, e verniz aquoso da Cin.

Espero que gostem!

Boa bricolage,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Máquina não entra...
« Responder #1 em: Sexta, 21 de Maio, 2010, 16:10:16 pm »

Não me parece que a madeira seja castanho. Se era da armação dum telhado, como não é pinho, é mais provável ser eucalipto.

Já agora, como colou as peças? É que se usou cola normal para madeira (PVA) então não é boa prática usá-la para colar peças de topo já que é pouco eficaz nessa situação. Nesse caso a peça da base deveria ter o veio a "correr" perpendicularmente ao que está agora.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Máquina não entra...
« Responder #2 em: Terça, 25 de Maio, 2010, 15:59:52 pm »

Não me parece que a madeira seja castanho. Se era da armação dum telhado, como não é pinho, é mais provável ser eucalipto.

Parece incrível ser em castanho, não é? Quando comprei as instalações também não acreditei, mas quando começaram as demolições é que confirmei: castanho e muito antigo. Ao cortar as traves e vigas com a moto serra é que comecei a sentir o odor característico da madeira de castanho a ser cortada. Ainda salvei algumas peças para trabalhar, mas muitas têm pregos enormes ou estalaram quando as máquinas as deitaram abaixo com telha e tudo...

Podia ser eucalipto, mas nos anos de 1940, não era fácil colocar peças de eucalipto para fazer 2500 metros quadrados de telhados numa povoação pequenina em Trás-os-Montes. O castanheiro estava mais à mão, e como estavam a fazer uma serração de madeiras....

Já agora, como colou as peças? É que se usou cola normal para madeira (PVA) então não é boa prática usá-la para colar peças de topo já que é pouco eficaz nessa situação. Nesse caso a peça da base deveria ter o veio a "correr" perpendicularmente ao que está agora.

Era para ser com cola rápida de madeira, mas como a deixei ficar no escritório, foi com...  ::) cianoacrilato  :-\ Não é um procedimento muito ortodoxo, mas era o que estava disponível e eu queria gastar pouco tempo. Até porque qualquer dia troco de telemóvel e a base pode deixar de servir...

Grato pelos seus comentários,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Máquina não entra...
« Responder #3 em: Terça, 25 de Maio, 2010, 19:47:20 pm »
Olá

Não quero entrar numa disputa, mas a questão é que tenho quase 90% de certeza que a madeira das fotos não é castanho e parece-me eucalipto ou uma madeira exótica qualquer. O castanho tem veios diferentes muito semelhantes ao carvalho francês (embora não apresente aqueles laivos preateados nas pranchas de corte radial como o carvalho).

Tenho uma foto duma gaveta que andei a malhetar para um móvel que construí e que dá para ver o aspecto da madeira de castanho:


Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:Máquina não entra...
« Responder #4 em: Quarta, 26 de Maio, 2010, 15:05:24 pm »
Olá

Não quero entrar numa disputa, mas a questão é que tenho quase 90% de certeza que a madeira das fotos não é castanho e parece-me eucalipto ou uma madeira exótica qualquer. O castanho tem veios diferentes muito semelhantes ao carvalho francês (embora não apresente aqueles laivos preateados nas pranchas de corte radial como o carvalho).

Eu também não! Mas podemos tratar este assunto por PM para não sermos demasiado técnicos a discutir este assunto no fórum. Veja a sua caixa de mensagens.

Tenho uma foto duma gaveta que andei a malhetar para um móvel que construí e que dá para ver o aspecto da madeira de castanho:

Uau! Bom trabalho! Gostava de conseguir fazer um serviço assim. Foi todo realizado à mão?

Boa bricolage,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Máquina não entra...
« Responder #5 em: Quinta, 30 de Dezembro, 2010, 16:06:52 pm »
A maneira como decidiu acabar com o tópico deixou-me frustrado, logo agora que se tornava interessante.
O que me leva à seguinte observação:

Não conheço muito sítio (ou site) onde se discutam assuntos de marcenaria em Portugal, pelo que abracei este fórum assim que tomei conhecimento dele.
Tendo consciência que o fórum é novo e que se encontra ainda em expansão, como o demonstram as mensagens de "já somos n", não deixo de notar contudo que a participação em cada thread ou tópico é relativamente escassa. Por favor entenda esta crítica como "fundamentalisticamente" construtiva. Afinal, sou apenas um dos quinhentos e ainda por cima neste tempo todo esta foi tão somente a minha primeira contribuição. (E logo para criticar, sim, eu sei) ;)

Veja assim: para quem, como eu, passa o pouco tempo de que dispõem a devorar informação em inglês, encontra um tópico em português que acaba quando começa a prender a atenção.

Pegando apenas neste tópico a título de exemplo, saliento o seu conhecimento em matéria de espécies de árvores (claro que alimentado por outros tópicos em que o demonstrou ainda mais). Quanto ao sr Cerdeira, vejo na imagem que disponibilizou o que me parece ser uma bancada tradicional de marceneiro. Para mim, isso só já dava pano para mangas.

Já por inúmeras vezes estive para iniciar o meu próprio tópico sobre o meu projecto, mas estou na fase de prospecção de espaço e de ferramentas. Assim que o iniciar tratarei de dar alguma validade às minhas observações contribuindo mais assiduamente para o fórum.

Cumprimentos a todos,
NG

PS: Compreendo que é tarde para incluir este comentário aqui, mas só li agora pelo que...

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Máquina não entra...
« Responder #6 em: Quinta, 30 de Dezembro, 2010, 19:45:39 pm »
Olá quimmaraes!

Antes de mais bem-vindo! De facto este é um dos bons tópicos que este fórum tem e com o contributo de dois dos membros que mais conhecimentos por aqui têm deixado.

Em portugal, apesar da prática da marcenaria ter alguma tradição em vários pontos do país, não existe online locais de discussão, pelo que esperamos que este espaço no Bricolage Total possa vir a ganhar mais adeptos. Já no Brasil existem vários sites temáticos interessantes.

Quanto às críticas, opiniões e sugestões venham elas, só assim podemos evoluir.

Ficamos a aguardar que nos fale do seu projecto.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Máquina não entra...
« Responder #7 em: Segunda, 03 de Janeiro, 2011, 17:49:35 pm »
Não conheço muito sítio (ou site) onde se discutam assuntos de marcenaria em Portugal, pelo que abracei este fórum assim que tomei conhecimento dele.

Pois, é muito possivel q não hajam. Esta actividade, como hobby ou mesmo a nível semi-profissional não é muito abraçada por portugueses (por razões q acho já ter comentado aqui: basicamente é considerada como trabalho braçal ie. pouco "digna"). Tirando uns cursos dados pela Fund. Ricardo Espirito Santo desconheço qq iniciativa nestas áreas.
Curiosamente em Espanha há pelo menos um forum com alguma actividade diária.
Pessoalmente sou membro dum forum em inglês, mas é algo limitado pq há áreas em que convém poder trocar experiências localmente (e.g. onde adquirir matéria-prima)

Citar
Tendo consciência que o fórum é novo e que se encontra ainda em expansão, como o demonstram as mensagens de "já somos n", não deixo de notar contudo que a participação em cada thread ou tópico é relativamente escassa.

Para fazer uma boa discussão num tópico são necessários vários interlocutores, senão a coisa acaba em diálogo, ou pior, solilóquio.

O Joliveira, pelo q entendo, como fundador/administrador do fórum e através de algumas iniciativas, já deu, IMO, os passos essenciais para que isto arranque, agora depende dos outros membros.
Se não há participação, não se pode fazer mais...


quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Máquina não entra...
« Responder #8 em: Quarta, 05 de Janeiro, 2011, 10:21:20 am »
Concordo na globalidade do que escreveu. Sigo vários sites/blogs/ o que se queira chamar-lhe mas é tudo em inglês.

Acima de tudo, deixe manifestar mais uma vez o meu apreço pela sua disponibilidade para comentar no forum e espero vir eu próprio a contribuir mais assiduamente.

Aceito a questão relativa à imagem que refere mas o problema está em nós. Eu pelo menos falo por mim, pois antes de iniciar esta etapa da minha carreira olhava de um modo totalmente diferente para o mundo da marcenaria.
Mas pode-se mudar essa ideia na cabeça das pessoas. Além de ter mudado completamente a minha empatia para com a madeira em si, vim também a conhecer uma diversidade de profissionais de marcenaria e também a minha ideia destes mudou.

A propósito, magnífico trabalho com essas "dovetails". Pergunta: porquê toda a gaveta em carvalho e não apenas a frente?

PS: Que me perdoe o sr. Stromlinie mas efectivamente parece eucalipto, pelo menos pelo que abunda por estas bandas pese embora eu esteja limitado à experiência com folha ou pranchas de resto de extracção.

Cumprimentos, a si e a todo o fórum,
NG

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Máquina não entra...
« Responder #9 em: Quarta, 05 de Janeiro, 2011, 19:59:32 pm »
A propósito, magnífico trabalho com essas "dovetails". Pergunta: porquê toda a gaveta em carvalho e não apenas a frente?

é verdade q geralmente os lados são feitos com madeiras mais brandas por algumas razões:  custo, contraste de cores e facilidade de construção. é mais fácil cortar os malhetes ligeiramente gordos nos lados e sendo a madeira mais macia ela comprime-se conforme a montagem e efectuada e as juntas ficam assim mais perfeitas.

Na prática, industrialmente, o custo é o factor determinante em usar madeiras mais baratas para os lados, até pq os malhetes. se existirem, são maquinados.

eu usei a mesma madeira apenas por opção estética pessoal. geralmente não costumo misturar madeiras na mesma peça.

só uma nota: não é carvalho mas sim castanho embora sejam às vezes parecidos (especialmente o carvalho europeu/francês).

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:Máquina não entra...
« Responder #10 em: Quinta, 06 de Janeiro, 2011, 16:57:42 pm »

só uma nota: não é carvalho mas sim castanho embora sejam às vezes parecidos (especialmente o carvalho europeu/francês).


Veja deste modo: aqui na empresa continuam a gozar comigo por ao cabo de 6 anos ainda não ser capaz de os diferenciar. Mas como eu costumo responder, eu sou apenas o técnico!  ;)

Se não me levar a mal a pergunta, tinha razão quanto à sua bancada? Foi você que a construiu?

Cumprimentos,